bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Muita confusão durante a etapa do ELMS em Spa-Francorchamps

Assim como a etapa da Le Mans Cup que teve muitos acidentes, o ELMS não fugiu à regra. A prova disputada neste domingo, 24, em Spa-Francorchamps, viu o Oreca #25 da Algarve Pro Racing, dos pilotos Kyffin Simpson, Alex Lynn e James Allen vencerem, e sobreviverem a uma prova cheia de confusões. 

A prova teve cinco entradas do safety car que culminou com um final com os carros embolados. Além disso, para o #25, é a segunda vitória da temporada, conquistada por um desempenho impecável em que Simpson, Allen e depois Lynn mantiveram a liderança durante a maior parte da corrida durante os vários períodos do safety car. Eles assumiram a liderança do campeonato.

Resultado final

Assim, o pódio geral foi completado pelo vencedor da classe LMP2 Pro/Am #37 da COOL Racing, após um excelente trabalho de Malthe Jakobsen nos momentos finais. Em terceiro, o  #83 AF Corse ORECA, após uma briga no final da corrida com o rival pelo título a Racing Team Turkey ORECA na hora final.

“Mostramos em Aragón que tínhamos um carro rápido, mas aqui estávamos super fortes e bastante confortáveis. Nosso objetivo era vencer na classe Pro/Am, por isso estamos muito felizes”, comentou Jakobsen.

No final, Matthieu Vaxiviere fez uma jogada ousada sobre Louis Deletraz nos últimos 10 minutos da corrida para marcar pontos. A jogada final serviu como um alento, após várias “divididas” nas curvas em Les Combes e Bus Stop, ampliando a diferença na classificação para dois pontos.

Mais confusão na classe LMP2

Cool Racing vence na classe LMp2 Pro/AM
Cool Racing vence na classe LMp2 Pro/AM. (Foto: Cool Racing)

Na categoria LMP2, muita confusão atrás do #25, que assumiu a liderança na sua parada final, com uma parada rápida o suficiente para ultrapassar o Oreca da COOL Racing, quando fez sua penúltima parada antes do safety car.

“Às vezes você ganha corridas sendo rápido e ultrapassando os carros, às vezes é por causa da estratégia e do raciocínio rápido”, disse Lynn após a corrida. “Fiquei calmo no final, sabia que o carro da COOL Racing precisava de mais combustível na parada final. Estou muito orgulhoso da equipe, eles realmente nos mantiveram nesta”. 

O #65 da Panis Racing terminou em segundo lugar com um oitavo lugar geral, apesar de causar um incidente com vários carros na Curva 1 na volta de abertura que trouxe o safety car pela primeira vez.

Os detalhes em Spa-Francorchamps

Manuel Maldonado travou e seguiu em frente, atingindo Marino Sato no #22 da United e girando e batendo na lateral do carro da IDEC Paul Lafargue, que atingiu o #30 da Duqueine de Rene Binder. Todos saíram danificados. 

A equipe Panis foi posteriormente penalizada com um stop-go de 1 minuto, mas ao longo das quatro horas o carro escalou o pelotão e acabou voltando à disputa pelo segundo lugar. 

Foi um incidente particularmente desastroso para Duqueine, que detinha a liderança do campeonato da classe LMP2 antes da corrida. Eles terminaram três voltas atrás, na 28º posição na geral e sexto na classe.

O Oreca #22 da United Autosport, que venceu em Aragón, enfrentou muitos desafios. A equipe trocou a carenagem traseira. Entretanto, a equipe foi penalizada no final da corrida por causar uma colisão e perdeu mais tempo nos boxes para um serviço de emergência e reparos na dianteira.

Como resultado, o #22 terminou em 13º na geral e em quinto na classe, atrás do carro da equipe IDEC que terminou em quarto lugar. 

A classe LMP3

Cool também vence na classe LMP3. (Foto: Cool Racing)

Entre os LMP3, Adrien Chila, Marcos Siebert e Alejandro Garcia conseguiram uma dupla vitória para a COOL Racing. O trio do ligier #17 obteve a segunda vitória consecutiva. Como resultado, abriram uma vantagem significativa no campeonato antes das duas últimas corridas em Portugal e precisam de apenas quatro pontos para conquistar o título.

Para todos os três, a corrida foi limpa, e mantiveram-se próximos ao líder, muito por causa das várias interrupções da prova pelo safety car.

“Tinha muita coisa acontecendo, com quebras e brigas no LMP3. Dependia muito da gestão do tráfego e da manutenção da calma. Cometi erros com as bandeiras amarelas e o Full-Course nos reinícios, mas estou feliz pela nossa liderança no campeonato. Nós estamos felizes agora, todos fizeram um trabalho incrível. Para ser honesto, não tínhamos velocidade, mas quando temos três pilotos que fazem um bom trabalho é assim”, disse Garcia.

Muitos carros de segurança

Os safety cars em questão iniciaram após o engavetamento na curva 1. Foram acionados após Martin Berry na JMW Ferrari para na curva Raidillon, à direita do piloto. Um grande golpe para Glenn Van Berlo no #10 da Eurointernational e na hora final, dois grandes incidentes na curva Stavelot.

O primeiro foi para o Oreca da  Nielsen Racing de Ben Hanley, que liderou nas primeiras horas. Além do carro da Inter Europol de Jonathan Aberdein.

Atrás do carro da equipe COOL, o #13 da Inter Europol Competition, que estava em segundo. Depois de fazer sua longa parada no início da corrida e o #11 Eurointernational que liderou a classe durante a maior parte da primeira parte da corrida e completou o pódio.

Enquanto isso, o GTE esteve extremamente apertado e terminou em uma corrida até a bandeira devido aos carros de segurança se aglomerando no campo.

Porsche perde a vitória da classe GTE

Porsche da Iron Lynx perde o primeiro lugar na classe GTE. (Foto: Divulgação)

O Porsche #60 da Iron Lynx, venceu na classe GTE, seguido pela Ferrari #50 da Fórmula Racing. Porém, uma penalidade pós-corrida por não respeitar a velocidade em todo o percurso durante a bandeira amarela, fez o Porsche  #16 da Proton Competition, que venceu a prova, caiu para o 3º lugar. Isso promoveu o #60 ao primeiro lugar.

Aliás, a próxima etapa do calendário é a penúltima etapa da temporada que ocorrerá em Portimão, no próximo mês, como parte de uma rodada dupla. Por fim, a primeira corrida acontecerá no dia 20 de outubro.