bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche, a grande campeã do prólogo em Paul Ricard
Imbatível? (Fotos: FIAWEC)
Imbatível? (Fotos: FIAWEC)

Sem grandes dificuldades a Porsche conquistou o melhor tempo nas cinco baterias de testes do “The Prologue”, nome dado a teste oficial para o Mundial de Endurance que ocorre religiosamente em março no circuito de Paul Ricard na França.

Ao contrário de Audi e Toyota que apresentaram carros novos, o 919 Hybrid recebeu modificações pontuais e não se mexeu no que não precisa. Ficou mais leve e principalmente aproveitou melhor o combustível depois das sanções impostas pela ACO para tentar brecar o desempenho e a velicidade dos LMP1.

Enquanto seus principais rivais não conseguiram chegar perto na tomada de tempo, a Porsche testou com exaustão seus dois LMP1. Ao todo foram mais de  2.197 quilômetros nestes dois dias.

Alpine #36. O melhor entre os LMP2.
Alpine #36. O melhor entre os LMP2.

“Eles basicamente estavam funcionando sem problemas”, disse Fritz Enzinger, Vice-Presidente LMP1 “Recebemos o feedback positivo de nossos motoristas. Por isso estamos confiantes para a rodada de abertura em Silverstone em 17 de abril.  Só não será possível julgar corretamente na competição global e estamos esperando isso com enorme entusiasmo. O Prólogo é como uma primeira corrida, é um grande evento organizado pelo WEC, muito útil para as equipes, para a mídia e para os fãs que tinham livre acesso à pista e ao paddock hoje.”

Brendon Hartley marcou no quinto treino o tempo de 1:37.445. Na soma de todos os treinos o segundo mais rápido foi Neel Jani com o Porsche #2 marcando 1:37.487. Em terceiro, o Toyota TS050 com Stépahe Sarrazin ao volante com o tempo de 1:38.273.

A Audi foi a equipe que mais enfrentou problemas nos dois dias de testes. Problemas com o novo R18 foram recorrentes. Mesmo assim Benoit Treluyer conquistou o quarto tempo no geral marcando 1:38.827. A diferença de tempo para o Porsche vencedor foi na casa de 1,4 segundos.

Para o presidente da Toyota Toshio Sato, os testes foram positivos para a equipe: “Foi um prazer ver tantos fãs aqui em Paul Ricard hoje, mas eu estou mais satisfeitos de ver o nossoTS050 na pista com os nossos concorrentes para a primeira vez. Tem sido um período muito intenso de preparação. Eu gostaria de agradecer a todos na equipe pelo seu trabalho árduo para chegar a este ponto. A primeira corrida da temporada está se aproximando e os preparativos estão quase completos. O Prólogo foi um marco importante e conseguimos nossos principais alvos neste teste, que foram compreender nossos diferentes pacotes aerodinâmicos e continuar os nossos preparativos intensos para o início da temporada. Estou contente com a forma como os dois dias se passaram, e particularmente feliz de ver o nosso forte espírito de equipe. Veremos em Silverstone, onde todos ficam; ainda temos trabalho a fazer. “

Na classe LMP2 o Alpine #36 pelas mãos de Nicolas Lapierre fez o melhor tempo nos dois dias de teste. Com 1:46.974, superou o Gibson 015S da equipe Strakka Racing que pelas mãos de Jonny Kane marcou 1:46.976. A diferença entre os dois primeiros chega a ser insignificante.

Gianmaria Bruni levou a Ferrari #51 ao melhor tempo na classe GTE-PRO.
Gianmaria Bruni levou a Ferrari #51 ao melhor tempo na classe GTE-PRO.

Em terceiro o Oreca 03 #26 da equipe G-Drive Racing com Rene Rast ao volante marcou 1:47.024. Os protótipos Ligier que dominaram a classe em 2015 tiveram um papel secundário nos treinos. A ordem das coisas se inverteu. Se em 2015 os modelos Oreca foram meros coadjuvantes, para este ano a coisa para tomar outro rumo. Vale lembrar que as equipes ESM tem um forte apoio técnico dado pela Onroak Automotive, empresa que desenvolveu e construiu o Ligier JS P2.

A Ferrari #51 de Gianmaria Bruni foi a grande campeã na classe GTE-PRO. Com o tempo de 1:57.808, Bruni superou seus companheiros de equipe com a Ferrari #71. Em terceiro e quarto os dois novos Ford GT que estão inscritos pela equipe Chip Ganassi. Não deixa de ser uma grata surpresa, já que os dois carros são projetos totalmente novos.

Corvette da Larbre Competition "venceu" na classe GTE-AM.
Corvette da Larbre Competition “venceu” na classe GTE-AM.

Na classe GTE-AM o Corvette #50 da equipe Larbre Competition fez o melhor tempo pelas mãos de Paolo Ruberti. Com o tempo de 1:58.269, superou em tempo os dois Ford GT da classe PRO. Em segundo e terceiro na classe AM chegaram O Porsche da equipe Gulf Racing e a Ferrari da equipe AF Corse.

E os brasileiros?

Entre nossos representantes, Lucas di Grassi não participou dos testes pela Audi. O estreante Nelsinho Piquet ficou em 6º na classe LMP1 com o R-One #12 da equipe Rebellion Racing. Na classe LMP2, Pipo Derani ficou na 7º posição com o Ligier #31 da equipe ESM.


Bruno Senna com o Ligier #43 da equipe RGR ficou com o 5º tempo na classe LMP2. Fernando Rees com o Aston Martin #97 ficou na 5º posição na classe GTE-PRO.

Tempos da quinta seção de treinos.

Resultado final. 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.