Racing Experience vence em Hockenheim pelo Prototype German Cup

Os pilotos Gary Hauser e Markus Pommer venceram neste domingo, 30, a etapa de Hockenheim da Prototype German Cup, campeonato de protótipos LMP3, organizado pela Creventic. 

A dupla pilotou o Duqueine D08 da equipe Racing Experience. Além disso, a dupla superou Valentino Catalano e Robin Rogalski, da equipe DKR Engineering. O terceiro lugar ficou com Oscar Tunjo e Julien Apothéloz da JvO Racing by Downforce Motorsport.  

Classificação primeira etapa 

“Este triunfo é simplesmente indescritivelmente belo. Muito obrigado a toda a equipe que trabalhou dia e noite para que isso acontecesse”, disse Hauser.

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Contudo, o calendário da Prototype German Cup possui seis etapas com duas baterias de 55 minutos cada. A série contempla somente protótipos LMP3. Por fim, A próxima etapa acontecerá no circuito de Oschersleben, como evento preliminar da DTM, nos dias 26 e 28 de maio. 

“Desde o início consegui me afastar um pouco na frente. Quando então vi que o lead estava ficando cada vez maior, fiquei cada vez mais motivado. No final, consegui ganhar alguns segundos e dar uma boa vantagem a Robin. Então ele fez um ótimo trabalho. Estamos muito felizes com o segundo lugar e a vitória júnior”, explicou Valentino Catalano, segundo colocado. 

Calendário 2023 do Prototype German Cup 

Hockenheimring – 28 a 30 de abril

Oschersleben – 26 a 30 de maio

Zandvoort – 23 a 25 de junho

Anel Noris – 07 A 09 De Julho

Ases – 01 a 03 de setembro

Nürburgring – 13 a 15 de outubro

Circuito de Spa-Francorchamps no calendário do WEC até 2028

A Le Mans Endurance Management e o circuito de Spa-Francorchamps mantiveram a parceria até as temporadas 2028 do Mundial de Endurance e European e Le Mans Series. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira. 

As 6 Horas de Spa-Francorchamps está no calendário do WEC desde 2012. Além disso, está no ELMS desde 2016. 

“A estabilidade em nossos campeonatos é extremamente importante e continuar nosso relacionamento com Spa-Francorchamps é uma grande honra”, disse o CEO da LMEM, Frederic Lequien.

“O circuito tem sido uma presença regular nos calendários do WEC e ELMS por muitos anos e oferece às equipes e fãs excelentes corridas e instalações de classe mundial.

“Não há como negar que é um dos locais favoritos dos pilotos, e a pista é verdadeiramente única, sempre proporcionando ação emocionante.

“Testemunhamos algumas corridas incríveis no WEC e ELMS ao longo dos anos e, graças à equipe do Circuito de Spa Francorchamps, agora podemos esperar muitas outras a seguir.”

Além disso, a confirmação da extensão do acordo de Spa, amplia a lista de pistas para a temporada 2024 do WEC. Assim já confirmadas, as 6 Horas do Qatar, as 24 Horas de Le Mans e o final da temporada no Bahrein.

 

Toyota vence em Spa-Francorchamps pelo WEC

Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez venceram neste sábado, 29, a terceira etapa do Mundial de Endurance 2023, disputada no circuito de Spa-Francorchamps. Mesmo com uma punição de cinco segundos, Kobayashi ultrapassou Brendon Hartley, fechando a prova na primeira posição e a primeira fila para a Toyota.

Assim, o Toyota #7 terminou 16,6 segundos à frente do Toyota #8, que saiu do último lugar para terminar em segundo nas mãos de Hartley, Ryo Hirakawa e Sebastien Buemi. Kobayashi fez a ultrapassagem vencedora na hora final da competição, depois que Hartley fez sua parada final.

Resultado final

Hartley emergiu na pista logo à frente de Kobayashi enquanto dirigiam-se para a Eau Rouge. Além disso, Kobayashi rapidamente diminuiu a diferença e ultrapassou Hartley na curva Raidillon, mas saiu da pista,não devolvendo a posição.

Ele recebeu uma penalidade de cinco segundos pelo erro, o que permitiu à tripulação Toyota #7 manter a vitória na corrida. A Ferrari  #51, pilotada por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi completou o pódio graças a uma ultrapassagem  de Calado sobre Frederic Makowiecki, da Porsche.

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As demais equipes em Spa-Francorchamps

Nesse sentido, Calado ultrapassou Makowiecki na curva Les Combes nos momentos finais da disputa de seis horas e terminou com pouco menos de três segundos de vantagem sobre o francês.

Makowiecki, Dane Cameron e Michael Christensen terminam em quarto lugar no #5 e o Cadillac #2 Cadillac de Richard Westbrook, Alex Lynn e Earl Bamber, em quinto. Além disso, a corrida em Spa foi marcada por condições difíceis e vários incidentes. Inicialmente, na volta de formação adicional atrás do safety car devido às condições de chuva, fizeram as equipes mudarem suas estratégias.

Perdas

A corrida perdeu um de seus favoritos, quando Renger van der Zande bateu forte na Eau Rouge a bordo do Cadillac #3, eliminando-o da corrida. Mais tarde, Antonio Fuoco bateu com a Ferrari #50 depois de sair dos boxes com pneus frios, enquanto Jacques Villeneuve colidiu com Francesco Castellacci da AF Corse na curva Stavelot para encerrar o dia da Floyd Vanwall Racing Team. Enquanto isso, o Porsche #6 retirou-se depois de parar na pista com Laurens Vanthoor ao volante na terceira hora.

A Porsche ainda viu dois de seus carros LMDh terminarem, no entanto, com a equipe de clientes Hertz Team JOTA conquistando o sexto lugar em sua estreia no Hypercar com um carro que a equipe recebeu na semana passada. O melhor dos Peugeot 9X8 terminou em 13º lugar geral, uma posição à frente do Glickenhaus 007 Pipo.

WRT vence na classe LMP2

(Foto: WRT vence na classe LMP2)

A equipe WRT venceu a classe LMP2, superando a equipe United Autosports nos pits durante as paradas simultâneas de combustível.

Rui Andrade, Robert Kubica e Louis Deletraz, conduzindo o oreca #41 superou por 6,042 segundos o #23 de Josh Pierson, Tom Blomqvist e Oliver Jarvis. Deletraz e Blomqvist travaram uma batalha no final da corrida que foi parar nos pits, com os dois carros parando para abastecer com menos de quinze minutos restantes.

Além disso, o WRT venceu seu principal rival fora dos boxes com uma parada alguns segundos mais rápida, após a qual Deletraz manteve a diferença para o time anglo-americano para vencer. A Inter Europol Competition completou o pódio graças a uma corrida tardia de Albert Costa a bordo do #43, que ultrapassou Robin Frijns, Filipe Albuquerque e Andrea Caldarelli na hora final.

Costa dividiu o carro #34 com Fabio Scherer e Jakub Smiechowski. Caldarelli, Filip Ugran e Bent Viscaal terminaram em quarto, com o segundo United de Filipe Albuquerque, Frederick Lubin e Phil Hanson completando os cinco primeiros.

Ferrari vence entre os GTs

Richard Mille vence na classe GTE-Am. (Foto: Divulgação)

Alessio Rovera, Lilou Wadoux e Luis Perez Companc venceram na classe GTE-Am com #83 a Ferrari da AF Corse. O trio terminou 18,6 segundos à frente do Corvette #33 dos líderes do campeonato, Nico Varrone, Nicky Catsburg e Ben Keating.

Catsburg travou uma intensa batalha pelo segundo lugar no pódio nos minutos finais com o Aston Martin #25 da TF Sport de Charlie Eastwood. Ele diminuiu a liderança do holandês nos estágios finais e tentou repetidamente passar o Corvette, mas não conseguiu. Por fim, Eastwood, dividindo o carro com Ahmad Al Harthy e Michael Dinan, completou o pódio na classe.

Entenda o significado de cada cor da pintura do Porsche 963 para as 24 Horas de Le Mans

A Porsche divulgou nesta sexta-feira, 28, o esquema de cores dos dois 963 que disputarão a edição 2023 das 24 Horas de Le Mans. Para essa edição, a fabricante terá pinturas que remetem a modelos históricos.

Inicialmente, as cores estarão em três 963. Assim, quinze faixas em sete cores diferentes, que fluem da frente e se estendem na parte traseira do LMP, representam o elemento central do design. Assim, para diferenciar entre os três carros de corrida, as aletas em cada capô do motor têm cores diferentes: preto para o #5, branco para #6 e vermelho para o terceiro #75 piloto de Le Mans.

“Este ano, estamos comemorando os 75 anos dos carros esportivos da marca. O automobilismo, e as corridas de resistência em particular, é um elemento central do nosso DNA Porsche. Portanto, o 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans também tem um significado especial para a marca Porsche”, diz Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo de Vendas e Marketing. “O esquema de cores dos três carros de corrida conecta os dois aniversários. Cada cor do 963 tem sua própria história em Le Mans. E estamos muito orgulhosos de cada um deles”.

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“Em Le Mans, nossos três Porsche 963 serão realmente atraentes no 75º aniversário de nossa marca e no 100º aniversário das 24 horas de corrida. Não tenho dúvidas de que este design conquistará imediatamente os corações dos fãs”, diz um encantado Thomas Laudenbach. “Adotamos os designs de veículos da rica e ilustre história da marca em Le Mans”, acrescenta o vice-presidente da Porsche Motorsport. “O 917 como um “porco” rosa e o “carro hippie” de 1970 – essas pinturas fizeram história nas corridas e ainda são populares hoje. Com o nosso design especial nos três Porsche 963, continuamos esta grande tradição em Le Mans.”

As cores da Porsche

No exterior, os designers usaram a cor laranja. Esta é uma homenagem ao lendário design da Gulf do 917 da década de 1970. A faixa rosa remete o “porco” – o célebre 917 de 1971. Essa pintura foi revisitada em 2018 no Porsche 911 RSR, que venceu a classe GTE-Pro em Le Mans.

Além disso, o destaque é o verde e azul claro do 917 de 1970, carinhosamente conhecido como o “Hippie”, bem como o icônico design Martini que foi pintado no 936, entre outros, em sua vitória definitiva em Le Mans em 1977.

Contudo, o azul escuro é uma homenagem à pintura dos Rothmans no 956 de 1982 e 1983, próximo a ele, um vermelho vívido comemorando o Salzburg-917 – o primeiro vencedor geral de Stuttgart do ano de 1970. Uma faixa amarela no meio completa o desenho. Em combinação com o vermelho,

“O Porsche 963 tem uma distância entre eixos muito longa – então tivemos que brincar um pouco com as proporções”, explica Stephane Lenglin. O Designer Exterieur Style Porsche acrescenta: “As linhas de cores que se espalham para a traseira conferem uma bela dinâmica e proporções harmoniosas. Trabalhar neste projeto foi muito divertido. Brincamos com muitas combinações de cores diferentes e, finalmente, estabelecemos sete esquemas de cores que permitem uma visão imediatamente reconhecível da longa e ilustre história da marca e das pinturas especiais de Le Mans. Tenho certeza que os carros serão bem recebidos pelos torcedores.”

Por fim, o #5 terá os pilotos Dane Cameron (EUA), Frédéric Makowiecki (França) e Michael Christensen (Dinamarca). Compartilhando funções de condução #6 será André Lotterer da Alemanha, Kévin Estre da França e Laurens Vanthoor da Bélgica.

Felipe Nasr (Brasil), Nick Tandy (Reino Unido) e Mathieu Jaminet (França) dividem o #75.

Os carros históricos que estão retratados no 963

Gulf Porsche 917 KH. (Foto: Porsche)

 

“Pink Pig” Porsche 917/20

 

“Hippie” Porsche 917 LH

 

Martini Porsche 936/77

 

Le Mans 1983: Rothmans Porsche 956

 

Salzburg Porsche 917 KH

 

DHL Porsche RS Spyder

 

 

 

 

 

 

Circuito de Spa-Francorchamps no calendário do WEC até 2028

A Le Mans Endurance Management e o circuito de Spa-Francorchamps mantiveram a parceria até as temporadas 2028 do Mundial de Endurance e European e Le Mans Series. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira. 

As 6 Horas de Spa-Francorchamps está no calendário do WEC desde 2012. Além disso, está no ELMS desde 2016. 

“A estabilidade em nossos campeonatos é extremamente importante e continuar nosso relacionamento com Spa-Francorchamps é uma grande honra”, disse o CEO da LMEM, Frederic Lequien.

“O circuito tem sido uma presença regular nos calendários do WEC e ELMS por muitos anos e oferece às equipes e fãs excelentes corridas e instalações de classe mundial.

“Não há como negar que é um dos locais favoritos dos pilotos, e a pista é verdadeiramente única, sempre proporcionando ação emocionante.

“Testemunhamos algumas corridas incríveis no WEC e ELMS ao longo dos anos e, graças à equipe do Circuito de Spa Francorchamps, agora podemos esperar muitas outras a seguir.”

Além disso, a confirmação da extensão do acordo de Spa, amplia a lista de pistas para a temporada 2024 do WEC. Assim já confirmadas, as 6 Horas do Qatar, as 24 Horas de Le Mans e o final da temporada no Bahrein.

Ferrari lidera o segundo treino livre em Spa-Francorchamps pelo WEC

Antonio Giovinazzi, liderou uma segunda sessão de treinos livres para a etapa de Spa-Francorchamps do Mundial de Endurance, nesta quinta-feira, 27, na Bélgica. Pilotando  a Ferrari #51, Giovinazzi marcou 2:01.871. Ele superou o companheiro de equipe Miguel Molina na máquina por 1,278 segundos.

Inicialmente, a sessão de 90 minutos foi interrompida por duas bandeiras vermelhas, incluindo uma no final da sessão por um incidente envolvendo duas Ferraris da classe.

A primeira bandeira vermelha ocorreu após 15 minutos, quando Dane Cameron parou o Porsche 963 #5 na Eau Rouge após uma quebra no eixo de transmissão. Mais tarde, Renger van der Zande parou o Cadillac #3 da Chip Ganassi Racing na curva Fagnes. O carro teria sofrido um incêndio, no entanto, a equipe apenas afirmou que um “erro auto induzido” havia sido cometido sem detalhar a causa.

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Depois de uma longa bandeira vermelha, a ação na pista retornou por apenas oito minutos até que o outro Porsche da Penske, dirigido por Andre Lotterer, parou devido a um problema com o sistema híbrido LMDh. Isso desencadeou um curto período amarelo de curso completo.

Ferrari com problemas na classe GTE

Porém, em resposta aos atrasos, o controle da corrida estendeu a sessão em 10 minutos, mas acabou chegando ao fim nove minutos antes de seu novo tempo de chegada, quando os pilotos Thomas Flohr e Diego Alessi bateram. Assim, tanto o #54 quanto o #21 da AF Corse tiveram danos.

Earl Bamber,  foi terceiro com o Cadillac #2. O melhor do Toyota seguiu em quarto lugar, depois que Ryo Hirakawa marcou 2:04.380 no carro #8 do fabricante japonês. Jean-Eric Vergne completou os cinco primeiros no Peugeot 9X8 #93, batendo o pole position da Glickenhaus Racing em Spa no ano passado, Olivier Pla, por três décimos de segundo.

Na classe LMP2, Robin Frijns estabeleceu o ritmo para o Team WRT com um esforço marcando 2:06.108 com o #31. Filipe Albuquerque ficou em segundo lugar para a United Autosports, dividindo os dois carros WRT enquanto Louis Deletraz ficou em terceiro para a equipe belga.

O #54 da AF Corse liderou na classe GTE-Am. Davide Rigon marcou 2:15.736s para liderar a segunda dobradinha da Ferrari, enquanto Daniel Serra colocou a Kessel Racing em segundo. Por fim, Riccardo Pera foi o terceiro para a equipe Porsche GR Racing.

 

Ferrari lidera o segundo treino livre em Spa-Francorchamps pelo WEC

Antonio Giovinazzi, liderou uma segunda sessão de treinos livres para a etapa de Spa-Francorchamps do Mundial de Endurance, nesta quinta-feira, 27, na Bélgica. Pilotando  a Ferrari #51, Giovinazzi marcou 2:01.871. Ele superou o companheiro de equipe Miguel Molina na máquina por 1,278 segundos.

Inicialmente, a sessão de 90 minutos foi interrompida por duas bandeiras vermelhas, incluindo uma no final da sessão por um incidente envolvendo duas Ferraris da classe.

A primeira bandeira vermelha ocorreu após 15 minutos, quando Dane Cameron parou o Porsche 963 #5 na Eau Rouge após uma quebra no eixo de transmissão. Mais tarde, Renger van der Zande parou o Cadillac #3 da Chip Ganassi Racing na curva Fagnes. O carro teria sofrido um incêndio, no entanto, a equipe apenas afirmou que um “erro auto induzido” havia sido cometido sem detalhar a causa.

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Depois de uma longa bandeira vermelha, a ação na pista retornou por apenas oito minutos até que o outro Porsche da Penske, dirigido por Andre Lotterer, parou devido a um problema com o sistema híbrido LMDh. Isso desencadeou um curto período amarelo de curso completo.

Ferrari com problemas na classe GTE

Porém, em resposta aos atrasos, o controle da corrida estendeu a sessão em 10 minutos, mas acabou chegando ao fim nove minutos antes de seu novo tempo de chegada, quando os pilotos Thomas Flohr e Diego Alessi bateram. Assim, tanto o #54 quanto o #21 da AF Corse tiveram danos.

Earl Bamber,  foi terceiro com o Cadillac #2. O melhor do Toyota seguiu em quarto lugar, depois que Ryo Hirakawa marcou 2:04.380 no carro #8 do fabricante japonês. Jean-Eric Vergne completou os cinco primeiros no Peugeot 9X8 #93, batendo o pole position da Glickenhaus Racing em Spa no ano passado, Olivier Pla, por três décimos de segundo.

Na classe LMP2, Robin Frijns estabeleceu o ritmo para o Team WRT com um esforço marcando 2:06.108 com o #31. Filipe Albuquerque ficou em segundo lugar para a United Autosports, dividindo os dois carros WRT enquanto Louis Deletraz ficou em terceiro para a equipe belga.

O #54 da AF Corse liderou na classe GTE-Am. Davide Rigon marcou 2:15.736s para liderar a segunda dobradinha da Ferrari, enquanto Daniel Serra colocou a Kessel Racing em segundo. Por fim, Riccardo Pera foi o terceiro para a equipe Porsche GR Racing.

 

Porsche entrega 963 para equipes de clientes

No próximo final de semana, no circuito de Spa-Francorchamps, ocorrerá a terceira etapa do Mundial de Endurance. A prova é tradicionalmente preparação para as 24 Horas de Le Mans, que acontecerá nos dias 10 e 11 de junho.

Nesse sentido, a Porsche Penske Motorsport realizou vários dias de testes na pista de 7.004 quilômetros no final de março. Consequentemente, a equipa de fábrica sente-se bem posicionada para enfrentar a corrida de seis horas com o modelo 963. Além disso, o terceiro lugar na segunda jornada da temporada em Portimão dá motivação extra à equipe.

“A nossa vitória na corrida da IMSA em Long Beach e o pódio na corrida FIA WEC em Portimão deram um impulso extra a toda a equipa. Nosso objetivo é aproveitar ao máximo isso em Spa-Francorchamps e continuar nossa forte forma”, explica Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. 

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“A corrida na Bélgica serve como ensaio final para o grande destaque em Le Mans. Isso torna ainda mais importante melhorar ainda mais o desempenho do carro e os processos dentro da equipe. Também estou ansioso para ver um Porsche 963 nas mãos de um cliente em Spa-Francorchamps pela primeira vez. Tenho certeza de que a curva de aprendizado do Hertz Team JOTA será íngreme e não demorará muito para atingir o nível superior.”

“O terceiro lugar em Portimão foi uma recompensa maravilhosa para a equipa e sublinhou que o trabalho árduo compensa. Agora queremos dar o próximo passo em Spa-Francorchamps”, diz Urs Kuratle, expondo suas expectativas. O diretor do programa LMDh acrescenta: “Prevemos uma competição emocionante nas Ardenas. O desempenho do veículo em Spa não é o único fator decisivo – igualmente críticos são as mudanças nas condições climáticas, o desempenho de direção, a estratégia e o trabalho em equipe. É fantástico que a frota LMDh “Made in Flacht” inclua três carros. Estou muito curioso sobre a estreia de nossa equipe de clientes JOTA”, explicou.

A primeira equipe com o Porsche 963

Nesse ínterim, em meados de abril, a Porsche entregou o primeiro  963 para o Hertz Team JOTA. A equipe britânica de co-propriedade de David Clark e Sam Hignett é o atual campeão mundial de resistência da FIA na categoria LMP2. Assim, nos últimos nove anos, a equipe terminou no pódio nas 24 Horas de Le Mans dez vezes.

Nesta temporada, estarão na classe Hypercar e apresenta um protótipo híbrido de mais de 500 kW (680 cv) pela primeira vez em Spa-Francorchamps. Como suporte, a Porsche Motorsport fornece à sua equipe de clientes LMDh consultores em todas as corridas do WEC.

Além disso, os pilotos serão Félix da Costa, de Portugal, Will Stevens, do Reino Unido, e Yifei Ye. O piloto chinês é o piloto selecionado da Porsche Motorsport Asia Pacific.

“Nossa primeira corrida como participante da classe Hypercar é um momento realmente especial para todos os que estão conectados com JOTA, Hertz, Singer e Brady”, afirma Sam Hignett, co-proprietário do JOTA. “Juntamente com a Porsche, trabalhamos arduamente para deixar o carro pronto para sua estreia e com uma ótima aparência. Com nossa pintura única e forte formação de pilotos, mal podemos esperar para começar.”

 

Racing Team Turkey vence na abertura do ELMS em Barcelona

Os pilotos Salih Yoluc, Charlie Eastwood e Louis Deletraz, da Racing Team Turkey, venceram neste domingo, 23, a abertura da temporada 2023 do European Le Mans Series, no circuito da Catalunha, Espanha. 

Inscritos na classe LMP2- Pro-Am, a equipe viu Deletraz voltar à liderança após uma bandeira preta e laranja na hora final. Nesse sentido, uma ultrapassagem de Deletraz a bordo do Oreca #34 faltando 15 minutos sobre Neel Jani, da Duqueine Team, foi crucial para a vitória da corrida.

Resultado final

O movimento do piloto suíço para dentro de seu compatriota na Curva 7 veio no final de uma reviravolta, lutando após um pitstop tardio não planejado. Assim, o carro inscrito pela TF Sport parecia estar no comando da primeira rodada da temporada até que o controle de corrida ordenou que a equipe substituísse a traseira do carro faltando meia hora para o final da corrida devido a danos.

Nesse sentido, concluída a ultrapassagem, Deletraz manteve-se à frente de Jani e fechou a corrida 2,3 segundos à frente do #30, que Jani dividia com Nico Pino e Rene Binder. 

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François Perrodo, Ben Barnicoat e Matthieu Vaxiviere terminaram em terceiro, garantindo que dois dos três carros no pódio geral fossem inscritos na classe Pro-Am. A base para a vitória do Racing Team Turkey foi lançada por um desempenho convincente de Yoluc, que consistentemente correu na liderança da classe Pro-Am e manteve limitada a diferença para as entradas Pro à frente.

Isso permitiu que o co-piloto Eastwood superasse Tijmen van der Helm, da Panis Racing, e Reshad de Gerus, da Cool Racing, passando para o terceiro lugar geral. Quando o líder da corrida, James Allen, cujo o #25 da Algarve Pro Racing liderou a corrida desde as primeiras trocas.

Eastwood ultrapassou Pino de Duqueine para a liderança da corrida  30 minutos depois, com Deletraz mantendo a diferença para Jani até sua parada forçada. O Oreca nº 37 da Cool Racing, dirigido por Alexandre Coigny, Nicolas Lapierre e Malthe Jakobsen terminou em quarto lugar geral.

Jakobsen ultrapassou no final da corrida no carro #65 da Panis Racing de Job van Uitert para assumir a posição, com o holandês voltando para casa em quinto lugar. Nesse sentido, o IDEC Sport terminou em sexto, à frente do carro #47 da Cool Racing, que sofreu uma penalidade no final da corrida para José Maria Lopez desencadeada por contato com um corredor da classe GTE. 

Por fim, os dez primeiros foram completados pelo carro #22 da Algarve Pro Racing, Nielsen Racing e United Autosports.

Cool Racing, Proton Competition fazem companhia a Racing Team Turkey 

Cool Racing vence na classe LMP3. (Foto: Cool Racing)

A Cool Racing conquistou a vitória na classe LMP3 depois que o Racing Spirit of Leman recebeu uma penalidade após a corrida. O #31 pilotado por Antoine Doquin, Jacques Wolff e Michal Fabien cruzou a linha de chegada um pouco à frente do #17 da Cool Racing. De Marcos Siebert, Adrien Chila e Alejandro Garcia, mas o último time foi declarado o vencedor pós-corrida.

Além disso, a penalidade foi o resultado do pitting de Doquin sob Full Course Yellow, que é proibido pelos regulamentos esportivos recém-introduzidos nesta temporada. Contudo, o francês inicialmente cumpriu uma penalidade de drive through e ficou atrás de Wyatt Brichacek, da Inter Europol Competition, mas o Doquin pegou e ultrapassou o piloto americano a 30 minutos do fim.

No entanto, Doquin, parou durante um FCY. A parada não foi contada como uma das duas paradas cronometradas. 

O carro #31 recebeu uma penalidade de 105 segundos como punição. Brichacek, Kai Askey e Miguel Cristóvão foram para o segundo lugar, enquanto a tripulação do Racing Spirit of Leman foi para o terceiro.

Porsche vence na classe GTE

Proton Competition vence na classe GTE. (Foto: Divulgação)

Na classe GTE, Ryan Hardwick, Zach Robichon e Alessio Picariello venceram com o Porsche #16 da Proton Compeition. O 911 #16 começou a corrida em terceiro. Mas, Hardwick saltou para a liderança da classe ao sobreviver a uma primeira volta caótica que viu a irmã nº 77. Bem como as entradas do Aston Martin da TF Sport. e GMB Motorsport eliminados.

A partir daí, o trio controlou amplamente a corrida. Com a Ferrari #50 da Formula Racing de Johnny Laursen, Conrad Laursen e Mikkel Mac assumindo brevemente a liderança antes de terminar em segundo.

A Ferrari #66 da JMW Motorsport de Martin Berry, Jon Lancaster e Lorcan Hanafin completou o pódio da classe. Depois de começar a corrida da pole position.

Team Virage vence na abertura do Michelin Le Mans Cup em Barcelona

O Team Virage venceu a rodada de abertura do Michelin Le Mans Cup neste sábado, 22, no circuito de Barcelona, na Espanha. A prova teve cinco períodos de safety. Inicialmente, a corrida começou com o #39 da Graff Racing, do pole position James Sweetnam sendo desafiado pela liderança na primeira curva pelo #7 da Nielsen Racing  do campeão de 2021 Tony Wells.

Assim, Wells assumiu brevemente a liderança, mas Sweetnam recuperou a liderança pouco tempo depois. Atrás deles, um LMP3 rodou na curva 1 e forçando outros a sair da pista para evitar possíveis contatos. Quatro carros LMP3 foram danificados e tiveram que ser reparados no primeiro período do Safety Car, enquanto outros foram para os boxes para reparos.

Resultado final

Após 16 minutos, a corrida voltou, mas apenas por três minutos, depois que algo quebrou no #7 da Nielsen Racing durante a frenagem, lançando Tony Wells ao cascalho. Isso trouxe o Safety Car pela segunda vez, desta vez por mais 10 minutos.

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No retorno, o Ligier #39 da Graff Racing sofria pressão do #16 Team Virage de Julien Gerbi. O piloto perdeu algumas posições na largada depois de partir da primeira linha. Ele ficou lado a lado com James Sweetnam nas curvas T10/T11, assumindo a liderança da prova.

Briga na classe GT3 do Michelin Le Mans Cup 

Porém, o líder da classe  GT3 foi o #86 HCR com Porsche de Tim Creswick, o piloto britânico resistiu ao desafio do #64 Team Parker Racing de Alex Martin. Além disso, o #10 da  Racing Spirit de Leman Vantage caiu da pole para 6º lugar no começou quando Arnold Robin evitou os problemas na primeira curva. O piloto francês estava recuperando posições, voltando para o terceiro lugar na volta 16.

O terceiro período do Safety Car aconteceu quando o #14 da Inter Europol Competition Ligier nº 14 saiu da pista. Isso foi resolvido rapidamente apenas para outro Safety Car ser acionado quatro minutos depois, quando o Cool Racing  #97 rodou na curva 10.

Equipes com dificuldades

Além disso, esse período mais longo permitiu que muitas das equipes realizassem seus pit stops. A bandeira verde foi hasteada a 50 minutos do final da prova, com Team Virage Ligier, agora com Gillian Henrion ao volante, na liderança do #87 da Cool Racing de Cedric Oltramare e do #68 M Racing Ligier de Guilherme Oliveira.

Entre os GT3, o Aston Martin #10, de Valentin Hasse-Clot, liderava na frente #18 do Team Parker Racing  de Scott Malvern e do #51 AF Corse de Kei Cozzolino. Porém, o quinto e último Safety Car foi acionado faltando 43 minutos para o fim, depois que o CD Sport de Franck Chappard perdeu para o carro da Leipart Motorsport após uma rodada na curva T1. Chappard recebeu uma penalidade de drive through por causar a colisão. Contudo, após 10 minutos a corrida ficou verde, que durou até a bandeira quadriculada.

A luta pela liderança da prova foi entre Henrion no #16 e o #68 M Racing de Oliveira, depois de o piloto português ter ultrapassado Oltramare no #87 da Cool Racing pelo segundo lugar. Apenas 1,4 segundos dividiram os dois primeiros carros LMP3 enquanto eles negociavam com  o tráfego.

O Honda NSX #88 da GMB Motorsport de Jan Magnussen estava escalando o pelotão para terminar na quinta posição. O Honda #55 de Simon Birch, terminou em sexto. 

Além disso, a liderança do GT3 ainda era mantida pelo Aston Martin #10. Com o Porsche #18 mantendo o ritmo, apenas 5 segundos atrás e um pouco à frente do AF Corse #51. Por fim, na bandeira quadriculada, a vitória foi para o Team Virage, com Gillian Henrion conquistando a vitória em sua estreia no MLMC. A próxima rodada será o Road To Le Mans nos dias 8 e 09 de junho.

Jack Aitken reforça a Cadillac no Mundial de Endurance

O piloto Jack Aitken, competirá pela equipe Cadillac, na etapa de Spa do Mundial de Endurance. O anúncio aconteceu na sexta-feira, 21.

O piloto britânico-sul-coreano, venceu as 12 Horas de Sebring com a equipe Action Express, em março. Assim, ele se juntará a Sebastien Bourdais e Renger van der Zande no terceiro lugar Cadillac V-Series.R.

Nesse sentido,  a equipe #3, que compete na classe GTP da  IMSA em tempo integral, junta-se a classe Hypercar do WEC, na Bélgica, O protótipo que não pontua no Mundial, testará em Spa antes das 24 Horas de Le Mans, ao lado do Cadillac #2. 

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“A Chip Ganassi Racing está entusiasmada por ter Jack se juntando a Sebastien e Renger para dividir as funções de piloto no Cadillac V-Series.R nº 3 na corrida Spa WEC na próxima semana”, disse Mike O’Gara, diretor de operações da Chip Ganassi Racing que administra a equipe da Cadillac Racing.

“Este é apenas mais um exemplo do conceito ‘One Team’ que caracteriza a Cadillac Racing. Valorizamos o feedback de Jack no carro e esperamos que isso fortaleça a preparação para o ataque da Cadillac Racing às 24 Horas de Le Mans em junho.”

Jack Aitken e seu histórico no endurance

Além desta passagem por Spa, Aitken está confirmado para Le Mans, onde correrá ao lado de Pipo Derani e Alexander Sims no carro da Action Express.

Em Le Mans, a Cadillac terá três carros da classe Hypercar. Com a Action Express viajando para La Sarthe para se juntar aos dois carros da Cadillac Racing. A AXR havia solicitado a entrada na etapa do WEC em Spa. Porém, o seu pedido foi negado pelos organizadores do campeonato devido à falta de vagas de garagem disponíveis no circuito. 

“Dirigir em um circuito tão incrível com o Cadillac V.Series R será uma adição inestimável à nossa preparação para Le Mans”, acrescentou Aiken. “Será um prazer integrar a Chip Ganassi e trabalhar juntos para levar adiante o programa Cadillac, pois temos muito respeito entre nós. A parceria com Seb e Renger será ótima para mim pessoalmente, pois estarei aprendendo com dois grandes caras”, disse Aitken.

Porsche 911 GT2 RS Clubsport recebe atualização

A Porsche Motorsport criou um kit “evo” para o modelo 911 GT2 RS Clubsport que disputa os campeonatos GT2. A atualização inclui principalmente aerodinâmica amplamente otimizada, rodas redesenhadas de 18 polegadas e amortecedores modificados, bem como recursos de segurança aprimorados. 

Inicialmente, a potência permanece inalterada, com 515 kW (700 cv). Ele ainda se baseia no 911 GT2 RS,, movido por um motor de seis cilindros e 3,8 litros com turbocompressor duplo.

“Com a introdução do Porsche 911 GT2 RS Clubsport em 2019, a Porsche foi uma das pioneiras no renascimento da classe GT2 no automobilismo”, explica Michael Dreiser, diretor de vendas da Porsche Motorsport. “Ainda vemos um desenvolvimento positivo nesta categoria e queremos dar aos nossos clientes os meios para continuar competindo com o evo-kit 911 GT2 RS Clubsport”.

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Nesse sentido, o evo-kit eleva a competitividade do 911 GT2 RS Clubsport ao padrão atual, especialmente em longas distâncias. O carro estará disputando o European Fanatec GT2 em Monza, Itália. O campeonato da SRO inclui seis fins de semana de corrida cada, com duas corridas de aproximadamente 50 minutos.

Mais detalhes do Porsche 911 GT2 RS Clubsport

Nesse sentido, a aerodinâmica amplamente revisada é o componente chave da versão de evolução. A seção dianteira apresenta um novas entradas de ar modificadas para resfriamento dos freios e do difusor, bem como um radiador montado centralmente na frente.

A tampa frontal foi adaptada para fornecer ventilação adequada. Um splitter dianteiro redesenhado gera mais downforce no eixo dianteiro. Em combinação com o novo flap Gurney mais alto na asa traseira, o equilíbrio aerodinâmico também melhorou. 

Os para-lamas dianteiros ampliados e traseiros criaram mais espaço para aros mais largos. Estes agora passaram de 10,5 para 12 polegadas no eixo dianteiro e de 12,5 para 13 polegadas na parte traseira. Graças também à nova configuração do amortecedor, o desgaste dos pneus durante a corrida foi reduzido, o que, por sua vez, facilita tempos de volta consistentemente rápidos. 

As soleiras laterais recém-projetadas também criam um fluxo visualmente harmonioso entre as rodas. Saídas de ar significativamente maiores na traseira oferecem uma ventilação mais eficiente dos freios traseiros e do compartimento do motor. Assim, reduzirá a carga térmica nos componentes, especialmente em eventos realizados em altas temperaturas de verão.

Um pacote SRO inclui um sistema de combustível de abastecimento rápido e acolchoamento de impacto lateral reforçado. As novas luzes de chuva atendem aos requisitos do órgão regulador do automobilismo, a FIA.

Por fim, a Porsche Motorsport oferece o evo-kit para o 911 GT2 RS Clubsport ao preço de 85.000 euros (R$ 476.279,53) mais IVA específico do país.