bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche escolhe a Manthey Racing para competir na classe GT3 do WEC em 2024

A equipe Manthey Racing divulgou nesta quinta-feira, 27, que alinhará dois Porsches 911 GT3 R na classe GT3 do Mundial de Endurance do próximo ano. A equipe, dirigida pelos irmãos Nicki e Martin Raeder e de propriedade majoritária da Porsche, fará campanha com dois carros no campeonato mundial com escalações de pilotos ainda a serem anunciadas.

Inicialmente, de acordo com informações da porsche, a Manthey foi selecionada por conta de outros programas das equipes GR Racing e Team Project 1, conhecidas por terem buscado vagas na categoria para 2024.

Além de seu sucesso nas corridas de GT em todo o mundo sob sua própria bandeira, Manthey foi a equipe operacional por trás do esforço do programa da porsche na classe GTE-Pro no WEC entre 2013 a 202.

“Tivemos grande interesse de equipes operacionais fortes e em potencial. A decisão não foi fácil”, disse o vice-presidente da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach. “No entanto, como as vagas no grid são limitadas, tivemos que tomar essa decisão”, explicou.

Leia também:


Porsche terá quatro protótipos em Road América

“Nossa escolha recaiu sobre Manthey por várias razões. Além do fato de ser uma subsidiária, vários outros fatores falam a favor da Manthey: A equipe conhece muito bem o Porsche 911 GT3 R das corridas de DTM e grandes clássicos de endurance, entre outros”. Além disso, Manthey conhece de perto as características especiais do FIA WEC graças a muitos anos de corridas de fábrica com o Porsche 911 RSR”. 

“Por último, mas não menos importante, a história de sucesso da Porsche com a equipe é um fator importante. Juntamente com Manthey, vencemos o campeonato mundial e conquistamos três vitórias na classe em Le Mans”.  Estamos confiantes de que estaremos fortemente representados na nova classe LMGT3 no próximo ano.”

Outros programas da Manthey 

Além de seu esforço LMGT3 recém-comprometido, o envolvimento de Manthey no DTM continuará no próximo ano com seu parceiro EMA. Juntamente com os esforços nas 12 horas de Bathurst e nas 24 Horas de Nürburgring.

“Estou orgulhoso de podermos retornar ao FIA WEC  como uma equipe operacional e, assim, expandir nosso programa GT3 no próximo ano”, disse Nicki Raeder, que atua como diretor administrativo da equipe. “Já conquistamos vitórias no WEC com a Porsche e temos muita experiência e know-how nas pistas e procedimentos. A temporada de 2024 será emocionante e estou particularmente satisfeito por estarmos de volta a Le Mans”.

Aliás, a Manthey é a terceira equipe a ser selecionada por um fabricante de GT3 para a classe no próximo ano, juntando-se à Proton Competition (Ford) e à TF Sport (Corvette), embora o WEC ainda não tenha confirmado oficialmente as inscrições para a classe.

Os fabricantes da classe Hypercar, bem como os fabricantes com participação anterior do WEC e/ou Le Mans, têm prioridade. A temporada de 2024 marcará a temporada GT menos representada da Porsche no WEC até o momento. Devido ao limite da série de dois carros por fabricante.

“Infelizmente, o pequeno número de posições de grid alocadas no novo campo LMGT3 do WEC não faz justiça à ampla abordagem da Porsche Motorsport para corridas de clientes”, disse Michael Dreiser, diretor de vendas da Porsche Motorsport.

“Este ano, temos de cinco a oito Porsches de clientes apenas na categoria GT. Além disso, há dois pilotos do 963 na classe Hypercar. Esperamos que a categoria LMGT3 evolua bem a partir de 2024 e que possamos competir com mais equipes de clientes no futuro.”