Ferrari 458 GTE em suas últimas voltas

Modelo está na ativa desde 2011. (Foto: FIAWEC)

O próximo ano será o ano de despedida da Ferrari 458 GTE das competições de endurance. Sua história é longa. Lançada em 2011, teve sua primeira corrida nos EUA nas 12 horas de Sebring, e desde então é um dos carros mais populares nos grids GT. Seja pela sua durabilidade e potência, o modelo italiano já entrou para a história como um dos carros que mais venceu na história da Casa de Maranello.

Equipada com um motor V8 de pouco mais de 460 cv seu ronco é inconfundível até para os ouvidos menos especializados em automobilismo. Para o próximo ano sua sucessora a 488 GTE deve roubar a cena. Abaixo um apanhado dos títulos conquistados pela 458 desde o seu nascimento.

2011: ILMC classe GTE – AF Corse

2011: Petit Le Mans – AF Corse

2011: International GT Open campeã de equipes – JMB Racing
2011: International GT Open campeã de pilotos – Soheil Ayari

2012: FIA WEC – título de construtores

2012: FIA WEC – título de equipes para a AF Corse

2012: 24 Horas de Le Mans – vencedor da classe GTE-PRO, AF Corse

2012: Sebring 12 Hours – Vencedor classe GTE, AF Corse

2012: Petit Le Mans – vencedor da classe GT com a ESM Racing

2012: ELMS título de equipes com a JMW Motorsport

2012: International GT Open – título de equipes, AF Corse
2012: International GT Open – título de pilotos, Gianmaria Bruni, Federico Leo

2013: FIA WEC – Título de construtores
2013: FIA WEC – Título para a equipe, AF Corse
2013: FIA WEC – Título de piloto para, Gianmaria Bruni

 

2013: ELMS GTE – Título de equipes para a RAM Racing
2013: ELMS GTE – Título de pilotos para Johnny Mowlem & Matt Griffin – RAM Racing

2013: Asian LMS GTE – Título para Team Taisan

2013: International GT Open – Título de pilotos para Andrea Montermini (Scuderia Villorba Corse)

2014: FIA WEC – Título de construtor
2014: FIA WEC – Título de equipes para a AF Corse
2014: FIA WEC – Título de pilotos GT para Gianmaria Bruni, Toni Wilander

2014: 24 Horas de Le Mans 24, vitória na classe GTE-PRO com equipe AF Corse

2014: ELMS – Título de equipes na classe GTE para SMP Racing
2014: ELMS – Título de pilotos, classe GTE para: Sergey Zlobin, Andrea Bertolini, Viktor Shatter

2015: 24 Horas de Le Mans – Vitória na classe GTE-AM, SMP Racing

2015: ELMS GTE – Título para a equipe Formula Racing
2015: ELMS GTE – Título de pilotos para Mikkel Mac, Johnny Laursen

Vitórias em 2011:

ILMC: 5 vitórias para a equipe AF Corse
LMS: 3 vitórias na classe GTE-PRO para a equipe AF Corse
LMS: 2 vitórias na classe GTE-PRO, JMW Motorsport
ALMS: 2 vitórias, Risi Competition e AF Corse
International GT Open: 8 vitórias, Scuderia Villorba Corse (3), JMB Racing (3), Edil Cris Racing (1), Kessel Racing (1)

Vitórias em 2012:

FIA WEC: 5 vitórias, classe GTE-PRO, AF Corse
FIA WEC: 1 vitória, classe GTE-AM, AF Corse
ELMS: 2 vitórias, classe GTE, JMW Motorsport
ALMS: 2 vitórias, classe GT, ESM Motorsport
International GT Open: Scuderia Villorba Corse (3),Kessel Racing (1)

Vitórias em 2013:

FIA WEC: 3 vitórias, classe GTE Pro, AF Corse
FIA WEC: 2 vitórias, classe GTE Am, 8Star Motorsport
ELMS: 3 vitórias, classe GTE, RAM Racing
ALMS: 1 vitória, classe GT, Risi Competizione
International GT Open: Scuderia Villorba Corse (5), AF Corse (3), Kessel Racing (1)
Asian Le Mans Series: 4 vitórias, classe GTE, Team Taisan

Vitórias em 2014:

FIA WEC: 4 vitórias, classe GTE-PRO, AF Corse
FIA WEC: 1 vitória, classe GTE-AM, AF Corse
ELMS: 3 vitória, classe GTE, AF Corse
ELMS: 2 vitórias, classe GTE, SMP Racing
TUSCC: 2 vitórias, classe GTLM, Risi Competition
International GT Open: SMP Racing (3), Scuderia Villorba Corse (2)

Vitórias em 2015:

FIA WEC: 3 vitórias, classe GTE-PRO, AF Corse
FIA WEC: 4 vitórias, classe GTE-AM, SMP Racing (3), AF Corse (1)
ELMS: 3 vitórias, classe GTE, Formula Racing (2), AT Racing (1)

 

Outras vitórias: 

Hankook Team Farnbacher: LMS, 24 Horas Le Mans e 24 Horas de Nurburgring

Krohn Racing: FIA WEC, ALMS, TUSCC

Luxury Racing: FIA WEC

Scuderia Corsa: 24 Horas de Le Mans

Sofrev ASP: ELMS

Team West/AJR: ALMS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SMP Racing começa definições para o WEC

Futuro da equipe deve ser a LMP1. (Foto: SMP Racing)

A equipe Russa SMP Racing confirmou nesta segunda (28) as primeiras contratações para a temporada 2016 do WEC. Victor Shaytar atual campeão da classe GTE-AM do WEC vai subir de classe indo para a LMP2 ao lado de Kirill Ladygin e Vitaly Petrov.

Para o segundo BR01, nomes como Nic Minassian e Maurizio Mediani deve ser os mais cotados. Boris Rotenberg dono da equipe falou do atual momento do time e da escolha de Shaytar.

“Graças a Vitaly, que concordou em participar com a gente neste campeonato, conquistamos a vitória”, disse Rotenberg. “Eu também quero agradecer a todos aqueles que treinaram e trabalharam com ele ao longo de sua carreira, a dar-lhe a oportunidade de correr, incluindo a F1.”

“Estou muito contente que ele vai desenvolver automobilismo russo e partilhar os seus conhecimentos e experiência em nosso programa.”

Petrov acrescentou: “Eu estou feliz de estar junto a SMP, é um grande presente de Natal. É claro que 2016 não será fácil, mas sabemos como alcançar resultados.”

“Ao participar no Campeonato do Mundo com o protótipo russo BR01 e pilotos russos na categoria LMP2 estamos determinados a vencer. Mas mesmo assim nós não vamos descansar sobre os louros e continuar a olhar para a classe LMP1.”

Os planos da equipe para o futuro incluem um programa na classe LMP1.

Sérgio Perez de Aston Martin nas 24 horas de Daytona

(Foto: Divulgação TGR-AMR)

A TRG-Aston Martin Racing anunciou neste Sábado (24) a contratação do piloto de Fórmula 1 Sérgio Perez que irá fazer parte da administração da equipe em um programa de incentivo a pilotos Mexicanos. Os trabalhos começam na abertura da IMSA em 2016 entre os dias 30 e 31 de Janeiro nas 24 horas de Daytona. A equipe irá competir na classe GT Daytona (GTD #007) com total apoio da Aston Martin Racing.

Sérgio “Checo” Perez é um piloto mexicano que defende as cores da equipe Lotus na Fórmula 1 e está promovendo pilotos mexicanos que procuram competir em corridas de carros esporte na América do Norte. Com 4 vitórias de classe (uma no geral) e 13 pódios. Além do incentivo dos pilotos para 2016 estão previstas etapas do WEC e da F1 no circuito Hermanos Rodrigues.

“Estou orgulhoso de participar desde projeto com TRG-Aston Martin Racing em uma das maiores corridas de carros esportivos do ano”, disse ele. “Nossos patrocinadores vão adorar esta nova exposição, e eu sei que os fãs mexicanos vão estar torcendo por todos os nossos rapazes!”

“Este tem sido um projeto de longo prazo que estamos trabalhando com um programa de pilotos mexicanos desde a nossa primeira Daytona 24, com Carlos Slim e Jimmy Morales em parceria com a equipe em 2005”, acrescentou o CEO da TRG-AMR e chefe de equipe Kevin Buckler.

Ricardo Perez, Antônio Perez, Santiago Creel e Lars Viljoen irão pilotar o #007 em Daytona. O quarteto tem vários anos de experiência de corrida, mas conhecem pouco o traçado.

 

Mod Flat6 Series para Rfactor 2 – by EnduRacers Modding Team

O grupo Endurancers Modding Team lançou na última sexta (23) seu primeiro trabalho para o Rfactor2. O mod Flat6 baseado no Porsche 911 GT3 Cup é o primeiro trabalho da equipe para o novo simulador da ISI. O mod Endurancers Series deve ser o próximo a ganhar versão para o novo jogo.  Melhor do que jogar é analisar e ver as diferenças entre as duas plataformas. Se até hoje o RF1 é um dos simuladores mais utilizados, mesmo estando na pista desde 2007, o que mudou para a tão aguardada segunda versão?

Para muitos e estou me incluindo neste grupo, simulador não precisa ter gráficos que beiram a perfeição. O que imposta é a jogabilidade e física o mais aproximado possível de um carro de verdade. Jogos como Projects Cars e Asseto Corsa tem gráficos mais bonitos do que o RF2, o que não deixa de ser um erro por parte da ISI. O jogo é bonito e para aproveitar todos os recursos visuais a máquina deve ser boa.

E é ai que a ISI fez a coisa certa. Com várias versões betas o jogo foi sendo desenvolvido nos últimos anos e o resultado é uma condução difícil, mas não impossível. O pessoal do Enduracers tiraram muito proveito das novas possibilidades do jogo.  Quem é acostumado a jogar seus mods sabe que para manter o carro na pista por conta da falta de aderência é complicado. Muitas vezes as configurações no menu do jogo não são suficientes e precisamos a recorrer ao famoso bloco de notas para acertos mais pesados.

Na nova versão do mod isso não existe. O carro ainda é arisco como deve ser. Mas é domável. Mesmo sem as ajudas de tração e controles de estabilidade o carro não sai igual um cavalo doido. Os ajustes como no RF1 são limitados, características de uma classe monomarca. A condução é a agradável. Para quem tem volante vai notar uma facilidade maior de fazer as curva sem o carro perder aderência lateral, mau comum no Rf1.

Mas talvez a principal sacada seja o consumo de pneus. Aquela coisa de fritar pneus e eles saírem intactos? Esqueça. Qualquer fritada, ou passada pelas áreas de escape vão deixar tudo mais complicado. Nas primeiras voltas o carro realmente não tem tração nenhuma e o famoso zig zag agora tem seu valor. Após o aquecimento tudo fica melhor, mas não mais fácil. Dependendo do composto utilizado o consumo é alto e a qualidade da pista conta muito. O som também é um diferencial que chegava a ser muito artificial na primeira versão do mod. Agora realmente é o barulho de um Porsche.

Se vale a pena trocar o RF1 pelo 2? Vale, mas não aposente a primeira versão do jogo. Saiba escolher o desenvolvedor do mod. A física, gráficos empregada neste mod do Porsche não deve nada aos carros originais do jogo.  Vale muito a pena. O mod pode se

A baixado no link abaixo.

Link para download.

Imagens feitas no circuito de Sebring no Rfactor 2:

 

Imagens do Rfactor 1:

 

 

Team Seg vence a temporada 2015 do Virtual Bongasat Endurance, Guilher Medina fatura título de pilotos

Com Porsche, Guilherme Media fatura o título de pilotos 2015 do Virtual Bongasat

 

Um primeiro campeonato para não se esquecer. Assim podemos definir a temporada 2015 do Virtual Bongasat Endurance Group 2015. Com 5 etapas nos mesmos moldes do WEC, o certame teve início em Paul Ricard na França, passando por Le Mans, SPA, Interlagos e Hockenheim.

Com pouco mais de 10 horas de condução, (sem contar treinos e classificação) as equipes buscavam além da óbvia vitória a superação pessoal dos pilotos em provas longas, muitas vezes competindo com carros avariados ou com o desgaste de uma prova de longa duração.

Resultado final de pilotos.

Resultado final de equipes.

Nesta primeira temporada 35 pilotos participaram das provas, e as disputas foram intensas. Na classe LMP1 o campeão Guilher Medina superou Edilson Carneiro por apenas 10 pontos. Pelas equipes a Team Seg superou a Shaft Racing por 95 a 88 pontos.

Eliano Costa venceu na classe LMP2.

Já na classe LMP2, que teve o maior número de participantes, a disputa foi mais fácil. Eliano Costa faturou o título com 143 pontos, contra 70 de Rodrigo Rocha e 46 de Tarso Marques. A equipe Morredores VRT se sagrou campeã com 143 pontos contra 90 da Hola Viva México.

Entre os GTE, Werner Marote conquista o título em cima de Edgar Horst Jr. (103 a 93). A Team Schell conquista o título de construtores em cima da M Tech Sports (159 a 93).

Werner Marote do Team Schnell vence na classe GTE.

A próxima temporada será dividida em três campeonatos.

1º baseado na série IMSA nos EUA:

23/01/2016 – Daytona International Speedway

13/02/2016 – Sebring International Raceway

12/03/2016 – Watkins Glen

09/04/2016 – Road Atlanta

 

2º baseado no Mundial de Endurance

14/05/2016 – Silverstone

11/06/2016 – Le Mans

09/07/2016 – Bahrein

13/08/2016 – Fuji

 

3º também baseado no WEC, com a adição do circuito de Hermanos Rodrigues.

10/09/2016 – Spa Francorchamps

08/10/2016 – Nurbugring

19/11/2016 – Hermanos Rodrigues – MEX

10/12/2016 – Shangai

 

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Nissan não participa do WEC em 2016

Peça de museu. (Foto: NISMO)

A Nissan divulgou na tarde desta terça (22) que não vai mais participar do Mundial de Endurance em 2016. Em uma nota curta a montadora japonesa reitera suas virtudes tecnológicas dando a entender que o seu LMP1 está a frente do seu tempo. Abaixo a nota.

“Nissan entrou na classe LMP1 na temporada de 2015, com um conceito inovador novo e ousado, com a ambição de competir ao mais alto nível na classe.”

“As equipes trabalharam para levar os veículos até os níveis de desempenho desejados. No entanto, a empresa concluiu que o programa não seria capaz de atingir as suas ambições e decidiu se concentrar no desenvolvimento de suas estratégias de corrida a longo prazo.”

“Correr é uma parte essencial do DNA Nissan, e a empresa tem uma história de inovação para ganhar. O compromisso da Nissan com o motorsports continua forte, como evidenciado por sua trajetória vitoriosa na temporada 2015, ao vencer o Super GT no Japão, vencendo a classe Pro do Blancpain Endurance, 12 horas de Bathurst com o GT- R GT3. A Nissan vai continuar seu apoio a WEC através dos seus vários programas de motores, incluindo recente introdução do motor LMP3. “

Sistema de abastecimento da Porsche na mira da ACO

Mais conspiração a vista? (Foto: Porsche)

As regras para o reabastecimento dos protótipos da classe LMP1 para o Mundial de 2016 mudaram. Assim como os apêndices para limitar a velocidade, recuperação de energia e fluxo de combustível, o reabastecimento também vai passar por mudanças.

“Qualquer dispositivo / sistema cujo princípio não esteja estritamente ligado à gravidade será proibido a bordo.”

Pode parecer óbvio mais relatos apontam que a Porsche desenvolveu um sistema que retira o ar do tanque de combustível, o que daria segundos preciosos durante o reabastecimento.

A vantagem Porsche durante as paradas foi entre 3 e 5 segundos por reabastecimento. Se levarmos em conta estes números para Le Mans, a onde o carro vencedor fez 395 voltas, com o reabastecimento a cada 13 a 14 voltas por stint, o que equivale a 29 paradas ao longo das 24 horas e um ganho de tempo efetivo na casa de 1min27s (3s perdeu por reabastecimento) para 2min25 (5s perdeu por reabastecimento).

Entre as teorias conspiratórias está é apenas mais uma. Com informações do DailySportscar.com

Nelsinho Piquet e o Nissan LMP1. “Foi apenas um teste”

Brasileiros Nelson Piquet Jr. e Bruno Junqueira podem fazer parte da equipe ano que vem. (foto: NISMO)

Nelson Piquet Jr. que atualmente disputa a Fórmula E, testou no início deste mês no circuito de NOLA nos EUA o polêmico LMP1 da Nissan. Ao seu lado estiveram Bruno Junqueira e Memo Rojas, dois pilotos acostumados com protótipos e que disputam a IMSA.

“Foi um carro divertido, muito rápido e divertido de conduzir”, disse Piquet em entrevista ao site Motorsport.com. “Quando quando você dirige um carro diferente é divertido para aprender e fazer coisas diferentes. Eu gostei. É um carro diferente. Com certeza ele tem uma nova tecnologia e é um pouco diferente, mas acho que é difícil para mim encontrar algo que realmente me impressione porque eu dirigi tudo na minha carreira.”

Nelsinho que está atualmente com 30 anos deixou claro que foi apenas um testes. “Para o momento, foi apenas um teste. Eles precisavam de um piloto para testar em NOLA e foi isso.” Por enquanto Harry Tincknell, Jann Mardenborough e Tsugio Matsuda, são os únicos pilotos confirmados para a temporada 2016. Em relação a Piquet, Junqueira e Rojas nada está certo, mas a imprensa internacional dá como certa a contratação deles.

Novos testes estão programados para Fevereiro também no circuito de NOLA.

ACO divulga lista com entradas automáticas para Le Mans

Largada da edição de 1983 das 24 horas de Le Mans. Porsche #21 da equipe Porsche Kremer Racing, dos pilotos Mario Andretti (USA) – Philippe Alliot (F) – Michael Andretti (USA). (Foto: ACO)

O Automobile Club de l’Ouest confirmou neste sábado (19) a lista de equipes que ganharam convites automáticos para a edição 2016 das 24 horas de Le Mans. Um total de 11 carros receberam entradas, graças aos seus resultados nos vários campeonatos organizados pela ACO, ou com história na competição em edições passadas.

LMP1:

Porsche Team (Vencedor em Le Mans)

LMP2:

KCMG (Vencedor da classe em Le Mans)

Greaves Motorsport (Vencedor da classe LMP2 no ELMS)

TeamLNT (Vencedor da classe LMP3 noELMS)

Michael Shank Racing (Convite fornecido a uma equipe LMP2 da IMSA)

GTE

Corvette Racing (Vencedor da classe GTE-PRO em Le Mans)

SMP Racing (Vencedor da calsse GTE-AM em Le Mans)

Formula Racing (Vencedor na classe GTE da ELMS)

BMW Team Marc VDS (Participante da ELMS)

TDS Racing (Vencedor da classe GTC da ELMS)

Scuderia Corsa (Convite para uma equipe da IMSA).

Os últimos três convites serão confirmados após a conclusão da Asian LMS em Janeiro. Aonde os vencedores da classes.

As equipes que competem regularmente no WEC já tem suas entradas garantidas independente do resultado obtido no ano anterior.

Dia de testes oficiais para Le Mans passa por mudanças

O dia do teste oficial para as 24 horas de Le Mans de 2016 ocorre no dia 5 de Junho. Para a edição do ano que vem mudanças serão realizadas. Ao contrário do ano passado, só serão aceitas as 58 equipes que competirão na prova. Neste ano e nos outros modelos LMPC, LMP3 e GTC participaram dos testes. Cada equipe pode inscrever até 5 pilotos por carro para participar dos trabalhos.

Os pilotos que não participaram das edições da prova desde 2011, devem completar pelo menos 10 voltas no dia do teste. Caso eles sejam pilotos classificados como Platinum não existe tal obrigatoriedade.

Assim os novos pilotos irão passar por cursos e treinamento no simulador da ACO em Paris.

Como nos últimos anos, todos os novos motoristas também vai passar por um curso de Treinamento de um dia no simulador ACO aprovado em Paris.

Michael Shank e Scuderia Corsa em Le Mans

As duas equipes querem estar em Le Mans. (Foto: IMSA)

Duas entradas para equipes americanas estão definidas para participar das 24 horas de Le Mans 2016. Esta quantidade foi definida nesta sexta (18) quando a ACO revelou os regulamentos desportivos da corrida.

A Michael Shank Racing já tinha confirmado sua intenção de participar da grande clássic para os pilotos Ozz Negri, John Pew e um terceiro a ser definido. Já a Scuderia Corsa volta a França depois de um pódio na edição deste ano com Townsend Bell, Bill e Jeff Segal.

Regulamento desportivo Le Mans 2016.

Não está claro se a entrada será pela classe GTE-PRO ou GTE-AM. A equipe anunciou recentemente um programa de classe GTLM com a nova Ferrari 488 GTE para as corridas Tequila Patron North American Endurance Cup.

Jeff Segal ainda tem a Ferrari 458 GTE que utilizou na corrida este ano, mas não se sabe se vai usar. Além destas duas são esperadas as equipes Corvette, Ford GT, Chip Ganassi Racing e Riley Motorsports que dependem de aprovação da ACO.

A lista completa com os 58 participantes será revelada no dia 5 de Fevereiro. Em paraleto também será conhecido os participantes do WEC e do ELMS.