Nissan realmente pronta para Le Mans?

A Nissan desde que anunciou sua volta ao Endurance em 2014, vem enfrentando dificuldades no desenvolvimento do seu GT-R NISMO LM, seja por problemas com a confiabilidade do sistema híbrido, ou a segurança estrutural do carro.

Para muitos o programa da marca está mais focado no marketing do que no desenvolvimento propriamente dito do carro. Como a equipe não participou das duas primeiras etapas do WEC, SPA e Silverstone a estréia será em Le Mans, uma prova aonde não se tolera erros, principalmente em modelos estreantes.

Uma das últimas polêmicas envolvendo a Nissan foi a desistência de Marc Gené, que admitiu ter medo do carro, o que motivou seu desligamento, tendo apenas um papel de consultor.

Darren Cox, diretor de Marketing que é o responsável pelo programa LM, em entrevista no circuito de Le Mans, nesta semana foi categórico em falar que mesmo com atrasos o cronograma está em dia e a equipe não tem o que esconder.

“Estamos abertos e transparentes. Nós acreditamos em Le Mans e no WEC. Le Mans é algo especial para a Nissan. Sabemos que é complicado competir com três carros novos em uma classe altamente competitiva como é o LMP1. Os outros três  fabricantes têm feito um grande trabalho durante o inverno. “

Cox ainda fala que os três carros não estarão presentes no dia de testes oficiais em Sarthe, no dia 31 de Maio. “Vamos usar o dia do teste como uma sessão de testes de escala. A idéia é acumular quilômetros e preparar os melhores carros para a corrida. Precisamos de uma boa base como a Porsche fez 2014. Como eu disse, Le Mans é muito importante para a Nissan. Quando entramos na NISMO no Japão o primeiro carro que vemos é um dos que competiu em Sarthe.”

Sobre o Marketing, falar mais alto que o desenvolvimento. “Muitas pessoas disseram que era apenas um programa de marketing, mas é realmente um programa de competição. O programa Nissan LM P1 é tudo menos marketing. Em Le Mans, não vamos estar nos boxes convencionais. Escolhemos ficar no final do pit lane nos boxes 54, 55 e 56. Essa é a nossa decisão, porque nós pensamos que seria mais fácil “

“Temos que tornar o esporte acessível. Os fabricantes tendem a esconder tudo, não é o que buscamos. Em Le Mans, teremos aproximadamente 85 pessoas, e teremos peças disponíveis para a montagem de dois carros extras.”

A ausência de Gené també foi destacada na entrevista. Para Cox o piloto fará falta neste momento da equipe. “Marc é o piloto mais experiente da nossa força de trabalho. Sua agenda é cheia com a Ferrari. No entanto, ele continua envolvido no programa para treinar os jovens, mesmo depois de Le Mans. A decisão foi tomada em conjunto. “

Darren Cox disse que a especificações finais do GT-R NISMO LM foram finalizadas após  as últimas sessões de testes. Até o momento, ninguém sabe o verdadeiro potencial do carro, mesmo que o gerente de marketing está confiante: “Nós pensamos que o carro é rápido e nós saberemos mais na noite de sábado durante a corrida. Eu li em vários sites que o carro se mostrou lento. Não se pode negar que ainda temos coisas a aprender. A parceria com a está sendo fantástica. Só saberemos mesmo em Le Mans.”

O dirigente deixou claro que o carro irá correr em Le Mans com o sistema híbrido.

Falken Tire cancela sua participação no TUSC

Um das mais tradicionais parceria da IMSA chega ao fim. A Falken Tire, equipe oficial do fabricante de pneus Japonês Falken, cancelou sua participação no TUSC.

A equipe comandada por Derrick Walker vai participar das provas restantes com as cores da Falken e espera em um futuro próximo um novo grande patrocinador.

“Estamos concluindo o que tem sido uma relação muito valiosa e gratificante com IMSA e o TUSCC após esta temporada, estamos ansiosos para seguir e torcemos peo crescimento contínuo da série.” disse Richard Smallwood, presidente e CEO Falken Tire.

Já Derrick Walker disse em entrevista a RACER.com que iria procurar por novos patrocinadores para continuar, caso o fabricante de pneus realmente quisesse cancelar a parceria. “Não é nenhum segredo que Falken nesta época do ano olha para seus muitos programas de corrida e considera o encerramento de alguns, e nós certamente esperamos que eles vão ficar.” disse.

“Se Falken não escolher ficar por qualquer motivo, a Walker Racing pretende ficar e procurar novos parceiros. Nossa parceria com a Falken durou cinco anos agora e estamos extremamente orgulhosos da relação e as vitórias que tivemos em nossa parceria. Eles foram ótimos parceiros e, se nós temos os nossos desejos concedidos, o relacionamento vai continuar por muitos mais anos.” Concluiu

Estas declarações foram dadas antes do anuncio oficial do cancelamento do programa. Para Scott Atherton, presidente do TUSC a perda é grande.  “O programa da equipa Falken Tire tem sido importante, tanto dentro quanto fora da pista, seja no TUSC, quanto na ALMS. Suas vitórias em Petit Le Mans nos últimos dois anos, entre outras vitórias mostram o potencial da equipe.”, disse Atherton. “Infelizmente, Falken Tire tomou uma decisão de negócios para interromper seu programa, o que fará uma enorme falta para muitos fãs.” Conclui.

Aston Martin começa o desenvolvimento de um novo GTE

A Aston Martin começou o desenvolvimento e atualizações dos seus atuais carros para os próximos anos, o que inclui um novo modelo para as classes GTE e GT3.

O atual modelo, Vantage V8 que está nas pista desde 2008 vai passar por uma reformulação para se adequar as novas regras  que vão começar a valer ano que vem. Mesmo que não seja obrigada a mudar o carro, o fabricante Inglês quer se manter competitivo na disputa.

“Fisicamente ele terá grandes alterações, mas a parte de motor e câmbio sofrerá poucas mudanças,” disse John Gaw diretor da marca em entrevista ao site Sportcar365.com. “O desenho do novo carro tem que estar pronto até Setembro, quando precisamos entregar um modelo para os testes de BoP”. Disse.

Com uma expectativa de aumento de potencia na casa dos 5% a classe GTE passará por mudanças como a necessidade de um “teto solar” para chegar ao piloto mais facilmente em caso de acidente, e um maior controle na parte técnica.

Já a versão GT3 com novas especificações devem começar a ser testadas após as 24 horas de Le Mans em Junho.

“Eu acho que os carros vão te um desenho bastante agressivo se comparados com os atuais”, disse Gaw. “Eles serão muito mais rápido também. Haverá um grande salto no desempenho, eu acho.

Gaw disse o chassi dos atuais Aston GT, podem ser atualizados, evitando a necessidade de construção de novos carros para o próximo ano, e, portanto, aumentar a vida útil dos carros atuais parar uma margem maior.

“A coisa mais importante é a estabilidade e economia de custos”, disse ele. “Paul Dalla Lana é um grande exemplo. Ele comprou Aston Martin em 2013, e poderá competir até 2017 com o mesmo carro, mesmo com pequenas atualizações será um valor menor do que um carro novo.” Argumenta.

O fabricante espera lançar um novo esportivo baseado no seu próximo bólido de produção em série que será apresentado no Salão de Genebra.

ACO divulga lista final para as 24 horas de Le Mans 2015

A ACO divulgou nesta Terça (12) a lista final de pilotos e equipes que irão tentar vencer a edição 2015 das 24 horas de Le Mans. Ao todo serão 168 motoristas de 29 países diferentes. A França lidera com 30 pilotos, seguida da Inglaterra 28, Estados Unidos 18 e Alemanha 15.

Lista completa de inscritos.

Serão 14 carros na classe LMP1, 19 na LMP2, 9 na GTE-PRO e 14 na GTE-AM. O Brasil será representado pelos pilotos habituais que competem no Mundial de Endurance.

Lucas di Grassi com o Audi #8 na classe LMP1, Pipo Derani com o Ligier #28 da equipe G-Drive Racing na classe LMP2 e Fernando Rees com o Aston Martin #99 na GTE-PRO.

Valdeno Brito e Átila Abreu faturam dois pódios em Brands Hatch

Na segunda etapa do Blancpain Sprint Series neste Domingo (10). A BMW Team Brasil conquistou, dois pódios com dois segundos lugares da dupla Valdeno Brito/Átila Abreu, do BMW Z4#77, e dois quartos lugares para o outro carro do elenco, o BMW Z4 #0, de Cacá Bueno/Sérgio Jimenez.

Com o resultado a equipe ocupa o segundo lugar na cassificação geral, com 71 pontos na Série Sprint. Na abertura da temporada, a escuderia já havia vencido e conquistado o pódio com o segundo lugar em Nogaro (Fra). A próxima etapa da Série Sprint será dia 7 de junho, em Zolder (Bel). Antes, o time participa das disputas da segunda etapa do Blancpain Endurance Series, em Silverstone (Ing), no dia 24 de maio.

Corrida Principal

Logo após a corrida 1, o Audi #2, de Enzo Ide/Christopher Mies, foi penalizado com o acréscimo de 30 segundos no tempo final de prova por irregularidades no pit stop. Com isso, Valdeno/Átila ficou com o segundo lugar, e Jimenez/Cacá herdou o quarto posto, posições de onde as duplas largaram para a corrida derradeira.

Os dois carros fizeram uma boa largada e ditaram bom ritmo. Cacá, no carro #0, mesmo espremido entre dois rivais, assumiu o terceiro lugar. Átila se manteve em segundo. Mas a McLaren #55, de Kevin Estre, não facilitou e pressionou o carioca volta a volta na busca pelo terceiro posto. A ultrapassagem aconteceu na volta 8. Pouco depois, o McLaren #55 encostou no BMW Z4 #77, pressionando Átila. As investidas de Estre deram resultado na volta 14, quando ele superou o sorocabano.

O ritmo da corrida continuou forte, e no pit stop, o trabalho dos mecânicos brasileiros foi muito bom, e o time garantiu posições no box. Após a janela de parada, a equipe voltou à pista em quarto com o carro #77 e quinto com o BMW Z4 #0. Valdeno, no BMW #77, logo assumiu o terceiro lugar e tratou e manter um ritmo forte conquistar o P2. Jimenez, mesmo considerando que seu equipamento não tinha o melhor dos ritmos, levou o carro para a quarta posição. A vitória ficou com Robin Frijns/Laurens Vanthoor, do Audi #1, dupla que liderou o fim de semana, com dois primeiros lugares e a pole.

Corrida Classificatória

Na Corrida Classificatória, que abriu a segunda etapa, os brasileiros conquistaram o pódio com Valdeno Brito/Átila Abreu, do BMW Z4 #77, em segundo lugar. Sérgio Jimenez/Cacá Bueno, no BMW Z4 #0, ficou em quarto. Destaque novamente para o trabalho da equipe no pit stop, ganhando posições nos boxes. Foi uma prova de recuperação. Na primeira parte, o carro#77, de Valdeno, caiu para sexto, enquanto Jimenez, no #0, foi para sétimo, o que não impediu que o time brigasse por lugares melhores. A vitória foi para a dupla Robin Frijns/ Laurens Vanthoor do Audi #1.

A segunda parte foi mais movimentada, com muitas investidas de ultrapassagens. A 7 minutos para o encerramento da prova, a direção anunciou uma punição ao piloto Albert von Thurn und Taxis, da Lamborghini Gallardo #88, por ultrapassar o limite de velocidade nos boxes, e isso fez com que Átila, que estava em quarto, conquistasse o terceiro lugar, e Cacá pulasse de sexto para quinto. Após a corrida, o Audi #2, de Enzo Ide/Christopher Mies, que tinha terminado em segundo, foi penalizado com o acréscimo de 30 segundos no tempo final de prova, por irregularidades no pit stop. Com isso, Valdeno/Átila subiu para segundo, e Jimenez/Cacá herdou o quarto lugar.

Para Atíla Abreu foi um momento importante para o campeonato. “Foi um fim de semana muito bacana. Começou meio conturbado, mas fomos evoluindo e conquistamos resultados animadores para o restante da temporada, com dois segundos lugares. Tivemos muito aprendizado nesta etapa. Acredito que poderemos brigar por vitórias e pódios ao longo do ano, que virão com bastante trabalho. Na corrida 1 o Valdeno largou bem, e a equipe fez um bom trabalho no pit stop. Também fui me acostumando ao carro e ao circuito. Na corrida 2, saindo em P2, sabia que era importante manter a posição e consegui ter um ritmo forte. Fizemos mudanças no carro que surtiram resultados, tanto que mantivemos um bom ritmo. O Valdeno assumiu a segunda parte da prova e administrou bem, e novamente contamos com o bom pit stop da equipe. Foi um fim de semana perfeito”, comemorou o aniversariante Átila Abreu.

Já Valdeon Brito classifica a prova como especial. “Foi ótimo voltar aqui e conseguir esse resultado. O segundo lugar estava entalado, desde o ano passado, quando nos tiraram do pódio por uma punição injusta. Toda equipe fez um bom trabalho. Foi um ótimo fim de semana. O time está de parabéns, pois era o máximo que nosso carro poderia andar. Tudo funcionou perfeitamente”, relatou animado Valdeno Brito.

Resultado Corrida Principal (top-10):

  1. Robin Frijns/Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 42 voltas
  2. Átila Abreu/Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 14.168
  3. Kevin Estre/Rob Bell (Attempto Racing, McLaren 650 S GT3),a 18.444
  4. Sérgio Jimenez/Cacá Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 24.033
  5. Albert von Thurn und Taxis/Nick Catsburg (Reiter Engineering, Lamborghini Gallardo LP560-4 R-EX), a 27.682
  6. Sean Walkinshaw/Craig Dolby (MRS GT Racing, Nissan GT-R Nismo GT3), a 31.656
  7. Stéphane Richelmi/ Stéphane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), a 37.067
  8. Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8LMS Ultra), a 37.373
  9. James Nash/ Frank Stippler (Team WRT, Audi R8LMS Ultra), a 44.058
  10. PAM – Alexey Karachev/ Bernd Schneider (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3), a 58.906

 

Resultado Corrida Classificatória / Grid Corrida Principal (top-6):

  1. Robin Frijns/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 42 voltas
  2. Átila Abreu/Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 26.711
  3. Craig Dolby/ Sean Walkinshaw (MRS GT Racing, Nissan GT-R Nismo GT3), a 27.054
  4. Sérgio Jimenez/Cacá Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 27.515
  5. Kevin Estre/ Rob Bell (Attempto Racing, McLaren 650 S GT3),a 28.011
  6. Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8LMS Ultra), a 35.062

 

Classificação do Campeonato Sprint Series:

1) Robin Frijns/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 34

2) Maxime Martin/ Dirk Müller (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 31

3) Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8),33

4) Átila Abreu/Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 24

5) Christopher Mies/Enzo Ide (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra), 19

6) Kevin Estre/Rob Bell (Attempto Racing, McLaren 650 S GT3), 17

7) Sérgio Jimenez/Cacá Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 15

8) Marco Seefried/Norbert Siedler (Rinaldi Racing, Ferrari 458 Italia), 13

9) Sean Walkinshaw/Craig Dolby (MRS GT Racing, Nissan GT-R Nismo GT3), 12

Vincent Abril/Maximilian Buhk (Bentley Team HTP, Bentley Continental GT3), 12

11) James Nash/Frank Stippler (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 10

12) Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra), 9

13) Marco Bonanomi/Filip Salaquarda (ISR, Audi R8 LMS Ultra),7

14) Bernd Schneider/ Alexei Karachev (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT), 4

15) Alexey Vasilyev/Christophe Bouchut (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3),2

16) Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 1

 

Marc Gené não compete pela Nissan em Le Mans

A Nissan que vem enfrentando enfrentando problemas com seu novo LMP1, GT-R NISMO. Após cancelar a sua participação nas duas etapas iniciais do WEC, Silverstone e SPA, um dos principais pilotos do programa “desistiu” de competir, Marc Gene.

O vencedor da edição de 2009 das 24 horas de Le Mans pela Peugeot, Gene iria competir com o Nissan #23 ao lado de Max Chilton e Jann Mardenborough, mas acabou optando por ter um papel de consultor neste momento de desenvolvimentos.

“Foi uma decisão difícil para mim dar um passo atrás e não ir a Le Mans. Estou tão impressionado com os esforços que estão sendo feitos pela equipe, e mesmo que eu não vá correr em Le Mans, eu vou estar lá para ajudar com meu conhecimento da pista”, disse Gene. “Le Mans vai ser um desafio enorme e eu acho que a melhor maneira para mim para é ajudar a equipe, e estou  assumindo um papel consultivo. Estou animado para ver a partir da garagem como o carro vai se apresentar no Le Mans.”

Com a desistência de Gene os pilotos tiveram que ser remanejados. O Russo Mark Shulzhitskiy, substitui Gené, mas não no #23, e sim no #21 ao lado de Tsugio Matsuda e Lucas Ordones. Já Alex Buncombe que estava comprometido com o #23 apenas para Le Mans, vai correr no #22 ao lado de Michael Krumm e Harry Ticknell.

Olivier Pla irá para o #23 ao lado de Jann Mardenborough e Max Chilton. Oficialmente a Nissan ainda não comentou se Gené vai competir nas demais prova do WEC. Nos bastidores se fala que Gene desistiu de competir com o carro por achar ele perigo demais.

BMW Team Brasil larga na 3ª fila em Brands Hatch

Durante o treino classificatório para a segunda etapa do Blancpain Sprint Series que acontece neste Domingo (10) no circuito de Brands HatchO sábado (9) começou positivo para a equipe BMW Team Brasil que colocou seus dois carros entre os top-10. O time brasileiro vai abrir a terceira fila.

Valdeno Brito/Átila Abreu no BMW Z4 #77 garantiu o quinto lugar (1min23s859), enquanto Sérgio Jimenez/Cacá Bueno, do BMW Z4 #0, sai do sexto lugar. A pole position ficou com a dupla do Audi R8LMS Ultra #1, Robin Frijns/ Laurens Vanthoor com 1min23s269. A primeira corrida do domingo terá a largada às 7h10,a Corrida Principal será um pouco mais tarde, às 11h25 e será exibida ao vivo no SporTV3.

Durante o dia em Brands Hatch a equipe viveu situações distintas. Primeiro, por comemorar o bom desempenho do BMW Z4 #0, de Cacá e Jimenez, que cravou o primeiro treino na sessão inicial de treinos. Mas viu o carro #77 sofrer com uma quebra no câmbio, o que fez com que Átila e Valdeno dessem poucas voltas no ensaio 1, ficando em P13, vale ressaltar que a equipe trabalhou rapidamente para solucionar o problema. Na segunda sessão de treinos, marcada por duas bandeiras vermelhas, os donos do equipamento #0 voltaram a andar bem e fizeram o quinto tempo. No carro #77, Átila e Valdeno andaram pouco e anotaram o 12º tempo.

Na tomada de tempos, os BMW’s Z4 se mostraram muito competitivos. Átila Abreu ficou em P3 no Q1, e Cacá Bueno foi P4. No Q2, Sérgio Jimenez anotou o P3, enquanto Valdeno Brito ficou com o P6. Garantidos no Q3, a sessão que definiria a posição no grid, Jimenez e Valdeno voltaram ao circuito dispostos a conquistar as primeiras posições. Mas com tanto equilíbrio na disputa, não foi fácil. Valdeno garantiu o quinto lugar com 1min23s859. E Jimenez o sexto tempo com 1min23s905.

Mesmo assim, a equipe ficou satisfeita com os resultados e espera brigar pela vitória neste domingo, conforme declara Átila Abreu. “O classificatório foi bem competitivo e decidido nos milésimos. A gente está bem contente com o resultado. Apesar dos problemas que tivemos nos treinos. Na sessão 1, não conseguimos andar muito. Eu dei só duas voltas porque quebrou o câmbio. Mas o trabalho da equipe foi muito bom, pois conseguiu trocar a peça a tempo para o segundo treino. E no segundo ensaio andamos pouco por causa das bandeiras vermelhas. Eu sofri um pouco mais, já que não conhecia a pista e não tenho tanta experiência com o carro. Mas a tomada foi muito boa. Fui P3 no meu grupo, depois, no Q2 o Valdeno conseguiu passar para o Q3. E o carro veio melhorando e evoluindo. Estamos bem otimistas, temos um ritmo bom e vamos brigar para chegar no pódio”, comentou o sorocabano do BMW Z4 #77.

Sérgio Jimenez também acredita ser possível conquistar um lugar no pódio, mas lamentou uma falha na marcha em sua melhor volta durante o Q3, que colocaria o BMW Z4 #0 mais adiante no grid. “O carro está bom e acho até que daria para ser terceiro ou até segundo colocado. Uma pena, que na minha volta boa uma marcha não entrou e perdi preciosos décimos de segundo. Amanhã o objetivo é largar bem, sair dos acidentes e ir pra frente. Aqui em Brands Hatch é difícil de ultrapassar, mas confiro no nosso ritmo no nosso pit stop, que é muito bom”, disse o piloto natural de Piedade, que divide a condução do BMW Z4 #0 com Cacá Bueno.

Grid para Corrida Classificatória (top-10):

1) Robin Frijns/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 1:23.269

2) Albert von Thurn und Taxis/Nick Catsburg (Reiter Engineering, Lamborghini Gallardo LP560-4 R-EX), 1:23.703

3) Enzo Ide/ Christopher Mies (Belgian Audi Club Team WRT, udi R8LMS Ultra), 1:23.713

4) Sean Walkinshaw/ Craig Dolby (MRS GT Racing, Nissan GT-R Nismo GT3), 1:23.727

5) Átila Abreu/Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) 1:23.859

6) Sérgio Jimenez/Cacá Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) 1:23.905

7) Lee Mowle/ Joe Osborne (Triple Eight Racing, BMW Z4), 1:24.018

8) Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8LMS Ultra), 1:24.053

9) Kevin Estre/ Rob Bell (Attempto Racing, McLaren 650 S GT3), 1:24.106

10) PAM – Alexey Karachev/ Bernd Schneider (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3), 1:24.425

 

SMP Racing pensa nos EUA e WEC com seu novo LMP2

O novo BR01, LMP2 desenvolvido pela SMP Racing e que faz sua estreia no próximo final de semana nas 4 horas de Imola pela ELMS, planeja competir também em Petit Le Mans nos EUA e em etapas do Mundial de Endurance.

A intenção, além de desenvolver o carro é vender o projeto para potencias equipes de clientes. “Houve interesse de várias equipes desde que os primeiros testes”, disse Benjamin Durand Endurance-Info. “O mercado dos EUA é interessante, assim como na Ásia.”

Até o momento dois BR01 estão prontos para a série europeia, mas os planos da equipe dão a entender que até 5 carros podem ser construídos. “Nós respeitamos os regulamentos e vamos ganhar 1 euro sobre a venda de cada carro”, disse Durand. “BR Engenharia respeita os custos estabelecidos pela ACO. Ao contrário de outros fabricantes, que acabam extrapolando estes valores.”

Por conta dos regulamentos da futura classe LMP2, que vão limitar a quantidade de construtores, o construtor Russo também planeja a construção de um modelo LMP3. “O espírito de Le Mans é das equipes médias e pequenas, mas esperamos que vamos continuar”, disse ele.

“A categoria LMP3 pode ser interessante para lançar jovens pilotos no mundo do Endurance. SMP tem um programa de jovens pilotos. Mas a que ponto vamor  ir para LMP3 se não formos bem sucedidos na LMP2? Eu não vejo SMP  correr com um chassis Oreca ou Onroak no futuro.” Comenta.

Enduracers Modding apresenta versão para Rfactor2 do EnduSeries

O grupo Endurancers Modding Team apresentou na tarde desta Sexta (08), os primeiros projetos da da versão do seu popular mod de Endurance para Rfactor2.

Sem uma data definida para o lançamento do mod para a nova plataforma o grupo traçou um plano de lançamentos, já que lançou a pouco tempo a versão SP3 para Rfactor1.

O cronograma  do projeto irá obedecer a seguinte linha de desenvolvimento.

  • Modelos 3D
  • Texturas de modelos 2D
  • Skins em 2D
  • Imagens 3D
  • Sons
  • Integração mod e jogo
  • Câmeras
  • Coordenação geral
  • Pacotes de lançamentos
  • Comunicação

A parte da física que foi muito criticada no Rfactor1 nas primeiras versões do mod, principalmente nos carros GT2 será baseada na experiência de Gentleman Drives, e também terá um cronograma de desenvolvimento.

  • Física
  • Avarias
  • Aperfeiçoamento de condução
  • Apoio em atualizações
  • Apoio em sistemas de som
  • Testes de condução

A primeira parte do mod a ser lançado será o Flat6, baseado no Porsche 911 GTC. Após este lançamento a equipe irá lançar os seguintes carros.

  • LMP2 – Oreca 03
  • LMP2 – Zytek
  • GTE – Aston Martin V8 Vantage (Novo modelo)
  • GTE – BMW M3 E92
  • GTE – Corvette C6R
  • GTE – Ferrari F430 GT
  • GTE – Porsche 997 RSR
  • GTC – Flat6 GT3

Todos os carros devem ser convertidos para o Rfactor2 em diversos “services packs” ao longo dos próximos anos.

 

26 pilotos na abertura da Porsche Mobil1 Supercup na Espanha

A abertura da Porsche Mobil 1 Supercup no circuito da Catalunya no próximo final de semana na Espanha, como prova preliminar na Fórmula 1, tem a expectativa de receber 26 pilotos.

Com 11 corridas sempre sendo evento de suporte a F1, todos os pilotos irão competir com a nova geração do Porsche 911 GT3 Cup, equipado com um motor que gera aproximadamente 460 cv, “flat 6” com 3.8 litros.

Uma grande diferença entre pilotos experientes e novatos são esperados na série em 2015. Michael Ammermüller (Lechner Racing Middle East) e Christian Engelhart (MRS GT-Racing) da Alemanha,  Kuba Giermaziak (PL/Verva Lechner Racing Team), e Robert Lukas (PL/Förch Racing by Lukas Motorsport).

A maioria dos pilotos vem de séries “regionais” de mais de 20 séries em todo o mundo. Philipp Eng (D/Team Project 1) vencedor da Porsche Cup Alemanha, O piloto do programa Porsche Junior Matteo Cairoli (I/Team Project 1) conquistou o campeonato  da série Italiana. e Ledogar (F/Martinet by Almeras) venceu a série francesa.

A série tem status de mundial por ter nove provas em sete países europeus, rodadas duplas em SPA e Monza alé de uma prova nos EUA no circuito de Austin no Texas.

Porsche Mobil 1 Supercup calendário.

08-10.05.2015
Formula 1 Gran Premio de España 2015, Catalunya (Race 1)

21-24.05.2015
Formula 1 Grand Prix de Monaco 2015, Monte Carlo (Race 2)

19-21.06.2015
Formula 1 Großer Preis von Österreich 2015, Spielberg (Race 3)

03-05.07.2015
Formula 1 British Grand Prix 2015, Silverstone (Race 4)

24-26.07.2015
Formula 1 Magyar Nagydíj 2015, Budapest (Race 5)

21-23.08.2015
Formula 1 Belgian Grand Prix 2015, Spa-Francorchamps (Races 6 & 7)

04-06.09.2015
Formula 1 Gran Premio D’Italia 2015, Monza (Races 8 & 9)

23-25.10.2015
2015 Formula 1 United States Grand Prix 2015, Austin (Races 10 & 11)

Novo Porsche 911 GT3-R estreia nas 24 horas de Daytona em 2016

A nova versão do Porsche 911 GT3-R que está sendo desenvolvida desde o ano passado, já tem data para estrear. Será durante a edição 2016 das 24 horas de Daytona, prova que abre o calendário do TUSC.

O carro que é baseado na nova versão do Porsche 911, recebeu diversas melhorias tanto na carroceria quando no motor, já que a versão baseada no Porsche 997 vem perdendo terreno para a Ferrari, McLaren e cia nos mais diversos campeonatos GT3 pelo mundo.

A prova que abre o calendário automobilístico todos os anos, será um verdadeiro teste para um carro que recém saiu do “forno”. “Essa é a ideia”, disse o chefe da Porsche Motorsport Dr. Frank-Steffen Walliser ao site Sportscar365. “Se você me perguntar, Daytona é um pouco demais no início do ano, mas estamos trabalhando nisso.” Disse.

Além das dificuldades que uma prova de 24 horas possa apresentar o fato de escolher os EUA é por conta da grande base de clientes e principalmente o Pirelli World Challenge que é o principal campeonato GT3 americano.

“Foi uma decisão final no projeto, mas eu acho que e a decisão certa porque agora estamos perto dos carros da rua”, disse ele. “Temos que olhar também para os custos de tempo de execução para os nossos clientes, por isso temos um mecanismo baseado em produção como o velho motor estava funcionando para fora, que era bem conhecido.” Comentou.

Originalmente de 4 a 5 carros devem ser vistos em Daytona, ou até mais se os pedidos dos clientes forem feitos a tempo. “Temos uma longa história no apoio a clientes nos EUA”, disse Walliser. “Estamos discutindo com nossos clientes qual será o cronograma de lançamento.”

“Com certeza, como Porsche Motorsport, sempre apoiamos o lado técnico com material técnico e pilotos e assim por diante. Se será um suporte baseado em um programa de fábrica, então nós temos que decidir. Isso depende um pouco no lado do cliente. “

Sobre a nova versão do 911 GTE, Walliser não confirma as mudanças já que o atual modelo deve receber atualizações para se adequar as regras.

“Nós estamos analisando para ver o que faremos.” Finalizou.