Novos protótipos LMP2 em 2024

Fabricantes querem ter condições de superar o Oreca. (Foto: Divulgação)

Com a chegada de novos fabricantes na classe de Hypercars (LMH e LMDh), a classe LMP2 está em compasso de espera. Ainda sem informações confirmadas, os quatro atuais fabricantes, Dallara, Ligier, Multimatic e Oreca, devem continuar sendo os fornecedores de chassi para a classe a partir de 2024. 

De acordo com o site Daily Sportcar, os fabricantes querem um regulamento sem custos altos e um único fornecedor de pneus. A Gibson, que atualmente fornece motores para a classe, poderá ou não, sendo a empresa responsável pelos blocos, ou uma nova licitação de motores pode ser feita pela ACO. Com a complexidade e os prazos de entrega relativamente curtos para os projetos LMDH, além do impacto da pandemia de COVID e as subsequentes dificuldades logísticas e de fornecimento, o ACO atrasou a introdução da nova fórmula para 2024.

A expectativa é que haja uma maior sinergia entre os protótipos LMP2 e Hypercars, já que um protótipo LMDh, usa a base de um LMP2. A Oreca é a que mais sucesso teve entre os quatro construtores, com o seu modelo 07, enquanto as outras ficaram no ostracismo. A Ligier, a única das quatro a não ter um cliente LMDH, deve anunciar a parceria com um fabricante em breve. A Dallara, com programas LMDH confirmados para BMW e Cadillac, deixou claro a importância da fórmula LMP2 para as economias de escala em seus programas.

A Multimatic, cujo programa Porsche e Audi LMDH, também expressou agora uma clara intenção de marketing ativo de uma ramificação LMP2. nenhuma quer deixar de produzir e vender máquinas LMP2, dinheiro nunca é um problema, em uma categoria que está entrando em uma nova era. Todos os três expressaram a opinião de que os novos regulamentos precisam resolver os problemas do regulamento de 2017, que viu a Oreca dominar. Lembrando, a classe LMP2 não possui BoP.

Mudanças de desempenho podem ser feitas, mas não sempre. Tanto que nenhum fabricante conseguiu superar o Oreca 07. Os demais fabricantes pressionam o ACO para que seja criado um sistema legítimo de BoP. A Oreca, que já confirmou programas LMDH com Acura para 2023 e Alpine para 2024, também está planejando um esforço de marketing por trás de seu LMP2 para 2024. Clientes não faltam, e um Oreca 09, logo deve aparecer. 

Entre as equipes, as mesmas preocupações são expressas, uma necessidade de clareza, não apenas no tempo, mas também no custo, e na garantia de que a fácil escolha do chassi. Fabricantes de chassi, pneus, motores e clientes. Os ingredientes estão na mesa. Cabe ao ACO criar a receita certa. 

Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.