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Confusões marcaram a etapa de Spa-Francorchamps do Le Mans Cup

A etapa de Spa-Francorchamps do Michelin Le Mans Cup realizada neste sábado, 23, foi marcada por disputas e muita confusão. A vitória ficou com o Ligier #23 da United Autosport, dos pilotos John Schauerman e Wayne Boyd. O resultado garantiu a primeira vitória para a dupla na temporada.

Inicialmente, 32 voltas foram completadas em uma hora e 50 minutos de corrida. Apenas 31 minutos e meio de corrida foram em bandeira verde e 112 minutos sob o safety car. Na segunda e terceira posições chegaram o #97 da COOL Racing e o #2 CD Sport.

Resultado final

Contudo, foi uma reviravolta para a dupla vencedora, já que Schauerman teve largar do pit lane após um vazamento de fluido no grid antes do início da volta de formação.

“Que dia”, disse Boyd. “Estou muito feliz por John ter conseguido uma vitória porque sei que ele está chegando ao fim de sua carreira de piloto e conseguir uma vitória para nós, para ele e para a equipe é muito especial”.

United Autosport vence na classe GT3. (Foto: Divulgação)

Schauerman acrescentou: “Que maneira de fazer a corrida em Spa. Vencer aqui é simplesmente inacreditável. Esta é uma vitória que vai primeiro para os mecânicos por colocar o carro de volta na pista após o problema no cano de água, pouco antes da largada. Isto é para esses caras, eles fizeram um excelente trabalho. Wayne, é claro, fez seu trabalho normal. Minha passagem foi boa, não cometi nenhum erro, então foi bom. Mas acima de tudo. Que experiência!”

Confusão na classe GT3 em Spa-Francorchamps

Na classe GT3, a equipe dinamarquesa GMB Motorsport de Simon Birch e Thomas Andersen no Honda NSX GT3 #55 venceram, chegando oito décimos à frente de vários carros que os perseguiram na parte final da prova. 

O Audi R8 da Steller Motorsport obteve o segundo lugar, com Sennan Fielding segurando Patrick Kujala no Lamborghini #19 da Leipert no final, sobrevivendo a um toque ocorrido na curva Bus Stop na última volta.

Surpreendentemente, apesar de terminar em terceiro, Kujala e seu companheiro de equipe Gabriel Rindone não subiram ao pódio. Imediatamente após a corrida, o #19 foi colocado na parte inferior das telas de cronometragem e mostrado como desclassificado. O que significa que Nick Jones e Scott Malvern da equipe Parker Racing  foram promovidos ao terceiro lugar e receberam troféus no pódio.

Durante a cerimônia, porém, o terceiro lugar do #19 foi restaurado na tela de cronometragem, sugerindo que uma falha de cronometragem impediu as celebrações na garagem de Lepiert.

No entanto, tudo isto pode mudar novamente, uma vez que muitos carros estão sob investigação, pelo menos cinco por irregularidades nos boxes sob o safety car, a fim de completar os 45 minutos de condução exigidos para os pilotos Bronze.

Muitos incidentes

Porém, esta foi uma corrida com uma série de incidentes e quatro safety cars e um período Full-Course Yellow. O primeiro safety car ocorreu na volta 1 após um incidente com vários carros em La Source, na curva 1, que teve múltiplas colisões. Isso, resultou na maior parte do pelotão desviando dos carros ao contrário. 

Honda vence na classe GT3. (Foto: Divulgação)

A ocorrência mais notável no caos da Curva 1 foi John Melsom na Nielsen Racing derrubando o #16 da equipe Virage do líder do campeonato Julien Gerbi, que também fez o #97 COOL Racing  de Luis Sanjuan girar devido a um pequeno contato com Gerbi quando ele perdeu a traseira.

Atrás, o outro carro do Team Virage, o #59, teve problemas no meio do pelotão após Oscar Bittar receber ujm toque pelas costas pelo Team Thor Ligier de Audunn Gudmundsson. Um golpe secundário arrancou a asa traseira do Ligier #59, forçando Bittar a abandonar.

Após o reinício, a corrida foi novamente neutralizada após um grande incidente  na curva Les Fagnes envolvendo Melsom e Erwin Creed. A dupla, que lutava pelo terceiro lugar geral na época, acabou caindo depois que Creed bateu na traseira de Melsom durante a frenagem, mandando Melsom para o muro à direita do piloto e Creed direto sem a roda dianteira esquerda.

Confusão continua

Nesse ínterim, o segundo safety car percorreu toda a janela dos boxes. O que significou que todo o pelotão parou enquanto a corrida estava sob cautela, alterando significativamente a ordem.

Isso significou que quando a corrida recomeçou pela segunda vez, faltando menos de uma hora para o fim. Um grupo de carros GT3 se viu na frente do pelotão de protótipos.  Assim, vários carros LMP3 abriram caminho entre os GTs.

Em outras palavras, a bandeira verde durou apenas alguns minutos. Já que o safety car entrou pela terceira vez quando Nicolas Schatz, da ANS Motorsport, colidiu com o #15 da Inter Europol na curva Bus Stop. O #11 da CD Sport Ligier de Franck Chappard envolveu-se na confusão.

Assim, os danos a ambos os Ligiers foram substanciais e, como resultado, Schatz e Chappard ficaram presos na área de escape. Contudo, após a limpeza, o terceiro reinício levou à ultrapassagem mais importante da corrida, quando Wayne Boyd conseguiu ultrapassar Tommy Foster e assumir a liderança na reta Kemme. Garantindo efetivamente a vitória do United (Foster e a tripulação do 360 terminaram em segundo lugar na pista, mas receberam uma penalidade de tempo na bandeira por ultrapassagem durante um período de Safety Car.)

O final em Spa-Francorchamps

Nesse interím, a corrida teve de ser neutralizada pela quarta vez na fase final, quando Josh Skelton tsaiu da pista na curva Les Combes. Seu erro resultou em um forte impacto com os pneus após uma tropeção na brita. O que fez com que o #7, da Nielsen Racing voltassem para a pista.

A limpeza demorou 18 minutos até a bandeira. Além disso, a provateve mais um período de Full-Course Yellow. Chamado para permitir que os comissários na pista recuperassem a Ferrari # 83 AF Corse. Que estava presa na curva Raidillon após um furo em um dos pneus. Por fim, a próxima etapa será o final da temporada em Portimão, no dia 22 de outubro.

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