Segundo Porsche 963 da Proton Competition deve estrear em Fuji

O segundo Porsche 963 da Proton Competition está programado para ser entregue na segunda semana de agosto. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 31, pelo site DailySportCar. Além diso, a equipe está pronta para rodar com o carro já na etapa de Fuji no mês seguinte. Além disso, o primeiro Porsche da equipe que compete na classe Hypercar estreou em Monza, entretanto, completará o Campeonato IMSA deste ano. 

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Ambos os carros de 2023 apresentarão a pintura WeatherTech atualizada por Andy Blackmore. O plano atual é que a Proton solicite duas inscrições no FIA WEC 2024 e no IMSA WeatherTech Sportscar Championship. Essas entradas serão aceitas quando o terceiro e o quarto 963 da equipe forem entregues. 

IMSA lança o Mustang Challenge

(Ford Performance)

A Ford Performance apresentou na quinta-feira, 27, o Mustang Dark Horse R, um carro pronto para as pistas que estará na recém-confirmada série Mustang Challenge

Inicialmente, o fabricante de Detroit lançará uma série monomarca sancionada pela IMSA, que apresentará um calendário de 10 a 12 corridas. Aliás, todos os carros competirão com pneus de corrida desenvolvidos especificamente para o Mustang Challenge pela Michelin.

“Os proprietários do Mustang Dark Horse R terão a oportunidade de correr e testar suas habilidades de direção com outros entusiastas do veículo em algumas das pistas mais incríveis do mundo”, disse o diretor global de automobilismo da Ford Performance, Mark Rushbrook.

Assim, cada rodada da série sancionada pela IMSA, que será gerenciada pela Ford Performance Racing School.  Além disso, ela consiste em duas sessões de treinos, uma sessão de qualificação e duas corridas de velocidade.

Detalhes do Mustang Dark Horse R

“Aliás, o Mustang Dark Horse R é movido por um motor Coyote V8 de 5.0 litros de quarta geração e representa o terceiro derivado de corrida baseado no Dark Horse. Juntando-se ao seu lugar ao lado do GT3 e GT4. “O Mustang Dark Horse R preenche a lacuna entre Dark Horse e os GT3 e GT4”, disse Rushbrook. Os carros se baseiam modelos de produção”, enfatiza. 

“A Dark Horse R oferece aos nossos clientes apaixonados não apenas um carro de corrida construído de fábrica. Mas também uma série de corridas para competir com outros entusiastas do Mustang.”

Assim, o carro foi projetado apenas para uso em pistas, mas compartilha também vários componentes com a versão de estrada. Contudo, isso inclui uma carroceria fornecida pela Flat Rock Assembly Plant, motor V8 de 5,0 litros com mais de 500 cavalos de potência, transmissão manual Tremec 3160, diferencial de deslizamento limitado Torsen com relação de transmissão final de 3,73, pinças / rotores de freio traseiro aero e Brembo. 

Por fim, o preço do Mustang Dark Horse R começa em US$ 145.000. As entregas começarão em preparação para o início da temporada do Mustang Challenge em 2024.

 

ELMS desembarca no circuito de Motorland Aragón

A próxima etapa do European Le Mans Series acontecerá pela primeira vez no circuito de Motorland Aragón (Ciudad del Motor de Aragón), na Espanha. Marcada para o dia 26 de agosto, o circuito localizado na região de Alcañiz, é muito conhecido pelos fãs de corridas de motos. Já equipes de endurance utilizam o traçado para testes privados. 

Inicialmente, o traçado possui 5.344 metros sendo inaugurado em 2009. Ele foi desenhado pelo arquiteto de circuitos da Fórmula 1, Hermann Tilke e tendo como consultor técnico o piloto Pedro de la Rosa. 

Como está a briga pelos títulos para para Motorland Aragón?

Após a segunda rodada do European Le Mans Series Le Castellet, as posições do campeonato foram atualizadas nas quatro categorias.

LMP2

Depois de terminar em 2º em Le Castellet, a Duqueine Team ainda lidera o campeonato na classe LMP2. Entretanto, os vencedores das 4 Horas de Barcelona Neel Jani, Nico Pino e Rene Binder vão para Aragão com 43 pontos. Os vencedores das 4 Horas de Le Castellet Alex Lynn, James Allen e Kyffin Simpson sobem de quinto para segundo no #25 da Algarve Pro Racing com 35 pontos.

Aliás, o #65 da Panis Racing e o #47 da COOL Racing estão empatados com 26 pontos, com a Panis Racing a classificar-se em 3º devido ao segundo lugar em Barcelona antes dos dois 4º lugares da COOL Racing.

LMP2 Pro/Am

Já na classe LMP2/Am, a Racing Team Turkey conquistou o segundo pódio geral em Le Castellet e o máximo de pontos na classe LMP2 Pro/Am. Assim, Salih Yoluc, Charlie Eastwood e Louis Deletraz vão para Aragon com um máximo de 52 pontos nas duas primeiras rodadas e estão 19 pontos à frente do #83 da AF Corse e do #37 da COOL Racing, ambos com 33 pontos. Assim, François Perrodo, Matthieu Vaxiviere e Ben Barnicoat são classificados em 3º, à frente de Alexandre Coigny, Malthe Jakobsen e Nico Lapierre, graças ao 2º lugar na primeira rodada.

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LMP3

Contudo, o terceiro lugar em Le Castellet manteve a liderança para os vencedores da primeira rodada Adrien Chila, Alejandro Garcia e Marcos Siebert no #17 da COOL Racing  com 41 pontos. Já o #31 da Racing Spirit de Leman Ligier, de Antoine Doquin e Jacques Wolff estão com 40 pontos, enquanto seu companheiro de equipe Jean-Ludovic Foubert é o 4º na classificação de pilotos com 25 pontos depois de perder a corrida em Barcelona. Assim, o #13 da Inter Europol Competition é terceiro na classificação do campeonato com 26 pontos. Está 15 pontos atrás dos líderes após duas corridas.

LMGTE

Além disso, a equipe Iron Lynx passou do 4º lugar na classificação após as 4 Horas de Barcelona para a liderança do campeonato na classe GTE. Graças ao segundo lugar de Matteo Cairoli, Claudio Schiavoni e Matteo Cressoni, colocando-os com 30 pontos.

Em segundo, Alessio Picariello, Ryan Hardwick e Zac Robichon irão para Aragón com 27 pontos. Depois de deixar a Espanha com zero pontos, o Proton Competition com o Porsche #77 saltou para o 3º lugar na classificação do campeonato. Depois que Christian Ried, Julien Andlauer e Giammarco Levorato conquistaram o máximo de pontos na França com a vitória e estão apenas um ponto atrás de seus companheiros de equipe com 26 pontos. Por fim, a Ferrari #66 da JMW Motorsport está em 4º lugar com 24 pontos.

IMSA lança o Mustang Challenge

A Ford Performance apresentou na quinta-feira, 27, o Mustang Dark Horse R, um carro pronto para as pistas que estará na recém-confirmada série Mustang Challenge

Inicialmente, o fabricante de Detroit lançará uma série monomarca sancionada pela IMSA, que apresentará um calendário de 10 a 12 corridas. Aliás, todos os carros competirão com pneus de corrida desenvolvidos especificamente para o Mustang Challenge pela Michelin.

“Os proprietários do Mustang Dark Horse R terão a oportunidade de correr e testar suas habilidades de direção com outros entusiastas do veículo em algumas das pistas mais incríveis do mundo”, disse o diretor global de automobilismo da Ford Performance, Mark Rushbrook.

Assim, cada rodada da série sancionada pela IMSA, que será gerenciada pela Ford Performance Racing School.  Além disso, ela consiste em duas sessões de treinos, uma sessão de qualificação e duas corridas de velocidade.

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Além disso, haverá prêmio em dinheiro para os primeiros colocados em cada corrida, bem como um campeão geral da série no final da temporada.

“A nova série Mustang Challenge é um complemento perfeito para nossa família IMSA e somos gratos aos nossos parceiros de longa data da Ford por confiarem em nós para ser o órgão sancionador desta nova plataforma espetacular”, disse o presidente da IMSA, John Doonan.

“Quando eu era um garotinho indo para a pista de corrida, lembro-me vividamente do barulho dos carros de corrida Mustang e sua potência V8. Imaginando um campo cheio de Dark Horse Rs avançando na curva 1 pela primeira vez em um fim de semana de corrida IMSA trará de volta uma enxurrada de memórias e será inspirador.”

Detalhes do Mustang Dark Horse R

“Aliás, o Mustang Dark Horse R é movido por um motor Coyote V8 de 5.0 litros de quarta geração e representa o terceiro derivado de corrida baseado no Dark Horse. Juntando-se ao seu lugar ao lado do GT3 e GT4. “O Mustang Dark Horse R preenche a lacuna entre Dark Horse e os GT3 e GT4”, disse Rushbrook. Os carros se baseiam modelos de produção”, enfatiza. 

“A Dark Horse R oferece aos nossos clientes apaixonados não apenas um carro de corrida construído de fábrica. Mas também uma série de corridas para competir com outros entusiastas do Mustang.”

Assim, o carro foi projetado apenas para uso em pistas, mas compartilha também vários componentes com a versão de estrada. Contudo, isso inclui uma carroceria fornecida pela Flat Rock Assembly Plant, motor V8 de 5,0 litros com mais de 500 cavalos de potência, transmissão manual Tremec 3160, diferencial de deslizamento limitado Torsen com relação de transmissão final de 3,73, pinças / rotores de freio traseiro aero e Brembo. 

Por fim, o preço do Mustang Dark Horse R começa em US$ 145.000. As entregas começarão em preparação para o início da temporada do Mustang Challenge em 2024.

 

 

Porsche escolhe a Manthey Racing para competir na classe GT3 do WEC em 2024

A equipe Manthey Racing divulgou nesta quinta-feira, 27, que alinhará dois Porsches 911 GT3 R na classe GT3 do Mundial de Endurance do próximo ano. A equipe, dirigida pelos irmãos Nicki e Martin Raeder e de propriedade majoritária da Porsche, fará campanha com dois carros no campeonato mundial com escalações de pilotos ainda a serem anunciadas.

Inicialmente, de acordo com informações da porsche, a Manthey foi selecionada por conta de outros programas das equipes GR Racing e Team Project 1, conhecidas por terem buscado vagas na categoria para 2024.

Além de seu sucesso nas corridas de GT em todo o mundo sob sua própria bandeira, Manthey foi a equipe operacional por trás do esforço do programa da porsche na classe GTE-Pro no WEC entre 2013 a 202.

“Tivemos grande interesse de equipes operacionais fortes e em potencial. A decisão não foi fácil”, disse o vice-presidente da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach. “No entanto, como as vagas no grid são limitadas, tivemos que tomar essa decisão”, explicou.

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“Nossa escolha recaiu sobre Manthey por várias razões. Além do fato de ser uma subsidiária, vários outros fatores falam a favor da Manthey: A equipe conhece muito bem o Porsche 911 GT3 R das corridas de DTM e grandes clássicos de endurance, entre outros”. Além disso, Manthey conhece de perto as características especiais do FIA WEC graças a muitos anos de corridas de fábrica com o Porsche 911 RSR”. 

“Por último, mas não menos importante, a história de sucesso da Porsche com a equipe é um fator importante. Juntamente com Manthey, vencemos o campeonato mundial e conquistamos três vitórias na classe em Le Mans”.  Estamos confiantes de que estaremos fortemente representados na nova classe LMGT3 no próximo ano.”

Outros programas da Manthey 

Além de seu esforço LMGT3 recém-comprometido, o envolvimento de Manthey no DTM continuará no próximo ano com seu parceiro EMA. Juntamente com os esforços nas 12 horas de Bathurst e nas 24 Horas de Nürburgring.

“Estou orgulhoso de podermos retornar ao FIA WEC  como uma equipe operacional e, assim, expandir nosso programa GT3 no próximo ano”, disse Nicki Raeder, que atua como diretor administrativo da equipe. “Já conquistamos vitórias no WEC com a Porsche e temos muita experiência e know-how nas pistas e procedimentos. A temporada de 2024 será emocionante e estou particularmente satisfeito por estarmos de volta a Le Mans”.

Aliás, a Manthey é a terceira equipe a ser selecionada por um fabricante de GT3 para a classe no próximo ano, juntando-se à Proton Competition (Ford) e à TF Sport (Corvette), embora o WEC ainda não tenha confirmado oficialmente as inscrições para a classe.

Os fabricantes da classe Hypercar, bem como os fabricantes com participação anterior do WEC e/ou Le Mans, têm prioridade. A temporada de 2024 marcará a temporada GT menos representada da Porsche no WEC até o momento. Devido ao limite da série de dois carros por fabricante.

“Infelizmente, o pequeno número de posições de grid alocadas no novo campo LMGT3 do WEC não faz justiça à ampla abordagem da Porsche Motorsport para corridas de clientes”, disse Michael Dreiser, diretor de vendas da Porsche Motorsport.

“Este ano, temos de cinco a oito Porsches de clientes apenas na categoria GT. Além disso, há dois pilotos do 963 na classe Hypercar. Esperamos que a categoria LMGT3 evolua bem a partir de 2024 e que possamos competir com mais equipes de clientes no futuro.”

 

Classes LMPC e LMP3: O endurance começa por aqui

Um dos maiores desafios do endurance sempre foi criar a ideia de que a categoria tenha longevidade e que dê ao piloto chances de construir uma carreira de sucesso. Ao sair do kart, o caminho sempre foi o mesmo, categorias de monopostos até a tão “sonhada” F1. 

O piloto acabava indo por esse caminho e se sonhava o endurance, Nascar, Indy ou Rally, tinha que remar mais um pouco, e muitas vezes ouvir “não teve sucesso na F1”. Mas acreditem, existe uma vida muito boa longe do circo. 

Pensando nisso, no pilotos que queriam opções, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) criou em 2009 a Fórmula Le Mans, categoria monomarca para quem desejasse seguir no endurance de forma mais acessível. Para tal, um protótipo e não um monoposto precisou entrar em cena. Coube a Oreca adaptar o Courage LC75 LMP2 que recebeu um novo nome Oreca FLM09 e uma categoria só sua Fórmula Le Mans. 

Assim, todos os FLM09s usam um motor LS3 da GM baseado em unidade de produção que produz aproximadamente 430 cavalos de potência (440 cv). Além disso, a transmissões são da Xtrac e sequenciais de seis velocidades operadas por paddle shifters.

Oreca FLM09 em Paul Ricard. (Foto: Divulgação)

A gestão do motor é regulada pela Magneti Marelli. Até 2012, todos os carros FLM09 rodavam com pneus Michelin com base em seus pneus LMP, mas em março de 2013, foi anunciado que a Continental AG seria o fornecedor de pneus para a classe LMP Challenge na American Le Mans Series. para fazer o carro parar, freios a disco carbono-carbono reforçados da Brembo. 

Como o piloto ou a equipe precisavam comprar o carro, para 2010, a Oreca atualizou o conjunto, adicionando restritor de ar ao motor para aumentar a confiabilidade, bem como diminuir a velocidade do carro em comparação com os carros da categoria LMP2.

Os campeonatos

 O Oreca FLM09 participou de quatro campeonatos. A Fórmula Le Mans foi criada em 2009, como evento preliminar do Le Mans Series e 24 Horas de Le Mans. O campeonato teve 10 etapas, sendo dominada pela equipe DAMS dos pilotos Gavin Cronje e Nico Vendonck. O último dos quais venceu o primeiro Campeonato de Pilotos. A maioria das corridas tinha uma hora de duração com um pit stop obrigatório para permitir que as equipes trocassem de pilotos, enquanto o final da temporada no Circuito Magny-Cours teve duração de três horas.

Nesse sentido, a Sportscars Winter Series foi um evento adicional da Fórmula Le Mans. A Oreca lançou a série no final de 2009, a fim de permitir o desenvolvimento de pilotos amadores durante o período de recesso da Le Mans Series. A série aconteceu  no Circuito Paul Ricard , na França, e combinou carros da Fórmula Le Mans com carros GT2 e GT3.  A temporada de três corridas inclui duas corridas de trinta minutos e uma corrida de uma hora de duração.

Integração com o ELMS

Porém, na temporada de 2010, a Fórmula Le Mans Cup integrou-se à Le Mans Series, sendo uma das cinco categorias dentro da série. Na temporada inaugural, os carros de Fórmula Le Mans participaram de quatro corridas, enquanto um quinto evento aconteceu exclusivamente para carros da Formula Le Mans.

Nesse sentido, as equipes tinham a obrigação de manter pelo menos um piloto amador para dar continuidade ao desenvolvimento do piloto. Além disso, os campeonatos concederam prêmios para pilotos profissionais, pilotos amadores e equipes, tendo o piloto amador vencedor ganhado um teste em um protótipo Oreca. Em 2012, a classe adotou o nome Le Mans Prototype Challenge e participou da European Le Mans Series até 2014 .

Contudo, em 16 de agosto de 2009, a IMSA anunciou uma reorganização da estrutura de classes da American Le Mans Series, criando uma nova categoria conhecida como Le Mans Prototype Challenge. 

O começo do fim

A classe utiliza o conjunto de regras da Fórmula Le Mans semelhante ao Le Mans Series e compete em todos os nove eventos do campeonato. American Le Mans Series. Assim, a equipe Intersport Racing  tornou-se a primeira equipe norte-americana a comprar um FLM09. permitindo que a equipe progredisse da IMSA Lites, através do LMP Challenge, para a classe LMP1. 

Depois que a NASCAR comprou a IMSA no final de 2012 em preparação para a unificação das corridas de carros esportivos em 2014, os pneus mudaram de Michelin para Continental, devido ao contrato de pneus de especificação da Grand American Road Racing Association com a Continental. A IMSA decidiu abandonar a classe Prototype Challenge do campeonato no final de 2017, retirando assim a classe completamente. 

Classe LMP3: O Ligier JS P3

Ligier JS P320 em Paul Ricard. (Foto: Ligier)

Disposta a reviver a classe de entrada, o Automobile Club de l’Ouest, lançou em 2015, a classe LMP3. Assim como a extinta LMPC, os P3apresentam aos jovens pilotos e novas equipes a corridas de endurance  antes de progredirem para as classes mais altas de protótipos de corrida, LMP2 e, finalmente, Hypercar

Inicialmente, o LMP3 usa chassi de cockpit fechado, que pode ser construído por qualquer construtor licenciado, alimentado por um motor Nissan V8 normalmente aspirado de 5,6 litros , produzindo 455 cv. A partir de 2025, a Oreca fornecerá motores V6 biturbo para a classe

Os moodelos

De acordo com o ACO, os carros elegíveis para uso na classe foram: Ginetta-Juno P3 , Ligier JS P3 , Norma M30 , ADESS-03 e Ave-Riley AR-02. O Ginetta P3 foi o primeiro a ser lançado, porém, o protótipo não fez tanto sucesso entre as equipes. Que apostaram no Ligier JS P3 (mais de 100 unidades vendidas) e no Adess-03. 

Além disso, o JS P3 ganhou uma versão “Evo”, o JS P320. os LMP3 são elegíveis em várias séries, como a Asian Le Mans Series, European Le Mans Series, Michelin Le Mans Cup, V de V Endurance Series, IMSA Prototype Challenge. Além da  FRD LMP3 (extinta), Prototype Cup Germany e o British LMP3 Cup. 

Um conjunto de regras de 2ª geração em 2020, novos carros introduzidos, ou seja, o Ginetta G61-LT-P3 , o Ligier JS P320 , Duqueine D-08 e o ADESS-03 Evo. Esses carros podem ser construídos a partir de seus antecessores usando um kit de atualização.

Oreca FLM 09 x Ligier JS P320

A pergunta que fica? Qual é o mais rápido? Sendo uma classe onde pilotos em início de carreira, gentleman drives, e pilotos profissionais que buscam se inteirar das manhas do endurance. Via de regra, os carros não passam ou passaram por BoP, sendo o  piloto o diferencial. 

Assim, qual o mais rápido? O BONGASAT, fez um levantamento com o tempo do Oreca FLM09, Ligier JS P3 e Duqueine D08, no circuito de Petit Le Mans, traçado que esteve desde sempre na IMSA e ALMS, e sem mudanças no traçado. 

Qualificação 2017
Qualificação 2022

Corrida 2017
Corrida 2022

Tempos sessão de qualificação

Oreca FLM 09 – 2017 – #38 Performance Tech Motorsport – 1:16.069 (James French)
Ligier JS P3 – 2022 – #74 Riley Motorsports – 1:15.517 (Kay van Berlo)

Corrida

Oreca FLM 09 – 2017 – #38 Performance Tech Motosport – 1:16.137 (Pato  O’Ward)
Duqueine D08 – 2022 – #76 AWA – 1:17.367 – (Kyle Marcelli)

 

Porsche terá quatro protótipos em Road América

A equipe Proton Competition está entre os 46 carros que participarão do IMSA SportsCar Weekend no próximo fim de semana na Road America. De acordo com a lista de inscritos divulgada pela IMSA nesta quarta-feira, 26.

Inicialmente a prova ocorrerá entre os dias 4 a 6 de agosto e contará com o retorno de todas as cinco classes pela primeira vez desde as Seis Horas de The Glen em junho.

Lista de inscritos

Assim, o destaque será o Porsche #59 da Proton Porsche, Harry Tincknell e Gianmaria Bruni. A dupla, junto com Neel Jani, deu ao esquadrão alemão sua estreia com protótipos nas 6 Horas de Monza da rodada pelo do Campeonato Mundial de Endurance deste mês. O mesmo chassi será usado nas três últimas corridas do Campeonato WeatherTech GTP da temporada.

Além disso, outras adições para Road America incluem o #93 da Racers Edge Motorsports de Ashton Harrison e Mario Farnbacher.  Enquanto o Oreca da Rick Ware Racing não estará na prova.

Ben Keating está definido para completar a temporada na classe LMP2 no #52 PR1/Mathiasen Motorsports ao lado de Paul-Loup Chatin, enquanto Josh Burdon está listado no lugar de Felipe Fraga no #74 da Riley na classe LMP3.

Aliás, o co-piloto de Louis Deletraz  do #8 na Tower Motorsport Oreca ainda não foi confirmado. Com John Farano parecendo não estar pronto para retornar ao cockpit mais uma vez após a lesão sofrida em Laguna Seca no mês de maio. Por fim, John Falb estará mais uma vez no Oreca  #35 da TDS Racing. No lugar de François Heriau, que também sofreu uma lesão em maio.

 

Honda completa testes com o Civic Type R-GT

A Honda concluiu a primeira bateria de testes com o Civic Type R-GT, antes de planejar sua estreia no Super GT no próximo ano, na classe GT500. Assim, o Type R-GT substituirá o Honda NS-X GT, que correu desde 2014 ao longo de três gerações.

Além disso, o Civic Type R-GT, que a Honda revelou como um conceito no Tokyo Auto Salon em janeiro, passou por dois dias de corrida no circuito de Okayama. O bicampeão do GT500, Naoki Yamamoto, realizou os testes. O atual campeão da Super Fórmula, Tomoki Nojiri, também dirige pela Honda no Super GT.

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O carro tem um motor de quatro cilindros em linha de 2 litros com injeção direta turbo, desenvolvido pela Honda Racing Corporation. Koji Watanabe, presidente da HRC, disse: “Estamos muito satisfeitos por iniciar o primeiro teste de pista do Civic Type R-GT. Ele é uma máquina de corrida que incorpora aerodinâmica, motor e outras tecnologias e a experiência que a HRC acumulou ao enfrentar desafios em várias corridas dentro e fora do Japão.

“A partir da temporada de 2024, competiremos na classe GT500 do Super GT, uma das séries de automobilismo mais prestigiadas do Japão. Com nosso constante desejo de vitória, nos esforçaremos para vencer o campeonato desde o primeiro ano. Então, mantenha suas expectativas altas para a performance que o Civic Type R-GT demonstrará nos próximos anos.”

Honda no Super GT

Além disso, a Honda é a mais recente participante do GT500 a apresentar um novo carro depois que a Nissan lançou o Z GT500 no ano passado e a Toyota apresentou o GR Supra para substituir o Lexus LC 500 em 2020.

O primeiro NSX com especificação GT500 que estreou há nove anos era baseado em um carro-conceito. Assim, ele foi substituído por uma versão derivada do novo modelo de produção. Por fim, o Honda NSX-GT de segunda geração competiu de 2017 até o final de 2021. Quando passou por uma atualização para o veículo atual que inclui a marca Type S.

Alfa Romeo adia decisão sobre retorno ao WEC

Os fãs da Alfa Romeo que querem ver os carros da marca no Mundial de Endurance e nas 24 Horas de Le Mans terão que aguardar um pouco mais. 

De acordo com declarações dadas ao jornal L’Ouest France, durante o final de semana do Le Mans Classic, o chefe da Alfa Romeo, JP Impererato, foi questionado sobre o futuro da marca. Inicialmente, o contrato da marca italiana com a Sauber na Fórmula 1 finda no final deste ano. Além disso, os suíços já possuem parceria com a Audi  a partir de 2026. 

“O que posso garantir é que não vamos deixar o automobilismo”, disse ele. “Na minha cabeça, será a F1 ou o WEC a seguir. Ainda estamos considerando as duas opções”, explicou. 

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“Existem vários programas em andamento para a Stellantis Motorsport: Peugeot, Maserati, DS e Opel, então adicionar outro não vai facilitar. (Nós) entraremos em uma competição se acreditarmos que podemos vencer. Então, vamos tomar nosso tempo e fazer as coisas direito”, enfatiza. 

“Queríamos fazer um anúncio durante o Le Mans Classic. No entanto, ainda temos alguns estudos para terminar antes de tomarmos nossa decisão. Mas acho que precisamos estar fora de perigo antes do final do ano. Parece razoável e viável para mim”, finalizou.

Além disso, se a Alfa Romeo decidir entrar na classe Hypercar do Mundial de Endurance, seria o primeiro esforço de fábrica desde 1977 com o Alfa Romeo 33SC12. Desde então, a marca se concentrou na F1 e nos carros de turismo.

 

Aston Martin domina etapa de Lime Rock da IMSA

O Heart of Racing conquistou uma vitória dupla neste sábado, 22, em Mosport. A equipe que possui dois Aston Martins em ambas as classes do WeatherTech, venceu a etapa que não contou com protótipos.  

Alex Riberas levou o #23 a uma vitória de 0,336 segundos sobre o #14 da Vasser Sullivan de Ben Barnicoat. Enquanto isso, o Aston #27 da equipe, de Roman De Angelis e Marco Sorensen, conquistou as honras da classe GTD.

Inicialmente, enquanto perdia brevemente a liderança na primeira rodada de pit stops, o pole position Ross Gunn recuperou a primeira posição com o #23 quando a equipe liderada por Ian James decidiu fazer o pit stop  enquanto estava sob o primeiro período de safety car. 

Resultado final

Isso permitiu que Gunn retomasse a liderança e o carro mantivesse a liderança durante as paradas da bandeira verde do segundo turno nas últimas 1 hora e 13 minutos da corrida.

Uma segunda advertência, para o #70 da Inception Racing de Brendan Iribe, manteve os primeiros em suas posições até o término. Assim, esta foi a primeira vitória da temporada para Gunn e Riberas, mas também seu primeiro pódio no GTD-Pro este ano.

Em terceiro, o Porsche #9 da Pfaff Motorsports de Klaus Bachler e Patrick Pilet. Aliás, Bachler se beneficiou de um problema de seleção de marcha durante o pit stop final de Jordan Taylor, que derrubou o Chevrolet Corvette C8.R GTD #3 para um eventual quarto lugar.

Vitória da Aston Martin também na classe GTD

Marco Serensen e Romam de Angelis vencem na classe GTD. (Foto: Divulgação AMR)

Sorensen e De Angelis, por sua vez, foram classificados em quinto lugar geral para sua vitória na classe GTD da temporada.

O piloto de fábrica da Aston Martin segurou Porsches de Julien Andlauer e Trent Hindman para vencer, com todos os três carros se beneficiando do infortúnio do BMW #1 Paul Miller Racing de Madison Snow enquanto liderava na segunda hora.

Snow recebeu uma penalidade de drive-through devido ao contato com o #32 do Team Korthoff Motorsport de Mike Skeen durante a primeira rodada de paradas. Deixando-o fora dos dez primeiros.

Porém, Snow e Bryan Seller conseguiram um oitavo lugar na classe, embora tenham perdido uma parte da liderança em pontos. Andlauer no Porsche #92 da Kellymoss que dividiu com Alec Udell pressionou Sorensen nas voltas finais, mas foi atacado por Hindman, que junto com o co-piloto Alan Brynjolffson, conquistou seu primeiro pódio da temporada no #77 da Wright Motorsports. 

O #96 da Turner Motorsport de Robby Foley e Patrick Gallagher ficou em quarto lugar. Seguido por Loris Spinelli e Misha Goikhberg, que se recuperou de uma penalidade derivada no início da corrida para um dos cinco primeiros em seu #78 da Forte Racing.

 

Ligier JS PX, uma opção viável para a classe Hypercar do WEC

A Lamborghini em parceria com a Ligier apresentou no dia 13 de agosto o protótipo LMDh SC63. Alimentado por um motor V8, o protótipo competirá tanto na IMSA, quanto no Mundial de Endurance

Dominando o mercado de protótipos LMP3, primeiro com o JS P3 e depois com o JS P320, incluindo uma versão para track day, a fabricante tem no terreno francês de casa, um vizinho competente, a Oreca LMP2, classe que o JS P217 foi pulverizado pelo modelo 07 do concorrente. Como dizem, cada uma no seu quadrado. Mas isso não quer dizer que a Onroak (verdadeiro nome por trás da marca Ligier), deixou de pensar em protótipos LMP2 ou nos Hypercars. 

Aliás, a Sean Creech Motorsport anunciou que competirá na IMSA em 2024, com um Ligier JS P217 na classe LMP2. A mudança dela, e de outras equipes que competiram com modelos P2 (leia-se Oreca), cruzarão o Atlântico e se refastelarão na competitividade e diversidade dos americanos. 

Ligier no primeiro escalão do endurance

Enquanto a Oreca possui programas de desenvolvimento com a Alpine (WEC) e Acura (IMSA), a rival poderia pôr em campo o JS PX, protótipo desenvolvido para track day. Vamos conhece-lo?

Inicialmente, o Ligier JS PX foi projetado para ser o “protótipo definitivo”, de acordo com o diretor administrativo do fabricante francês, Pierre Nicolet. Ele não foi homologado para competir nos campeonatos organizados pelo ACO ou IMSA. Assim, é o primeiro de uma série de modelos de edição especial que a Ligier planeja lançar para os clientes para atividades e track days e eventos privados. O Ligier JS PX está sendo demonstrado em Portimão esta semana durante uma sessão de teste organizada pela Black Falcon, um dos clientes LMP3 da empresa.

O carro pesa 910 kg e tem uma caixa de câmbio Hewland sequencial de seis velocidades. Um motor V6 biturbo de 3,8 litros (Ligier) substitui o Gibson V8 comum usado por todos os carros da classe LMP2, incluindo o Ligier JS P217.

Os detalhes do Ligier JS PX

De acordo com a Ligier, o JS PX poderia teoricamente percorrer o circuito das 24 Horas de Le Mans em 3 minutos e 19 segundos com uma velocidade máxima de 346 km / h (215 mph).

Em outras palavras, Nicolet explicou que o Ligier JS PX comemora os sucessos da empresa na América do Norte durante a temporada 2016 da IMSA em três das quatro principais corridas de resistência. Incluindo vitórias em Daytona e Sebring para o Nissan DPi baseado em Ligier com a ESM.

“Com este carro, queríamos comemorar as três vitórias gerais no campeonato americano IMSA WeatherTech SportsCar nas 24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring. Além de Petit Le Mans em 2016 com o Ligier JS P2”, disse ele.

“Fomos o primeiro construtor desde a Ferrari em 1998 a concluir este hat-trick no mesmo ano. Tínhamos que fazer algo especial!  Nesse sentido, o Ligier JS PX é uma síntese da nossa excelência francesa. É o protótipo de esportes definitivo”. 

“Mostra os elementos das categorias LMP e DPi, que serão substituídos pelos Hypercars, mas sem limitações. Nós nos libertamos de todos os regulamentos existentes. Também utilizamos as habilidades desenvolvidas ao longo de vários anos ao lado de construtores líderes para projetar e construir seus carros-conceito”, finalizou. 

As partes

Ligier JS PX, Magny-Cours, France 27 novembre 2021 – Photo: Joris Clerc / DPPI

Aliás, o Ligier JS PX tem estrutura de carbono que inclui ABS, controle de tração. Além de sistemas exclusivos de desempenho do motor para ser adequado para motoristas amadores. Olivier Pla pilotou para a equipe Acura DPi Meyer Shank Racing na IMSA este ano. Mas tem grande experiência em máquinas Ligier, e foi responsável pelo desenvolvimento do JS PX.

“Com 825 cavalos de potência, ele acelera muito forte, com muita carga”, disse ele. “Assim, o objetivo da Ligier com este modelo era projetar um carro excepcional e, honestamente, além de um carro de Fórmula 1, que não é comparável. Não acho que haja nenhum carro no mundo que seja tão rápido em um circuito”.

“Com todos os componentes eletrônicos a bordo, é fácil de pilotar. Porém, é adequado para pilotos experientes e cavalheiros que desejam experimentar algo semelhante às 24 Horas de Le Mans em um carro LMP1”, explicou. 

“Contudo, este modelo único está no mesmo espírito que alguns dos principais construtores chamam de one-offs, mas reservado para uso recreativo”, disse Nicolet.

“Por fim, queremos promover nossa expertise no projeto e fabricação de veículos de alto desempenho e na personalização que podemos oferecer aos nossos clientes para criar sua própria experiência e atender a todas as suas expectativas”, finalizou.