Carro da NASCAR volta a competir em Le mans depois de 46 anos

Carro da NASCAR volta a competir em Le mans depois de 46 anos

(Foto: Divulgação)

Quase meio século depois que Bill France levou o Chevrolet Camaro para as 24 Horas de Le Mans, Hendrick Motorsports anunciou nesta quinta-feira, 17,  sua intenção de competir no evento de 2023 como a entrada especial do Garage 56.  

Nesse sentido, a participação será uma versão modificada do Camaro ZL1. A parceria é uma colaboração da NASCAR, Hendrick Motorsports, Chevrolet, IMSA e Goodyear. Mais detalhes, serão anunciados na sequencia.

“Desde os primeiros dias da NASCAR, era importante para meu pai que tivéssemos um papel visível no automobilismo internacional , e não há palco maior do que as 24 Horas de Le Mans”,  disse Jim France, presidente e CEO da NASCAR .Em parceria com Hendrick Motorsports, Chevrolet e Goodyear, temos a equipe, fabricante e pneus mais vitoriosa da história da NASCAR. Estamos ansiosos para mostrar a tecnologia no carro Next Gen e apresentar uma entrada competitiva na corrida histórica”.

Nesse sentido, a Hendrick Motorsports é a líder em campeonatos da NASCAR Cup Series. A equipe vem de seu segundo título consecutivo, vencendo duas das quatro corridas em 2022. 

O chefe de equipe sete vezes campeão, Chad Knaus, será o gerente do programa Garage 56. “Participar de um dos eventos verdadeiramente icônicos do automobilismo e representar a NASCAR e a Chevrolet no cenário mundial é um privilégio”, disse Rick Hendrick, proprietário da Hendrick Motorsports. “Jim merece um tremendo crédito por ter a visão do projeto, e agradecemos a ele por confiar a responsabilidade à nossa organização. Embora Garage 56 seja uma ‘classe de um’, somos concorrentes e temos toda a intenção de colocar um produto ousado na pista para os fãs de Le Mans. É uma oportunidade de humildade – que apresentará um desafio emocionante nos próximos 15 meses – mas nossa equipe está pronta”, finalizou. 

História

Antes de tudo, Bill France levou pela primeira vez carros da NASCAR para Le Mans em 12 de junho de 1976. Foi necessário chegar a um acordo com os organizadores do evento. Dois carros competiram na recém-criada classe Grand International. 

Por fim, a Garage 56 foi introduzida em 2012. É classe especial única reservada para carros inovadores. Permite testar novas tecnologias, e fomentar a criatividade e a inovação. 

 

Published
5 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.