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Endurance tratado a sério!
Audi e Toyota trabalhando em seus LMP para 2016
Em 2014 Toyota na frente, em 2015 Audi. (Foto: Getty Imagens)
Em 2014 Toyota na frente, em 2015 Audi. (Foto: Getty Imagens)

Se o atual campeonato do Mundial de Endurance está em sua metade, Audi e Toyota já estão desenvolvendo seus carros para 2016. O fabricante Alemão confirmou nesta Terça (01) que permanece firme e forte no WEC para os próximos anos e está na busca de novas tecnologias, bem como busca mudar de categoria de MJ.

Atualmente competindo com 4 MJ,  diretor da equipe Chris Reinke quer mudar para a subclasse de 8MJ, além de um novo sistema de armazenamento com baterias.

“Estamos em desenvolvimento de carro do próximo ano com certeza”, disse o chefe do programa LMP1 Chris Reinke ao Sportscar365. “É sempre uma coisa a longo prazo. Nossos prazos são muito longos.”

“Ainda estamos avaliando diferentes tecnologias. No final, nós vamos ficar como nossa tradição de não confirmar o pacote final até o final do ano”. 

Regras mais claras

Reinke disse que os parâmetros básicos do carro 2016 já foram decididos, mas eles ainda têm alguns cenários que estão sendo avaliados. “No momento em que vemos o aumento da concorrência, estamos em uma situação muito apertada”, disse ele. “Não temos o privilégio de ignorar a tecnologia que possa ser usada em outra equipe mas ao mesmo tempo, para a Audi, será sempre prioridade ter um desempenho relevante.

Se espera que a marca continue com propulsores a diesel, Reinke admitiu seu desejo de mover-se para a subclasse de 6 ou 8 MJ para 2016. “Converse com qualquer um dos pilotos e pergunte se eles gostariam de ter mais poder para o próximo ano e você terá uma resposta clara”, disse Reinke. “Tem que ser um objetivo, com certeza.”

Reinke também é a favor da prorrogação da regulamentação LMP1 além de 2016, ao contrário de um novo regulamento feito do zero a partir de 2017. “No momento, temos um conjunto de regulamentos que funcionam muito bem”, disse ele.”Temos grande competição aqui e um campeonato de crescimento.”

“Por outro lado, também somos sensíveis em relação aos custos. Temos de discutir se nós podemos estender o período de regulamentos técnicos.” Finalizou.

Toyota quer recuperar o tempo perdido

Se para a Audi, 2015 tem sido um ano bem melhor do que 2014, para a Toyota é o contrário. Atual campeã do WEC, a esquadra Japonesa não se encontrou em 2015, e já deu por encerrado o desenvolvimento do TS040. A algumas semanas dirigentes da equipe revelaram que irão buscar uma nova motorização para 2016, o que acabou se confirmando.

O atual sistema de super capacitores para o armazenamento de energia deve ser substituído por algo mais eficiente para fazer frente a Audi e Porsche.  

“O que está claro é que nós temos que atualizar todas as áreas do nosso carro e isso é o que vamos fazer”, disse o diretor técnico Pascal Vasselon ao site Sportscar365. “Vai ser um novo monocoque, lataria nova, o novo sistema híbrido com um objetivo claro para os 8MJ, esta é uma obrigação.

“Haverá um novo motor. No momento ainda é difícil falar sobre especificações, mas com certeza será a gasolina e, provavelmente, não um V8.”

“Precisamos de um motor de deslocamento menor, porque a quantidade de combustível, a energia de combustível e fluxo de combustível vai cair significativamente no próximo ano para manter os tempos de volta sob controle. Por todas estas razões, nós tivemos que fazer um passo enorme.”

Toyota contra o relógio

Tais mudanças foram vistas como necessárias após as 6 horas de SPA em Maio, bem como um incremente no orçamento do programa LMP1 da marca. Contrariando a lógica o novo carro vem 1 ano antes dos novos regulamentos que serão válidos a partir de 2017.

“Precisávamos de uma reação que começou a partir de Spa em diante”, disse ele. “Algo começou a mudar em Spa e a Toyota se aproximou dos seus adversários.”

“Definitivamente, vamos ter mais recursos. Não vai ser algo grande. Nós nunca vai estar perto de Audi ou Porsche, mas para nós será um aumento que irá nos permitir melhorarmos nossos planos.”

A equipe ainda estuda um terceiro carro para Le Mans, mas tudo depende é claro dos rumos que o TS050 vai ter, bem como os custos.

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