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Endurance tratado a sério!
Alpine vence na abertura do Mundial de Endurance em Sebring
Alpine vence na abertura do Mundial de Endurance em Sebring
Alpine venceu sem dificuldades. (Foto: Alpine)

A equipe Alpine venceu nesta sexta-feira, 18, as 1000 Milhas de Sebring, abertura da temporada 2022 do Mundial de Endurance. Contudo, a prova foi interrompida faltando pouco mais de 30 minutos para o final, por conta de uma tempestade de raios. A prova sofreu outra interrupção depois que José Maria Lopez sofreu um grave acidente, quando bateu com o Toyota #7, no Porsche #88 da equipe Dempsey-Proton Racing. 

O piloto do protótipo bateu no 911, perdendo o controle, capotando o carro na curva 14. Por fim, ele conseguiu sair do carro sem ferimentos. “Tive um contato com um carro GT e danifiquei minha frente”, explicou.

“Tentei me recuperar o mais rápido que pude, mas julguei mal o dano que realmente tive no carro. Quando me aproximava da curva 14, a carroceria dianteira caiu devido aos danos e não consegui virar ou desacelerar corretamente, então fui direto para as barreiras. Foi grande, mas o carro é muito seguro, então sou grato por isso”, explicou. 

Resultado final 

Os pilotos Nicolas Lapierre, André Negrão e Matthieu Vaxiviere não enfrentaram problemas, fazendo uma corrida sem erros. Lapierre estava ao volante do Alpine quando a corrida teve a bandeira vermelha final,  devido a raios nas proximidades do circuito.

Do mesmo modo, uma primeira bandeira vermelha foi dada por conta dos raios, faltando pouco mais de uma hora para o término da prova. Os carros voltaram à pista, mas logo depois o cancelamento total da prova. 

Brendon Hartley, Sebastien Buemi e o estreante Ryo Hirakawa ficaram em segundo lugar no Toyota #8. Assim, a equipe Glickenhaus conquistou seu primeiro pódio no WEC com Olivier Pla, Romain Dumas e Ryan Briscoe, em terceiro. 

Na estratégia

Vaxiviere largou da pole e abriu uma vantagem de 15 segundos sobre Pla, indo para a primeira rodada de pit stops, com os Toyotas logo atrás em terceiro e quarto.

Contudo, uma primeira parada lenta da Glickenhaus Racing permitiu que os Toyotas alcançassem o segundo e terceiro, como resultado, os protótipos japoneses não conseguiram superar o  Alpine. Lapierre assumiu a condução Alpine após uma única passagem de Vaxiviere e continuou a aumentar a vantagem da equipe francesa, com a diferença chegando a 30 segundos após duas horas e meia.

Apesar de realizar paradas nos boxes mais curtas, o Alpine não teve adversários diretos. O Toyota #7 estava na liderança da prova, no momento do acidente que o tirou da prova. Hartley imediatamente parou o Toyota #8, assim que a bandeira verde foi acionada. Mas teve de retornar aos boxes para completar o combustível e trocar os pneus. 

Assim. André Negrão assumiu a liderança, enquanto Briscoe assumiu o segundo lugar. A equipe americana teve de pagar uma punição por ultrapassar um carro antes da linha de partida durante a bandeira vermelha. Logo, as posições se mantiveram até o final da prova. 

United Autosports vence na LMP2

United Autosports vence na classe LMP2
United Autosports vence na classe LMP2. (Foto: Divulgação)

Na classe LMP2, a United Autosports conquistou a vitória quando Josh Pierson se tornou o mais jovem vencedor do WEC com 16 anos, um mês e quatro dias. Pierson, Oliver Jarvis e Paul di Resta terminaram em primeiro à frente de Robin Frijns, Sean Gelael e Rene Rast do Team WRT.

Por fim, a equipe JOTA finalmente completou o pódio com o #38 dos pilotos Antonio Felix da Costa, Will Stevens e Roberto Gonzalez.

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Porsche vence na GTE-Pro 

Porsche vence na classe GTE-Pro
Porsche vence na classe GTE-Pro. (Foto: Porsche)

Kevin Estre e Michael Christensen venceram com o Porsche #92 na classe GTE-Pro. Superando Nick Tandy e Tommy Milner no Corvette #64. Em contrapartida, o Corvette ganhou vantagem no início da corrida, depois que ambos os Porsches foram penalizados em 15 segundos por ação irregular no início da prova. 

Mas os carros alemães foram capazes de reduzir a diferença em relação ao Corvette C8.R, principalmente quando a primeira bandeira vermelha aconteceu. Houve uma forte batalha, prevalecendo a força do 911 RSR. Gianmaria Bruni e Richard Lietz terminaram em terceiro no Porsche #91.

A equipe AF Corse não mostrou força em nenhum momento da prova, terminando em quarto e quinto. Na classe GTE-AM, a equipe NorthWest AMR dominou, com o Aston Martin #98 dos pilotos Paul Dalla Lana, David Pittard e Nicki Thiim. Em segundo o Aston Martin da TF Sport. Por fim, o Porsche do Team Project 1 completou o pódio.