Ligier European Series competirá no circuito de Le Mans

(Foto: DPPI)

A direção da Ligier European Series, campeonato com protótipos Ligier JS P4 e JS2 Rs e preliminar das provas do European Le Mans Series divulgou seu calendário de provas para 2022 com uma novidade, a inclusão do circuito de Le Mans

A série foi lançada em 2020 e vem atraindo cada vez mais competidores. Além de Le Mans, a  série incluirá dois outros novos circuitos: Ímola na Itália e Hungaroring na Hungria. Resta apenas uma corrida para o encerramento da temporada 2021. A etapa de Portimão em Portugal acontece nos dias 22 e 23 de outubro.

A temporada 2022 começará no Circuito Paul Ricard, nos dias 15 e 16 de abril. O campeonato seguirá então para a Itália em Ímola, nos dias 13 e 14 de maio. Será a primeira vez que Ligier European Series estará correndo no circuito. 

Le Mans será a terceira etapa, nos dias 8 e 11 de junho. Pela primeira vez, a Ligier European Series seguirá para a Hungria e para o exigente circuito de Hungaroring, que recebe o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 desde 1986, algumas semanas depois. 

O certame segue para  Spa-Francorchamps, na Bélgica, nos dias 23 e 24 de setembro, terminando em Portimão nos dias 14 e 15 de Outubro. O formato do fim de semana, que foi revisado para 2021 para oferecer ainda mais tempo de pista, continuará, com quatro horas de corrida distribuídas por dois dias com uma sessão de treinos livres de 90 minutos e duas sessões de qualificação de 15 minutos para determinar os grids iniciais para o duas corridas de uma hora. 

Assim como neste ano, as duas corridas do final de semana serão transmitidas pelo YouTube. A Ligier Automotive realizará dois dias de testes no circuito de Magny-Cours em 10 e 11 de março, permitindo que as equipes e pilotos se preparem para a temporada que virá. 

“Estou realmente muito satisfeito por podermos anunciar este desenvolvimento agora para a temporada de 2022. A série foi lançada em 2020 em meio a uma pandemia, e temos trabalhado incansavelmente desde então para trazer mudanças em termos de tempo de pista, gestão de custos e atmosfera da série. O Ligier European Series nas 24 Horas de Le Mans é um projeto que tem sido muito querido para nós com as equipes do European Le Mans Series. Como construtor de carros de corrida, estou muito orgulhoso de que mais dois dos nossos modelos vão agora correr neste circuito lendário. É um circuito que significa muito para todos os pilotos e entusiastas. E é um circuito que tem um significado especial para a marca Ligier, criada em 1969 por Guy Ligier. Tudo começou com o Ligier JS1 e, em seguida, o Ligier JS2,que terminou em segundo nas 24 Horas de Le Mans em 1975 e da qual o Ligier JS2 R é derivado”, explica Jacques Nicolet, presidente da Ligier Automotive. 

2022 Ligier European Series calendário: 

15 a 16 de abril – Le Castellet, França

13 a 14 de maio – Ímola, Itália

8 a 11 de junho – Le Mans, França

1 – 2 de julho – Hungaroring, Hungria

23 a 24 de setembro – Spa-Francorchamps, Bélgica

14 a 15 de outubro – Portimão, Portugal

Published
1 mês ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.