ADESS AD25 testa no circuito do Estoril
Os novos modelos da categoria LMP3 prometem agitar a próxima temporada do automobilismo. Entre os destaques, estão o Ligier JS P325, Duqueine D09 e o ADESS AD25. Este último, em particular, deu suas primeiras voltas no circuito do Estoril, em Portugal, na última terça-feira, 16. As informações são do site Endurance-Info.
“O processo de depuração foi iniciado e o desenvolvimento continuará nos próximos dias”, informou o fabricante do ADESS AD25. “Estaremos testando o carro sob o sol nas próximas semanas nos circuitos do Estoril, Barcelona e Portimão.”
Aliás, para esta fase inicial de testes, o piloto espanhol Quique Bordas, estará a bordo. Além disso, ele é conhecido por sua carreira prolífica no kart e sua participação no campeonato espanhol de Fórmula 4.
Os detalhes do ADESS AD25
A ADESS, com sede em Portugal, fez parte do seleto grupo inicial de seis fabricantes escolhidos para desenvolver protótipos de acordo com esses regulamentos. Utilizando chassis padrão LMP2 e um motor Nissan V8 exclusivo de 420 cv, os LMP3 atraíram tanto pilotos amadores, em busca do melhor compromisso entre prazer e custo, quanto jovens talentos ambiciosos ansiosos por se destacar nas corridas de resistência modernas.
Em 2020, a potência dos LMP3 foi aumentada, e a categoria continuou com quatro fabricantes na disputa: Ligier, Duqueine, Ginetta e ADESS.
Porém, com a descontinuação do motor VK56 pela Nissan, a ACO abriu um novo concurso para o motor LMP3 para o período de 2025-2029, levando em consideração critérios como desempenho, economia de combustível, redução de ruído e controle de custos. O motor Oreca biturbo V6, de origem Toyota e com 460 cv, foi selecionado, exigindo que os fabricantes desenvolvessem novos protótipos adaptados a essa escolha técnica.
Empresa espera um recomeço
Assim, o ADESS AD25 mantém a base de sucesso de seu antecessor. Será elegível para a ELMS e Michelin Le Mans Cup a partir de 2025. Com a expectativa de ingressar posteriormente em competições como a IMSA, Prototype Cup Germany, Ultimate, entre outras. A principal novidade é o sistema de refrigeração adaptado ao novo motor turbo. O protótipo incorpora um novo kit de carroceria traseira, projetado para otimizar o resfriamento do motor. Testes preliminares estão previstos para os próximos dias no Estoril (Portugal), seguidos por uma intensa campanha de testes nas semanas subsequentes.
“Para esta nova geração do LMP3, foi necessário integrar um motor turbo que requer muito resfriamento,” confirma Stéphane Chosse, gerente geral da ADESS AG. “Nosso trabalho se concentrou principalmente em tornar o novo trem de força mais confiável. Foi necessário ‘abrir’ a carroceria, mas sem aumentar o arrasto aerodinâmico. A carroceria traseira do ADESS AD25 é completamente nova. Além disso, integramos novos amortecedores de 5 vias, que permitirão ampliar as possibilidades de regulagem e aumentar o conforto de condução, garantindo eficiência na pista.”