bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Racing Team Turkey vence na abertura do ELMS em Barcelona

Os pilotos Salih Yoluc, Charlie Eastwood e Louis Deletraz, da Racing Team Turkey, venceram neste domingo, 23, a abertura da temporada 2023 do European Le Mans Series, no circuito da Catalunha, Espanha. 

Inscritos na classe LMP2- Pro-Am, a equipe viu Deletraz voltar à liderança após uma bandeira preta e laranja na hora final. Nesse sentido, uma ultrapassagem de Deletraz a bordo do Oreca #34 faltando 15 minutos sobre Neel Jani, da Duqueine Team, foi crucial para a vitória da corrida.

Resultado final

O movimento do piloto suíço para dentro de seu compatriota na Curva 7 veio no final de uma reviravolta, lutando após um pitstop tardio não planejado. Assim, o carro inscrito pela TF Sport parecia estar no comando da primeira rodada da temporada até que o controle de corrida ordenou que a equipe substituísse a traseira do carro faltando meia hora para o final da corrida devido a danos.

Nesse sentido, concluída a ultrapassagem, Deletraz manteve-se à frente de Jani e fechou a corrida 2,3 segundos à frente do #30, que Jani dividia com Nico Pino e Rene Binder. 

Leia também:

François Perrodo, Ben Barnicoat e Matthieu Vaxiviere terminaram em terceiro, garantindo que dois dos três carros no pódio geral fossem inscritos na classe Pro-Am. A base para a vitória do Racing Team Turkey foi lançada por um desempenho convincente de Yoluc, que consistentemente correu na liderança da classe Pro-Am e manteve limitada a diferença para as entradas Pro à frente.

Isso permitiu que o co-piloto Eastwood superasse Tijmen van der Helm, da Panis Racing, e Reshad de Gerus, da Cool Racing, passando para o terceiro lugar geral. Quando o líder da corrida, James Allen, cujo o #25 da Algarve Pro Racing liderou a corrida desde as primeiras trocas.

Eastwood ultrapassou Pino de Duqueine para a liderança da corrida  30 minutos depois, com Deletraz mantendo a diferença para Jani até sua parada forçada. O Oreca nº 37 da Cool Racing, dirigido por Alexandre Coigny, Nicolas Lapierre e Malthe Jakobsen terminou em quarto lugar geral.

Jakobsen ultrapassou no final da corrida no carro #65 da Panis Racing de Job van Uitert para assumir a posição, com o holandês voltando para casa em quinto lugar. Nesse sentido, o IDEC Sport terminou em sexto, à frente do carro #47 da Cool Racing, que sofreu uma penalidade no final da corrida para José Maria Lopez desencadeada por contato com um corredor da classe GTE. 

Por fim, os dez primeiros foram completados pelo carro #22 da Algarve Pro Racing, Nielsen Racing e United Autosports.

Cool Racing, Proton Competition fazem companhia a Racing Team Turkey 

Cool Racing vence na classe LMP3. (Foto: Cool Racing)

A Cool Racing conquistou a vitória na classe LMP3 depois que o Racing Spirit of Leman recebeu uma penalidade após a corrida. O #31 pilotado por Antoine Doquin, Jacques Wolff e Michal Fabien cruzou a linha de chegada um pouco à frente do #17 da Cool Racing. De Marcos Siebert, Adrien Chila e Alejandro Garcia, mas o último time foi declarado o vencedor pós-corrida.

Além disso, a penalidade foi o resultado do pitting de Doquin sob Full Course Yellow, que é proibido pelos regulamentos esportivos recém-introduzidos nesta temporada. Contudo, o francês inicialmente cumpriu uma penalidade de drive through e ficou atrás de Wyatt Brichacek, da Inter Europol Competition, mas o Doquin pegou e ultrapassou o piloto americano a 30 minutos do fim.

No entanto, Doquin, parou durante um FCY. A parada não foi contada como uma das duas paradas cronometradas. 

O carro #31 recebeu uma penalidade de 105 segundos como punição. Brichacek, Kai Askey e Miguel Cristóvão foram para o segundo lugar, enquanto a tripulação do Racing Spirit of Leman foi para o terceiro.

Porsche vence na classe GTE

Proton Competition vence na classe GTE. (Foto: Divulgação)

Na classe GTE, Ryan Hardwick, Zach Robichon e Alessio Picariello venceram com o Porsche #16 da Proton Compeition. O 911 #16 começou a corrida em terceiro. Mas, Hardwick saltou para a liderança da classe ao sobreviver a uma primeira volta caótica que viu a irmã nº 77. Bem como as entradas do Aston Martin da TF Sport. e GMB Motorsport eliminados.

A partir daí, o trio controlou amplamente a corrida. Com a Ferrari #50 da Formula Racing de Johnny Laursen, Conrad Laursen e Mikkel Mac assumindo brevemente a liderança antes de terminar em segundo.

A Ferrari #66 da JMW Motorsport de Martin Berry, Jon Lancaster e Lorcan Hanafin completou o pódio da classe. Depois de começar a corrida da pole position.