Porsche detalha uso de jokers Evo no 963 e confirma três atualizações

A Porsche confirmou que utilizou três dos cinco jokers permitidos no protótipo 963 LMDh, sendo dois deles aplicados no início da temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) e do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
O diretor da Porsche LMDh, Urs Kuratle, revelou ao Sportscar365 que, além da já conhecida atualização na suspensão, uma segunda evolução foi necessária para modificar áreas da aerodinâmica traseira do carro. Ambas as alterações foram homologadas com uso de jokers, conforme previsto nos regulamentos técnicos.
“Tivemos uma atualização do ano passado para este ano, mas você não a vê visivelmente. Isso também nos custou um coringa”, explicou Kuratle.
Os detalhes das atualizações da Porsche
Embora os detalhes exatos não tenham sido divulgados, acredita-se que a modificação envolva a carroceria traseira e a área do difusor, com o objetivo de melhorar o equilíbrio do carro em diferentes tipos de circuito — e não necessariamente gerar ganho de velocidade.
“Não é um ganho de desempenho direto. É algo que torna o carro mais equilibrado nas pistas que temos”, acrescentou Kuratle. “O carro está muito mais nivelado agora.”
O primeiro joker da marca ocorreu ainda no início da temporada 2024, também para ajustes na suspensão. Segundo Kuratle, as atualizações mais recentes mostraram eficácia em diversas pistas, embora não tenham ocorrido especificamente para Le Mans.
“As melhorias que fizemos de 2024 para 2025 não eram específicas para Le Mans. Eram para a temporada completa. Funcionaram. Mas já sabíamos disso antes de chegar aqui”, afirmou. “Não temos atualizações específicas para cá, mas estamos felizes com o desempenho.”
Regulamento permite até cinco jokers até 2027
De acordo com as diretrizes da FIA, ACO e IMSA, fabricantes que competem com carros homologados sob os regulamentos LMDh e LMH. Além disso, podem utilizar até cinco jokers até o fim da temporada 2027. A partir de 2028, mais dois jokers adicionais poderão ocorrer, conforme extensão anunciada em junho passado. Além disso, os construtores também têm direito a homologar um novo carro ao longo do período.
A Peugeot já teria utilizado todos os cinco jokers disponíveis até o momento, enquanto Alpine, BMW, Cadillac e Ferrari teriam utilizado apenas um cada. Uma nova extensão do regulamento, válida até 2032, ocorrerá nesta sexta-feira, 13, em Le Mans. E deverá incluir novas permissões para curingas e homologações.