bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Algarve Pro Racing conquista a pole para as 4 Horas de Spa-Francorchamps

A equipe Algarve Pro Racing conquistou neste sábado, 23, a pole para as 4 Horas de Spa-Francorchamps do European Le Mans Series. Com o tempo de 2:03.564, Alex Lynn, superou Phil Hanson, que marcou 2:03.672 no Oreca 07 #22 da United Autosport. 

Aliás, na terceira posição, o #28 da equipe IDEC Sport. “Foi uma boa volta, mas é uma loucura porque foi a menor preparação para a qualificação que fizemos nesta temporada. Amanhã o tempo parece bom, um pouco mais quente, mas o desgaste dos pneus pode trazer algumas surpresas, por isso teremos de reagir a isso”, disse Lynn depois de conquistar a pole. “Precisamos ser rápidos, precisamos ser inteligentes se quisermos vencer.”

O #30 da equipe Duqueine, que lidera o campeonato LMP2, largará em quarto lugar, à frente do #43 Inter Europol que conquistou o quinto lugar no grid. Já na classe LMP2 Pro/Am o Team Turkey de Salih Yoluc, que não teve comunicações de rádio com a equipa durante a sessão, marcou 2:05.221.

Resultado do treino de qualificação

Isso garantiu  que ele e os seus companheiros estão bem preparados para lutar pela vitória da classe amanhã e retomar a liderança do campeonato. “O meu rádio não funcionava, por isso foi bastante estressante, mas estou feliz com a pole position e vamos tentar avançar amanhã. Nunca é fácil por aqui”, disse Yoluc.

Racing Team Turrkey liderou na classe LMP2/Am. (Foto: Divulgação)

Assim, Giorgio Roda colocou o #99 da Proton Competition em segundo lugar, mas não conseguiu chegar a meio segundo do piloto turco, que agora tem quatro pole positions em quatro corridas até agora nesta temporada em seu nome. O Oreca da DKR Engineering completou os três primeiros entre as equipes que estão na classe LMP2/Am.

Briga na classe LMP3 

Já na classe LMP3, a equipe WTM by Rinaldi Racing estabeleceu o ritmo, depois de uma rápida volta de 2:10.554. Com o resultado a equipe possui duas poles nesta temporada.

Nesse sentido, a margem para o segundo lugar era superior a sete décimos no final da sessão, com o #8 do Team Virage no segundo depois de uma tentativa tardia de Manuel Espírito Santo. Em terceiro lugar e a pouco mais de um segundo da pole foi o #7 Nielsen Racing de Ryan Harper-Ellam.

Liderança da Porsche na classe GTE em Spa-Francorchamps

Porsche da Proton Competition marca a pole na classe GTE. (Foto: Divulgação)

Entre os GTE, o Porsche #16 da Proton Competition, líder do campeonato, liderará a classe em Spa-Francorchamps. Ryan Hardwick estabeleceu um impressionante 2:17.385, faltando três minutos para o fim da sessão, colocando-se meio segundo mais rápido que o resto dos pilotos da classe.

“É a minha primeira pole position na série e fazê-la nesta pista é incrível. É um momento especial para mim e para toda a equipe Proton Competition. Todos nós trabalhamos muito bem juntos. O carro estava inacreditável para dirigir hoje. Pilotar o RSR na sua última corrida em Spa é algo verdadeiramente especial”, disse Hardwick após a sessão.

Além disso, o #72 da TF Sport largará em segundo após os esforços de Arnold Robin. Seu melhor tempo foi 2:18.039 para garantir que um Vantage AMR largasse entre os três primeiros. Por fim, tornando-se três fabricantes entre os três primeiros ficou Martin Berry, que dirigiu o JMW Motorsport na sessão e foi o terceiro mais rápido com 2:18.362.