Porsche, a grande campeã do prólogo em Paul Ricard
![Porsche, a grande campeã do prólogo em Paul Ricard](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2016/03/M16_0569.jpg)
![Imbatível? (Fotos: FIAWEC)](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2016/03/M16_0569.jpg)
Sem grandes dificuldades a Porsche conquistou o melhor tempo nas cinco baterias de testes do “The Prologue”, nome dado a teste oficial para o Mundial de Endurance que ocorre religiosamente em março no circuito de Paul Ricard na França.
Ao contrário de Audi e Toyota que apresentaram carros novos, o 919 Hybrid recebeu modificações pontuais e não se mexeu no que não precisa. Ficou mais leve e principalmente aproveitou melhor o combustível depois das sanções impostas pela ACO para tentar brecar o desempenho e a velicidade dos LMP1.
Enquanto seus principais rivais não conseguiram chegar perto na tomada de tempo, a Porsche testou com exaustão seus dois LMP1. Ao todo foram mais de 2.197 quilômetros nestes dois dias.
![Alpine #36. O melhor entre os LMP2.](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2016/03/2016-Prologue-Castellet-Adrenal-Media-ADY72693_hd.jpg)
“Eles basicamente estavam funcionando sem problemas”, disse Fritz Enzinger, Vice-Presidente LMP1 “Recebemos o feedback positivo de nossos motoristas. Por isso estamos confiantes para a rodada de abertura em Silverstone em 17 de abril. Só não será possível julgar corretamente na competição global e estamos esperando isso com enorme entusiasmo. O Prólogo é como uma primeira corrida, é um grande evento organizado pelo WEC, muito útil para as equipes, para a mídia e para os fãs que tinham livre acesso à pista e ao paddock hoje.”
Brendon Hartley marcou no quinto treino o tempo de 1:37.445. Na soma de todos os treinos o segundo mais rápido foi Neel Jani com o Porsche #2 marcando 1:37.487. Em terceiro, o Toyota TS050 com Stépahe Sarrazin ao volante com o tempo de 1:38.273.
A Audi foi a equipe que mais enfrentou problemas nos dois dias de testes. Problemas com o novo R18 foram recorrentes. Mesmo assim Benoit Treluyer conquistou o quarto tempo no geral marcando 1:38.827. A diferença de tempo para o Porsche vencedor foi na casa de 1,4 segundos.
Para o presidente da Toyota Toshio Sato, os testes foram positivos para a equipe: “Foi um prazer ver tantos fãs aqui em Paul Ricard hoje, mas eu estou mais satisfeitos de ver o nossoTS050 na pista com os nossos concorrentes para a primeira vez. Tem sido um período muito intenso de preparação. Eu gostaria de agradecer a todos na equipe pelo seu trabalho árduo para chegar a este ponto. A primeira corrida da temporada está se aproximando e os preparativos estão quase completos. O Prólogo foi um marco importante e conseguimos nossos principais alvos neste teste, que foram compreender nossos diferentes pacotes aerodinâmicos e continuar os nossos preparativos intensos para o início da temporada. Estou contente com a forma como os dois dias se passaram, e particularmente feliz de ver o nosso forte espírito de equipe. Veremos em Silverstone, onde todos ficam; ainda temos trabalho a fazer. “
Na classe LMP2 o Alpine #36 pelas mãos de Nicolas Lapierre fez o melhor tempo nos dois dias de teste. Com 1:46.974, superou o Gibson 015S da equipe Strakka Racing que pelas mãos de Jonny Kane marcou 1:46.976. A diferença entre os dois primeiros chega a ser insignificante.
![Gianmaria Bruni levou a Ferrari #51 ao melhor tempo na classe GTE-PRO.](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2016/03/2016-Prologue-Castellet-Adrenal-Media-ADY57050_hd.jpg)
Em terceiro o Oreca 03 #26 da equipe G-Drive Racing com Rene Rast ao volante marcou 1:47.024. Os protótipos Ligier que dominaram a classe em 2015 tiveram um papel secundário nos treinos. A ordem das coisas se inverteu. Se em 2015 os modelos Oreca foram meros coadjuvantes, para este ano a coisa para tomar outro rumo. Vale lembrar que as equipes ESM tem um forte apoio técnico dado pela Onroak Automotive, empresa que desenvolveu e construiu o Ligier JS P2.
A Ferrari #51 de Gianmaria Bruni foi a grande campeã na classe GTE-PRO. Com o tempo de 1:57.808, Bruni superou seus companheiros de equipe com a Ferrari #71. Em terceiro e quarto os dois novos Ford GT que estão inscritos pela equipe Chip Ganassi. Não deixa de ser uma grata surpresa, já que os dois carros são projetos totalmente novos.
![Corvette da Larbre Competition "venceu" na classe GTE-AM.](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2016/03/2016-Prologue-Castellet-Adrenal-Media-DSC-6961_hd.jpg)
Na classe GTE-AM o Corvette #50 da equipe Larbre Competition fez o melhor tempo pelas mãos de Paolo Ruberti. Com o tempo de 1:58.269, superou em tempo os dois Ford GT da classe PRO. Em segundo e terceiro na classe AM chegaram O Porsche da equipe Gulf Racing e a Ferrari da equipe AF Corse.
E os brasileiros?
Entre nossos representantes, Lucas di Grassi não participou dos testes pela Audi. O estreante Nelsinho Piquet ficou em 6º na classe LMP1 com o R-One #12 da equipe Rebellion Racing. Na classe LMP2, Pipo Derani ficou na 7º posição com o Ligier #31 da equipe ESM.
Bruno Senna com o Ligier #43 da equipe RGR ficou com o 5º tempo na classe LMP2. Fernando Rees com o Aston Martin #97 ficou na 5º posição na classe GTE-PRO.
Tempos da quinta seção de treinos.