Ajuste de desempenho para as 24 horas de Daytona

Todas as classes foram afetadas. (Foto: IMSA)

A IMSA divulgou nesta Sexta (22) o BoP de todas as classes para as 24 horas de Daytona que serão disputadas no final do mês. São alterações que tem como base o desempenho dos carros no ROAR.

Protótipos:

* BR01 Nissan: redução de peso 10 kg (de 890 para 880 kg). Tanque de combustível com capacidade de 76 litros e restritor de abastecimento confirmou combustível com 33,0 mm de abertura.

* DeltaWing DWC13 Coupe: aumento de 5 kg de peso (de 515 para 520 kg), 0,19 mm relação de giro de motor.

* Ligier JS P2 Honda: aumento de peso 10 kg (de 940 para 950 kg), ligeira redução de torque dependendo do RPM do motor.

* Ford Riley DP: Ligeira redução de RPM

* Lola B11/80 Mazda: Redução (0,026-,126) em relação ao impulso do motor. Aumento de 8 litros em capacidade de combustível e 33,0 milímetros do restritor de reabastecimento.

* Riley DP: 2mm maior no restritor restritor (74 a 76mm x 2) e aumento de 2 litros de capacidade de combustível (79 a 81 litros)

* Corvette DP: Não há alterações

Prototype Challenge:

* Posição da asa traseira alterada (P6 para P4), novo ângulo mínimo de -9.8 graus e -19.8. IMSA emitirá um boletim específico descrevendo a medida da asa traseira

GT Le Mans:

* BMW M6 GTLM: Redução do giro de impulso, Aumento na capacidade do tanque de combustível (de 95 para 104 litros), limitador de 33,5 milímetros de reabastecimento

* Corvette C7.R: 0.2 mm a menos no restritor de ar do motor (30,1 a 29,9 milímetros x2), aumento de 6 litros de capacidade de combustível (86 a 92 litros), 32 milímetros no restritor de reabastecimento.

* Ferrari 488 GTE: Ligeira redução na aceleração, fica confirmado 78 litros de capacidade de combustível e 29,5 milímetros no restritor de reabastecimento.

* Ford GT: Redução na aceleração, aumento de 3 litros na capacidade de combustível (95 a 98 litros), 35mm no restritor de reabastecimento.

Porsche 911 RSR: aumento de 6 litros de capacidade de combustível (85 a 91 litros), 32 milímetros no restritor de reabastecimento.

GT Daytona:

* Aston Martin V12 Vantage GT3: redução de peso 10 kg (1.260 a 1.250 kg), 1,3 milímetros maior no restritor de ar (40,7 a 42mm x2), aumento de 13 litros de capacidade de combustível (90 a 103 litros)

* Audi R8 LMS Ultra: redução de 10 kg de peso (1300 a 1290 kg), 1,7 milímetros maior do restritor de ar (52,3 a 54 milímetros x2), aumento de 3 litros no tanque de combustível (104 a 107 litros)

* Audi R8 LMS (novo): aumento de peso 20 kg (1.280 a 1.300 kg), redução de 2 mm no restritor de ar (40 a 38 milímetros x2), aumento de 4 litros na capacidade de combustível (86 a 90 litros)

* BMW M6 GT3: aumento de 10 kg de peso (1300 a 1310 kg), redução na aceleração, aumento de 9 litros em capacidade de combustível (95 a 104 litros)

* Dodge Viper GT3-R: 20 kg a menos de peso redução (1340 a 1320 kg), redução de 1 mm no restritor de ar (39 a 38 milímetros x2), aumento de 4 litros de capacidade de combustível (103 a 107 litros)

* Ferrari 458 Italia GT3: redução de peso 20 kg (1300 a 1280 kg), redução de 200 RPM (8400-8200 rpm)

* Lamborghini GT3 Huracan: aumento de peso 20 kg (1.260 a 1.280 kg), 2mm menor de restritor de ar (39 a 37 milímetros x2), aumento de 1 litros de capacidade de combustível (89 a 90 litros)

* Porsche 911 GT3 R: redução de 1 litro de capacidade de combustível (85 a 84 litros)

Asian Le Mans Series com 20 carros para etapa da Malásia

A última etapa da temporada 2015/2016 da Asian Le Mans Series será entre os dias 23 e 24 de Janeiro no circuito de Sepang na Malásia. Para o evento são esperados 20 carros, número recorde desde que a ACO lançou o certame em 2013.

Serão ao todo quatro LMP2, dois LMP3, dois protótipos CN, dez na classe GT e dois na GT-AM. Na classe GT três carros a mais participam da última etapa. A Absolute Racing apresenta o Bentley Continental. Esta é a primeira vez que o carro inglês participa de uma corrida sob a chancela da ACO. Os pilotos serão Adderly Fong e Andrew Palmer.

A equipe AAI acrescenta um McLaren GT3 MP4 12/. Os pilotos ainda não foram confirmados. Na classe a Clearwater lidera a classe. Sua rival direta a Nexus Infinity tem condições de conquistar o título.

Na classe GT-AM a KCMG que correu as últimas etapas sozinhas, terá a companhia da Team Starspeed Racing com um Lamborghini Huracan LM630-2.

 

 

Sergio Rinland o novo engenheiro do Project Brabham

David Brabham que está a frente do “Project Brabham”, Crowdfunding que angariou fundos para seu programa LMP e um possível retorno a F1 anunciou a contratação de Sérgio Rinland como consultor técnico.

Em 40 anos de carreira, Sérgio passou pelas mais diversas categorias. Indy, Turismo e na F1 passou pelas equipes Williams, Benetton, Sauber, Arrows e pela Brabham por duas vezes quando foi projetista chefe.

Atualmente é dono da Astauto Ltd, aonde desenvolve carros elétricos e híbridos. Ele também foi o responsável pelo desenho do LMP1 Epsilon Euskadi que competiu em Le Mans em 2008.

Sergio desenvolveu o Epsion Euskadi. (Foto: Divulgação)

“Brabham tem o prazer de anunciar ex-projetista da Brabham F1 Sergio Rinland como assessor técnico do Grupo Brabham”, disse David Brabham. “Seu papel vai ajudar a determinar o cenário técnico e tecnologias do futuro que representam nosso DNA, abrangendo pensamentos pioneiros, inspirado engenharia e inovação, como nós planejamos para o retorno de Brabham através do FIA World Endurance Championship.”

“Sergio e eu trabalhamos juntos na F1 na Brabham e novamente em Le Mans na equipe Modena Aston Martin. A experiência da Sergio através de novas tecnologias faz dele a pessoa ideal para apoiar a equipe Brabham Racing e inspirar futuros engenheiros através Brabham-Digital, a nossa plataforma de e-learning “.

Sergio Rinland também comentou sobre sua nova função: “É um prazer  acompanhar David em sua jornada para restabelecer Brabham como um nome familiar no automobilismo, um nome que está no meu coração, já que fui seu último engenheiro chefe na Fórmula 1.”

 

Rizi Competizione revela sua Ferrari 488 GTE

Semelhanças com a 458 são evidentes. (Foto: Rizi Competizione)

A equipe Rizi Competizione postou em seu site neste sexta (15), as primeiras fotos da sua nova Ferrari 488 GTE nas dependências da Michelotto na Itália. O novo bólido do time americano fará um pequeno shakedown em Fiorano antes de seguir viagem para os EUA.

Após chegar nos EUA o carro será desembarcado em Miami e transportado até Daytona como preparação para as 24 horas no final do mês. Os pilotos para a temporada 2016 serão Giancarlo Fisichella e Toni Vilander. Para Daytona terão a companhia de Davide Rigon e Olivier Beretta.

(Foto: Rizi Competizione)

As 48 horas da Konrad Motorsport

Huracan em dose dupla. (foto: IMSA)

Provas de 24 horas exigem uma preparação intensa. Tanto o WEC quanto a IMSA tem apenas uma grande corrida por ano por conta dos custos que as equipes terão que ter para bancar a prova. Agora pense. Fazer 2 provas e 24 horas em um único mês? Este é o desafio da Konrad Motorsports que irá participar tanto das 24 horas de Dubai quanto de Daytona.

Some isto a estreia do novo Lamborghini Huracan GT3 em ambas as provas. Por mais que o modelo italiano já tenha provado seu potencial na série Blancpain, é sempre um desafio eventos com tamanha extensão, principalmente quando são no mesmo mês.

“É muito simples. Eu gosto de corridas de 24 horas!” Disse Konrad ao site Sportscar365. “Eu já fiz todas as corridas de 24 horas ao redor do mundo.”

“Eu acho que fiz Le Mans 24 vezes, e Daytona 17. Nurburgring 18 e duas vezes Dubai. Ganhei tanto Spa e Nurburgring e Bahrein. É um tipo de competição competição difícil. Eu gosto disso.”

Konrad que passou um tempo fora das competições volta a ativa depois de ser um cliente Porsche. Com isso adquiriu três Huracans tanto para a série Blancpain quanto a IMSA. Mas este fim de semana, a equipe está em Dubai para começar sua temporada, com os vencedores da edição de 2014 Mark e Rolf Ineichen.

“Queríamos fazer Daytona. Os pilotos queriam ir para Dubai novamente”, disse “Eles não querem ir com seu Porsche; eles queriam ir comigo com a Lamborghini.”

Para Dubai a equipe levará apenas um carros para os irmãos Ineichen, Christian Engelhart e o piloto de fábrica da Lamborghin Fabio Babini, além do próprio Konrad que está com 64 anos.

Sendo provas em pontos distantes do globo a logística para este caso foi complicada.”Isso é muito difícil”, disse ele. “Somos uma pequena equipe, Eu só tenho nove pessoas em tempo integral que trabalham comigo. Todas as logística e peças, eu faço sozinho. Toda a parte de reservas em hotel e voos, é feito por uma colega.”

O entusiasta ficou satisfeito com os resultados obtidos no ROAR em Daytona. “O teste em Daytona foi muito, muito difícil para nós”, disse. “Paramos o teste no sábado à noite, começamos a carregar tudo para que no domingo as 8:30 da manhã todo o equipamento estivesse no aeroporto com destino a Dusseldorf Alemanha (sede da equipe). Nós fomos para casa, trocamos de roupa e já voamos para Dubai.”

As diferenças técnicas entre os carros para as corridas são basicamente: pneus, central eletrônica e BoP. A vantagem segundo o dirigente para a prova é a experiencia neste tipo de corrida. “Nós podemos aprender muito por fazer corridas de 24 horas”, disse ele. “Nós podemos ver que os pontos fracos podem estar no carro, ou talvez algo está certo. Temos a experiencia de mudar isso durante a prova.”

Além de Daytona a equipe irá participar de todas as etapas da Tequila Patron North American Endurance Cup e Blancpain Gt Series.

Um pouco sobre a classe DPI da IMSA

Em 2017 só terá LMP2. (Foto: IMSA)

Com o início do campeonato 2016 da IMSA chegando com as 24 horas de Daytona no final do mês de Janeiro, as equipes já estão de olho no certame de 2017, quando uma nova geração de protótipos LMP2 estarão nas pistas pelos campeonatos organizados pela ACO.

Nos EUA os novos protótipos terão a denominação DPi (Daytona Prototype Internacional), enquanto no resto do mundo irão continuar a se chamar LMP2. “Fizemos um grande trabalho. Começamos com os carros GT, agora nosso foco será os DPi para 2017.” Disse Simon Hodgson da IMSA. “Temos testes em túnel de vento planejado e nós entendemos o cronograma de equipes e fabricantes.”

Os modelos específicos da IMSA, poderão ser dos quatro fabricantes homologados pela ACO, que serão equipados com motores trabalhados pela Gibson. Os atuais modelos LMP2 continuaram elegíveis até o final de 2017.

Um dos diferenciais para o modelo americano será a opção de carenagens copiando os carros de produção, como é o caso do Corvette DP. Tanto Mazda quando GM (Cadillac) estudam ter bolhas nesta próxima geração de LMP2. Para Mark Raffauf, diretor da IMSA. o nível de interesse tem sido elevado, e  tudo indica que cinco fabricantes estarão alinhando seus modelos para o próximo ano.

Para evitar casos em que as bolhas sejam instaladas em diversos chassis, cada fabricante deve se comprometer com apenas um fabricante. Os quatro fabricantes são: Oreca, Onroak automotive, Dallara e Riley-MULTIMATIC. Mesmo com a opção das bolhas, as equipes podem utilizar a carenagem padrão fornecidas pelas equipes, assim como os times europeus.

Nem tudo são flores. Apenas algumas partes da carroceria poderão ser alteradas. A cabine do piloto, asa traseira, barbatana de tubarão e assoalho não poderãom ser alterados. Já áreas como bico, caixa de roda poderão ter seu desenho original alterado.

Na parte mecânica, quase todos os motores serão aceitos, desde que passem por ajustes feitos pela Gibson. Além de versões originárias de modelos FIA GT3. OS novos motores terão um aumento de potencia se comparados com os atuais. Estes regulamentos terão validade de 4 anos, porém os fabricantes terão autorização para fazer alterações.

 

Pipo Derani fica com o melhor tempo do ROAR

Protótipos LMP2 prontos para a batalha. (Foto: ESM)

Treinos são feitos para treinar, testar. Buscar configurações que possam ganhar uma corrida. Se treina ou se testa de todos os tipos. Pneus gastos, pouco combustível, algumas alterações aerodinâmicas.

E é mais ou menos assim que foi o ROAR, testes oficias para as 24 horas de Daytona. Quando a IMSA e a Grand-Am se unificaram no final de 2013, para dar origem ao TUSC e que neste ano virou o  WeatherTech SportsCar Championship, muito se cobrou e questionou a entidade sobre o escancarado favoritismo dado para os Daytona Prototype.

Nada mais óbvio. Como reza a tradição americana com seus enormes e beberrões motores, ver um Le Mans Prototype vencer Daytona e superar os pesados DP, sequer passou pela cabeça da família France. Dona da NASCAR e desde 2014 da IMSA.

StarWorks foi a melhor entre os protótipos da classe PC. (Foto: StarWorks Motorsports)

Desde então nenhum LMP2 teve vida fácil. Ganharam poucas corridas, mesmo sendo protótipos mais rápidos e modernos. As equipes que apostaram no LMP2 por muito tempo viram seu investimento indo pelo ralo. Não podiam vencer pois não tinha o “jeito americano”.

Este ano será o último que veremos os DP em pista. Para 2017 uma nova geração de LMP2 vão estar na pista. Receberam o sugestivo nome de DPI (Daytona Prototype Internacional), mas serão modelos LMP2 com possíveis carenagens de Corvette ou algum modelo americano.

Neste final de semana o ROAR nos mostrou que existe luz no fim do túnel, e que é possível um LMP2 vencer Daytona ou qualquer corrida do IMSA. Claro, foi só um teste com várias alternativas de acerto, mas pelo menos neste início os LMP2 estão em pé de igualdade com os pesados DP.

Resumo da seções 1 e 2

Resumo da seção 3

Tempos da seção 4

Tempos da seção 5

Tempos da seção 6

Tempos da seção 7

Já vimos este filme em 2015.

Pipo Derani foi o “vencedor” do ROAR. Foi o piloto mais rápido das sete seções de treino. Com o tempo de 1:39.249, obtido na segunda seção de treinos, Derani provou que se pode sonhar com a vitória de um LMP2. Mas não foi somente Pipo que fez bonito. Outro brasileiro, Oswaldo Negri que pilota o Ligier da equipe Michael Shank foi o segundo mais rápido no geral marcando 1:39.438.

Novo BMW M6 GTE fica com o melhor tempo na classe GTLM. (Foto: Rahal Letterman Racing)

Outros LMP2 como o BR01 da SMP Racing, e os dois Lola da equipe Mazda também marcam bons tempos e mostraram uma evolução. As principais equipes DP, Action Express, Wayne Taylor ficaram entre os primeiros, mas nada de extraordinário. Estariam aprontando para a corrida? Quem sabe.Com a tabela de tempo de todas as seções nas mãos, os oito melhores tempos foram a baixo de 1:39, desses oito, cinco foram obtidos por carros LMP2.

Jack Hawksworth foi o piloto mais rápido da classe PC com o #8 da equipe StarWorks Motorsprots com 1:42.118. Seu principal concorrente foi a forte Core Autosport que levou três seções, PR1 MAthiasen 1 e Starworks 2.

Entre os carros da classe GTLM a briga acirrada de sempre. A Corvette Liderou três seções, BMW três e Scuderia Corsa com Ferrari 1. O destaque é o Ford GT que se manteve entre os primeiros em praticamente todas as seções. Coube a Lucas Luhr marcar o melhor tempo com o BMW #100 1:45.088. A Porsche não figurou entre os primeiros mas esteve na casa dos três décimos de diferença. Como a classe é uma loteria, todos tem chances de vencer.

Novo Porsche 911 GT3-R fica com o melhor tempo na classe GTD. (Foto: IMSA)

Já na classe GTD, a Porsche foi a melhor com o novo GT3-R. Leh Keen marcou o melhor tempo dos dois dias com o #22 da Alex Job Racing com 1:47.852. Domien Faulkner fez um bom trabalho com o Viper #93 marcando 1:47.960. O Audi #6 da Stevenson Motorsprots ficou o tempo de 1:48.018.

Todos conhecem a pista. Quem vai vencer? Só saberemos entre os dias 30 e 31 de Janeiro.

Primeiro pack de carros do Mod Enduracers para Rfactor2 é revelado

Na foto o Lola B08 e o Ligier JS P2. (Foto: EnduRacers Modding Team)

Após o lançamento do mod Flat6 para Rfactor2 o grupo Endurancers Modding Team revelou neste domingo (10), a lista de carros que estarão presentes na primeira versão do mod. Ao todo serão 10 carros de 3 classes diferentes.

Dos modelos novos o Aston Martin Vantage (GTE) e Ligier JPS P2 (LMP2) são os principais destaques. Os demais carros já faziam parte das versões lançada para o Rfactor1. O grupo não deu detalhes ou data de lançamento.

* GTC – Flat6 GT3

* GTE – Aston Martin V8 Vantage

* GTE – BMW M3 E92

* GTE – Corvette C6.R ZR1

* GTE – Ferrari F430 GT

* GTE – Flat6 RSR

* P2 – Ligier JSP2

* P2 – Lola Coupe

* P2 – Oreca 03

* P2 – Zytek

Pipo Derani otimista para as 24 horas de Daytona

Brasileiro quer mais. (Foto: PipoDerani.com)

Pipo Derani foi o último brasileiro a entrar no Mundial de Endurace em 2014. Fez uma boa apresentação pilotando o Ligier JS P2 da equipe G-Drive na classe LMP2. Desde o fim da parceria da equipe russa com a OAK Racing, Derani foi remanejado para a Extreme Speed Motorsports que firmou parceria com a organização de Jaques Nicolet.

Assim o brasileiro não só estreia nas 24 horas de Daytona com a nova equipe, como também no WEC para sua segunda temporada. Para a prova americana, Derani terá como companheiros Scoot Sharp, Ed Brown e Johannes Van Oberbekk. “Eu estava um pouco surpreso porque eu não estava esperando estar aqui”, disse Derani ao site Sportscar365. “Eu estava esperando apenas fazer WEC. Então, quando Scott me disse que eu estava vindo, eu fiquei realmente feliz porque definitivamente. Daytona e Sebring são corridas que sempre quis participar. Isso vai fazer eu crescer ainda mais como piloto. Quanto mais experiência, tiver, melhor eu serei.”

Derani que tem 22 anos correu pouco nos EUA. O seu sucesso no WEC conseguindo o segundo lugar no campeonato o bota como um dos melhores pilotos de Endurance da atualidade. “Para começar aqui antes da temporada WEC é um grande passo à frente”, disse Derani.“Somos capazes de começar a trabalhar cedo. “Eu acho que vai acrescentar muito a minha experiência com a equipe.”

Para o brasileiro o foco neste momento são as 24 horas de Daytona, até por que o Mundial de Endurance começa apenas em Abril com as 6 horas de Silverstone. Como era de se esperar os pneus (Continental) foram os obstáculos para uma perfeita adaptação ao carro e a pista.“A principal coisa para mim foi compreender os pneus como, já que sei que o carro muito bom. Foi também a primeira vez que eu dirigi o carro com o motor HPD, mas eu não parecia precisar de qualquer tempo extra para ver como ele iria se comportar.”

Assim como todo fã de automobilismo que cresceu vendo as corridas de F1 e Indy pela TV, Derani considera fantástico ter a chance de correr ao lado de pilotos que viu somente na sala de sua casa no Brasil. “É uma grande experiência estar aqui e ver esses carros”, disse ele. “Para dirigir contra os carros da Ganassi, e estar correndo com caras como Scott Dixon e Tony Kanaan é perfeito. Eu assistia eles na IndyCar quando eu era muito jovem. Mas aqui, é muito legal ter a chance de estar lutando com eles.”

 

Eurasia Motorsports vence as 3 horas da Tailândia

 

Primeira vitória para o #9. (Foto: Asian LMS)

A primeira vitória a gente nunca esquece. Este foi o sentimento para Antonio Giovinazzi e Sean Gelael, por terem vencido neste domingo (10) as 3 horas da Tailândia, terceira etapa do Asian LMS.

A dupla que compete pela Eurasia Motorsports com um Oreca 03R equipado com motor Nissan, completou 113 voltas nos 4.554 metros do circuito de Buriram. O bom trabalho da dupla do Oreca #9 começou no Sábado com a obtenção da pole. Já na corrida superou com uma diferença de mais de 30 segundos, o Ligier JS P2 da equipe Algarve Pro Racing.

Resultado final das 3 horas da Tailândia.

Os líderes do campeonato o Oreca #8 da equipe Race Performance dos pilotos Olivier Webb e Nicolas Leutwiler chegaram na terceira posição. Com o resultado o título é quase certo e será confirmado na última etapa do certame em Sepang no final deste mês.

Na classe LMP3 a vitória ficou com o Ligier JSP3 da DC Racing de David Cheng, Ho-Pin Tung e Thomas Laurent. Foi a terceira vitória do protótipo #1. A superioridade foi tamanha que o segundo colocado, o Adess 03 #89 da Team AAI chegou com uma diferença de 4 voltas.

Entre os carros da classe GT, que teve o maior número de inscritos (7) a vitória ficou com a Ferrari 458 GT3 #27 da Nexus Infinity de Joshua Hunt e Dominic Ang. Em segundo o Audi R8 GT3 #5 da Absolute Racing e o BMW Z4 #91 da equipe Team AA, completaram o pódio.

Correndo sozinho na classe GT-AM o Porsche GT3 Cup da KCMG Racing correu sem maiores problemas. Os dois Wolf GB08 inscritos pela Wolf Racing na classe CN, tiveram problemas e não completaram a prova.

O próximo e último encontro do Asian LMS será em Sepang entre os dias 23 e 24 de Janeiro.