Equipe chinesa compra Porsche para ir as 24 Horas de Le Mans

(Foto: Porsche)

A equipe R&B Racing adquiriu um Porsche 911 RSR, para disputar as 24 Horas de Le Mans deste ano. A organização chinesa é de propriedade de Bob Yuan, um competidor regular na Porsche Carrera Cup Asia, com a aquisição confirmada no mês passado de um do lote inicial de 10 Porsche 911 RSR-19 (um 11º carro foi construído para a Herberth Motorsport no início deste ano).

A R&B Racing se alinha com quatro 911 RSR da Proton Competition, dois do Team Project 1 e carros individuais da GR Racing, HubAuto Corse e Absolute Racing. Para Bob Yuan, o RSR é a continuação de uma paixão ao longo da vida.

“Vi meu primeiro Porsche em 2006, quando fui estudar no exterior, um Targa 4 ou um Targa 4S estacionado em frente ao meu prédio e fiquei maravilhado com como um carro pode ser tão bonito”, disse. 

Após retornar à China, o pai de Yuan comprou um 911 C2S 997.2 para ele, e não demorou muito para que ele o levasse para a pista. “Meu amigo Bao Jinlong, tricampeão da Porsche Carrera Cup Asia tinha um Targa 4 997.1, então tivemos que nos encontrar para apresentar nossos carros. Depois, Bao disse que ia praticar corrida, então decidi me juntar a ele e tudo começou a partir daí.”

Tendo corrido em uma série de campeonatos, incluindo o Campeonato de Carros de Turismo da China, Yuan fez sua estreia na Porsche Carrera Cup Asia em 2016, conquistando o campeonato Pro-Am em sua temporada inaugural. Após esse sucesso inicial e sempre pronto para um novo desafio, Yuan se formou na classe Pro em 2017 e apareceu na série todos os anos desde então.

Com seu novo 911 RSR, Yuan estabeleceu uma nova equipe de corrida chinesa, a R&B Racing. Com as equipes asiáticas já aparecendo em Le Mans graças à Porsche Motorsport Asia Pacific Ltd., Yuan está de olho em uma estreia em 2023 no evento GT mais prestigiado do mundo. E a equipe está totalmente ciente de que é improvável que uma candidatura única para correr em Le Mans seja bem-sucedida. As opções estão sendo examinadas para adicionar corridas adicionais, ou mesmo uma temporada completa do FIA WEC.

O carro R&B Racing, pelo menos por enquanto, continua sendo o único exemplo sem corrida no momento, mas também representa um avanço comercial significativo para Porsche Motorsport Asia Pacific Ltd., a organização estabelecida como sua própria entidade independente em junho de 2021, depois de funcionar como um departamento interno da Porsche China desde sua criação em 2017.

A nova empresa foi estabelecida na Zona Aduaneira Abrangente de Jiading, em Xangai, onde estão localizados o Circuito Internacional de Xangai e o Porsche Experience Center Shanghai. Jiading tornou-se o lar do automobilismo chinês.

Pela primeira vez, a Porsche agora pode vender carros de corrida para clientes chineses diretamente na moeda local. E os carros de corrida podem, sujeitos às restrições de sua permissão de corrida, correr, sob condições isentas de impostos, enquanto armazenados em Jiading Comprehensive Bonded Zone, e ser legalmente trazidos para corridas individuais (dependendo da duração da permissão de corrida. 

Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.