Glickenhaus pensa em hidrogênio

Protótipo teria autonomia superior aos atuais Hypercars. (Foto: Divulgação)

A ideia de veículos movidos a hidrogênio não é nova, a BMW já apresentou o Hydrogen 7 em 2005 e até a ACO já possui um protótipo movido por este combustível limpo. Agora é James Glickenhaus que aceitou o desafio. 

Em uma postagem em seu Instagram, Glickenhaus, divulgou como seria o Hypercar SCG007 com um tanque de hidrogênio acoplado. Indo além da foto nas redes sociais, James, anunciou a criação da Glickenhaus Zero, empresa focada no desenvolvimento e construção de veículos com emissão zero. 

A motivação partiu da picape desenvolvida pelo construtor americano, para rivalizar, e vencer, a Tesla Cybertruck, picape futurista 100% elétrica de Elon Musk. A “picape” de Glickenhaus utiliza células de combustível e está em franco desenvolvimento. 

 


Como o fabricante está envolvido no mundo do endurance, Le Mans é o foco principal. Um protótipo baseado no SCG 007 utilizará hidrogênio criogênico líquido. De acordo com Glickenhaus, o carro utilizará uma espécie de combustão para converter o hidrogênio líquido em água e eletricidade.

Os planos são ambiciosos. A expectativa é de que o protótipo seja capaz de ser reabastecido em cerca de 30 segundos, com uma autonomia similar aos atuais Hypercars e outros carros movidos a hidrogênio, como o Toyota Corolla, projeto feito pelo fabricante japonês, demonstrando que o conceito pode ser usado de forma satisfatória no automobilismo.  

O ACO planeja lançar a classe de protótipos movidos a hidrogênio em 2024, o carro de Glickenhaus estaria pronto um ano antes. Nos resta esperar.

Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.