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Endurance tratado a sério!
WEC divulga o BoP para as etapas finais do Mundial de Endurance

O ACO divulgou nesta segunda-feira, 03, o BoP para a etapa de Monza do Mundial de Endurance, próxima etapa do WEC. 

Inicialmente, este será o segundo ajuste desde o início da temporada, em Sebring. Os ajustes afetam a classe Hypercars.  A FIA esclareceu que “as primeiras corridas da temporada mostraram que as diferenças de desempenho entre os vários carros de especificação LMH que competem na classe Hypercar foram maiores do que inicialmente esperado”. 

Assim, FIA e o ACO decidiram, portanto, reagir após uma análise dos vários dados. O Comitê do WEC, portanto, desejava fazer correções entre as duas plataformas LMH e LMDh e até mesmo dentro dessas plataformas.

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Os detalhes do BoP para Monza

O BoP divulgado pela FIA contempla as três provas finais do WEC, As 6 Horas de Monza, as 6 Horas de Fuji em setembro e as 8 Horas do Bahrein em novembro. Sendo assim, para Monza, a Ferrari 499P, vencedora das 24 Horas de Le Mans, perdeu 12 KW (16 hp) de sua potência máxima e também recebeu um aumento de peso de 5 kg. Além disso, a quantidade de energia que poderá usar ao longo de um período foi reduzida em 8 megajoules. Para Fuji e Bahrein, a Ferrari será 12 e 11 kg mais pesada que o peso de Le Mans.

BoP em .PDF

O Cadillac V-Series.R com especificação LMDh será 14 kg mais leve em Monza em comparação com Le Mans. Mas isso é compensado por um corte de energia de 15 kW (20 cv) e uma redução de energia de 15 MJ. Porém, nenhuma alteração de peso foi feita no Toyota GR010 Hybrid . Desde que terminou em segundo na corrida de 24 horas após um aumento de 37 kg, mas terá 5 kW de potência retirada.

Outros ajustes para a quinta rodada da temporada do WEC incluem um pouco mais de peso e potência para o Peugeot 9X8. E uma redução de potência de 10 kW para o Porsche 963 e um aumento de energia de 12 MJ para o Vanwall Vandervell 680 Gibson.

Embora os hypercara tenham valores BoP diferentes para Monza, Fuji e Bahrein, essas variações partem do mesmo ponto de partida que, para a maioria dos carros, é o mesmo que foi usado em Le Mans ou muito parecido. É por isso que as três tabelas são consideradas parte da mesma atualização BoP.

BoP segue o plano original da FIA

De acordo com a FIA, que administra o BoP,  as mudanças fazem “parte do plano original” apresentado no início da temporada. Inicialmente, havia a possibilidade de uma chamada ‘plataforma’ de mudança de BoP antes de Le Mans, onde são feitos ajustes entre as plataformas LMH e LMDh.

Além disso, havia a possibilidade de os carros dentro dessas plataformas receberem ajustes BoP após Le Mans. No entanto, ajustes dentro de cada plataforma ocorreram antes da edição do centenário da corrida de 24 horas.

Porém, uma declaração da FIA dizia: “Após uma corrida acirrada em Le Mans, com nada menos que cinco fabricantes diferentes liderando a corrida em diferentes etapas, o ajuste pré-6 Horas de Monza BoP fazia parte do plano original e é baseado na metodologia que envolve correlação entre simulações e dados de telemetria na pista. Os dados recolhidos ao longo das 24 Horas de Le Mans foram discriminados e correlacionados com ferramentas de simulação, permitindo uma melhor compreensão do potencial de performance ideal de cada um dos carros”. 

“O ajuste atribui valores diferentes para todos os três circuitos restantes no cronograma desta temporada. No Autodromo Nationale di Monza, Fuji Speedway e Bahrain International Circuit. Levando em consideração as características únicas de cada um dos três layouts.”

BoP da classe GTE-Am

Houve algumas mudanças baseadas no peso no BoP na classe GTE-Am. Entre as 6 Horas de Spa-Francorchamps e a rodada deste fim de semana em Monza. Além do habitual lastro de sucesso baseado em resultados.

Tanto o Chevrolet Corvette C8.R quanto o Ferrari 488 GTE Evo receberam 10 kg adicionais, com o lastro de sucesso aplicado na parte superior. O Porsche 911 RSR-19 e o Aston Martin Vantage GTE têm pesos mínimos inalterados desde Spa. O BoP para Le Mans é específico da pista, portanto, a rodada anterior em Spa é a referência para qualquer mudança no GTE-Am.

O BoP atualizado significa que o Corvette #63, vencedor de Le Mans, entrará em Monza com um peso mínimo de 1.315 kg. Considerando o aumento do peso base de 1.275 kg mais 15 kg pela vitória na última corrida. Mais 10 kg pelo segundo lugar em Spa e 15 kg por liderar os pontos. O ORT da TF Aston Martin Vantage GTE carrega 25 kg de lastro. Assim,  o #83 da AF Corse Ferrari tem 15 kg extras além da troca do BoP.

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