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Endurance tratado a sério!
BBR01 pode competir em Daytona e no WEC em 2016
Atuais BR01 são elegíveis até 2018. (Foto: Divulgação SMP Racing)
Atuais BR01 são elegíveis até 2018. (Foto: Divulgação SMP Racing)

O BR01, LMP2 desenvolvido pela BR Engineering e que estreou este ano no ELMS pelas mãos da SMP Racing vai competir na edição 2016 das 24 de Daytona e em toda temporada do Mundial de Endurance.

O LMP desenvolvido por Paolo Catone, o mesmo que desenhou o Peugeot 908 se mostrou competitivo durante as 4 horas de Paul Ricard neste final de semana na França. Para o diretor Benjamin Durand um programa cliente vai ganhar forma e os trabalhos começam em Daytona. “Não importa o continente, as equipes querem ter  apoio, e estamos discutindo em oferecer uma estrutura nos EUA”, disse Durand ao site Endurance-Info. “Houve interesse no BR01 nos EUA, mas sabemos que não fizemos parte dos construtores a partir de 2017, será mais difícil de vender carros.”

Benjamin não revelou a identidade da equipe que irá alinhar o carro em Daytona. Em Paul Ricard o carro correu com o nome da AF Corse por questões políticas, e não se sabe se em Daytona competira com o nome da SMP Racing ou a de um cliente. A mudança de nome permitiu à equipe avaliar os pneus Dunlop, pela primeira vez, já que o Russo Boris Rotenberg está sofrendo sanções e bloqueio de bens pelo governo dos EUA.

“Há um desejo de oferecer diferentes motores e pneus para o BR01”, disse Durand. “A decisão foi tomada para mudar de Michelin para Dunlop antes de Paul Ricard. Dada a situação, tivemos que mudar a entidade e correr com o nome da AF Corse. ” A SMP Racint já competiu em Daytona terminando na quarta colocação na edição de 2014 na classe GTD com uma Ferrari 458 Itália GT3.

Atualmente a equipe lidera na classe GTE-AM no WEC, graças a vitória em Le Mans. Durand confirmaram as suas esperanças de voltar a classe LMP2 em 2016 também. “A decisão será tomada durante o inverno, mesmo se o objetivo é trazer o BR01 à FIA WEC”, disse ele. Rotenberg disse ao site Endurance-Info que um programa WEC para os BR01s é a melhor escolha, com uma equipe de cliente potencial a ser posta em prática para um carro também no ELMS.

Murphy Prototypes recentemente testou um dos chassis BR01 SMP como opção para 2016. “Gerenciar um programa no ELMS e WEC é complicado financeiramente”, disse Durand.”Tudo o que permanece sob avaliação e que poderíamos passar por um programa cliente. Temos um terceiro chassis que está pronto para montagem. “

Com BR não foi selecionada como construtor de chassis para 2017, os atuais LMP2 estarão elegívies até 2018 e 2019 na Asian LMS.   “Ninguém faz tudo isso para perder dinheiro”, disse Durand. “Há uma vontade real de ganhar com um produto russo, mas tem que ser rentável. O orçamento não é ilimitado. O estudo do LMP2 vai nos servir para outros projetos no futuro.”

Várias opções estão sendo exploradas para o próximo projecto do construtor, incluindo a construção de um carro LMP1. “Há diferentes opções”, disse Durand. “Claramente, nós gostaríamos de ficar no endurance, mas esperamos uma estabilidade de regras. Nós não queremos reviver a mesma coisa que está acontecendo com os LMP2 com um futuro LMP1.” Finalizou.

 

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