ELMS troca Hungria por Monza

(Foto: ELMS)

A organização do European Le Mans Series divulgou nesta segunda-feira, 28, uma mudança no calendário de 2022, a terceira rodada da European Le Mans Series será realizada na Itália, no Autódromo Nazionale di Monza, no domingo, 3 de julho, substituindo o evento no circuito de Hungaroring, na Hungria, na mesma data.

A European Le Mans Series retornou a Monza em 2017 e o circuito realizou uma rodada do campeonato todos os anos desde então. A mudança também significa duas visitas à Itália, com as 4 Horas de Imola no dia 15 de maio. As duas corridas italianas serão realizadas antes e depois das 24 Horas de Le Mans de 2022, que acontecerão nos dias 11 e 12 de junho.

É com pesar que o ELMS não poderá visitar a Hungria em julho, mas devido a regulamentos e restrições locais, a administração do Hungaroring não conseguiu cumprir as condições do contrato”, disse Frederic Lequien, CEO da Le Mans Endurance Management. 

“Com sua rica história, Monza tem sido um dos favoritos da maioria das equipes do ELMS, e proporcionou ótimas disputas desde o retorno da série em 2017. Gostaria de agradecer à equipe de Monza por sua assistência e permitir ao ELMS realizasse a 3ª rodada da temporada de 2022 neste verão”, finalizou. 

Calendário ELMS 2022:

  • 12 de abril – Teste Oficial – Le Castellet – FRA
  • 17 de abril – 4 Horas de Le Castellet – FRA
  • 15 de maio – 4 Horas de Imola – ITA
  • 03 de julho – 4 Horas de Monza – ITA
  • 28 de agosto – 4 Horas de Barcelona – ESP
  • 25 de Setembro – 4 Horas de Spa-Francorchamps – BEL
  • 16 de Outubro – 4 Horas de Portimão – PRT

 

ACO adia divulgação de inscritos para Le Mans

Equipe G-Drive é patrocinada pela estatal de petróleo Russa. (Foto: Divulgação)

O ACO divulgou nesta segunda-feira, 28, comunicado adiando a apresentação das equipes inscritas para a edição 2022 das 24 Horas de Le Mans. Em post no Twitter, o ACO diz que: “Prometemos revelar a lista de inscritos hoje. Infelizmente você vai ter que aguentar um pouco mais porque, por razões administrativas, vamos revelar a tão esperada lista ainda esta semana”. 

Não se sabe o motivo do atraso. A especulação é o conflito entre a Rússia com a Ucrânia. Vários pilotos russos e equipes participaram da prova.  A G-Drive Racing tem pelo menos uma entrada confirmada. A marca G-Drive é uma marca de combustível de propriedade da Gazprom Neft, uma subsidiária da empresa estatal russa de energia Gazprom.

A G-Drive Racing esteve na Flórida durante a maior parte do mês de fevereiro depois de disputar as 24 Horas de Daytona. Recentemente, realizou testes no circuito de Homestead com seu Oreca 07.  

Yamaha e Toyota desenvolvem motor V8 a hidrogênio

(Fotos: Divulgação)

A Toyota em parceria com a Yamaha, estão desenvolvendo um motor V8 movido a hidrogênio. O propulsor, possui 5,0 litros e é destinado a carros de produção em massa, podendo ser utilizado em competições no futuro. O motor é o primeiro projeto da joint-venture entre os dois fabricantes. 

De acordo com o presidente da Yamaha Motor, Yoshihiro Hidaka, o fabricante japonês tem trabalhado para alcançar a neutralidade de carbono até o ano de 2050. Hidaka destacou que a palavra ‘Motor’ está no nome da nossa empresa justamente pela forte paixão e pelo nível de compromisso com o motor movido a combustão interna.

Não é nenhum segredo que a Toyota vem se interessando pela tecnologia de célula de combustível de hidrogênio desde a última década, e está vendendo o Mirai FCEV (veículo elétrico de célula de combustível) de segunda geração alimentado a hidrogênio para os consumidores desde 2015. A montadora chegou a criar um Mirai de controle remoto em escala 1:10 equipado com uma minúscula célula de combustível movida a hidrogênio para provar a viabilidade do hidrogênio. 

O motor de oito cilindros, movido a hidrogênio, desenvolvido pela Yamaha para a Toyota, é totalmente baseado no bloco utilizado no Lexus RC F. O motor passou por alterações nos injetores, cabeçotes, coletor de admissão, entre outros componentes, para que pudesse ser alimentado com hidrogênio. 

De acordo com a Yamaha, o V8 produz 472 cavalos de potência e 395 libras-pés de torque em suas células de combustível. “Os motores a hidrogênio abrigam o potencial de serem neutros em carbono, mantendo viva nossa paixão pelo motor de combustão interna ao mesmo tempo”, finalizou Yoshihiro Hidaka

 

WRT alinhará mais um LMP2 para Le Mans

(Foto: Divulgação)

A equipe WRT confirmou nesta sexta-feira, 25, que estará alinhando um terceiro Oreca 07, para as 24 Horas de Le Mans. Os pilotos serão  Mirko Bortolotti, Dries Vanthoor e Rolf Ineichen. 

Bortolotti e Ineichen estão prontos para suas estreias na classe LMP2, enquanto Vanthoor pilotou uma Ligier JS P2 Honda da WRT nas 4 Horas de Spa da European Le Mans Series em 2016.Bortolotti é piloto de fábrica da Lamborghini Squadra Corse e Vanthoor é contratado pela Audi Sport.

“Estar estreando nesta corrida lendária na classe LMP2 é certamente uma sensação incrível e mal posso esperar para começar”, disse Bortolotti. “Um agradecimento especial à Lamborghini Squadra Corse por me conceder permissão para fazê-lo e ao Team WRT pela oportunidade única e pela confiança”. 

“Haverá muito o que aprender em um curto espaço de tempo, mas ter trabalhado com sucesso com o Team WRT no passado certamente tornará o processo mais suave”, enfatizou. 

Vanthoor já havia disputado Le Mans, vencendo na classe GTE-Am com a JMW Motorsport em 2017. O belga também conquistou uma pole position na categoria GTE-Pro no ano passado.

“É claro que é muito emocionante correr novamente em Le Mans e fazê-lo com o Team WRT e com Rolf e Mirko, que não são caras novas, já que fomos companheiros de equipe no GT algumas temporadas atrás”, disse Vanthoor. “Agradeço ao Team WRT pela oportunidade e à Audi Sport por me permitir aceitá-lo. Agora teremos que nos acostumar com o carro, mas acho que isso não será um problema. Se todos entregarmos o que pudermos, estou convencido de que podemos alcançar um resultado muito bom. Vamos torcer pelo melhor e seguir em frente”.

Enquanto isso, Ineichen fez sua estreia em Le Mans no ano passado em um Herberth Motorsport Porsche.

“Depois de uma experiência com carros GT, será minha primeira vez lá em um LMP2, o que será um desafio adicional”, disse o piloto suíço. “Ainda assim, sei que na WRT estarei em perfeitas condições para enfrentar a prova e espero que, junto com Dries e Mirko, possamos fazer um bom trabalho para a equipe”, finalizou. 

A entrada extra do WRT em Le Mans foi possível porque a equipe ganhou dois convites automáticos para vencer a corrida no ano passado e também conquistar o título do ELMS. Os demais protótipos serão pilotados por René Rast, Sean Gelael e o atual vencedor de Le Mans Robin Frijns vão dividir o Oreca #31, enquanto Rui Andrade, Norman Nato e Ferdinand Habsburg estarão #41.

Peugeot não competirá nas 24 Horas de Le Mans

(Foto: Peugeot)

A Peugeot confirmou nesta sexta-feira, 25, que o 9X8 ,não estará pronto para disputar as 24 Horas de Le Mans deste ano. O Hypercar deve estrear no Mundial de Endurance após as 24 Horas, ainda este ano. 

O protótipo era para estar nas 6 Horas de SPA, em Maio, como uma prova preparatória. A participação da prova Belga, é necessária para que o Hypercar consiga ter condições de fornecer dados para o BoP. 

No final de janeiro, a Peugeot declarou sua ausência do grid na abertura da temporada de 1000 Milhas de Sebring. O 9X8 testou nos circuitos de Aragon e Paul Ricard, com mais testes esperados durante a primavera e o verão europeu, enquanto a equipe de engenharia trabalha para a aprovação da homologação do carro.

A homologação é necessária para um carro LMH competir no WEC. As homologações são fixas até 2025 e só podem ser ajustadas se o fabricante optar por um curinga ‘Evo’. O diretor da Peugeot, Oliver Jansonnie, explicou os motivos do adiamento. “Simplesmente, isso nos dará o tempo necessário para atingir o nível de confiabilidade necessário”.

“Por razões óbvias em relação aos ajustes do Balance Of Performance, não teria sido possível entrar nas 24 Horas de Le Mans sem antes disputar a corrida anterior do WEC – as 6 Horas de Spa-Francorchamps em 7 de maio. Dessa forma, nosso planejamento nos permitirá colocar todo o peso de nossas equipes e recursos em nossas próprias sessões de teste, sem interromper as corridas em Spa-Francorchamps e Le Mans”. 

“Tanto operacionalmente quanto do ponto de vista da confiabilidade, Le Mans é a corrida mais difícil do calendário. Começaremos com algumas corridas mais curtas, o que nos permitirá aumentar progressivamente a velocidade no campeonato. Tal como acontece com nossos carros de estrada, quando temos que escolher entre cumprir um prazo ou focar na qualidade, sempre priorizamos a qualidade.”

A próxima corrida do WEC após Le Mans é a quarta rodada da temporada em Monza, sendo realizada em meados de julho. Para as 24 Horas de Le Mans, Toyota, Alpine e Glickenhaus estão confirmadas. 

Jansonnie explicou que o processo de homologação LMH possui “série de marcos” que precisam ser cumpridos. “Seu cronograma e execução são definidos com muita precisão”, disse ele. O processo termina com a apresentação de um dossiê de homologação – descrevendo minuciosamente todos os componentes do veículo (com fotos e medidas de peso) – bem como um teste de aerodinâmica em túnel de vento e uma inspeção do veículo pela FIA e ACO”.

“Depois disso, seu desenvolvimento é ‘congelado’. Seus parâmetros de desempenho são posteriormente avaliados para poder ajustar sua potência, peso e velocidade mínima de implantação de energia híbrida, que são os principais fatores no BoP”.

“Um fabricante julga que seu carro está pronto para ser homologado quando acredita que atingiu o nível de desempenho e confiabilidade exigidos para ser elegível para a avaliação ‘Balance Of Performance’: ou seja, tem a mesma chance teórica de vencer em no WEC e nas 24 Horas de Le Mans como qualquer um de seus concorrentes”. 

“A partir deste ponto, ele aceita que seu veículo não poderá passar por outras grandes mudanças técnicas até o final do ciclo de homologação”, explicou o dirigente no comunicado. 

 

Divisão “M” da BMW completa 50 anos

M1 Procar é um dos veículos mais emblemáticos da BMW. (Foto: Divulgação)

A BMW comemora nesta quinta-feira, 24, os 50 anos da divisão “M” da marca bávara. Para comemorar a data, o fabricante alemão produziu um documentário, mostrando os sucessos da divisão esportiva. No filme, vários veículos BMW M juntos com seus pilotos juntos. Esse tipo de reunião para coordenar estratégias, motivar e torcer uns pelos outros é conhecido em quase todos os esportes coletivos. 

O filme sobre este encontro mais desportivo mostra de uma forma muito emocional o que é a comunidade internacional BMW M. Por mais diferentes que sejam os veículos e suas pessoas – todos eles adoram os batimentos cardíacos acelerados e os arrepios que cada BMW M provoca. Empolgados e entusiasmados como são, eles seguem seu próprio caminho, são corajosos e se posicionam. O que os une é a paixão por esse sentimento especial que todo motorista de um M experimenta. Todos sentem: NÓS SOMOS M.

“Estamos orgulhosos do início estrondoso do nosso aniversário em 24 de fevereiro. O filme “Huddle Speech” segue a tradição de filmes extraordinários para a marca, mas é diferente: anuncia nossa transformação. Estamos olhando para o futuro, mas continuando a criar uma sensação de lar que define a grande base de fãs da BMW M”, diz Timo Resch, chefe de cliente, marca e vendas da marca. “Queremos comemorar com todos os fãs, com nossa comunidade internacional, por isso temos surpresas reservadas para todos os canais de comunicação, o ano todo. Estamos realmente ansiosos para isso”, disse. 

“We Are M” representa tudo o que a BMW representa

A afirmação criada especialmente para o ano de aniversário mostra o sentimento da campanha: o BMW M é extremamente multifacetado, sempre aparecendo diferente e novo, mas instantaneamente reconhecível. Do M1 Procar e do i4 M50 ao XM Concept: o BMW M é definido algo inovador. O que os une, apesar de todas as suas diferenças, é essa característica principal: ser BMW M, portanto, sempre diferente, único e ousado – que é exatamente o que a campanha pega.

A campanha 50 anos está dividida em quatro capítulos, cada um dos quais é ativado durante um período de um trimestre. Enquanto o primeiro capítulo, o “Huddle Speech”, anuncia o tema básico dos 50 anos da BMW M, o segundo será predominantemente sobre os 50 anos de história do automobilismo do M. O terceiro capítulo trata da eletrificação, enquanto o quarto se concentra no estilo de vida único. Ao longo do ano, a BMW M GmbH apresentará uma série de novos veículos espetaculares. Além disso, a marca se apresentará em inúmeros grandes eventos internacionais. O recém-revelado “O Aniversário da BMW Motorsport” é apenas mais uma das muitas surpresas para a comunidade global.

Mas a marca não descansa sobre os louros. Ele utiliza essa força para sua transformação futura. Como os próximos três capítulos da campanha já indicam, a M está orientada para o novo desempenho, eletrificação e o estilo de vida típico da M. Porque a BMW M é e continuará a ser a Ultimate Driving Machine. Depois de meio século e no futuro.

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Novos protótipos LMP2 em 2024

Fabricantes querem ter condições de superar o Oreca. (Foto: Divulgação)

Com a chegada de novos fabricantes na classe de Hypercars (LMH e LMDh), a classe LMP2 está em compasso de espera. Ainda sem informações confirmadas, os quatro atuais fabricantes, Dallara, Ligier, Multimatic e Oreca, devem continuar sendo os fornecedores de chassi para a classe a partir de 2024. 

De acordo com o site Daily Sportcar, os fabricantes querem um regulamento sem custos altos e um único fornecedor de pneus. A Gibson, que atualmente fornece motores para a classe, poderá ou não, sendo a empresa responsável pelos blocos, ou uma nova licitação de motores pode ser feita pela ACO. Com a complexidade e os prazos de entrega relativamente curtos para os projetos LMDH, além do impacto da pandemia de COVID e as subsequentes dificuldades logísticas e de fornecimento, o ACO atrasou a introdução da nova fórmula para 2024.

A expectativa é que haja uma maior sinergia entre os protótipos LMP2 e Hypercars, já que um protótipo LMDh, usa a base de um LMP2. A Oreca é a que mais sucesso teve entre os quatro construtores, com o seu modelo 07, enquanto as outras ficaram no ostracismo. A Ligier, a única das quatro a não ter um cliente LMDH, deve anunciar a parceria com um fabricante em breve. A Dallara, com programas LMDH confirmados para BMW e Cadillac, deixou claro a importância da fórmula LMP2 para as economias de escala em seus programas.

A Multimatic, cujo programa Porsche e Audi LMDH, também expressou agora uma clara intenção de marketing ativo de uma ramificação LMP2. nenhuma quer deixar de produzir e vender máquinas LMP2, dinheiro nunca é um problema, em uma categoria que está entrando em uma nova era. Todos os três expressaram a opinião de que os novos regulamentos precisam resolver os problemas do regulamento de 2017, que viu a Oreca dominar. Lembrando, a classe LMP2 não possui BoP.

Mudanças de desempenho podem ser feitas, mas não sempre. Tanto que nenhum fabricante conseguiu superar o Oreca 07. Os demais fabricantes pressionam o ACO para que seja criado um sistema legítimo de BoP. A Oreca, que já confirmou programas LMDH com Acura para 2023 e Alpine para 2024, também está planejando um esforço de marketing por trás de seu LMP2 para 2024. Clientes não faltam, e um Oreca 09, logo deve aparecer. 

Entre as equipes, as mesmas preocupações são expressas, uma necessidade de clareza, não apenas no tempo, mas também no custo, e na garantia de que a fácil escolha do chassi. Fabricantes de chassi, pneus, motores e clientes. Os ingredientes estão na mesa. Cabe ao ACO criar a receita certa. 

Toyota apresenta versão especial do Supra GT4

(Foto: Toyota)

A Toyota Gazoo Racing apresentou nesta quarta-feira, 23, a versão especial do GR Supra GT4, para comemorar o número expressivo de vendas do carro.  Desde a entrega dos primeiros carros aos clientes no início de 2020, os clientes do GR Supra GT4 participaram de mais de 250 corridas, conquistando 36 vitórias de classe e 78 pódios, com equipes demonstrando performances e resultados impressionantes desde o início.

Paralelamente, a comunidade de proprietários do GR Supra GT4 também cresceu, atingindo o marco de 50 carros no final de 2021. Como relativamente novata no ambiente de corrida do cliente, a Toyota comemora os números.

Para marcar a ocasião do 50º carro construído, o fabricante japonês criou um GR Supra GT4 50 Edition, completo com marca exclusiva e peças opcionais incluídas, custando a partir de € 175.000 (R$ 989 mil em conversão direta).

Apenas seis exemplares foram produzidos, dois para a Ásia, Europa e América do Norte, dando aos carros um lugar especial no programa de corridas de clientes da Toyota Gazoo Racing – e garantindo que os veículos se destaquem em qualquer paddock ou coleção particular.

A configuração é a mesma de um Supra normal. O desempenho na pista é padrão na edição especial, demonstrado seus desempenhos em campeonatos GT4, francês, britânico e escandinavo. O Troféu DTM, bem como o sucesso de classe nas corridas japonesas. Na América do Norte, o GR Supra GT4 apresentou resultados tanto no IMSA Michelin Pilot Challenge quanto no Pirelli GT4 America.

Os carros 50 Edition oferecem uma vantagem,  como detalhes exclusivos na carenagem, um novo banco do motorista com a marca exclusiva GR Supra GT4 e um banco do passageiro de série. Cada carro 50 Edition garantirá uma experiência premium para seus pilotos, apresentando uma pintura especial em vermelho da Toyota Gazoo Racing e um logotipo exclusivo 50 Edition aplicado em materiais de alta qualidade dentro do cockpit, nas laterais e no teto do carro.

“Atingir meio século de vendas do GR Supra GT4 em dois anos é uma conquista significativa e alcançada graças ao trabalho árduo da família Toyota Gazoo Racing no Japão, Estados Unidos e Europa . Somos muito gratos a todos os proprietários do GR Supra GT4 que confiaram em nós e nos ajudaram a melhorar, desde o início deste projeto. Portanto, acreditamos que é algo para comemorar e, mantendo nosso foco em fornecer uma experiência cada vez melhor ao cliente, sentimos que é apropriado compartilhar a comemoração com seis futuros proprietários. Mas nosso trabalho árduo nas corridas de clientes não termina aqui; estamos ansiosos para celebrar marcos futuros com nosso crescente grupo de proprietários do Supra”, disse Florian von Hasselbach, líder do projeto GT4.

 

Inception Racing conquista título da classe GT do Asian LMS

(Foto: Divulgação)

A equipe Inception Racing conquistou o título da classe GT da temporada 2022 do Asian Le Mans Series, realizado em dois locais, Dubai e Yas Marina. Foram duas corridas por circuito, com duração de quatro horas cada. 

O McLaren #7 da equipe conquistou o segundo na corrida 1 em Abu Dhabi, seu terceiro pódio consecutivo, ampliando a diferença para 13 pontos. O quinto lugar na corrida dois, sacramentou o resultado.

A corrida

Com a segunda classificação de sábado. Brendan Iribe, Ollie Millroy e Ben Barnicoat  alinharam no grid atrás de seu rival no título do campeonato, a Ferrari #55 de Rinaldi. A corrida começou tranquila para o #7, enquanto para o #42, da Optimum Motorsport, viu Nick Moss cair para o 13º lugar. 

Uma bandeira amarela interrompeu o bom ritmo do #7. Tanto Ollie quanto Andrew, assumiram o volante dos dois McLaren 720S GT3 da equipe. Após a bandeira verde ser acionada, o LMP3 da Konrad Motorsport  encalhou na caixa de brita da curva cinco. Andrew voltou aos boxes para trocar os pneus e reabastecer, enquanto a equipe #7 optou pela estratégia oposta, ficando na pista e subindo para o terceiro lugar. 

Correndo fora dos pontos, Andrew subiu para P11 depois que o Aston Martin Vantage #95 da TF Sport cumpriu sua penalidade por violar os limites da pista. Mais uma bandeira amarela foi acionada, com o Aston de D’Station Racing encalhado no lado direito da reta principal. Andrew ficou de fora por um período prolongado que o viu subir para o sétimo lugar, com Ollie parando para completar a mudança de piloto final da equipe #7 para Ben Barnicoat.

Com 85 minutos restantes da corrida, o carro de segurança foi acionado, fazendo com que a entrada dos boxes fosse fechada. Restava uma hora de corrida e com a entrada para os boxes foi aberta, todos os carros foram para os boxes. Pela última vez, Joe entrou no cockpit do #42 com menos de uma hora restante devido ao tempo de pista de Andrew ter sido estendido devido a uma bandeira amarela. No entanto, após a saída do pit, Joe recebeu uma penalidade por sair enquanto a luz vermelha estava acionada. 

O tempo em que o carro de segurança ficou na pista, durante o período de bandeira amarela, quase extrapolou o tempo de condução de Ben fosse ao limite.  Ele cruzou a linha em quinto, conquistando os pontos que a Inception Racing precisava para vencer o campeonato, terminando com menos de três décimos de segundo dentro de seu tempo máximo permitido.

Como resultado, a Inception Racing tem um convite automático para Le Mans juntamente com o convite do trio para o WEC para a temporada completa pela equipe Project 1. Para o trio de Nick Moss, Joe Osborne e Andrew Watson, foi um sexto lugar no Campeonato, apenas dois pontos atrás do Aston #69 da Oman Racing. 

 

Pedro Aizza treina no Velocitta para a temporada do TCR South America

(Foto: Divulgação)

Pilotos e equipes do TCR South America estiveram reunidos nesta segunda-feira (dia 21) para teste da pré-temporada 2022 no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, pista que receberá a primeira etapa do campeonato em abril.

Estreante na categoria, o paranaense Pedro Aizza, de apenas 17 anos, já acelerou o Hyundai Elantra #35, da equipe CJ, comandada por Carlos Chiarelli, e ficou satisfeito com os resultados alcançados no traçado de 3.493 metros de extensão.

“Velocitta é uma pista bem técnica e fizemos um treino debaixo de muito calor. Mas foi bastante proveitoso e conseguimos testar várias coisas”, declarou Aizza.

“Fizemos alguns treinos simulando uma classificação, para ver o tempo que faríamos, e alguns ‘stints’ mais longos para saber como o carro vai se desempenhar na corrida”, explicou o piloto, que teve uma carreira vitoriosa no kart e estreou nas competições com carros de turismo conquistando no ano passado o título da GT Sprint Race Pro-Am.

Aizza, que já havia andado com o carro da equipe CJ como convidado na etapa de Buenos Aires do TCR em 2021, demonstrou ainda mais confiança após os resultados obtidos nos primeiros testes. Apesar dos tempos não terem sido oficialmente cronometrados, ele esteve sempre entre os mais rápidos pela cronometragem da equipe.

“As expectativas são muito boas. Tivemos bons resultados com os acertos que fizemos e acredito que seremos bem competitivos. Ficamos na média de tempo dos demais pilotos, às vezes, fomos até mais rápido. Acredito que teremos boas chances de pódio, quem sabe até uma vitória nessa primeira etapa. Eu sou sempre muito otimista, mas vamos trabalhar o máximo para ter o melhor resultado aqui no Velocitta”, finalizou o jovem piloto.

A abertura da temporada 2022 acontecerá nos dias 2 e 3 de abril na pista do interior paulista. O TCR South America terá oito etapas ao longo do ano e, além do Brasil, também passará por pistas do Uruguai e Argentina.