Toyota apresenta equipe para o Rally Dakar

(Foto: Toyota)

A Toyota GAZOO Racing anunciou nesta segunda-feira, 27, a equipe que irá disputar o Rally Dakar 2022. Liderada pelos campeões de 2019, Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, com Giniel de Villiers e o navegador Dennis Murphy. Em 2021, Henk Lategan ingressou no Rally Dakar como um novato, mas o tricampeão sul-africano de cross-country e seu navegador, Brett Cummings, tentarão melhorar seu desempenho durante a corrida anterior, onde caíram no Estágio 5 depois um bom começo. Shameer Variawa e o novo co-piloto Danie Stassen irão completar a escalação da Toyota. 

Nasser Al-Attiyah e o navegador Mathieu Baumel acabam de vencer o Hail International Rally, que também garantiu a eles a Copa do Mundo FIA 2021 de Ralis Cross-Country, tornando-os claramente favoritos para vencer o próximo Rally Dakar, que acontece na Arábia Saudita de 1º de janeiro até o dia 14. Nasser e Mathieu selaram a vitória na Copa do Mundo após vencer quatro dos seis eventos deste ano, incluindo o Rally da Andaluzia, o Rally do Marrocos, o Desafio do Deserto de Abu Dhabi e o Rally Internacional Hail. A dupla decidiu ficar de fora por duas rodadas, devido a compromissos anteriores, vencendo efetivamente todas as rodadas em que participaram.

O Carro

O novo Toyota Hilux T1 + apresenta melhorias no motor e suspensão. (Foto: Divulgação)

Enquanto a Copa do Mundo foi ganha usando a especificação anterior Toyota Hilux, a equipe estará apresentando o novo Toyota GR DKR Hilux T1 + no Rally Dakar, que será o primeiro passeio internacional do carro com a equipe. O novo carro apresenta o motor biturbo V6 a gasolina do Toyota Land Cruiser, juntamente com rodas maiores, um novo sistema de suspensão e um visual novo e arrojado.

O novo carro foi exaustivamente testado, com a última sessão no deserto de Kalahari confirmando a configuração da equipe para o Rally Dakar. Uma nova configuração de amortecedor foi empregada no carro e testes abrangentes nas instalações privadas da equipe mostraram um progresso significativo em termos de desenvolvimento do novo carro. Tanto Nasser quanto Giniel de Villiers ajustaram o carro nas últimas semanas antes da corrida, e a equipe está confiante de que a configuração atual oferece um excelente equilíbrio entre manuseio e velocidade total.

O Rally Dakar não é apenas uma das corridas automotivas mais difíceis do mundo, mas também a primeira rodada do novo FIA World Rally-Raid Championship (W2RC). Nasser e Mathieu farão campanha com o novo GR DKR Hilux T1 + no campeonato do próximo ano e, como tal, o Rally Dakar desempenha um papel central na busca da Toyota para garantir o título inaugural de fabricante, piloto e co-piloto do W2RC.

Trajeto

O Dakar 2022 está definido para começar em 01 de janeiro, iniciando na cidade de Jeddah para Ha’il. A seção percorre 815 km e será seguida por uma seção curta e cronometrada de 19 km, que será usada para determinar as ordens de largada para a Fase 1.

A rota então segue no sentido horário, visitando cidades como Al Artawiyah e Al Qaisumah antes de chegar à capital da Arábia Saudita, Riad. A segunda etapa do rally começa no dia oito indo em direção a Riad, a corrida continuará em Al Dawadimi, Wadi Ad Dawasir e Bisha, antes de concluir em Jeddah em 14 de janeiro.

“A equipe está totalmente preparada para o próximo Dakar e estamos ansiosos para testar nosso novo Hilux T1 +. Estamos confiantes de que o novo carro nos colocou em um nível totalmente novo, mas você nunca sabe o quão bom você é até que a bandeira caia para o início da corrida. Mal podemos esperar para começar em Hail”, disse Glyn Hall, chefe da equipe

Números Dos Carros E Seus Respectivos Pilotos: 

#201 – Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel

#207 – Giniel de Villiers / Dennis Murphy

#225 – Henk Lategan / Brett Cummings

#233 – Shameer Variawa / Danie Stassen


Siga o Bongasat nas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/bongasat 

Instagram – https://www.instagram.com/bongasat/ 

Grupo no Telegram – https://t.me/+kAg7FzeIB4cyNTdh

Published
5 meses ago
Categories
Rally Dakar
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.