Equipes confirmadas para Le Mans 2022

Toyota vencedora deste ano já está garantida. (Foto: Divulgação)

Com o término das temporadas do Le Mans Cup e European Le Mans Series, várias equipes receberam convites automáticos para as 24 Horas de Le Mans 2022. DKR Engineering, United Autosports, Spirit of Race e Iron Lynx garantiram convites automáticos depois de conquistarem os seus títulos no último final de semana em Portimão. 

A DKR Engineering, ganhou uma vaga garantida na classe LMP2 em Le Mans, apesar de receber uma penalidade de tempo pós-corrida que custou à equipe a vitória da classe LMP3. A DKR disputou Le Mans pela última vez em 2013 com um Lola-Judd LMP2 dos pilotos Romain Brandela, Stephane Raffin e Olivier Porta. 

A primeira vitória da equipe United Autosports rendeu ao time uma entrada automática na classe LMP2.Phil Hanson, Tom Gamble e Jonathan Aberdein saltaram de quarto para segundo na classificação, à frente de Panis Racing e G-Drive Racing, com 25 pontos.

Um convite automático foi dado para seis carros LMP2 inscritos na temporada ELMS completa. A Equipe WRT garantiu seu lugar depois de conquistar o título da temporada de 2022 da ELMS.

As equipes Iron Lynx e Spirit of Race, que usam carros Ferrari, foram aceitas ao terminarem em primeiro e segundo lugar na classe GTE, o que deu uma entrada em Le Mans para quatro equipes.

Miguel Molina, Rino Mastronardi e Matteo Cressoni lutaram contra o Porsche #93 da equipe Proton Competition pela vitória em Portimão e conquistaram o título da classe. Penalidades foram aplicadas a Ferrarii #88 da AF Corse, que tinha sido o principal adversário do #80 da Iron Lynx carro Iron Lynx.

David Perel, Duncan Cameron e Matt Griffin ficaram em quarto, o que transformou a diferença de quatro pontos da Ferrari #55 para a entrada do #88 da AF Corse. Apesar de perder o segundo lugar no campeonato, o AF Corse ainda ocupa um lugar na lista de inscritos, graças à vitória na classe GTE-Am em agosto. O outro convite anexado à conta do ELMS é a vaga na classe GTE para o campeão da Michelin Le Mans Cup GT3, a Iron Lynx.

Pelo regulamento, cada equipe pode ter dois convites automáticos para Le Mans, caso queria participar com mais um carro, a equipe deverá realizar a inscrição na próxima temporada do Mundial de Endurance. 

A mesma regra se aplica ao WRT, que ganhou convites pela vitória em Le Mans na classe LMP2 e pelo título da ELMS. Falta conhecer os vencedores da IMSA e da Asian Le Mans Series, que começa em fevereiro de 2022, em Dubai. 

Convites confirmados para 2022 Le Mans

1º na classe LMP2 Le Mans – Equipe WRT (LMP2)

1º em Le Mans classe GTE-Am – AF Corse (GTE-Am)

1º na ELMS classe LMP2 – Equipe WRT (LMP2)

2º na ELMS classe LMP2 – United Autosports (LMP2)

1º na ELMS classe LMP3 – DKR Engineering (LMP2)

1º na ELMS classe GTE – Iron Lynx (GTE)

2º na ELMS classe GTE – Spirit of Race (GTE)

1º no Michelin Le Mans Cup GT3 – Iron Lynx (GTE-Am)

Published
1 mês ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.