“Foi nosso melhor resultado no ano”, comemora Pipo Derani em Mid-Ohio

(Foto: Brian Cleary)

Pipo Derani voltou ao pódio do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, ao lado de Felipe Nasr, o paulista de 27 anos foi o segundo colocado na terceira etapa, realizada neste domingo (16), no circuito de Mid-Ohio (EUA), na categoria DPI, a principal da competição.

Derani, que chegou a liderar um dos treinos livres no circuito, terminou em quarto no classificatório com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, da equipe Action Express Racing. A mudança de motor e pneus do terceiro colocado no grid, no entanto, fez com que o brasileiro ganhasse uma posição.

Derani largou bem e se manteve perto dos líderes até sofrer um toque de um dos carros da GTD. O piloto chegou a sair da pista na curva 13 e perdeu posições, voltando em quinto lugar.

Na volta 25, Derani parou nos boxes para reabastecimento, troca de pneus e passou o comando do carro para Nasr. O companheiro imprimiu um ritmo forte, ganhando posições até chegar em segundo. Na volta 78, outro carro da GTD saiu da pista e provocou uma bandeira amarela.

Nasr fez sua parada e a estratégia mostrou-se perfeita, com o piloto voltando na liderança do pelotão. A bandeira verde foi acionada na volta 86, com Nasr na liderança. Mas ainda nessa volta, o brasileiro foi ultrapassado pelo #10 Acura. Nasr ficou as 36 voltas restantes atrás dele, brigando pela liderança, enquanto tentava economizar combustível para a parte final da corrida.

Na última volta, os dois chegaram a ficar bem próximos, mas os rivais venceram com apenas 0s368 de vantagem.

“Foi nosso melhor resultado no ano”, lembrou Derani, que largou na pole nas 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring, mas acabou enfrentando problemas nas corridas realizadas em janeiro e março deste ano.

“No final, foi uma pena chegar em segundo. Perdemos a corrida na relargada, mas não podíamos fazer nada. Tínhamos de economizar combustível”, comentou o brasileiro, que no ano passado já havia sido o segundo colocado em Mid-Ohio.

“É bom voltar ao pódio e marcar estes pontos no campeonato. Foi nosso primeiro pódio em 2021, então gostaria de agradecer muito a nossa equipe, Whelen Engineering, à Calillac, Lucas Oil e todos os nossos patrocinadores. A luta continua”, finalizou Derani, que já venceu as 12 Horas de Sebring em três oportunidades (2016, 2018 e 2019) e também chegou ao lugar mais alto do pódio em Daytona 2016, além de ser detentor de outras conquistas na categoria (em 2019 foi campeão do Campeonato Norte-americano de Endurance).

A próxima etapa da temporada 2021 acontecerá em Detroit, nos dias 11 e 12 de junho.

Os melhores na classe DPI em Mid-Ohio:
1 #10 R. Taylor / F. Albuquerque (Konica Minolta Acura ARX-05 Acura DPi) 122 voltas em 2:40:21.370
2 #31 F. Nasr / P. Derani (Whelen Engineering Racing Cadillac DPi) + 0.368
3 #55 O. Jarvis / H. Tincknell Mazda Motorsports Mazda DPi + 12.925
4 #5 T. Vautier / L. Duval (Mustang Sampling / JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi) + 26.719
5 #01 R. van der Zande / K. Magnussen (Cadillac Chip Ganassi Racing Cadillac DPi) + 33.115 6
6 #60 D. Cameron / O. Pla (Meyer Shank Racing w/Curb-Agajanian Acura DPi) + 37.698

Published
4 semanas ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.