Panis Racing lidera sessão 4 do Prólogo do ELMS em Barcelona

A equipe Panis Racing liderou na manhã desta terça-feira, 09, a sessão matinal dos testes do ELMS, em Barcelona. O Oreca #65 marcou 1:28.254 pelas mãos de Arthur Leclerc. A volta foi a mais rápida da semana até agora, superando o tempo de 1:28.979 de Marino Sato na primeira sessão.

A volta de Leclerc também foi três décimos mais rápida que o #23 da United Autosports. Que terminou em segundo, e sete décimos à frente da IDEC Sport, que ficou em terceiro. Além disso, o carro mais rápido da classe LMP2 Pro/Am estabeleceu o quarto tempo com 1:28.960 pelas mãos de Laurents Hörr no LMP2 da DKR Engineering.

Tempos sessão 4

No entanto, olhando para além dos tempos rápidos em LMP2, o acontecimento foi a retirada do Aston Martin Vantage GT3 #97 da TF Sport do restante do Prólogo.

Martin Berry bateu nas barreiras no final da volta em alta velocidade, danificando gravemente a frente do carro e trazendo bandeiras vermelhas. A melhor notícia é que Berry está “bem” após o impacto.

Detalhes do acidente em Barcelona

Além disso, embora não haja informações sobre se o #97 estará ou não pronto para correr neste fim de semana, a equipe confirmou ao site Daily Sportscar que não participará mais do teste.

Enquanto isso, na classe LMP3 o #15 RLR M Sport Ligier foi o mais rápido com 1:35.509, pelas mãos de Nick Adcock. O #17 da COOL Racing chegou mais perto com 1:35.751.

Mais abaixo na ordem, o Ligier do Ultimate conseguiu recuar e estabeleceu o oitavo tempo mais rápido após a longa reconstrução após o incidente do Dia 1.

Na classe LMGT3 terminou como Ferrari 1-2 com o GR Racing 296 terminando a sessão no topo das telas após 1:41.078 de Davide Rigon. Assim, o #55 da Spirit of Race foi o segundo mais rápido. Com o #63 Iron Lynx o melhor dos restantes, com um tempo a três décimos de distância.

 

Diretor da Proton Huber Competition morre no circuito da Catalunha

Gerhard Freundorfer, Team Manager da Proton Huber Competition, morreu na manhã desta terça-feira, 09, no paddock do circuito da Catalunha, durante os testes do ELMS. De acordo com informações da série, o acidente ocorreu na área destinada às equipes do Michelin Le Mans Cup

Ainda segundo a nota, durante a preparação, Gerhard Freundorfer, Team Manager da Proton Huber Competition, envolveu-se num acidente fatal com o caminhão da sua equipe. Ele foi rapidamente atendido pela equipe médica do circuito, mas, infelizmente, sucumbiu aos ferimentos.

Frédéric Lequien, CEO da Le Mans Endurance Management: “Em nome de toda a família de endurance, gostaria de estender todas as nossas mais profundas condolências à família de Gerhard Freundorfer, especialmente à sua esposa Karola, e à equipa Proton Huber Competition. Este é um dia muito triste para a família Endurance”. 

Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO): “Esta manhã acordamos com a notícia da morte de Gerhard Freundorfer. Que entristeceu todos os envolvidos nas corridas de endurance. Gerhard era um membro da família da resistência e todos sentiram muita falta dele. Desejo estender as condolências de todos da ACO à família e amigos de Gerhard”.

Por fim, Josep Lluís Santamaría, Diretor Geral do Circuito de Barcelona-Catalunha: “Em nome do Circuito lamentamos profundamente este acidente e gostaríamos de estender as nossas mais profundas condolências à família. Amigos e a todo o paddock da European Le Mans Series de Gerhard.”

Duqueine e Nielsen Racing lideram treinos do Prólogo do ELMS em Barcelona

O Oreca #30 da equipe Duqueine liderou a sessão da tarde desta segunda-feira, 08, durante o Prólogo do ELMS, em Barcelona. A melhor volta do carro foi de 1:29.486, estabelecida por James Allen, que marcou o tempo na quinta das 119 voltas do carro.

Embora tenha sido um tempo rápido, não foi tão rápido quanto o 1:28.979 estabelecido por Marino Sato na sessão da manhã.

Segunda sessão

Terceira sessão

Além disso, o segundo mais rápido foi o #22 United que liderou a primeira sessão, com 1:29.728 de Ben Hanley. O #9 Iron Lynx Proton completando os três primeiros, sete décimos e meio atrás.

Os 12 primeiros foram todos carros da classe LMP2 na sessão. O corredor LMP2 Pro/Am mais rápido foi o #29 da Richard Mille,com 1:30.902 estabelecido por Mathias Beche para ficar em 13º nos tempos gerais.

A classe LMP3 do ELMS

Enquanto isso, na classe LMP3, o melhor tempo foi do #8 Team Virage marcando 1:36.660 pelas mãos de Gillian Henrion. O #12 WTM da Rinaldi foi o chassi Duqueine mais rápido. Terminou em segundo lugar nos tempos com 1:37.493.

Como esperado, apenas nove dos 10 carros LMP3 conseguiram sair da sessão. Enquanto a Ultimate continua a reconstruir seu Ligier #35, que bateu no teste da manhã.

Já na classe LMGT3 o Aston Martin Vantage GT3 #59 da Racing Spirit of Leman de Valentin Hasse Clot marcou 1:41.381.

Do segundo ao quinto lugar nos tempos foram todos ocupados por Ferrari 296 GT3 que marcaram tempos a um segundo de Hasse Clot. Por fim, as Ferraris #86 GR Racing e #55 Spirit of Race ficaram em segundo e terceiro lugar após os esforços de Davide Rigon e David Perel.

 

Protótipo movido a hidrogênio percorre estrada pública na França

O protótipo movido a hidrogênio H24 percorreu na última quinta-feira, 06, um trecho da rodovia A11 aos arredores de Le Mans

Com uma saída simbólica da Place de la Concorde, em frente ao Automobile Club de France, o H24 tomou então a autoestrada A11, passando pela portal de Saint-Arnoult. O local é um dos grandes pontos turísticos da França. 

Assim, o H24, conduzido por Stéphane Richelmi, foi acompanhado nesta aventura por um veículo de apoio, também a hidrogênio, fornecido pelo parceiro Symbio, líder tecnológico e industrial europeu em células de combustível de hidrogênio.

Além disso, Com o apoio da Vinci Autoroutes, da Prefeitura de Sarthe, da Prefeitura de Yvelines e das forças de segurança. Tudo ocorreu para garantir o bom funcionamento da operação e a proteção de todos os usuários. Esta demonstração da competição de hidrogênio com emissão zero na estrada atesta o contribuição do Endurance e das 24 horas de Le Mans. Bem como de vários players para a mobilidade global.

Nelsinho Piquet completa formação de pilotos do Team Virage no ELMS

O Team Virage confirmou nesta quinta-feira, 04, que Nelsinho Piquet fará para da equipe no ELMS. Competindo na classe LMP2 Pro-Am, ele estará ao lado dos pilotos Matt Bell e Tony Wells no Oreca #19 da equipe. Lembrando que o ELMS terá seis etapas em 2024, que começa neste final de semana, na Espanha. 

Além disso, o brasileiro migra para o time de bandeira polonesa após disputar a temporada 2023 na categoria Pro-Am pela United Autosports.

“Estou muito feliz por participar desta temporada da ELMS com a Team Virage”, disse Piquet Jr.. “A equipe procurava um piloto experiente e surgiu a possibilidade de competir por ele.

“Não estava nos meus planos correr na Europa este ano, mas estou muito entusiasmado por estar lá com o Virage e espero que já tenhamos sucesso em Barcelona”, disse. 

Nelsinho Piquet completa formação de pilotos do Team Virage no ELMS

O Team Virage confirmou nesta quinta-feira, 04, que Nelsinho Piquet fará para da equipe no ELMS. Competindo na classe LMP2 Pro-Am, ele estará ao lado dos pilotos Matt Bell e Tony Wells no Oreca #19 da equipe. Lembrando que o ELMS terá seis etapas em 2024, que começa neste final de semana, na Espanha. 

Além disso, o brasileiro migra para o time de bandeira polonesa após disputar a temporada 2023 na categoria Pro-Am pela United Autosports.

“Estou muito feliz por participar desta temporada da ELMS com a Team Virage”, disse Piquet Jr.. “A equipe procurava um piloto experiente e surgiu a possibilidade de competir por ele.

“Não estava nos meus planos correr na Europa este ano, mas estou muito entusiasmado por estar lá com o Virage e espero que já tenhamos sucesso em Barcelona”, disse. 

Os detalhes do Team Virage no ELMS

Equipe competirá também com um Ligier JS P4

A equipe inicialmente tinha Rob Hodes e Ian Rodriguez listados na lista de inscritos da temporada completa do ELMS quando foi revelado no final do ano passado.

Porém, Rodriguez fez parte da escalação do time em 2023 junto com Tatiana Calderon. Enquanto Hodes, classificado como Bronze, ficou de fora da temporada depois de quebrar duas costelas em uma queda durante os treinos da rodada de abertura em Barcelona.

 

Império Endurance Brasil divulga calendário atualizado

A Associação de Pilotos de Endurance (APE), entidade responsável pela promoção e organização do Império Endurance Brasil, anunciou nesta quarta-feira (3) a versão atualizada do calendário para 2024. Porém, a novidade é a realização de uma prova especial no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. A etapa será comemorativa aos dez anos da entidade e da categoria e substitui a data que estava reservada para o próximo dia 13 de abril.

Aliás, o retorno da categoria a Interlagos é a grande atração do calendário para esta temporada. Assim, o circuito paulistano também será o palco da segunda etapa do campeonato, no próximo dia 11 de maio.

“Interlagos é o circuito preferido de praticamente todos. Não competimos lá desde nossa rodada final do campeonato de 2022 e estamos muito satisfeitos em estar de volta”, destacou o presidente da APE, Henrique Assunção. “Além disso, queremos ampliar o leque de atrações já na próxima etapa e realizar uma grande confraternização na corrida de setembro. O formato da prova em si ainda está em estudo, cogitamos hoje fazer duas corridas ou uma prova mais longa que valia por duas etapas, mas o certo é que será um evento especial”, afirmou.

Como assistir?

A temporada 2024 do Endurance foi iniciada no último dia 16 de março, em Goiânia (GO), circuito que receberá mais duas provas do atual campeonato. As corridas tem exibição ao vivo pela TV, no canal Bandsports. Por fim, na internet a transmissão se dá pelo YouTube, no canal oficial da categoria e canais Grande Prêmio e High Speed TV.

Confira o calendário atualizado da temporada 2024:

1ª etapa – 16/03 – Goiânia (GO) – já realizada

2ª etapa – 11/05 – Interlagos (São Paulo/SP)

3ª etapa – 15/06 – Velocitta (Mogi Guaçu/SP)

4ª etapa – 10/08 – Goiânia (GO)

5ª e 6ª etapas – 31/08 e 01/09 – Interlagos (São Paulo/SP)

7ª etapa – 19/10 – Velocitta (Mogi Guaçu/SP)

8ª etapa – 30/11 – Goiânia (GO)

Abertura do Le Mans Cup terá 38 carros na Espanha

A corrida de abertura da temporada 2024 da Michelin Le Mans Cup terá um grid de 38 carros para a corrida de 110 minutos em Barcelona, ​​no sábado, 13 de abril. Assim, O grid terá 26 equipes e 76 pilotos de 19 países diferentes alinhados para a primeira das sete corridas desta temporada.

Correndo em casa, a Espanha terá duas equipes e três pilotos. Com a CD Sport competindo com um Ligier P320 na classe LMP3. Além disso, a Biogas Motorsport fará sua estreia na competição na classe GT3 com uma formação totalmente espanhola de Josep Mayola Comadira e Marc Carol Ybarra na Ferrari 296 #23. 

Fran Rueda Mateos é o terceiro piloto espanhol no grid, que também está competindo em uma Ferrari 296 GT3 com os ex-campeões Kessel Racing.

Classe LMP3 com 29 carros 

O grid da classe LMP3 terá um complemento total de 29 carros, com 25 Ligier JS P320 contra 4 Duqueine M30-D08. O atual campeão Team Virage defenderá o seu título com uma dupla de Ligiers.

O britânico Jamie Falvey e o romeno Mihea Stefan competirão na Ligier #44, enquanto Oscar Bittar, do Paraguai, se juntará ao brasileiro Ricardo Gracia Filho na Ligier #59.

A equipe Thor dos vice-campeões LMP3 de 2023 retornará com uma formação de pilotos inalterada de Audunn Gudmundsson e o campeão de pilotos de 2021 Colin Noble para outra chance pelo título em 2024. Os campeões Racing Spirit of Leman de 2022 terão um único carro para a dupla francesa Marius Fossard e Christophe Lapierre.

Lista de inscritos

A campeã Nielsen Racing de 2021 está inscrevendo um único carro para o campeão MLMC da classe LMP3 Tony Wells e o campeão ELMS LMP3 Wayne Boyd. Além da Team Virage e da CD Sport, a COOL Racing, a ANS Motorsport, a Rinaldi Racing, a MV2S Racing, a Inter Europol Competition e a Bretton Racing terão dois carros cada no Circuito de Barcelona-Catalunha.

O Duqueine M30-D08-Nissan será pilotado nesta temporada pela equipe britânica Steller Motorsport, pela irlandesa Murphy Prototypes. Além da equipe suíça Haegeli by T2 Racing e pela equipe francesa R-ACE GP. Todas com um único carro inscrito para cada equipe.

O grid LMP3 é completado por seis equipes rodando o Ligier JS P320 que são as equipes francesas M Racing e IDEC Sport a equipe britânica P4 Racing a GG Classics que é a primeira equipe de bandeira australiana a entrar no MLMC. Por fim, a equipe dinamarquesa High Class Racing. 

Quatro fabricantes na classe GT3

O grid da classe GT3 em Barcelona contará com 9 carros de 4 fabricantes diferentes – Audi, Ferrari, Lamborghini e Porsche.

Além disso, os ex-campeões Kessel Racing têm dois carros inscritos para a Michelin Le Mans Cup de 2024. Com a espanhola Fran Rueda Mateos se juntando a Andrew Gilbert na Ferrari 296 #74 dirigida pela equipe suíça.

A AF Corse também correrá com um par de 296 GT3 com o italiano Alessandro Balzan e Mathew Kurzejewski dos EUA na Ferrari #51. E os italianos Riccardo Agostini e Custódio Toledo do Brasil na Ferrari #88 296. A espanhola Biogas Motorsport correrá com a quinta Ferrari 296 no grid.

A Steller Motorsport retorna com seu Audi R8 LMS, que conquistou uma vitória de estreia em Spa-Francorchamps na temporada passada.

Porém, haverá dois Porsche 911 GT3 R (992) no grid. Com a equipe dinamarquesa High Class Racing rodando um dos carros para os companheiros de equipe britânicos Nick Jones e Scott Malvern. Enquanto a Proton Huber Competition correrá  com o outro para os alemães Manuel Lauck e Joerg. Dreisow.

Após a retirada da Leipert Motorsport pelo resto da temporada, a Iron Dames irá rodar o único Lamborghini Huracan GT3 EVO no grid da MLMC em Barcelona. C​​​com Celia Martin e Karen Gaillard compartilhando as funções de direção este ano.

A rodada de Barcelona da Michelin Le Mans Cup 2024 acontecerá nos dias 12 e 13 de abril. Por fim, os competidores estarão na pista do Circuito de Barcelona-Catalunha no início da semana para a sessão de testes oficial na quarta-feira, 10 de abril.

 

Confira a lista de inscritos para a etapa do WEC em Imola

A organização do Mundial de Endurance divulgou nesta terça-feira, 02, a lista de inscritos para a etapa de Imola. Um dos boatos se confirmou, a da Cadillac Racing de ter apenas dois pilotos em sua inscrição.

Assim, de acordo com a lista, Alex Lynn e Earl Bamber estão listados para dirigir o Cadillac V-Series.R #2 da Chip Ganassi Racing, sem nenhum terceiro piloto nomeado como esperado.

A Cadillac disputou os 1812 km de abertura da temporada no Qatar com Sebastien Bourdais, regular do CGR no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, como o terceiro piloto ao lado de Lynn e Bamber, o trio terminando em quarto antes de sua desqualificação.

Lista de inscritos

Na época, o comunicado da fabricante americana dizia que nomearia um terceiro piloto “à frente de certas corridas de resistência”, provavelmente uma referência às 24 Horas de Le Mans e às 8 Horas do Bahrein no final da temporada.

Desde então, a Cadillac nomeou Alex Palou como o terceiro piloto do carro #2 de Le Mans.

Confronto de datas com a etapa do WEC

Contudo, nem Bourdais nem seu companheiro de equipe CGR na IMSA, Renger van der Zande, estão disponíveis para Imola. Devido a um confronto com a etapa de Long Beach, nos EUA. Já a corrida seguinte do WEC em Spa acontece no mesmo fim de semana da rodada Laguna Seca da IMSA.

Além disso, a lista de inscritos do 6H Imola não contém outras alterações em relação à abertura do Qatar. Com 37 carros inscritos nas classes Hypercar e LMGT3.

Os treinos livres para as 6H de Imola começam no dia 19 de abril, antes da corrida em si, no dia 21 de abril.

Fernando Alonso deseja retornar ao WEC com o Aston Martin Valkyrie

Atualmente na equipe Aston Martin, na Fórmula 1, Fernando Alonso está de olho em uma possível participação no WEC. O espanhol competiu pela Toyota, inclusive vencendo as 24 Horas de Le Mans de 2018.

Como a Aston Martin voltará ao WEC em 2025 com o Hypercar Valkyrie, fica o questionamento: Alonso terá um lugar? Em entrevista ao site RacingNews365, o piloto deixou claro que se tiver a oportunidade de voltar, ele voltará. 

“Sim, mas não agora”, respondeu o piloto. “Isso não me ocorreu em 2025. Eu amo o Valkyrie. Devo receber meu exemplar (versão de estrada) neste verão, em julho. Estou esperando por isso há tanto tempo! Demora um ano para entregar um. Então por que não ? Se eu dirigir por prazer pessoal e depois competir, isso seria maravilhoso”.

Por fim, não se sabe o futuro do espanhol na Fórmula 1. O contrato com a Aston Martin encerra-se no final deste ano e os rumores indicam que ele está na mira da Red Bull e Mercedes-Benz. 

Fernando Alonso e os rumores

Ainda no campo das especulações, Lawrence Stroll, dono da Aston Martin, para trazer Adrian Newey para a sua equipe, enquanto o britânico foi sondado pela Ferrari.

Em dezembro, Alonso já falava na possibilidade de um dia trabalhar com ele, quando mencionou o Valkyrie (projetado por Newey para a Aston Martin via Red Bull Technology).

“Trabalhamos juntos muito próximos algumas vezes e conversamos sobre isso.”

“Lembro que quando ele publicou um livro há alguns anos na Espanha, tive o privilégio de escrever o prefácio dele. Para mim, ele é uma pessoa incrível e tive a oportunidade de trabalhar no mesmo ambiente que ele, mesmo se nunca trabalhamos juntos.”

“Estou feliz por viver e dirigir na época em que Adrian Newey constrói carros de Fórmula 1. Espero um dia poder trabalhar com ele. Vou dirigir a Valkyrie e talvez já sinta algo quando entrar no carro, o que me fará feliz”, finalizou o espanhol.