bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Team Virage vence na abertura do Michelin Le Mans Cup em Barcelona

O Team Virage venceu a rodada de abertura do Michelin Le Mans Cup neste sábado, 22, no circuito de Barcelona, na Espanha. A prova teve cinco períodos de safety. Inicialmente, a corrida começou com o #39 da Graff Racing, do pole position James Sweetnam sendo desafiado pela liderança na primeira curva pelo #7 da Nielsen Racing  do campeão de 2021 Tony Wells.

Assim, Wells assumiu brevemente a liderança, mas Sweetnam recuperou a liderança pouco tempo depois. Atrás deles, um LMP3 rodou na curva 1 e forçando outros a sair da pista para evitar possíveis contatos. Quatro carros LMP3 foram danificados e tiveram que ser reparados no primeiro período do Safety Car, enquanto outros foram para os boxes para reparos.

Resultado final

Após 16 minutos, a corrida voltou, mas apenas por três minutos, depois que algo quebrou no #7 da Nielsen Racing durante a frenagem, lançando Tony Wells ao cascalho. Isso trouxe o Safety Car pela segunda vez, desta vez por mais 10 minutos.

Leia também:

No retorno, o Ligier #39 da Graff Racing sofria pressão do #16 Team Virage de Julien Gerbi. O piloto perdeu algumas posições na largada depois de partir da primeira linha. Ele ficou lado a lado com James Sweetnam nas curvas T10/T11, assumindo a liderança da prova.

Briga na classe GT3 do Michelin Le Mans Cup 

Porém, o líder da classe  GT3 foi o #86 HCR com Porsche de Tim Creswick, o piloto britânico resistiu ao desafio do #64 Team Parker Racing de Alex Martin. Além disso, o #10 da  Racing Spirit de Leman Vantage caiu da pole para 6º lugar no começou quando Arnold Robin evitou os problemas na primeira curva. O piloto francês estava recuperando posições, voltando para o terceiro lugar na volta 16.

O terceiro período do Safety Car aconteceu quando o #14 da Inter Europol Competition Ligier nº 14 saiu da pista. Isso foi resolvido rapidamente apenas para outro Safety Car ser acionado quatro minutos depois, quando o Cool Racing  #97 rodou na curva 10.

Equipes com dificuldades

Além disso, esse período mais longo permitiu que muitas das equipes realizassem seus pit stops. A bandeira verde foi hasteada a 50 minutos do final da prova, com Team Virage Ligier, agora com Gillian Henrion ao volante, na liderança do #87 da Cool Racing de Cedric Oltramare e do #68 M Racing Ligier de Guilherme Oliveira.

Entre os GT3, o Aston Martin #10, de Valentin Hasse-Clot, liderava na frente #18 do Team Parker Racing  de Scott Malvern e do #51 AF Corse de Kei Cozzolino. Porém, o quinto e último Safety Car foi acionado faltando 43 minutos para o fim, depois que o CD Sport de Franck Chappard perdeu para o carro da Leipart Motorsport após uma rodada na curva T1. Chappard recebeu uma penalidade de drive through por causar a colisão. Contudo, após 10 minutos a corrida ficou verde, que durou até a bandeira quadriculada.

A luta pela liderança da prova foi entre Henrion no #16 e o #68 M Racing de Oliveira, depois de o piloto português ter ultrapassado Oltramare no #87 da Cool Racing pelo segundo lugar. Apenas 1,4 segundos dividiram os dois primeiros carros LMP3 enquanto eles negociavam com  o tráfego.

O Honda NSX #88 da GMB Motorsport de Jan Magnussen estava escalando o pelotão para terminar na quinta posição. O Honda #55 de Simon Birch, terminou em sexto. 

Além disso, a liderança do GT3 ainda era mantida pelo Aston Martin #10. Com o Porsche #18 mantendo o ritmo, apenas 5 segundos atrás e um pouco à frente do AF Corse #51. Por fim, na bandeira quadriculada, a vitória foi para o Team Virage, com Gillian Henrion conquistando a vitória em sua estreia no MLMC. A próxima rodada será o Road To Le Mans nos dias 8 e 09 de junho.