ACO divulga lista com entradas automáticas para Le Mans

Largada da edição de 1983 das 24 horas de Le Mans. Porsche #21 da equipe Porsche Kremer Racing, dos pilotos Mario Andretti (USA) – Philippe Alliot (F) – Michael Andretti (USA). (Foto: ACO)

O Automobile Club de l’Ouest confirmou neste sábado (19) a lista de equipes que ganharam convites automáticos para a edição 2016 das 24 horas de Le Mans. Um total de 11 carros receberam entradas, graças aos seus resultados nos vários campeonatos organizados pela ACO, ou com história na competição em edições passadas.

LMP1:

Porsche Team (Vencedor em Le Mans)

LMP2:

KCMG (Vencedor da classe em Le Mans)

Greaves Motorsport (Vencedor da classe LMP2 no ELMS)

TeamLNT (Vencedor da classe LMP3 noELMS)

Michael Shank Racing (Convite fornecido a uma equipe LMP2 da IMSA)

GTE

Corvette Racing (Vencedor da classe GTE-PRO em Le Mans)

SMP Racing (Vencedor da calsse GTE-AM em Le Mans)

Formula Racing (Vencedor na classe GTE da ELMS)

BMW Team Marc VDS (Participante da ELMS)

TDS Racing (Vencedor da classe GTC da ELMS)

Scuderia Corsa (Convite para uma equipe da IMSA).

Os últimos três convites serão confirmados após a conclusão da Asian LMS em Janeiro. Aonde os vencedores da classes.

As equipes que competem regularmente no WEC já tem suas entradas garantidas independente do resultado obtido no ano anterior.

Dia de testes oficiais para Le Mans passa por mudanças

O dia do teste oficial para as 24 horas de Le Mans de 2016 ocorre no dia 5 de Junho. Para a edição do ano que vem mudanças serão realizadas. Ao contrário do ano passado, só serão aceitas as 58 equipes que competirão na prova. Neste ano e nos outros modelos LMPC, LMP3 e GTC participaram dos testes. Cada equipe pode inscrever até 5 pilotos por carro para participar dos trabalhos.

Os pilotos que não participaram das edições da prova desde 2011, devem completar pelo menos 10 voltas no dia do teste. Caso eles sejam pilotos classificados como Platinum não existe tal obrigatoriedade.

Assim os novos pilotos irão passar por cursos e treinamento no simulador da ACO em Paris.

Como nos últimos anos, todos os novos motoristas também vai passar por um curso de Treinamento de um dia no simulador ACO aprovado em Paris.

Michael Shank e Scuderia Corsa em Le Mans

As duas equipes querem estar em Le Mans. (Foto: IMSA)

Duas entradas para equipes americanas estão definidas para participar das 24 horas de Le Mans 2016. Esta quantidade foi definida nesta sexta (18) quando a ACO revelou os regulamentos desportivos da corrida.

A Michael Shank Racing já tinha confirmado sua intenção de participar da grande clássic para os pilotos Ozz Negri, John Pew e um terceiro a ser definido. Já a Scuderia Corsa volta a França depois de um pódio na edição deste ano com Townsend Bell, Bill e Jeff Segal.

Regulamento desportivo Le Mans 2016.

Não está claro se a entrada será pela classe GTE-PRO ou GTE-AM. A equipe anunciou recentemente um programa de classe GTLM com a nova Ferrari 488 GTE para as corridas Tequila Patron North American Endurance Cup.

Jeff Segal ainda tem a Ferrari 458 GTE que utilizou na corrida este ano, mas não se sabe se vai usar. Além destas duas são esperadas as equipes Corvette, Ford GT, Chip Ganassi Racing e Riley Motorsports que dependem de aprovação da ACO.

A lista completa com os 58 participantes será revelada no dia 5 de Fevereiro. Em paraleto também será conhecido os participantes do WEC e do ELMS.

Um pouco mais sobre a Michelin GT3 Le Mans Cup

A ACO anunciou em Outubro durante a última etapa da ELMS em Portugal seu mais novo campeonato. O Michelin GT3 Le Mans Cup, será um evento de apoio da ELMS e contará exclusivamente com modelos GT3 que hoje competem na classe GTC.

Com uma aposta alta no crescente mercado de carros GT3, a entidade aposta em provas mais curtas e acessos a Le Mans para os vencedores, bem como ser um rival de peso para a série Blancpain organizada pela SRO.

Todos os carros terão um equilíbrio de desempenho (BoP) criado pela ACO com base nos regulamentos da FIA. Como o nome na série, a Michelin será o fornecedor exclusivo de pneus, enquanto a Shell irá fornecer o combustível.

Os regulamentos finais serão conhecidos em Janeiro de 2016. O período de inscrição começa no dia 11 de Janeiro e tem como prazo final 14 de Março. Abaixo algumas características.

Calendário

1º etapa: sexta-feira (13) / sábado 14 de maio, 2016 Imola ITA

2º etapa: sábado (18) de junho, 2016 Le Mans FRA

3º etapa: sexta-feira (15) / sábado, 16 de julho, 2016 Red Bull Ring AUT

4º etapa: sexta-feira (26) / sábado 27 de agosto, 2016 Le Castellet, FRA

5º etapa: sexta-feira (23) / ​​sábado 24 de setembro, 2016 Spa-Francorchamps BEL

Testes oficiais: Sexta-feira (21) / sábado 22 de outubro, 2016 Estoril PRT

Para cada evento, os competidores participarão de duas sessões de treinos de 60 minutos e uma qualificação com uma duração máxima de 30 minutos (15 ‘+ 5’ parada + 10 ‘super pole).

Apenas o motorista com classificação Bronze podem participar no sessão de qualificação.

Todas as corridas irão durar duas horas, exceto a etapa preliminar das 24 horas de Le Mans que terá uma hora de duração com parada nos boxes obrigatória.

Sessão oficial de testes inaugural

Para apresentar equipes e pilotos, um seção de testes será feita entre os dias 19 e 20 de Março no circuito de Paul Ricard na França.

Composição das tripulações e equipes

Uma equipe pode contratar no máximo de dois carros do mesmo fabricante. Dois pilotos será permitido por carro. Pelo menos um motorista com classificação Bronze deve estar presente por carro. O segundo piloto pode ser Bronze, Prata ou Ouro (pilotos com classificação platina não serão aceitos).

A lista de classificação que será utilizado será o da FIA.

Formato do evento

Quinta-feira: Verificações administrativas e técnicas.

Sexta-feira: Briefing e duas sessões de treinos livres

Sábado: Sessão de qualificação e corrida

BOP

O ACO vai criar uma equipa técnica dedicada para produzir um equilíbrio de desempenho com a maior precisão com base nos resultados de cada prova.

Compromisso

Somente equipes comprometidas com a temporada podem participar na corrida de Le Mans. Para esta etapa os protótipos LMP3 também serão aceitos.

O vencedor do campeonato Michelin GT3 Le Mans Cup 2016 receberá um convite para participar das 24 Horas de Le Mans em 2017 na categoria GTE Am.

Prêmios

Prêmios serão distribuídos da seguinte forma:

  • € 100.000 para o vencedor do campeonato
  • € 70.000 para o segundo lugar no campeonato
  • € 50.000 para terceiro no campeonato

Complementando os prêmios abaixo também serão distribuídos no final de temporada

  • € 40.000 para o carro menos penalizado durante toda a temporada
  • € 10.000 para o vencedor de cada evento

Acordo específico entre a Michelin Le Mans Cup GT3 e FFSA GT Posto

Se um competidor que participa do campeonato Francês de GT, terá um desconto de 20% caso queira participar da Michelin LMS. Os calendários estão dispostos de modo de não existir conflitos entre os dois campeonatos.

Além disso, a equipe que estiver presente nos dois campeonatos terá o mesmo número  em ambas. Os pilotos de cada carro podem ser alterados em ambos os campeonatos, mas a presença de um piloto bronze é obrigatória.

Organização geral

Toda organização do campeonato terá a mesma estrutura técnica, TV, esportiva e de cronometragem da que é utilizada pela ELMS. Cada equipe terá seu devido espaço no paddock para alocar seus veículos.

Limite de potência da classe LMP1 confirmada para 2016

Medidas deixaram os LMP1 mais lentos, até quando? (Foto: WEC)

Já era esperado. Nesta quarta (16) a organização do WEC confirmou a redução de potência dos protótipos LMP1 para 2016.  Assim todos os modelos híbridos terão 10MJ a menos por volta em Le Mans (medida base). Em números serão 7% a menos de poder de recuperação de energia por volta.

Também ficou estabelecido um limite de recuperação de 300w de potência híbrida para o traçado de Le Mans que tem grau 2 na escala de velocidade imposta pela FIA.  Para os modelos movidos a gasolina uma redução de 4,9 litros na capacidade do tanque de gasolina também foi acertada.

Para a Audi R18 que é movido a diesel o corte foi menor. Agora o LMP1 terá 3,8 litro a menos na capacidade do tanque de combustível. Nenhuma alteração nos modelos sem sistemas híbridos.

Todos os LMP1 terão um aumento no peso mínimo na casa dos 5 quilos. Tal medida se dá pela adição de novos apoios de cabeça, obrigatórios para o próximo ano. Ainda no campo da segurança, as caixas de rodas serão maiores para evitar acidentes aonde os protótipos voam.

A FIA também confirmou os regulamentos técnicos das demais classes LMP2, GTE-PRO e AM, que também serão aplicadas no Weathertech em 2016.  

 

Scuderia Corsa com Ferrari na classe GTLM e GTD da IMSA

(Foto: Scuderia Corsa)

A Scuderia Corsa que competiu na classe GTD do TUSC neste ano vem com um programa promissor para o Weathertech 2016. O esquadrão que corre com modelos Ferrari, vai alinhar a nova 488 GTE na classe GTLM e a versão GT3 na classe GTD.

Para a classe GTD a Ferrai #63 terá Christina Nielson e Alessandro Balzan. Para Daytona a dupla terá a companhia de Jeff Segal e Robert Renauer. Já na classe GTLM a equipe anunciou que vai competir somente nas etapas do Tequila Patron North American Endurance Cup

Alessandro Pier Guidi, Alexandre Premat e o brasileiro Daniel Serra estarão a bordo da Ferrari #68 488 GTE. Além dos pilotos Eric Bachelart é o novo diretor administrativo.  Ele se junta ao grupo que também possui o diretor técnico Roberto Amorosi e diretor esportivo Stefan Johansson.

“Quando começamos a Scuderia Corsa, nós tínhamos um plano para criar uma plataforma onde se pode ter um piloto que venha da Ferrari Challenge até as classes da IMSA.”, disse Giacomo Mattioli, proprietário da equipe de Scuderia Corsa.

“Estamos muito animados para começar este novo capítulo na GT Le Mans e continuar o crescimento de nossa equipe. Nossos programas, Ferrari Challenge, Pirelli World Challenge e IMSA são muito fortes e trabalhos em conjunto para reforçar-se mutuamente, e estamos ansiosos para um ano cheio de sucesso com o nosso parceiro Ferrari. ”

Larbre Competition fica na classe GTE-AM em 2016

Nada de bater de frente com o Ford GT, pelo menos no WEC. (Foto: WEC)

A equipe Larbre Competition descartou uma possível ida para a classe GTE-PRO do Mundial de Endurance de 2016. Se cogitou uma parceria com a equipe Wayne Taylor Racing, porém o foco da equipe é ter dois Corvette C7.R na classe GTE-AM.

O segundo carro pode ser entregue a um dos pilotos de fábrica da GM e dois Gentleman Drives. Em entrevista a um site Francês, o dono da equipe Jack Leconte comentou os motivos que levaram a desistencia de uma possível ida a classe PRO.

“Inicialmente, nós queríamos correr nas classes GTE-PRO e um em GTE-AM, mas a diretoria da GM decidiu de outra forma”, disse Leconte ao jornal la Nouvelle République. “Então, vamos ficar na GTE-AM, mas com o desejo de executar dois Corvette C7.Rs.”

“Estamos trabalhando nesta rota, incluindo estar em contato com um piloto francês.”

Paolo Ruberti, Gianluca Roda e Kristan Poulsen foram os pilotos desta temporada, porém sem pódios, frente as equipes Aston Martin e AF Corse. Os dois Corvettes C7.R que estiveram em ação este ano pela equipe de fábrica no IMSA estão vagos, já que dois novos já estão em teste nos EUA.

Além da Larbre a Prospeed Competition também tem planos de alinhar um dos Corvette com as cores da equipe AAI.

Um segundo 2015-spec Corvette entende-se disponíveis, como as duas entradas da fábrica Corvette Racing foram substituídos por novos C7.Rs para o próximo ano.

Eurasia Motorsports com dois Oreca 03R no Asian LMS

Segundo carro terá as cores da Jagony Ayam. (Foto: Eurasia Motorsports)

A Eurasia Motorsports confirmou nesta terça (15) que vai alinhar um segundo Oreca 03R para a etapa finai do Asian Le Mans Series em Janeiro no circuito de Buriram na Tailândia.

Os pilotos Sean Gelael e Antonio Giovinazzi estarão com o Oreca #9 com cores da Jagony Ayam tendo um “patrocínio” da Eurasia. Com este LMP serão 4 protótipos no certame. Os titulares Richard Brandley e William Lok vão continuar a pilotar o #99.

No #99 Richard Brandley e William Lok. (Foto: Eurasia Motorsports)

“Tanto Sean quanto Antonio começaram suas carreiras com a gente e é ótimo que depois de três anos estamos juntos em um LMP2”, disse o chefe da equipe, Mark Goddard.

“Fazem são muitos fortes e acreditamos que temos uma boa chance de ganhar. O carro ficou muito bonito nas cores amarelo e vermelho Jagony Ayam .”

Além dos trabalhos na Asian LMS, o time também mostrou intenção de competir no ELMS com um Oreca 05, para tanto assinou com Tristan Gommendy para a próxima temporada.

Mazda mantem pilotos para o Weathertech 2016

Lola Mazda não foge a luta. (Foto: IMSA.com)

Sem mudanças, a Mazda Motorsports confirmou seus pilotos para a edição 2016 do Weathertech SportsCar 2016. Os mesmos pilotos que competiram este ano mantiveram suas vagas para o novo certame.

Assim Jonathan Bomarito e Tristan Nunez ficam permanecem no Lola #55, enquanto Joel Miller e Tom Long com o #70 em uma temporada completa. O #55 será uma homenagem ao modelo 787b que venceu Le Mans em 1991.

“Nós não poderíamos estar mais felizes que cada um de nossos pilotos retornam a equipe no próximo ano.” Disse o diretor da Mazda Motorsports John Doonan. Além de serem pilotos do mais alto nível, não podíamos ter um melhor que representa a Mazda.”

“Cada um deles tem uma atitude positiva. Esperamos mais sucesso na pista no próximo ano, e acreditamos que temos quatro pilotos que podem trazer esses resultados para Mazda “.

Os pilotos para as provas longas ainda não foram definidos.  

Porsche confirma programa GTE na IMSA e Le Mans

Teremos Porsche oficial em Le Mans na classe GTE-PRO. (Foto: IMSA)

A Porsche confirmou neste Sábado o seu programa específico para a IMSA em 2016. Com dois 911 RSR no certame americano, o fabricante também esperar levar os dois carros para Le Mans.

Se na classe GTE-PRO do WEC teremos um Porsche com as cores da Proton Competition, convites adicionais para os dois Porsche 911 administrados pela Porsche Manthey são esperados para Le Mans.

“Ficaríamos muito satisfeitos em receber a confirmação do ACO para dois pontos Porsche na classe GTE-Pro grade em Le Mans”, disse o chefe da Porsche Motorsport Dr. Frank-Steffen Walliser.

Além disso, o programa na IMSA também foi confirmado. Patrick Pilet e Nick Tandy estarão no 911 #911. Para Le Mans os dois pilotos terão a companhia de Kevin Estre. Já Fred Makowiecki e Earl Bamber irá partilhar o #912 com Joerg Bergmiester se juntando a eles em Le Mans.

Estre irá juntar-se Pilet e Tandy em todas as quatro eventos Tequila Patron North American Endurance Cup, enquanto Michael Christensen estará no carro #912.

Além das entradas de fábrica na IMSA, Porsche também confirmou Wolf Henzler (#23 Alex Job Racing), Jorg Bergmeister (#73 Park Place Motorsports) e Patrick Long (Black Swan Racing) como pilotos extras para as 24 horas de Daytona. A Porsche também confirmou que um quinto carro estará presente na classe GTD em Daytona, mas não revelou nomes.

Equipe de fábrica também nas 24 horas de Nurburgring

Ainda durante o evento a Porsche confirmou sua participação de forma oficial nas 24 horas de Nurburgring com o novo 911 GT3-R também administrado pela equipe Manthey. Serão dois carros carros em uma temporada completa.

O carro fez sua estreia em Nurburgring este ano ficando em terceiro  lugar em sua classe com Nick Tandy, Fred Makowiecki ao volante.


Proton Dempsey Racing na classe GTE-PRO do WEC em 2016

(Foto: Porsche AG)

A Porsche vai continuar presente na classe GTE-PRO do Mundial de Endurance em 2016. Mesmo não levando as cores oficiais da marca, o Porsche 911 da equipe Proton Dempsey Racing terá forte apoio do construtor alemão.

Serão dois carros. Na classe GTE-PRO o campeão Richard Lietz volta para defender seu título ao lado de Michael Christensen. Na classe GTE-AM um segundo Porsche que tem com piloto confirmado até agora Patrick Dempsey. Mesmo com seus compromissos com o cinema o ator  deve estar ausente em algumas provas.

Seu companheiro de equipe não foi confirmado ainda.