Pipo Derani larga na frente em Long Beach pela IMSA

Pipo Derani marcou a pole para a etapa de Long Beach da IMSA, nesta sexta-feira, 19. Pilotando o Cadillac #31, o brasileiro marcou 1:11.388. Em segundo o piloto do BMW #25, Nick Yelloly, que terminou com um melhor tempo apenas 0,009 segundos mais lento.

Derani, no entanto, bateu com o carro nas barreiras da Curva 8, mas rapidamente voltou e parou nos momentos finais do treino. Porém, a bandeira vermelha não foi acionada para o incidente, o que significa que Derani manteve a pole position no carro que dividirá com o estreante de Long Beach, Jack Aitken.

Tabela de tempos

Além disso, Sebastien Bourdais, que esperou até os momentos finais para acertar uma boa volta, largará em terceiro no Cadillac #01 da Chip Ganassi Racing, seguido pela dupla Penske Porsche 963, qualificada por Nick Tandy e Dane Cameron, que completou os cinco primeiros.

O #40 da Wayne Taylor Racing com Andretti  de Jordan Taylor largará em sexto. À frente de Tijmen van der Helm no #85 da JDC-Miller Motorsports  e do #10 WTRAndretti Acura de Filipe Albuquerque em oitavo.

Philipp Eng e Mike Rockenfeller completaram os dez primeiros para BMW M Team RLL e Proton Competition, respectivamente.

Lexus é pole na classe GTD

Parker Thompson liderou um bloqueio na primeira fila para Vasser Sullivan e Lexus no GTD, na entrada única da equipe na classe.

Thompson obteve o melhor tempo de 1:17,357 no Lexus RC F GT3 #89 para superar a entrada #12 de Frankie Montecalvo por 0,262 segundos.

Os dois pilotos com classificação Prata são normalmente co-pilotos no carro #12. Mas foram separados dos pilotos GTD Pro da equipe, Ben Barnicoat e Jack Hawksworth, respectivamente.

Albert Costa qualificou o Ferrari 296 GT3 #34 da Conquest Racing em terceiro na classe, à frente de Roman De Angelis no #27 Heart of Racing Team

O Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #45 do WTRAndretti de Danny Formal completou os cinco primeiros da classe. Enquanto Mikael Grenier voltou à ação após seu acidente nos treinos de abertura para se qualificar em sexto no Mercedes-AMG GT3 Evo #32 da Korthoff Preston Motorsports.

Aliás, no sábado, a prova terá sua largada às 17h35 (de Brasília). E poderá ser acompanhada ao vivo pelo aplicativo do IMSA ou pelo site https://www.imsa.com/tv/.

 

Chip Ganassi lidera treino em Long Beach pela IMSA

Sebastien Bourdais foi o mais rápido na última sessão de treinos livres do IMSA WeatherTech SportsCar Championship nesta sexta-feira, 19, em Long Beach. 

O francês no #01 da Chip Ganassi Racing registrou uma melhor volta de 1: 11,637 para superar o #25 da equipe RLL BMW M  de Nick Yelloly por 0,484 segundos. Além disso, Pipo Derani foi o terceiro no Cadillac #31 da Action Express Racing, seguido por Philipp Eng no BMW #24.

Os Porsche 963 ficaram do quinto ao sétimo lugar, liderados pela dupla de inscritos da Porsche Penske Motorsport, Nick Tandy e Dane Cameron, seguidos pela entrada da JDC-Miller Motorsports de Richard Westbrook.

Resultados treino 2

Aliás, a dupla Wayne Taylor Racing com Andretti Acura ARX-06s ficou em oitavo e nono, respectivamente. Com o Porsche #85 da JDC-Miller Motorsports na retaguarda do grid GTP de dez carros.

A classe GTD em Long Beach

Na classe GTD, o melhor tempo foi do Acura #66 da Gradient Racing Acura NSX GT3 Evo22 de Stevan McAleer. Graças a um flyer na última volta de 1:18.259 que superou o #45 da WTRAndretti.

Por fim, Albert Costa no Ferrari 296 GT3 #34 da Conquest Racing foi o terceiro mais rápido da classe. Seguido pelo Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #13 da AWA de Matt Bell em quarto.

 

Pipo Derani lidera o primeiro treino em Long Beach pela IMSA

O brasileiro Pipo Derani foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres do IMSA WeatherTech SportsCar Championship nesta sexta-feira, 19. A prova ocorrerá no sábado.

Com o Cadillac V-Series.R #31 da Action Express Racing, Derani marcou o tempo de 1:13,477 para ultrapassar o #25 da equipe RLL BMW de Connor De Phillippi por 0,026 segundos.

Tempos da sessão

Além disso, Sebastien Bourdais foi o terceiro mais rápido no Cadillac #01 da Chip Ganassi Racing, que ficou no topo da tabela de tempos durante a maior parte da sessão de 60 minutos, que foi interrompida duas vezes por bandeiras vermelhas. Contudo, Nick Tandy e Philipp Eng completaram os cinco primeiros para Porsche Penske Motorsport e BMW M Team RLL, respectivamente.

O treino em Long Beach

As melhorias no final da sessão por Derani e De Philippi rebaixaram o Porsche 963 #7 de Dane Cameron para sexto, à frente dos Porsches privados da JDC-Miller Motorsports e Proton Competition em sétimo e oitavo, respectivamente.

A classe GTD foi liderada pelo Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #13 da AWA de Matt Bell, que estabeleceu o tempo de 1:18.911. Antes de terminar nas barreiras da Curva 5 com menos de três minutos para o final.

Aliás, o incidente, no entanto, não resultou em bandeira vermelha. Além disso, Parker Thomson no #89 Vasser Sullivan terminou em segundo mais rápido na classe. À frente do #45 Wayne Taylor Racing com Andretti de Kyle Marcelli em terceiro.

A primeira bandeira vermelha veio para Brendan Iribe. Que enfiou seu McLaren 720S GT3 Evo #70 da Inception Racing nas barreiras com danos mínimos a 36 minutos do final.

Mikael Grenier, por sua vez, fez o segundo vermelho faltando 22 minutos para o final. Assim o canadense bateu na parede da Curva 8 com o Mercedes-AMG GT3 Evo #32 da Korthoff Preston Motorsports.

Por fim, o Mercedes-AMG de Grenier sofreu danos suspeitos na direção, exigindo um reboque até o paddock.

Ferrari segue na frente em Imola pelo WEC

O piloto Antonio Fuoco manteve a Ferrari no topo da tabela de tempos para a rodada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA deste fim de semana em Ímola. O piloto marcou o tempo de  1:30.957 na Ferrari 499P #50, na segunda sessão de treinos. 

No entanto, ao contrário do TL1, a Porsche garantiu que a Ferrari não terminaria o dia com o domínio nas duas primeiras posições, com Kevin Estre marcando 1:31.299 no Penske Porsche 963 #6, vencedor do Catar, para ser o segundo mais rápido.

Uma melhoria tardia de Robert Shwartzman na Ferrari #83 da terceira série, que liderou o FP1 até o terceiro lugar, 0,374 segundo atrás de Fuoco.

Tempos FP2

Completando os cinco primeiros estavam os melhores Toyota GR010 Hybrids. O carro #8 de Brendon Hartley e o #12 da Hertz Team JOTA Porsche de Callum Ilott.

A dupla de 9X8 2024 revisados ​​da Peugeot foi o sexto e o oitavo mais rápidos. Com Stoffel Vandoorne estabelecendo o tempo mais rápido para a marca francesa no carro #94, dividido pelo melhor dos Alpine A424, o carro #36 de Mick Schumacher.

James Calado foi o nono mais rápido na Ferrari restante, o carro #51. Enquanto Rene Rast entrou no top 10 com sua última volta rápida no mais rápido dos BMW M Hybrid V8s.

Os demais carros em Imola

Aliás, a Lamborghini não conseguiu igualar o ritmo que mostrou no TL1 com o novo SC63. Que foi apenas o 15º mais rápido com um remate de 1:32.863 de Mirko Bortolotti. Aliás, na classe LMGT3, a TF Sport continuou sua forte forma desde o TL1. Com Charlie Eastwood ditando o ritmo no Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #81.

Eastwood marcou 1: 41.986 para superar o Corvette irmão #82, de Daniel Juncadella, do primeiro lugar por 0,266 segundos. Antes de Alessio Rovera colocar o #55 da AF Corse em segundo, 0,187 segundos atrás do líder

Por fim, vieram o #27 Heart of Racing com o Aston Martin Vantage GT3 Evo de Alex Riberas e o #54 AF Corse Ferrari de Davide Rigon.

Ferrari lidera primeiro treino para a etapa do WEC em Imola

O piloto Yifei Ye com a Ferrari da AF Corse, foi o mais rápido durante a primeira sessão de treinos livres para as 6 Horas de Imola, segunda etapa do WEC. Além disso, o carro italiano ocupou o segundo lugar. 

O chinês dirigiu o #83 da AF Corse com um melhor tempo de 1:31.347, 0,156 segundos mais rápido que o carro #50 nas mãos de Antonio Fuoco. Mikkel Jensen ficou em terceiro lugar a bordo do Peugeot 9X8 #93, 0,461 segundos atrás. Garantindo um top três para o recém-atualizado Hypercar francês em sua estreia na Itália.

Tempos da primeira sessão

Porém, o carro causou a única bandeira vermelha da sessão após 34 minutos, quando Jean-Eric Vergne parou na pista, embora um porta-voz da Peugeot tenha dito  que isso não foi resultado de nenhum problema significativo, mas foi causado por uma “proteção do motor”.

As demais equipes em Imola 

Uma volta rápida para Mirko Bortolotti rendeu ao Lamborghini SC63 nº 63 o quarto lugar antes da estreia do carro na corrida europeia no domingo.

Bortolotti inicialmente liderou a sessão com 1:32.015, antes de cair para trás como resultado de melhorias no carro à frente, mas ainda assim ultrapassou a Ferrari #51, bem como um trio com o Porsche 963.

O  carro #99 da Proton Competition liderou o contingente alemão com Julien Andlauer ao volante, à frente do Porsche de Matt Campbell e Kevin Estre. A dupla Toyota GR010 Hybrids completou os dez primeiros, com Nyck de Vries em nono, 0,234 segundos à frente do décimo colocado Sebastien Buemi.

Daniel Juncadella liderou com a TF Sport 1-2 na classe LMGT3. Marcando 1:42.113 a bordo do Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #82 para ultrapassar seu companheiro  Charlie Eastwood por 0,606 segundos.

Por fim, Davide Rigon ficou em terceiro lugar a bordo do Ferrari 296 GT3 Vista AF Corse #54. À frente do BMW M4 GT3 #46 da equipe WRT de Maxime Martin e da segunda Ferrari com Alessio Rovera ao volante.

Rahel Frey substitui Doriane Pin na Iron Dames no WEC

A equipe Iron Dames anunciou nesta quinta-feira, 18, que mudará sua escalação de pilotos para o WEC. O anúncio vem depois que Doriane Pin competirá no Campeonato Europeu Regional de Fórmula Alpine.

A francesa será companheira da espanhola Marta Garcia, atual campeã da F1 Academy, na primeira tripulação 100% feminina a disputar o campeonato.

Sendo assim, a suíça Rahel Frey substituirá Doriane Pin no Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #85 nas 6 Horas de Spa. Além das últimas provas do ano em Austin (Estados Unidos), São Paulo (Brasil) , Fuji (Japão) e Bahrein.

 A piloto de 38 anos se juntará aos seus companheiros europeus Le Mans Série Sarah Bovy e Michelle Gatting O trio vitorioso em Sakhir no final do ano passado está assim reconstituído.

Michelin estreia no WEC em Imola novos pneus

(Foto: Divulgação)

As equipes do WEC que utilizam pneus Michelin, terão novos compostos durante as 6 Horas de Imola no próximo final de semana. Sendo assim, Michelin Motorsport disponibilizará uma gama de pneus mais facilmente identificáveis, tanto para os espectadores no local, como também para os telespectadores e seguidores.

Este código de cores usa as mesmas cores que a Fórmula 1, mas este último é invertido em comparação com o que encontramos na categoria “máxima”.

No WEC, o pneu vermelho representa o composto duro, o branco, o pneu macio, e o médio permanece naturalmente amarelo. Observe que o pneu de chuva é azul.

Vanwall busca um recomeço no WEC

Desistir jamais. Este é o lema da Vanwall  que está ausente do WEC neste ano, pois segundo a categoria, o Vandervell 680 não tinha potência suficiente para brigar com os demais Hypercars.

De acordo com o site Motorsport.com, Colin Kolles trabalha em atualizações para deixar o protótipo competitivo frente aos demais concorrentes. Assim,  a equipe está trabalhando em diversas mudanças, principalmente a mudança anunciada em novembro passado para o motor francês Pipo, que anteriormente equipava o Glickenhaus.

Além disso, o V8 turbo de 3,5 litros tem como objetivo resolver muitos dos problemas de desempenho que Vanwall encontrou no ano passado, quando sua máquina usou o V8 Gibson de 4,5 litros naturalmente aspirado, mas não conseguiu tirar o melhor proveito dele.

Segundo Colin Kolles, o déficit de potência foi então estimado em 60 kW, ou pouco mais de 80 cv. Contudo, esta mudança de motor é obviamente acompanhada de modificações gerais do Hypercar, que manterá no entanto o seu monocoque original, evitando assim a necessidade de repetir os testes de colisão obrigatórios.

Por outro lado, os elementos periféricos sofrerão alterações significativas, nomeadamente para promover o arrefecimento do novo bloco. Os escapamentos também serão adaptados e tudo isso terá impacto na carroceria do Vandervell 680 e na sua aerodinâmica, que será ao mesmo tempo otimizada para melhor corresponder à janela de desempenho almejada. 

O novo motor também está acoplado a uma nova caixa de câmbio, com sete velocidades em vez das seis anteriores, o que leva a uma revisão da eletrônica e dos componentes de hardware relacionados. A Vanwall poderá assim beneficiar das mais recentes especificações da unidade de controle fornecida pela Cosworth.

Vanwall e mais mudanças para voltar ao WEC

Hypercar sofrerá profundas mudanças. (Foto: Divulgação)

Como prova da dimensão das mudanças, a equipe planeja a introdução de um sistema de travagem Brake-by-Wire. Com o objetivo de proporcionar mais estabilidade nas zonas de frenagem.

As especificações dos discos e pastilhas de freio mudarão, assim como o resfriamento de todos esses elementos. A nível puramente mecânico, o sistema de direção terá mudanças, em ligação com uma nova geometria de suspensão. Desta vez para implementar as lições aprendidas durante a temporada de 2023. 

Por fim, Colin Kolles indica que a nova versão do Vandervell 680 está atualmente em construção e que sua primeira execução não demorará. Será então necessário convencer a organização do WEC.Já que a regra de dois carros por equipe valerá a partir de 2025.  

Michelin estreia no WEC em Imola novos pneus

As equipes do WEC que utilizam pneus Michelin, terão novos compostos durante as 6 Horas de Imola no próximo final de semana. Sendo assim, Michelin Motorsport disponibilizará uma gama de pneus mais facilmente identificáveis, tanto para os espectadores no local, como também para os telespectadores e seguidores.

Este código de cores usa as mesmas cores que a Fórmula 1, mas este último é invertido em comparação com o que encontramos na categoria “máxima”.

No WEC, o pneu vermelho representa o composto duro, o branco, o pneu macio, e o médio permanece naturalmente amarelo. Observe que o pneu de chuva é azul.

Um desafio para a Michelin

(Foto: Divulgação)

Assim como o Catar, Ímola aparece pela primeira vez no calendário do WEC. Um verdadeiro desafio para a Michelin e os seus pneus que se aventuram em terras desconhecidas. O percurso do circuito Dino e Enzo Ferrari é claramente diferente daquele de Losail, que acolheu os Hypercars e os LMGT3. O que oferece um novo desafio para o fabricante sediado em Clermont.

“O circuito de Ímola é um pouco oposto ao do Qatar, afirma Pierre Alves, gestor dos programas de Endurance da Michelin. Por um lado, não é muito exigente com os pneus, enquanto a pista de Losail é muito enérgica, e por outro lado, é extremamente acidentada, enquanto o asfalto recentemente recapeado no Qatar é perfeitamente liso. Ímola é um circuito que chamamos de “antiquado” com uma pista um pouco mais estreita e que não oferece muitas oportunidades de ultrapassagem”, disse Pedro Alves Michelin em nota.

Imola ainda pode ter surpresas reservadas para os pneus, com passagens que exigirão muito dos pneus Michelin. E também não devemos negligenciar o clima, que pode desempenhar um papel importante na estratégia da equipe.

“As forças longitudinais e laterais exercidas sobre os nossos pneus serão equilibradas, mas a passagem em “Aqua Minerali” (curvas 11,12 e 13) será o mais exigente, com uma carga aerodinâmica nos pneus do lado esquerdo estimada em mais de 900 kg a 200 km/h, continua Pedro Alves. Dada a previsão meteorológica, o nível Médio certamente será favorecido. Mas não será de excluir que os nossos parceiros tentem triplicar os seus relés com o entalhe de borracha dura. Como sempre, estaremos lá para apoiá-los nas suas escolhas”. 

 

Pipo Derani: “Como sempre, em qualquer circuito de rua, a classificação é importante”

Após conquistar a pole position para as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring, o brasileiro Pipo Derani espera manter o bom desempenho de seu Cadillac V-Series.R neste final de semana (19 e 20) na disputa da terceira etapa de 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship no circuito de rua de Long Beach, na Califórnia (EUA).

Será a primeira prova sprint do ano e o estreito traçado de 11 curvas e 1,968 milha (3,2 km) é um dos mais difíceis em termos de ultrapassagem, o que reforça a importância de largar o mais à frente possível.

“Como sempre, em qualquer circuito de rua, a classificação é importante se você quer ter boas chances de vencer a corrida. Essa é uma das duas provas mais curtas que temos na temporada. Ajuda muito largar na frente”, observou Derani, que é o atual campeão do IMSA e já venceu em Long Beach em 2021.

“Espero que possamos continuar mostrando a mesma performance que temos apresentado até aqui nos classificatórios deste ano, o que nos ajudará muito na corrida. Além disso, essa é uma prova que pode virar de cabeça para baixo de uma hora para outra por conta das bandeiras amarelas. Então, você precisa estar no topo se quiser maximizar suas chances”, continuou o brasileiro, que já tem um pódio na temporada (segundo lugar nas 24 Horas de Daytona).

Pipo Derani quer esquecer o passado

Contudo, Derani, que em Long Beach dividirá a pilotagem do #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series com o britânico Jack Aitken. Ele quer um bom resultado para “esquecer” o forte acidente sofrido em Sebring, quando liderava a prova e foi obrigado a abandonar.

“Espero que possamos nos recuperar da corrida difícil que tivemos em Sebring. E também tentar um resultado melhor do que o do ano passado em Long Beach. Quando arriscamos em nossa estratégia e não deu certo”, completou Derani.

Por fim, a programação da etapa terá início na sexta-feira, com dois treinos livres e o classificatório, a partir das 21 horas (de Brasília). Aliás, no sábado, a prova terá sua largada às 17h35 (de Brasília) e poderá ser acompanhada ao vivo pelo aplicativo do IMSA ou pelo site https://www.imsa.com/tv/.

Porsche busca manter liderança em Imola pelo WEC

A Porsche Penske Motorsport está determinada a defender sua liderança na segunda rodada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC. Os vencedores da rodada de abertura no Catar enfrentam a competição na classe Hypercar com dois carros 963 LMDh.

No mesmo fim de semana, a equipe da Porsche Penske Motorsport correrá em Long Beach, na costa oeste dos EUA. Lá, eles pretendem repetir o sucesso do ano passado no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. A região italiana de Emilia-Romagna recebe pela primeira vez o FIA WEC no circuito de Fórmula 1.

Os testes antes da corrida

Sendo assim, a equipe de trabalho da Porsche Penske Motorsport passou dois dias de testes em preparação para a estreia do FIA WEC em Imola. Na segunda semana de março, os pilotos de fábrica da Porsche percorreram mais de 1.000 quilômetros em diferentes condições e coletaram dados abrangentes para otimizar a configuração do veículo. A equipe de clientes Hertz Team Jota também aproveitou a oportunidade para obter as primeiras impressões da nova pista do calendário 2024 do WEC.

Os detalhes

“O nosso objetivo claro é seguir imediatamente com outro resultado de topo após o nosso bom início de temporada no Qatar e consolidar a nossa posição no topo do campeonato”, explica Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.

“As características da pista em Imola são completamente diferentes das de Doha. Ainda assim, estamos determinados a ser um sério candidato a mais uma vitória na Itália. Será um fim de semana intenso e emocionante para a Porsche e nossa equipe de trabalho. Enquanto a equipe do WEC luta por pontos no campeonato em Imola, nossa equipe da IMSA em Long Beach pretende repetir o sucesso do ano passado. Queremos ter sucesso em ambos os lados do Atlântico no próximo fim de semana.”

“Sendo assim, nossa equipe testou no mês passado na pista de Imola e obteve informações extremamente valiosas. “Estamos caminhando para a segunda rodada da temporada bem preparados”, afirma Urs Kuratle.

“Assim, nossa equipe de clientes Hertz Team Jota também aproveitou todo o potencial do Porsche 963 na abertura da temporada no Qatar”, acrescenta o Diretor da Factory Motorsport LMDh. “Nosso objetivo é mais uma vez aproveitar ao máximo o potencial de Ímola e defender a liderança do campeonato mundial. Ao mesmo tempo, estaremos olhando para o outro lado do lago, onde nossa equipe global Porsche Penske Motorsport disputa a corrida IMSA em Long Beach ao mesmo tempo. Até agora, nosso recorde de 2024 parece muito bom. Queremos continuar com isso.”

A corrida da Porsche no WEC

O evento de seis horas em Ímola é considerado a corrida em casa da Ferrari, rival da Porsche – como sublinha o nome da pista permanente: Autódromo Enzo e Dino Ferrari. Inaugurado em 1953, o circuito de 4.909 quilômetros com 17 curvas já sediou 30 Grandes Prêmios de Fórmula 1. Imola é famosa pelas passagens “Tamburello”, “Tosa” e “Rivazza”, entre outras coisas.

Aliás, devido à natureza do asfalto, as equipes esperam um desgaste dos pneus significativamente maior durante a corrida em Itália, em comparação com a abertura da temporada no Qatar.

Por fim, ofamoso circuito também apresenta uma mistura interessante de curvas rápidas e chicanes estreitas, algumas das quais são margeadas por meio-fio alto. O Autódromo no norte da Itália deixa pouco espaço para erros. No circuito de corrida tradicional, existem apenas pequenas áreas de escape e muitos leitos profundos de cascalho.