bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Toyota vence em Spa-Francorchamps pelo WEC

Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez venceram neste sábado, 29, a terceira etapa do Mundial de Endurance 2023, disputada no circuito de Spa-Francorchamps. Mesmo com uma punição de cinco segundos, Kobayashi ultrapassou Brendon Hartley, fechando a prova na primeira posição e a primeira fila para a Toyota.

Assim, o Toyota #7 terminou 16,6 segundos à frente do Toyota #8, que saiu do último lugar para terminar em segundo nas mãos de Hartley, Ryo Hirakawa e Sebastien Buemi. Kobayashi fez a ultrapassagem vencedora na hora final da competição, depois que Hartley fez sua parada final.

Resultado final

Hartley emergiu na pista logo à frente de Kobayashi enquanto dirigiam-se para a Eau Rouge. Além disso, Kobayashi rapidamente diminuiu a diferença e ultrapassou Hartley na curva Raidillon, mas saiu da pista,não devolvendo a posição.

Ele recebeu uma penalidade de cinco segundos pelo erro, o que permitiu à tripulação Toyota #7 manter a vitória na corrida. A Ferrari  #51, pilotada por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi completou o pódio graças a uma ultrapassagem  de Calado sobre Frederic Makowiecki, da Porsche.

Leia também:

As demais equipes em Spa-Francorchamps

Nesse sentido, Calado ultrapassou Makowiecki na curva Les Combes nos momentos finais da disputa de seis horas e terminou com pouco menos de três segundos de vantagem sobre o francês.

Makowiecki, Dane Cameron e Michael Christensen terminam em quarto lugar no #5 e o Cadillac #2 Cadillac de Richard Westbrook, Alex Lynn e Earl Bamber, em quinto. Além disso, a corrida em Spa foi marcada por condições difíceis e vários incidentes. Inicialmente, na volta de formação adicional atrás do safety car devido às condições de chuva, fizeram as equipes mudarem suas estratégias.

Perdas

A corrida perdeu um de seus favoritos, quando Renger van der Zande bateu forte na Eau Rouge a bordo do Cadillac #3, eliminando-o da corrida. Mais tarde, Antonio Fuoco bateu com a Ferrari #50 depois de sair dos boxes com pneus frios, enquanto Jacques Villeneuve colidiu com Francesco Castellacci da AF Corse na curva Stavelot para encerrar o dia da Floyd Vanwall Racing Team. Enquanto isso, o Porsche #6 retirou-se depois de parar na pista com Laurens Vanthoor ao volante na terceira hora.

A Porsche ainda viu dois de seus carros LMDh terminarem, no entanto, com a equipe de clientes Hertz Team JOTA conquistando o sexto lugar em sua estreia no Hypercar com um carro que a equipe recebeu na semana passada. O melhor dos Peugeot 9X8 terminou em 13º lugar geral, uma posição à frente do Glickenhaus 007 Pipo.

WRT vence na classe LMP2

(Foto: WRT vence na classe LMP2)

A equipe WRT venceu a classe LMP2, superando a equipe United Autosports nos pits durante as paradas simultâneas de combustível.

Rui Andrade, Robert Kubica e Louis Deletraz, conduzindo o oreca #41 superou por 6,042 segundos o #23 de Josh Pierson, Tom Blomqvist e Oliver Jarvis. Deletraz e Blomqvist travaram uma batalha no final da corrida que foi parar nos pits, com os dois carros parando para abastecer com menos de quinze minutos restantes.

Além disso, o WRT venceu seu principal rival fora dos boxes com uma parada alguns segundos mais rápida, após a qual Deletraz manteve a diferença para o time anglo-americano para vencer. A Inter Europol Competition completou o pódio graças a uma corrida tardia de Albert Costa a bordo do #43, que ultrapassou Robin Frijns, Filipe Albuquerque e Andrea Caldarelli na hora final.

Costa dividiu o carro #34 com Fabio Scherer e Jakub Smiechowski. Caldarelli, Filip Ugran e Bent Viscaal terminaram em quarto, com o segundo United de Filipe Albuquerque, Frederick Lubin e Phil Hanson completando os cinco primeiros.

Ferrari vence entre os GTs

Richard Mille vence na classe GTE-Am. (Foto: Divulgação)

Alessio Rovera, Lilou Wadoux e Luis Perez Companc venceram na classe GTE-Am com #83 a Ferrari da AF Corse. O trio terminou 18,6 segundos à frente do Corvette #33 dos líderes do campeonato, Nico Varrone, Nicky Catsburg e Ben Keating.

Catsburg travou uma intensa batalha pelo segundo lugar no pódio nos minutos finais com o Aston Martin #25 da TF Sport de Charlie Eastwood. Ele diminuiu a liderança do holandês nos estágios finais e tentou repetidamente passar o Corvette, mas não conseguiu. Por fim, Eastwood, dividindo o carro com Ahmad Al Harthy e Michael Dinan, completou o pódio na classe.