Nico Mueller deixa a Peugeot após a temporada 2024; Malthe Jakobsen assume posto
A Peugeot confirmou na manhã desta quinta-feira, 18, através das redes sociais, que Nico Mueller deixará a equipe ao final da atual temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). O piloto suíço de 32 anos disputará sua última corrida pela equipe francesa nas 8 Horas do Bahrein, que encerram a temporada de 2024.
Mudanças na Carreira de Mueller
O anúncio vem logo após a confirmação de que Mueller também deixará a equipe Abt Cupra na Fórmula E. Mueller ingressou na Peugeot no final de 2022, substituindo James Rossiter, que havia assumido temporariamente o lugar de Kevin Magnussen. Assim, o melhor resultado de Mueller na classe principal do WEC foi um quarto lugar em sua estreia pela equipe no Bahrein, no ano passado.
Futuro de Mueller Incerto
Contudo, rumores indicam que Mueller tinha uma oferta para permanecer na Peugeot e pilotar pela Maserati na Fórmula E, mas sua saída sugere que a proposta foi rejeitada. Especula-se que Mueller esteja próximo de se transferir para a equipe Andretti, cliente da Porsche, na Fórmula E. Caso a mudança se concretize, o futuro de Mueller no WEC permanece incerto, especialmente considerando que a Porsche poderia restringir sua participação em programas duplos.
Possível Destino na Proton Competition
Se Mueller conseguir combinar suas responsabilidades na Fórmula E com o WEC, a Proton Competition, equipe cliente da Porsche, pode ser um destino possível. A JOTA, que atualmente conta com a Cadillac, poderia abrir espaço para Mueller a partir de 2025.
Substituto de Mueller na Peugeot
Além disso, com a saída de Mueller, a Peugeot deve considerar o piloto reserva Malthe Jakobsen para assumir uma posição de destaque na equipe. Jakobsen é visto como um forte candidato e tem sido elogiado pelo chefe técnico da Peugeot, Olivier Jansonnie, por seu talento e consistência.
“É sempre bom ter pilotos talentosos, e ele parece ser muito talentoso e cometer muito poucos erros”, disse Jansonnie, destacando as chances de Jakobsen de garantir uma vaga na equipe em 2025.
Malthe Jakobsen o novo piloto da Peugeot
Aliás, a Peugeot confirmou que Malthe Jakobsen, piloto dinamarquês de 20 anos, assumirá uma posição de corrida na equipe Hypercar para a próxima temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Entrewtanto, Jakobsen, que ingressou na Peugeot como piloto júnior no ano passado e foi nomeado piloto reserva para 2024, ainda não competiu oficialmente com o carro 9X8 LMH.
Ascensão Rápida e Promissora
Além de seus compromissos com a Peugeot, Jakobsen compete na classe LMP2 da European Le Mans Series pela Cool Racing. Onde já demonstrou seu talento ao vencer a abertura da temporada em Barcelona. A promoção de Jakobsen ocorre como um passo natural em sua carreira, refletindo sua rápida progressão e maturidade.
“Estou muito feliz em me juntar à Equipe Peugeot TotalEnergies como piloto oficial no Campeonato Mundial de Endurance da FIA da próxima temporada,” declarou Jakobsen. “Estou muito orgulhoso de ter feito parte desta equipe nos últimos dois anos, primeiro como piloto júnior e depois como piloto reserva. Obrigado a toda a equipe por me dar esta grande oportunidade.”
Jean-Marc Finot, vice-presidente sênior da Stellantis Motorsport, expressou satisfação com a promoção de Jakobsen: “Estamos muito satisfeitos em oferecer a Malthe uma vaga em nossa equipe do WEC para a temporada de 2025. Como parte da estratégia da Stellantis Motorsport para promover jovens pilotos talentosos, Malthe demonstrou progresso constante e muita maturidade. Por fim, sua promoção é o próximo passo lógico em sua carreira e estamos convencidos de que ele será um trunfo para a equipe no Peugeot 9X8.”