Toyota vence no Bahrein e garante título no WEC

Toyota vence na classe Hypercar e fatura mundial de construtores. (Foto: Toyota)

A Toyota venceu na manhã deste sábado, 30, as 6 Horas o Bahrein, penúltima etapa da temporada 2021 do Mundial de Endurance. Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez aumentaram sua vantagem de pontos com uma vitória dominante sem erros. 

O Toyota #7 venceu com uma diferença de 51.401 segundos para o Toyota #8, que enfrentou problemas durante uma parada nos boxes e um desgaste maior de pneus. Mesmo largando na pole, o #8 pilotado por Sebastien Buemi liderou até a primeira das três chamadas ultrapassagens ordenadas pela equipe. Foram duas ultrapassagens nas primeiras duas horas de prova. 

Um pit stop mais lento em duas ocasiões, incluindo um para um aparente problema na porca da roda, viu Buemi e os co-pilotos Brendon Hartley darem uma vantagem considerável para o #7 pilotado por Kazuki Nakajima assumiu a liderança. 

Resultado final

Esta foi a terceira vitória consecutiva  do #7, ampliando a liderança no campeonato para 15 pontos em relação ao #8. A vitória também foi suficiente para o fabricante japonês conquistar seu terceiro título consecutivo no campeonato mundial.

Team WRT vence na classe LMP2. (Foto: DecancqPhoto)

Em terceiro o Alpine A480 de Nico Lapierre, André Negrão e Matthieu Vaxiviere. O LMP1 tocou no Porsche #88 da Dempsey Proton Racing de Khaled al Qubaisi, que foi considerado culpado.

A equipe WRT obteve sua segunda vitória consecutiva na classe LMP2 com Robin Frijns, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi assumindo a liderança de pontos no campeonato. Após uma primeira metade da prova com diversas batalhas e estratégias de pneus, a equipe belga emergiu como a líder, com  Frijns terminando a prova com uma vantagem de 1 minuto e 1.872 segundos à frente do #28 da equipe JOTA. O segundo lugar ficou com o #38 também da equipe JOTA, após o #22 da United Autosports pilotado por Filipe Albuquerque ter sido o culpado por um toque no #34 da Inter Europol pilotado por Renger van der Zande. O time inglês terminou em terceiro. 

Na classe LMP2 Pro-Am, a vitória ficou com o Oreca #29 do Team Nederland de Frits van Eerd, Giedo van der Garde e Job van Uitert. 

Porsche vence na classe GTE-Pro

Porsche com dobradinha na classe GTE-Pro. (Foto: Porsche)

Kevin Estre e Neel Jani venceram com o Porsche #92, obtendo a terceira vitória da dupla na temporada. A dupla do #92 dominou a classe do início ao fim, com Estre terminando 0,690 segundos à frente do companheiro de equipe Gianmaria Bruni.

A Ferrari #51 de James Calado e Alessandro Pier Guidi completou o pódio em terceiro, com uma diferença de 35 segundos. Ambas as Ferraris foram incapazes de acompanhar o ritmo dos Porsches. 

TF Sport vence na classe GTE-Am. (Foto: Divulgação)

Na classe GTE-Am, a vitória ficou com o Aston Martin #33 da TF Sport dos pilotos Ben Keating, Dylan Pereira e Felipe Fraga. Em segundo o Porsche #77  recebeu honras de classe apesar de Matt Campbell atacar no final da corrida no No. 77 Dempsey-Proton Racing Porsche que chegou em segundo na classe. Matteo Cairoli levou o #56 do Team Project 1 Porsche ao terceiro lugar, apesar de uma batalha com o #98 da Aston Martin pilotado por Marcos Gomes.

A última etapa do WEC em 2021 acontecerá também no Bahrein no dia 6 de novembro. A prova terá 8 Horas de duração, encerrando a noite.  

Cronomac lança medidores Porsche

(Foto: Divulgação)

A Cronomac, fábrica de medidores automotivos localizada em Valinhos, São Paulo, lançou uma linha inspirada nos mostradores utilizados em modelos Porsche. Quem gosta de personalizar o painel do carro, ou está desenvolvendo um projeto de personalização (muito comum em Fuscas ou Buggy), ou quer deixar o painel do seu carro mais bonito, agora conta com mais esta opção. 

O kit é vendido em pacote único um velocímetro (mecânico e eletrônico), conta-giros elétrico, e um combinado com temperatura do óleo, nível de combustível (compatível com bóia de Kombi) e luzes de advertência. Todos com 100 de diâmetro. Mesmo sendo vendido em conjunto, os mostradores podem ser instalados em qualquer carro. 

De acordo com a Cronomac, para a instalação do velocímetro eletrônico é necessário um sensor Hall, que obtém os valores diretamente da caixa de marchas do veículo. Para projetos como um triciclo ou Buggy, um sensor magnético é instalado na roda para obter o sinal. 

(Foto: (Divulgação)

Os medidores são ofertados em dois grafismos, verde e branco e diversas opções de iluminação. A Cronomac oferece suporte através do seu site que possui uma loja com todas as linhas produzidas e pelo Instagram oficial

BMW tira engenheiros da FE e DTM para auxiliar no projeto LMDh

(Foto: BMW)

Visando o corte de custos, a BMW está realocando profissionais de seus programas da Fórmula E e DTM. A informação foi confirmada pelo diretor da BMW Motorsports, Mike Krack. 

A BMW estará competindo com um protótipo LMDh em parceria com a Dallara, na IMSA, a partir de 2023. Com o apoio oficial na DTM, que mudou seus carros para modelos GT3, agora equipes carros BMW, só serão administrados por equipes privadas. A participação do fabricante alemão na Fórmula E, terminou após o fim da temporada 2020/21

“Depois de parar com a  DTM e a Fórmula E, ainda há muitas pessoas boas disponíveis na BMW”, disse Krack ao site Sportscar365.

“Nós recrutamos dessas duas categorias. Também tivemos que demitir algumas pessoas e reduzimos o quadro de funcionários. Mas, principalmente, eles vêm da Fórmula E, e alguns têm um histórico de DTM”, enfatizou. 

“Os caras do GT estavam todos no programa M6 e continuaram com o desenvolvimento do M4, e não podemos tirá-los de lá. Eles têm que ficar lá porque também temos um novo GT4 chegando. Não está totalmente separado. A troca é importante, mas o que aprendemos é que a Fórmula E está nos dando boas orientações para a era híbrida do LMDh”. 

O ex-chefe do programa DTM, Maurizio Leschiutta, será o responsável pelo programa no Endurance.  A entrada de protótipos permitiu à BMW manter a maior parte de seu pessoal de corrida de fábrica.

O lançamento do protótipo da BMW está marcado para meados de 2022.

AF Corse com programa LMP2 para 2022

(Foto: Oreca)

Como parte do programa de desenvolvimento do projeto LMDh da Ferrari, a AF Corse planeja competir com protótipos LMP2 nas temporadas 2022 tanto do Mundial de Endurance, quanto do European Le Mans Series. 

De acordo com o site Endurance-Info, um dos pilotos confirmados é François Perrodo. A AF Corse é parceira técnica da Ferrari a partir de 2023, com um protótipo LMDh, possivelmente com um chassi Oreca. 

A AF Corse não é uma debutante na classe de protótipos. A última participação da equipe italiana na classe LMP2, foi na temporada 2019/20 do WEC com o Dallara P217 da Celitar Racing. 

Assim como a Ferrari, a Porsche já confirmou seu retorno ao endurance em parceria com a Penske. Também com um protótipo LMDh, a Penske testou na última semana um Oreca 07 no circuito de Indianápolis, como preparação da estréia em 2023. As informações são do site Sportscar365

Nenhuma das duas fabricantes revelou detalhes dos seus programas ou escalação de pilotos. 

 

WeatherTech Racing com dois Porsches 911 RSR em Petit Le Mans

(Foto: Divulgação)

A última etapa da IMSA em 2021, que será realizada no dia 13 de novembro, em Road Atlanta, marcará a despedida dos carros com especificação GTE (GTLM), que darão lugar a classe GTD-Pro em 2022.

De acordo com o site DailySportscar, a equipe WeatherTech Racing estará alinhando dois Porsches 911 RSR na classe GTLM. A equipe Proton Competition, que presta o suporte técnico a WeatherTech Racing, será a responsável pelo segundo Porsche. Os dois carros estarão competindo com a configuração 2022 que será utilizada no WEC.

Além do Porsche, são esperados os dois Corvettes oficiais de fábrica e dois BMW da equipe RLL. Ainda de acordo com o DailySportscar, um dos C8.R, já estaria sendo atualizado para atender as especificações da futura classe GTD-Pro.

Equipes confirmadas para Le Mans 2022

Toyota vencedora deste ano já está garantida. (Foto: Divulgação)

Com o término das temporadas do Le Mans Cup e European Le Mans Series, várias equipes receberam convites automáticos para as 24 Horas de Le Mans 2022. DKR Engineering, United Autosports, Spirit of Race e Iron Lynx garantiram convites automáticos depois de conquistarem os seus títulos no último final de semana em Portimão. 

A DKR Engineering, ganhou uma vaga garantida na classe LMP2 em Le Mans, apesar de receber uma penalidade de tempo pós-corrida que custou à equipe a vitória da classe LMP3. A DKR disputou Le Mans pela última vez em 2013 com um Lola-Judd LMP2 dos pilotos Romain Brandela, Stephane Raffin e Olivier Porta. 

A primeira vitória da equipe United Autosports rendeu ao time uma entrada automática na classe LMP2.Phil Hanson, Tom Gamble e Jonathan Aberdein saltaram de quarto para segundo na classificação, à frente de Panis Racing e G-Drive Racing, com 25 pontos.

Um convite automático foi dado para seis carros LMP2 inscritos na temporada ELMS completa. A Equipe WRT garantiu seu lugar depois de conquistar o título da temporada de 2022 da ELMS.

As equipes Iron Lynx e Spirit of Race, que usam carros Ferrari, foram aceitas ao terminarem em primeiro e segundo lugar na classe GTE, o que deu uma entrada em Le Mans para quatro equipes.

Miguel Molina, Rino Mastronardi e Matteo Cressoni lutaram contra o Porsche #93 da equipe Proton Competition pela vitória em Portimão e conquistaram o título da classe. Penalidades foram aplicadas a Ferrarii #88 da AF Corse, que tinha sido o principal adversário do #80 da Iron Lynx carro Iron Lynx.

David Perel, Duncan Cameron e Matt Griffin ficaram em quarto, o que transformou a diferença de quatro pontos da Ferrari #55 para a entrada do #88 da AF Corse. Apesar de perder o segundo lugar no campeonato, o AF Corse ainda ocupa um lugar na lista de inscritos, graças à vitória na classe GTE-Am em agosto. O outro convite anexado à conta do ELMS é a vaga na classe GTE para o campeão da Michelin Le Mans Cup GT3, a Iron Lynx.

Pelo regulamento, cada equipe pode ter dois convites automáticos para Le Mans, caso queria participar com mais um carro, a equipe deverá realizar a inscrição na próxima temporada do Mundial de Endurance. 

A mesma regra se aplica ao WRT, que ganhou convites pela vitória em Le Mans na classe LMP2 e pelo título da ELMS. Falta conhecer os vencedores da IMSA e da Asian Le Mans Series, que começa em fevereiro de 2022, em Dubai. 

Convites confirmados para 2022 Le Mans

1º na classe LMP2 Le Mans – Equipe WRT (LMP2)

1º em Le Mans classe GTE-Am – AF Corse (GTE-Am)

1º na ELMS classe LMP2 – Equipe WRT (LMP2)

2º na ELMS classe LMP2 – United Autosports (LMP2)

1º na ELMS classe LMP3 – DKR Engineering (LMP2)

1º na ELMS classe GTE – Iron Lynx (GTE)

2º na ELMS classe GTE – Spirit of Race (GTE)

1º no Michelin Le Mans Cup GT3 – Iron Lynx (GTE-Am)

Phoenix Racing vence pelo Le Mans Cup

Título da classe ficou com o Ligier da Nielsen Racing. (Foto: Divulgação)

A equipe Phoenix Racing venceu neste domingo, 24, a etapa final da temporada 2021 do Michelin Le Mans Cup, que foi disputada no circuito de Portimão, em Portugal. O Ligier #5 pilotado por John Loggie e Mathias Beche levou a bandeira quadriculada e conquistou a vitória em Portimão, na frente do #25 da Racing Spirit of Leman, e o #11 da WTM Powered by Phoenix. 

No entanto, todos os olhos estavam sobre os candidatos ao título da classe LMP3, Colin Noble e Tony Wells com o Ligier #7 da Nielsen Racing. A dupla ficou na décima posição, garantido o título de pilotos e equipe da temporada.  A pole position, o #37 da Cool Racing Ligier de Antoine Doquin não deixou os pits antes que fossem fechados e teve que largar dos pits.

A Corrida

Phoenix Racing conquista primeira vitória na classe LMP3. (Foto: Divulgação)

O #71 do Team Virage pilotado por de Rob Hodes abandonou logo no início por conta de problemas no motor. O #6 da equipe ANS Team JSE Management de Jonathan Brossard rodou enquanto se dirigia ao início. Conseguiu voltar para os boxes e largar de lá. Brossard teve que começar a corrida do pitlane atrás do Ligier nº37.

O #11 da WTM Powered by Phoenix de Thorsten Kratz liderou no início da corrida, sendo perseguido por Alexander Mattschull no Duqueine #66 da Rinaldi Racing, com John Falb no #18 da Muehlner Motorsport em terceiro. Houve um contato entre o #21 da Muehlner Motorsport de Charles Crews e o #16 do Team Virage de Miguel Cristóvão, que recebeu uma penalidade de 30 segundos.

Resultado final

A equipe Cool Racing que largou dos boxes, acabou batendo no #20 da Grainmarket Racing, o que resultou em uma penalidade de drive through para o piloto Antoine Doquin. John Falb no Muehlner Motorsport Duqueine também recebeu uma penalidade de drive through por exceder os limites da pista na volta 18.

Iron Lynx vence e conqusta título de equipes. (Foto: Divulgação)

Na volta 21, o #20 da Grainmarket Racing pilotado por Mark Crader deve um contato com o #16 do Team Virage Ligier, com Crader terminando no cascalho e abandonando a prova. Foi necessário um período de Full Course Yellow para que o carro fosse retirado. Durante o período, vários dos carros decidiram entrar no box e antecipar a troca de pilotos.

Após 6 minutos a corrida voltou com o #15 da RLR M Sport de Horst Felbermayr na liderança seguido pelo Duqueine da Muehlner Motorsport e o Ligier da Nielsen Racing Ligier em terceiro. Na volta 29, a janela de box se abriu e todos os carros que não pararam durante o FCY ​​entraram na primeira das duas paradas. Após os pit-stops, o #5 do Phoenix Racing de Mathias Beche liderava com o Ligier da Racing Spirit em segundo e o Duqueine da Rinaldi Racing Duqueine em terceiro.

Pzoberer Zürichsee by TFT conquista título de pilotos. (Foto: Divulgação)

Com 20 minutos restantes no relógio, os carros que haviam parado durante o FCY ​​chegaram para abastecer mais combustível e realizar troca de pilotos novamente. O restante do grid também teve que fazer a parada obrigatória. O #66 da Rinaldi Racing Duqueine não deu partida depois da troca de pilotos e foi obrigado a dar a partida de forma externa. O carro recebeu uma penalidade stop and go por isso. Com a bandeira quadriculada, o #5 da Phoenix Racing  de Mathias Beche cruzou a linha e conquistou a primeira vitória da temporada.

Na classe LMP3 a vitória e o título de equipes ficou com a Ferrari #8 da equipe Iron Lynx dos pilotos Paolo Ruberti e Gabriele Lancieri. Em Segundo o Porsche #2 da equipe  Pzoberer Zürichsee by TFT. Completando o pódio, a Ferrari #9 também da Iron Lynx. Apenas estes três carros competiram em Portugal. Com o título por equipes  conquistado pela Iron Lynx e o título de pilotos por Nicolas Leutwiler (Pzoberer Zürichsee por TFT), esta é a primeira vez desde 2016 que duas equipes diferentes são coroadas na Michelin Le Mans Cup.

 

United Autosports vence as 4 Horas de Portimão

United vence na classe LMP2. (Foto: Divulgação)

A United Motorsports venceu neste domingo, 24, a última etapa da temporada 2021 do European Le Mans Series, disputada no circuito de Portimão, em Portugal. Tom Gamble, Phil Hanson e Jonathan Aberdein foram os vitoriosos com o Oreca 07 #22. Os títulos das classes LMP3 e GTE, que estavam em aberto, ficaram com as equipes DKR Engineering e Iron Lynx respectivamente. 

Gamble que encerrou a prova com o #22, chegou à frente de Louis Deletraz no Oreca da campeã WRT, com uma diferença de 21,7 segundos. O francês dividiu o protótipo com Robert Kubica e Yifei Ye. A vitória do #22 viu Gamble, Hanson e Aberdein pular de quarto para segundo na classificação do campeonato, dando à equipe campeã do ELMS de 2020, um convite automático para as 24 Horas de Le Mans. Ferdinand Habsburg, Sophia Floersch e Richard Bradley completaram o pódio para o Oreca 07 da equipe Algarve Pro Racing.

A Corrida

Charles Milesi, da Cool Racing, largou na pole e manteve o primeiro lugar, enquanto Hanson perdeu uma posição, ficando com o sétimo lugar, antes de se recuperar ficando em quarto com ultrapassagens no Julien Canal da Panis Racing, Roman Rusinov da G-Drive Racing e Manuel Maldonado no outro carro da United.

Resultado final 

O britânico ficou atrás de Robert Kubica, Bradley e do líder da corrida Milesi depois de meia hora, quando a corrida foi paralisada, por conta de uma bandeira vermelha devido ao acidente do piloto Andreas Laskaratos da equipe AIM Villorba Corse da classe LMP3. Andreas perdeu o controle no final da reta dos boxes, acertando a barreira de pneus. 

Laskaratos sofreu o acidente enquanto tentava ultrapassar por Memo Rojas, cujo LMP2 tinha acabado de rodar na pista, por conta da perda da roda traseira esquerda.  

Depois da paralisação de 22 minutos, Milesi superou Bradley, que estava sendo perseguido por Kubica e Hanson. O carro da United avançou para a terceira posição quando Hanson ultrapassou Kubica na curva da Torre, pouco antes da primeira rodada de paradas nos boxes.

Diferenças na estratégia dos boxes, com algumas equipes optando por não trocar os pneus, resultou na  liderança do #22 que agora estava sendo pilotado por Jonathan Aberdein assumindo a liderança à frente de Maldonado, Canal e Franco Colapinto no G-Drive #26. 

G-Drive conquista o título da classe LMP2-Am. (Foto: Divulgação)

Depois de liderar as primeiras voltas, a Cool Racing perdeu posições devido a uma estratégia errada e uma falha na porta esquerda que não fechava. Aberdein aumentou a diferença sobre Maldonado para cerca de 11 segundos na metade da prova, com Colapinto progredindo para terceiro na frente do Canal antes de receber uma penalidade de drive-through por abusar dos limites da pista.

Na segunda rodada de paradas nos boxes, viu Yifei Ye assumir a ponta depois de não ter colocado pneus novos, com Floersch em segundo com o Oreca da Algarve Pro e Gamble em terceiro.

Gamble ultrapassou Floersch, mas a diferença para Ye pairou ficou na casa dos seis segundos até a penúltima para nos boxes, faltando menos de um hora para o término da prova. Outra parada apenas para completar o combustível do United deu a Gamble uma vantagem na casa dos 16 segundos.

Gamble aumentou a diferença até a bandeira quadriculada, com Deletraz voltando sua atenção para Habsburgo, cujo Oreca da Algarve Pro acabou perdendo tempo devido a uma parada não programada por causa de um pneu dianteiro esquerdo supostamente danificado. Julian Canal, Will Stevens e James Allen terminaram em quarto com o LMP2 da Panis Racing, 14 segundos atrás de Habsburg e três segundos à frente de Nyck de Vries no #26 da G-Drive.

Milesi, Nicolas Lapierre e Alexandre Coigny se recuperaram do problema de fechamento de portas e terminaram pela Cool Racing, que conquistou a vitória na classe LMP2 Pro-Am. John Falb e Rui Andrade foram confirmados como campeões do Pro-Am com o segundo lugar na classe.

DKR Engineering fatura o título da classe LMP3

DKR vence e conquista o título da classe LMP3. (Foto: Divulgação)

O piloto da DKR Engineering, Laurents Hoerr, acrescentou aos seus dois títulos da Michelin Le Mans Cup o mais um ao garantir o título do ELMS na classe LMP3 com uma vitória ao lado de Mathieu de Barbuat. O Duqueine D08 Nissan de Hoerr e de Barbuart foi o melhor em uma disputa inicial com o #2 Autosports Ligier da United, garantindo a quarta vitória consecutiva da para a DKR.

O resultado significou que Hoerr – que também pilotou com Leo Weiss, Jean-Philippe Dayraut e Alain Berg nesta temporada – anulou a desvantagem de cinco pontos para Niklas Kruetten, Matt Bell e Nicolas Maulini da Cool Racing na decisão de Portimão.

Depois de correr em quarto no momento da bandeira vermelha, o dia da Cool Racing foi piorando quando um furo na roda traseira esquerda ocorreu a duas horas para o fim da prova, deixando a DKR Engineering sem adversários. Hoerr e de Barbuat correram sem erros, enquanto seus rivais da equipe United Autosports tiveram de pagar uma penalização por abusar dos limites da pista, o que abriu o caminho para uma vitória com uma vantagem de 13 segundos.

A Competition Inter Europol, que ultrapassou o United durante a segunda ronda de pit stops, terminou em segundo com Ugo de Wilde, Martin Hippe e Adam Eteki, enquanto Wayne Boyd, Edouard Cauhaupe e Rob Wheldon da United Autosports chegaram em terceiro lugar. 

Iron Lynx vence na classe GTE

Iron Lynx vence na classe GTE e conquista título. (Foto: Divulgação)

Miguel Molina, Matteo Cressoni e Rino Mastronardi conquistaram o título da classe GTE com a Ferrari da equipe Iron Lynx. Foi a terceira vitória na temporada. Molina conseguiu conter as investidas de Felipe Ferna com o Porsche #93 da Proton Competition. O título com uma diferença de 25 pontos para a Iron Lynx foi obtido pois seus rivais diretos, a Ferrari #88 da AF Corse terminou a prova em 10º lugar, depois de serem prejudicados por dois drive-throughs.

Richard Lietz fez um movimento excelente em cima de Cressoni na curva 4, preparando seu companheiro Laser, Michael Fassbender, para uma potencial vitória inaugural no ELMS, apenas para a Ferrari Iron Lynx recuperar o lugar nos pit stops finais. O Porsche 911 #93 tocou na asa traseira da Ferrari de Molina através do grampo da curva da Torre, mas o espanhol acabou se distanciando e venceu por 17 segundos.

Rahel Frey, Sarah Bovy e Michelle Gatting completaram o pódio na Ferrari #83 da Iron Lynx, enquanto o quarto lugar ficou com a Ferrari #55 da Spirit of Race de David Perel e Duncan Cameron.

 

Toyota e Alpine mas leves para o encerramento do WEC

Tanto Toyota quanto a Alpine estarão mais leves para a rodada dupla que fecha a temporada 2021 do Mundial de Endurance, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro no Bahrein. 

O BoP divulgado nesta sexta-feira, 22, deixa os protótipos mais leves. O Toyota GR10 ficou 26 kg mais leve, indo para 1040 kg, enquanto o Alpine A480 teve uma redução de 22 kg, ficando com 930 kg. 

A alteração de peso coincide com os valores utilizados nos carros na etapa do WEC em Portimão. A Toyota e a Alpine mantiveram-se com 1.066 kg e 952 kg, respectivamente, nas 6 Horas de Monza e nas 24 Horas de Le Mans, a primeira que venceu com o Toyota #7 de  Mike Conway, Jose Maria Lopez e Kamui Kobayashi. A tabela BoP para Bahrein dá à Toyota uma energia restrita máxima de 909 megajoules, abaixo de 53 megajoules desde Le Mans em agosto.

BoP para o Bahrein

A Alpine terá menor em 28 MJ, deixando o LMP1 com 816 MJ no total. As saídas de potência máximas para a penúltima rodada da temporada serão de 520 kW para os Toyotas e 454 kW para o não híbrido Alpine.

Na classe GTE-Pro a Ferrari 488 GTE Evo teve uma redução na sua capacidade de armazenamento de combustível. O modelo perdeu quatro litros, passando para 89 litros. Equipes que competem com o modelo italiano na classe GTE-Am também sofreram alterações na capacidade de combustível, perdendo dois litros. 

A Ferrari #83 da AF Corse, líder do campeonato e vencedora de Le Mans, é a equipe da classe mais pesada de acordo com a tabela de lastro de sucesso da categoria.Nicklas Nielsen, Alessio Rovera e François Perrodo vão competir com um carro de 1300 kg que carrega 10 kg a menos que a segunda Ferrari da Cetilar Racing.

O Aston Martin Vantage perdeu dois litros na capacidade de combustível. Os Astons das equipes D’station Racing e Northwest AMR são os carros mais leves da GTE-Am com 1.247 kg cada. 

 

 

Pipo Derani continua como piloto da Action Express

(Foto: Divulgação)

Pipo Derani seguirá na equipe Action Express Racing na temporada 2022 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship. O anúncio foi feito pela equipe nesta quinta-feira, dia 21. O piloto, que completou 28 anos recentemente, terá como companheiro de equipe o norte-americano Tristan Nunez. A dupla ainda dividirá o cockpit do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R nas provas de longa duração com o britânico Mike Conway.

A temporada 2022 será a quarta de Derani com a Action Express, pilotando o Whelen Cadillac. Desde sua entrada no time, o brasileiro já venceu cinco provas e subiu ao pódio em mais nove etapas. “Estou feliz por seguir pilotando o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R na próxima temporada, que será minha quarta com a equipe”, comentou o piloto natural de São Paulo.

“O IMSA já provou ser uma das melhores e maiores competições do mundo, com algumas das corridas de endurance mais incríveis que um piloto pode disputar. Voltar a lutar por mais vitórias e títulos com a AXR foi uma decisão lógica e fácil de se tomar”, continuou Derani.

“Estou feliz em receber o Tristan na equipe. Ele teve performances fantásticas com a Mazda e, tenho certeza de que juntos, vamos formar uma dupla muito forte para brigar por vitórias”, completou o brasileiro, que entre suas principais conquistas no IMSA é tricampeão das 12 Horas de Sebring e vencedor das 24 Horas de Daytona de 2016.

Antes de iniciar sua nova jornada na equipe em 2022, Derani ainda lutará pelo título da temporada atual, ao lado do compatriota Felipe Nasr. Os dois estão na vice-liderança e dependem apenas deles mesmos na briga pelo título.

A última etapa será as 10 Horas de Petit Le Mans, entre os dias 11 e 13 de novembro. A dupla brasileira vem embalada por três vitórias nas últimas quatro corridas. Em 2021, já foram três vitórias, seis pódios no total e quatro poles.