bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Mazda encerra programa DPi na IMSA
(Foto: Divulgação)

A Mazda estará encerrando seu programa DPi na IMSA no final do ano . O fabricante também informou que não desenvolverá nenhum protótipo na futura classe LMDh.  A notícia foi divulgada nesta sexta-feira, 12. O motivo apontado pela Mazda é um realinhamento de sua estratégia de automobilismo.

Presente desde a época da American Le Mans Series, o fabricante alinhará somente um dos Mazda RT24-P para Harry Tincknell e Oliver Jarvis. A dupla se juntou a Jonathan Bomarito para um pódio nas 24 Horas de Daytona no final do mês passado. 

No comunicado enviado à imprensa, a Mazda diz que a decisão de encerrar seu envolvimento com o protótipo foi tomada após uma “avaliação interna da série DPi atual e da futura série LMDh”

“A Mazda tem uma longa história em corridas e recentemente adicionou várias vitórias DPi e pódios durante a temporada de 2020. Este é um tributo ao nosso espírito ‘nunca pare de desafiar’ ”, disse o presidente e CEO da Mazda North American Operations, Masahiro Moro.

“Estamos especialmente orgulhosos de nossa vitória nas 12 Horas de Sebring, pódios em Daytona em 2020 e 2021, e voltas recorde em Daytona em 2019 e 2020”. Estas são conquistas significativas na história da Mazda Motorsports. Agradecemos aos nossos pilotos, equipe, parceiros e fãs por seus anos de apoio e esperamos uma temporada forte de 2021”. 

O diretor da Mazda Motorsports, Nelson Cosgrove, deixará o fabricante no final deste mês, com o chefe de marketing do automobilismo, Mo Murray, foi o escolhido para supervisionar o programa DPi pelo restante de seu mandato.

O foco do automobilismo do fabricante se concentrará na Taça Mazda MX-5, que começou em janeiro. Outras formas de corrida de base serão anunciadas.

IMSA lamenta a saída do fabricante japonês

“A Mazda é um dos fabricantes mais vencedores da história da IMSA, com mais de 200 vitórias no nível mais alto da competição e com potencial de aumentar esse total através da temporada 202”, disse o presidente da IMSA, John Doonan, que atuou como diretor de esportes motorizados da Mazda até ingressar na IMSA em 2020″. 

“A Mazda foi a primeira a revelar seu carro de corrida DPi, o RT24-P, que venceu eventos icônicos como as 12 Horas de Sebring e as 6 Horas de Glen , entre outras corridas, e ao longo do caminho, tornou-se um favorito dos fãs”.

“Enquanto sentiremos falta de ver aquele belo protótipo na pista, esperamos continuar  nossa parceria como órgão sancionador para a Taça Mazda MX-5”, finalizou.