Asian Le Mans Series e Michelin renovam parceria

(Foto: Divulgação)

A parceria entre a Asian Le Mans Series e a fornecedora de pneus Michelin, foi estendida por mais três temporadas. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 30. O fabricante de pneus será o fornecedor para todas as classes da série que começará nos dia 11 de fevereiro, com as 4 Horas de Dubai.  

A Michelin tem uma longa e bem sucedida história de corridas com o Automobile Club de l’Ouest (ACO) que remonta a quase 100 anos. Depois de vencer a corrida inaugural em 1923, a Michelin conquistou sua 24ª vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans no início deste ano.

Um dos fabricantes líderes mundiais de pneus dentro e fora da pista, a Michelin oferece às equipes e pilotos da Asian Le Mans Series pneus que oferecem desempenho rápido, confiável e seguro. Capazes de suportar as condições mais difíceis colocadas sobre eles durante as corridas, a longevidade dos pneus é a chave para o sucesso, com a consistência dos tempos de volta e o desempenho duradouro como prioridades.

“A ACO tem o prazer de renovar esta parceria com um parceiro leal e valioso por mais três temporadas. A Michelin está ao nosso lado desde o início da aventura do Asian Le Mans Series e tem contribuído para o reconhecimento deste campeonato, que agora é firmemente estabelecido na pirâmide do endurance. Todas as equipes continuarão a se beneficiar da experiência deste grande fabricante. Esta é uma excelente notícia”, disse Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest.

9 Horas de Kyalami será realizada em fevereiro

(Foto: Divulgação)

A organização das 9 Horas de Kyalami definiu nesta terça-feira, 30, a nova data da prova de longa duração, disputada na África do Sul. A prova acontecerá nos dias 3 a 5 de fevereiro de 2022. O motivo da mudança foi o avanço da variante Omicron e as restrições de voos para o continente africano.  A temporada 2021 do Intercontinental GT Challenge  será então concluída no início do próximo ano, três semanas antes da abertura da temporada de 2022 com as 12 Horas de Bathurst 12.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer sinceramente às equipes e fabricantes internacionais já comprometidos com as 9 Horas de Kyalami por sua cooperação e vontade de encontrar soluções para uma situação tão desafiadora”, disse o fundador e CEO do SRO Motorsports Group, Stephane Ratel.

“Muitos têm outros compromissos no início de 2022, mas estão indo além para ajudar a garantir que a prova possa ir em frente se as condições permitirem. Não tem sido simples e continuaremos monitorando a resposta global à Omicron de perto, mas estou otimista de que demos a nós mesmos a melhor chance possível de coroar os campeões do Intercontinental GT Challenge na África do Sul nesta temporada”. 

“As 9 Horas de Kyalami  é um evento fantástico e que será ainda mais especial no início do próximo ano graças à determinação coletiva demonstrada por nossas equipes, fabricantes e parceiros. O espírito de luta do automobilismo está realmente vivo e bem”, finalizou Ratel em seu comunicado. 

Ferrari e Oreca no desenvolvimento da 296 GTB GT3

(Foto: Ferrari)

A Ferrari anunciou nesta segunda-feira, 29, que está desenvolvendo em parceria com a Oreca, a versão GT3 do modelo 296 GTB.  O construtor francês começará os testes de pista no início do próximo ano. O lançamento oficial será em 2023. O carro desenvolvido em Maranello, será construído pela Oreca em Signes. Todo o suporte para as equipes de clientes como peças e revisões, ficará sob responsabilidade da Oreca. 

“O acordo com a ORECA é um importante ponto de partida para o novo projeto GT3”,  disse Antonello Coletta, gerente de competição da Ferrari. “Temos objetivos muito ambiciosos, pois este carro seguirá os passos do 488, que tem sido o modelo de maior sucesso na história da Ferrari. Além da habilidade e conhecimento de nossos engenheiros, podemos contar com uma primeira parceira como a ORECA, que alcançou grande sucesso no mundo do endurance, portanto, olhamos para o futuro com confiança”.

“É uma grande emoção e uma grande honra para a ORECA tornar-se parceira de um mito do desporto motorizado como a Ferrari”, declarou Hugues de Chaunac, Presidente do Grupo ORECA. “Agradeço calorosamente a Antonello Coletta, Diretor de Atividades Esportivas da Ferrari GT, e sua equipe pela confiança em nós. Pela primeira vez em sua história, a ORECA está unindo forças com a Ferrari no centro de tal programa e isso é uma grande fonte de orgulho”.

“É também uma responsabilidade importante perante a marca e os seus clientes, a Ferrari sempre se pautou pela excelência dos seus automóveis no automobilismo e devemos enquadrar-nos perfeitamente nesta linhagem. É um desafio estimulante que motiva e mobiliza todas as equipes técnicas da ORECA envolvidas neste programa. Estamos empenhados em colocar toda a nossa experiência, competência e “espírito de corrida” ao serviço desta nova geração de automóveis. Colaborar tão de perto com a Ferrari é, a nível pessoal, a concretização de um sonho e a concretização para a ORECA de um trabalho a longo prazo para se tornar uma empresa de referência mundial na construção de automóveis de corrida e apoio ao cliente associado. Tenho a convicção de que estamos, com a Ferrari, na gênese de uma parceria virtuosa e que vamos realizar projetos muito bons juntos”, finalizou o comunicado conjunto.

G-Drive anuncia programa no WEC e IMSA

(Foto: Divulgação)

A equipe russa G-Drive Racing divulgou nesta segunda-feira, 29, seu programa esportivo para 2022. O alvo será o Mundial de Endurance e a IMSA. A equipe continuará sendo administrada pela Algarve Pro Racing. Um protótipo Aurus 01 para o WEC e dois para as 24 Horas de Daytona. Ainda não está confirmada a participação de uma temporada completa nos Estados Unidos. 

“Estamos muito satisfeitos por alargar e expandir o que já foi uma parceria de sucesso incrível com a G-Drive Racing”, disse Stewart Cox, chefe da equipe Algarve Pro Racing.

“Juntos, selamos três títulos em dois continentes desde o início da nossa associação em 2019, vencendo o Asian Le Mans Series por dois anos consecutivos e o troféu 2021 do European Le Mans Series Pro-Am”.

“Como resultado, é hora de subir ao Mundial de Endurance, e o objetivo deve ser almejar a  ‘Triple Crown’ em Daytona, Sebring e Le Mans. Vai ser um grande ano para o Algarve Pro Racing e já estamos a preparar-nos muito e estamos ansiosos por começar”, finalizou. 

Nenhum nome de piloto foi anunciado. 

Richard Mille estuda a possibilidade de pilotos homens no WEC

(Foto: Divulgação)

A equipe Richard Mille que competiu no ELMS e no Mundial de Endurance, não descarta ter pilotos homens na temporada 2022 do WEC. Competindo este ano com um Oreca na classe LMP2 e as pilotos Sophia Floersch, Tatiana Calderon e Beitske Visser, a equipe quer mais 

A iniciativa da FIA de incentivar mulheres a competir no automobilismo já rendeu frutos. Além da Richard Mille a equipe Iron Lynx alinhou uma Ferrari formada por pilotos mulheres, a Iron Dames. 

Com o sucesso dessa primeira empreitada, a Richard Mille, que é administrada pela Signatech, busca um novo plano de pilotos, com uma formação mista. Philippe Sinault, gerente da Signatech, estuda a contratação de pilotos homens.   

“Pensamos em talvez uma evolução para nossa linha de pilotos”, disse Sinault em entrevista ao site Autosport no Bahrein no início deste mês. “Ainda não está feito, mas conversamos com [o dono da equipe] Richard sobre o espírito da equipe”. 

“O principal objetivo deste projeto, o objetivo do projeto, é provar que as meninas podem vencer Le Mans. Por isso, estamos abertos a vagas mistas entre pilotos masculinos e femininos. Hoje temos três meninas no time, talvez algumas mudanças aconteçam, ainda não sabemos ao certo. Mas pensamos muito sobre isso”. 

“Se amanhã a Ferrari ou a Audi quiserem testar uma garota, seria fantástico. Prefiro que seja com a Alpine com certeza. Nosso trabalho é treinar meninas para serem elegíveis para as equipes com protótipos LMDh no futuro e para ganhar a corrida”, enfatizou. 

Sem confirmar nomes, Calderon e Floersch, devem continuar na equipe, de acordo com a Autosport. Floersch chegou a testar com o Oreca da equipe WRT, durante o dia de testes para pilotos iniciantes, no Bahrein. Ela também competiu na etapa de Portugal do ELMS. 

A bicampeão da WSeries Jamie Chadwick, e sua rival pelo título Alice Powell tiveram a chance de dirigir o Oreca #1 da Richard Mille no teste de estreantes pós-temporada no Bahrein. A Richard Mille terminou em nono entre os 11 times da temporada completa do WEC, obtendo o melhor resultado um sexto lugar em Portimão e no Bahrein.

9 Horas de Kyalami adiada

(Foto: Divulgação)

Por conta do aumento dos casos da Covid-19 na África, a SRO Motorsports Cup cancelou as 9 Horas de Kayalami, que seria disputada nos dias 2 a 4 de dezembro. Uma nova data será definida nos próximos dias. 

Autoridades sul-africanas e outros países da região identificaram uma nova variante do coronavírus com mutações na quinta-feira, levando o Reino Unido, França, Itália e outros países a restringir as viagens aéreas para a região. O Reino Unido proibiu voos para a África do Sul a partir de sexta-feira, e espera-se que outros governos sigam o exemplo.

“A detecção da variante Ômicron do coronavírus na África do Sul, anunciada em 25 de novembro, e as restrições de viagens resultantes já impostas por vários países, impedirão que a maioria das equipes internacionais e equipes do campeonato voem para a África do Sul”, disse o comunicado da SRO.

“O promotor local e o SRO Motorsports Group – que são conjuntamente responsáveis ​​pela realização da corrida – já estão trabalhando com as autoridades locais para avaliar as soluções de viagens e reagendar o evento”.

“Uma nova data para as 9 Horas de Kyalam será realizada no Kyalami Grand Prix Circuit será confirmada e anunciada na próxima semana. A segurança de todos os participantes e funcionários terá prioridade máxima em qualquer decisão de reagendar a corrida”, finaliza o comunicado. 

Protótipo da Ferrari pronto em 2022

(Foto: Ferrari)

O protótipo LMDh da Ferrari já tem data de testes em pista: junho de 2022. De acordo com a publicação italiana Quattroruote, o carro que estreia no Mundial de Endurance em 2023, já está em processo final de construção e até o meio do ano que vem, estará em pista. 

Antonello Coletta, Chefe dos programas GT e Endurance da Ferrari, revelou que a montagem dos carros finaliza no início do próximo ano e os testes de desempenho e durabilidades, nos meses subsequentes. 

A estreia está prevista para março de 2023, durante as 1000 Milhas de Sebring, de acordo com Coletta. A AF Corse será a responsável  pelo suporte e apoio nos boxes. O dirigente não comentou o nome dos pilotos, mas que seis nomes sairão dos oficiais da marca , em seu programa GT. 

Quando questionado sobre nomes preferenciais, Coletta, nomeou Alessandro Pier Guidi e James Calado, tanto individualmente quanto em dupla, com menções honrosas também para Miguel Molina, Nicklas Nielsen e Alessio Rovera.Porém, sem confirmações.

Com informações da Quattroruote

TF Sport com Aston Martin nas 24 Horas de Dubai

Carro terá duas cores distintas. (Foto: Divulgação)

A equipe TF Sport estará competindo nas 24 Horas de Dubai, que será disputada nos dias 14 e 15 de janeiro. A esquadra se uniu a Duel Racing e alinhará um Aston Martin Vantage GT3 #95. 

Os irmãos Ramzi, Nabil e Sami Moutran serão acompanhados por Charlie Eastwood e Sam De Haan. Eastwood já havia competido nas 24 Horas de Dubai com os irmãos dos Emirados Árabes Unidos, onde conquistaram a vitória na categoria 991 Cup em 2019.

Embora os Moutrans sejam bem conhecidos pelos eventos da Creventic, marcando vários pódios e vitórias ao longo dos anos, o TF Sport fará sua estreia na Série 24H em janeiro e tentará aumentar sua contagem de vitórias por duas vezes, acrescentando às suas 24 Horas de Le Mans e 24 Horas de Spa em primeiro lugar. A pintura ‘noite e dia’ do Aston Martin GT3 é baseada nas cores vencedoras do campeonato da Série 24H de 2015 da Duel Racing.

As 24 Horas de Dubai acontecerá entre os dias 14 a 15 de janeiro e será transmitido ao vivo no canal da 24H Series do YouTube.

“É ótimo participar da prova com os irmãos Moutran e ter Charlie e Sam na mistura também! Ramzi, Nabil e Sami têm um histórico excelente nos eventos da Série 24H, Sam e Charlie subiram ao pódio conosco em 2021 e sabemos nosso caminho em uma corrida de 24 horas no Vantage GT3, então todos juntos, estamos procurando um resultado muito forte para dar o pontapé inicial na nossa temporada de 2022”, disse Tom Ferrier, chefe da TF Sport. 

Interception Racing nas 9 Horas de Kyalami

(Foto: Divulgação)

A equipe Interception Racing irá competir entre os dias 2 a 4 de dezembro, das 9 Horas de Kyalami, última etapa do Intercontinental GT Challenge. O McLaren GT3 será pilotado por Kevin Madsen e Jordan Pepper. Ollie Millroy não participará da prova, sendo substituído por Pepper. 

O sul-africano correu nas 24 Horas de Spa, primeira rodada do Intercontinental GT Challenge, e é o único piloto do trio a ter dirigido o circuito de 4,52 km antes. A equipe busca o seu segundo título do ano. Com 43 pontos, a equipe lidera a classificação da Pro-Am por uma margem de 18 pontos.

“Estou muito animado por unir forças com meus companheiros das corridas iniciais em Kyalami. Foi uma ligação de última hora, mas estou muito animado com a oportunidade. No entanto, existe a chance de Ollie não poder se juntar a nós devido a compromissos familiares”, disse Jordan Pepper. 

“Espero poder ajudar a equipe o mais que puder, estou mesmo ansioso pela corrida em si. Conheço o carro e a pista muito bem, acho que nos dará uma boa chance de sermos ainda mais competitivos”, finalizou. 

 

Império Endurance Brasil disputa penúltima etapa em Santa Cruz do Sul

McLaren de Hahn e Khodair lidera a GT3. (Bruno Terena/MS2)

O Autódromo de Santa Cruz do Sul recebe neste final de semana a penúltima etapa do Império Endurance Brasil. A disputa que terá quatro horas de duração tem sabor de eliminatórias, já que vai decidir quem serão os pilotos e equipes que chegarão à grande final brigando pelo título da categoria que reúne os carros mais rápidos do país.

Nas sete categorias que compõem o torneio, e também na geral, o jogo está aberto. Afinal de contas, 420 ainda estão em disputa. Na P1, que reúne os protótipos mais potentes e velozes, o atual campeão Henrique Assunção lidera ao lado de um dos seus parceiros, Fernando Ohashi, com quem divide o AJR #175. Eles venceram apenas a prova de abertura da temporada, em Goiânia, e a regularidade tem sido a arma para chegar ao título.

“Nosso equipamento tem sido muito confiável. Terminamos todas as corridas sempre marcando muitos pontos e isso está fazendo a diferença a nosso favor. Em Santa Cruz, ter um carro equilibrado e em condições de aguentar as quatro horas de prova será essencial, pois o desgaste dos pneus é grande. O calor também vai cobrar um preço alto do sistema de freios e do próprio motor. Então estamos bastante confiantes e nosso objetivo é segurar a ponta da tabela para chegar na final com o regulamento embaixo do braço e poder fazer uma estratégia de administração da liderança”, disse Assunção.

Principais adversários de Assunção e Ohashi na P1, Emílio Padron e Marcelo Vianna – que há duas etapas contam com o reforço de Renan Guerra a bordo do AJR #11 da equipe Motorcar – são os líderes da geral com 520 pontos somados. Depois da chegada do atual campeão da GT4 Light ao time, eles emplacaram uma vitória e um terceiro lugar que os colocaram na condição de favoritos ao título.

“O Renan chegou muito bem. Ele é um piloto veloz, experiente e que nos ajuda muito na evolução do carro ao longo dos treinos. Santa Cruz é uma pista técnica, seletiva, onde certamente ele será importante para mantermos este ritmo. Além disso, eu e o Marcelo também estamos em um bom momento e queremos consolidar isso em Santa Cruz. E, quem sabe, tomar também a ponta na P1”, disse Padrón.

Disputa na classe GT3

Outra categoria que está disputadíssima é a GT3. Os estreantes Marcelo Hahn e Allam Khodair, que competem a bordo de uma McLaren 720s e vêm de vitória em Curitiba, lideram o torneio com 20 pontos de vantagem  em relação à Porsche de Ricardo Maurício e Marcel Visconde. “Estamos um ótimo momento no campeonato e isso é essencial na reta final. Santa Cruz é uma pista muito seletiva e, neste aspecto, o excelente nível de pilotagem que o Marcelo vem apresentando ao longo da temporada será o nosso principal diferencial para buscar a segunda vitória seguida”, disse o Japonês Voador, que vem de um pódio na pista gaúcha, competindo pela Stock Car.

Na GT4, a vantagem de Cássio Homem de Mello e André Moraes Jr é mais tranquila. A dupla da Mercedes tem 70 pontos a mais do que o trio da BMW formado por Henry Visconde, Paulo Sousa e Lucas Foresti.

A disputa em Santa Cruz do Sul começa com treinos já nesta quinta-feira. A prova de Quatro Horas de duração será no sábado, à 11h30, com transmissão ao vivo do Bandsports e do canal oficial do Império Endurance Brasil no Youtube.