Glickenhaus pensa em hidrogênio
A ideia de veículos movidos a hidrogênio não é nova, a BMW já apresentou o Hydrogen 7 em 2005 e até a ACO já possui um protótipo movido por este combustível limpo. Agora é James Glickenhaus que aceitou o desafio.
Em uma postagem em seu Instagram, Glickenhaus, divulgou como seria o Hypercar SCG007 com um tanque de hidrogênio acoplado. Indo além da foto nas redes sociais, James, anunciou a criação da Glickenhaus Zero, empresa focada no desenvolvimento e construção de veículos com emissão zero.
A motivação partiu da picape desenvolvida pelo construtor americano, para rivalizar, e vencer, a Tesla Cybertruck, picape futurista 100% elétrica de Elon Musk. A “picape” de Glickenhaus utiliza células de combustível e está em franco desenvolvimento.
Ver essa foto no Instagram
Como o fabricante está envolvido no mundo do endurance, Le Mans é o foco principal. Um protótipo baseado no SCG 007 utilizará hidrogênio criogênico líquido. De acordo com Glickenhaus, o carro utilizará uma espécie de combustão para converter o hidrogênio líquido em água e eletricidade.
Os planos são ambiciosos. A expectativa é de que o protótipo seja capaz de ser reabastecido em cerca de 30 segundos, com uma autonomia similar aos atuais Hypercars e outros carros movidos a hidrogênio, como o Toyota Corolla, projeto feito pelo fabricante japonês, demonstrando que o conceito pode ser usado de forma satisfatória no automobilismo.
O ACO planeja lançar a classe de protótipos movidos a hidrogênio em 2024, o carro de Glickenhaus estaria pronto um ano antes. Nos resta esperar.