bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Circuito de Spa-Francorchamps no calendário do WEC até 2028

A Le Mans Endurance Management e o circuito de Spa-Francorchamps mantiveram a parceria até as temporadas 2028 do Mundial de Endurance e European e Le Mans Series. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira. 

As 6 Horas de Spa-Francorchamps está no calendário do WEC desde 2012. Além disso, está no ELMS desde 2016. 

“A estabilidade em nossos campeonatos é extremamente importante e continuar nosso relacionamento com Spa-Francorchamps é uma grande honra”, disse o CEO da LMEM, Frederic Lequien.

“O circuito tem sido uma presença regular nos calendários do WEC e ELMS por muitos anos e oferece às equipes e fãs excelentes corridas e instalações de classe mundial.

“Não há como negar que é um dos locais favoritos dos pilotos, e a pista é verdadeiramente única, sempre proporcionando ação emocionante.

“Testemunhamos algumas corridas incríveis no WEC e ELMS ao longo dos anos e, graças à equipe do Circuito de Spa Francorchamps, agora podemos esperar muitas outras a seguir.”

Além disso, a confirmação da extensão do acordo de Spa, amplia a lista de pistas para a temporada 2024 do WEC. Assim já confirmadas, as 6 Horas do Qatar, as 24 Horas de Le Mans e o final da temporada no Bahrein.

Ferrari lidera o segundo treino livre em Spa-Francorchamps pelo WEC

Antonio Giovinazzi, liderou uma segunda sessão de treinos livres para a etapa de Spa-Francorchamps do Mundial de Endurance, nesta quinta-feira, 27, na Bélgica. Pilotando  a Ferrari #51, Giovinazzi marcou 2:01.871. Ele superou o companheiro de equipe Miguel Molina na máquina por 1,278 segundos.

Inicialmente, a sessão de 90 minutos foi interrompida por duas bandeiras vermelhas, incluindo uma no final da sessão por um incidente envolvendo duas Ferraris da classe.

A primeira bandeira vermelha ocorreu após 15 minutos, quando Dane Cameron parou o Porsche 963 #5 na Eau Rouge após uma quebra no eixo de transmissão. Mais tarde, Renger van der Zande parou o Cadillac #3 da Chip Ganassi Racing na curva Fagnes. O carro teria sofrido um incêndio, no entanto, a equipe apenas afirmou que um “erro auto induzido” havia sido cometido sem detalhar a causa.

Leia também:

Depois de uma longa bandeira vermelha, a ação na pista retornou por apenas oito minutos até que o outro Porsche da Penske, dirigido por Andre Lotterer, parou devido a um problema com o sistema híbrido LMDh. Isso desencadeou um curto período amarelo de curso completo.

Ferrari com problemas na classe GTE

Porém, em resposta aos atrasos, o controle da corrida estendeu a sessão em 10 minutos, mas acabou chegando ao fim nove minutos antes de seu novo tempo de chegada, quando os pilotos Thomas Flohr e Diego Alessi bateram. Assim, tanto o #54 quanto o #21 da AF Corse tiveram danos.

Earl Bamber,  foi terceiro com o Cadillac #2. O melhor do Toyota seguiu em quarto lugar, depois que Ryo Hirakawa marcou 2:04.380 no carro #8 do fabricante japonês. Jean-Eric Vergne completou os cinco primeiros no Peugeot 9X8 #93, batendo o pole position da Glickenhaus Racing em Spa no ano passado, Olivier Pla, por três décimos de segundo.

Na classe LMP2, Robin Frijns estabeleceu o ritmo para o Team WRT com um esforço marcando 2:06.108 com o #31. Filipe Albuquerque ficou em segundo lugar para a United Autosports, dividindo os dois carros WRT enquanto Louis Deletraz ficou em terceiro para a equipe belga.

O #54 da AF Corse liderou na classe GTE-Am. Davide Rigon marcou 2:15.736s para liderar a segunda dobradinha da Ferrari, enquanto Daniel Serra colocou a Kessel Racing em segundo. Por fim, Riccardo Pera foi o terceiro para a equipe Porsche GR Racing.