WEC 2025: Lista de inscritos confirma 36 carros e novidades no grid
A lista de inscritos para a temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) foi revelada nesta quarta-feira, 22, e traz 36 carros divididos igualmente entre as categorias Hypercar e LMGT3. Embora o limite de inscrições tenha sido ampliado para 40 veículos – frente aos 37 de 2024 –, a saída de Lamborghini e Isotta Fraschini, além da transição da JOTA para a Cadillac, manteve o número total estático em relação à temporada anterior.
Hypercar: Oito fabricantes no grid
A categoria Hypercar contará com oito grandes fabricantes, cada um alinhando dois carros de fábrica, conforme a nova regra de “dois carros” que entra em vigor em 2025.
A principal novidade é a estreia do Aston Martin Valkyrie AMR-LMH, inscrito pela equipe THOR Team. O modelo, equipado com motor V12 aspirado e não híbrido, promete trazer um som característico e nostálgico para o grid.
Por outro lado, a lista confirma a saída do programa Lamborghini Iron Lynx SC63, que encerrou suas operações no WEC após uma única temporada em 2024. Sem financiamento garantido ou um parceiro técnico alternativo, a marca italiana também deixa de competir na classe LMGT3. As equipes Iron Dames e Iron Lynx, antes associadas à Lamborghini, migram para Porsche e Mercedes-AMG, respectivamente.
A Cadillac Hertz Team JOTA é outra novidade, agora oficialmente inscrita no WEC após a separação entre GM e Chip Ganassi Racing ao final das temporadas de 2024 na IMSA e no próprio WEC. Os dois V-Series.Rs correrão com os números #12 e #38, pilotados por Alex Lynn e Earl Bamber, respectivamente.
Carros privados e as demais equipes
A ausência de um segundo Porsche 963 da Proton Competition reduz o número de inscrições privadas para apenas dois carros: o Porsche #99 da Proton Competition e a Ferrari 499P #83 da AF Corse.
Além desses, a classe Hypercar inclui os esforços oficiais das tradicionais equipes Toyota Gazoo Racing, Porsche Penske Motorsport. Alémde Ferrari AF Corse, Peugeot TotalEnergies, BMW Team WRT e Alpine Endurance Team.
LMGT3: Estabilidade e mudanças
A classe LMGT3 permanece com 18 carros inscritos, mantendo oito dos nove fabricantes presentes em 2024. A única troca foi a entrada da Mercedes-AMG, que substitui a Lamborghini por meio da parceria com a Iron Lynx.
Entre as mudanças, a Pure Rxcing não defenderá o título conquistado em 2024. A equipe Iron Dames agora competirá com um Porsche 911 LMGT3.R 992, inscrito pela Manthey 1st Phorm. Já a Aston Martin viu a saída da D’Station Racing, substituída pela Racing Spirit of Leman,. Que estreia com Derek Deboer confirmado como piloto ao lado do carro único da Heart of Racing.
Os demais fabricantes – Porsche, BMW, Ferrari, Lexus, Corvette, McLaren e Ford – seguem com suas respectivas equipes. Assim, como WRT (BMW), Vista AF Corse (Ferrari), AKKODIS ASP (Lexus), TF Sport (Corvette), United Autosports (McLaren) e Proton Competition (Ford).
Por fim, com a lista oficializada, o FIA WEC 2025 promete uma temporada emocionante. Com estabilidade entre os participantes e novidades técnicas e esportivas no grid.