bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche Motorsport conquista dobradinha em Road America

A Porsche Penske Motorsport obteve uma vitória inesperada no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, realizando uma notável dobradinha em Road America. O piloto Mathieu Jaminet levou o Porsche 963 #6 à vitória com uma margem estreita de 0,390 segundos sobre o Porsche #7 de Felipe Nasr. Jaminet assumiu a liderança após o carro nº 10 da Wayne Taylor Racing com Andretti Acura ARX-06, pilotado por Ricky Taylor, realizar um pit stop nos momentos finais da corrida.

Aliás, Ricky Taylor, que dominou grande parte da prova de duas horas e 40 minutos, voltou ao grid do GTP em nono lugar e rapidamente recuperou posições na reinicialização final, faltando 16 minutos para o término. O Acura da WTR #10 terminou em terceiro lugar, seguido pelo Cadillac V-Series.R #31 da Action Express Racing, pilotado por Jack Aitken e Pipo Derani, que adotaram uma estratégia semelhante aos dois Porsches da Penske.

Resultado final 

O Porsche #6, vencedor da prova, superou uma penalidade de drive-through no início da corrida devido a um incidente com o Cadillac #31 da Action Express. A equipe conseguiu completar a última hora e 31 minutos com o mesmo tanque de combustível, apesar das cinco advertências que marcaram a corrida.

O Cadillac #01 da Chip Ganassi Racing, com Sebastien Bourdais e Renger van der Zande, parecia destinado ao quinto lugar. Porém, Bourdais rodou na Curva 5 após um contato com o Porsche #5 da Proton Competition, pilotado por Bent Viscaal. Viscaal e Gianmaria Bruni terminaram em quinto lugar.

Ao todo, quatro Porsches ficaram entre os seis primeiros colocados. O carro #85 da JDC-Miller Motorsports, pilotado por Richard Westbrook e Tijmen van der Helm, chegou logo atrás do Porsche da Proton Competition.

Os demais competidores

Contudo, o BMW M Hybrid V8 #24 da equipe RLL, conduzido por Jesse Krohn e Philip Eng, terminou em sétimo lugar. Após perder a qualificação devido a uma troca de traseira causada por um incidente no Treino 2. No entanto, a sorte da equipe BMW foi mista, com o carro #25 colidindo na saída do carrossel sob o comando de Nick Yelloly, em um incidente que também envolveu Bourdais, que teve que parar para reparos.

O Cadillac #01 foi classificado em 20º na geral e em nono no GTP após seu giro no final da corrida. Louis Deletraz, que pilotou a maior parte da corrida no Acura da WTRandretti #40 após uma troca de piloto no início da prova, terminou em oitavo. Superando duas penalidades de drive-through e uma saída de pista na reinicialização final.

Na categoria LMP2, as honras foram para o United Autosports Oreca 07 Gibson #2, pilotado por Ben Hanley e Ben Keating. Eles conquistaram sua primeira vitória na temporada. Daniel Serra levou sua Ferrari 296 GT3 #35 da Conquest Racing à vitória no GTD Pro. Com apenas uma parada para reabastecimento ao longo da corrida. Além disso, na GTD, a vitória ficou com o BMW M4 GT3 #96 da Turner Motorsport, pilotado por Robby Foley e Patrick Gallagher. Após o líder da classe, o Lexus RC F GT3 #12 da Vasser Sullivan, precisar parar para reabastecer a menos de três minutos do final.