Porsche segue na liderança durante a terceira sessão do Prólogo do WEC
A Porsche segue dominando os treinos do Prólogo do WEC, no Catar. Desta vez, o 963 LMDh foi o protótipo de fábrica. Assim, Frederic Makowiecki colocou a Porsche Penske Motorsport no topo da terceira sessão desta terça-feira, 27.
Makowiecki saiu no final da sessão de três horas para estabelecer o tempo de referência de 1:41.223 a bordo do Porsche 963 #5, superando o piloto da Peugeot, Stoffel Vandoorne, do topo dos tempos por uma estreita margem de 0,037 segundos.
No entanto, isso ficou cerca de sete décimos de segundo abaixo do ritmo estabelecido por Callum Ilott no Porsche #12 do Hertz Team JOTA durante a segunda sessão de segunda-feira à noite.
Vandoorne no Peugeot 9X8 #94 e Jean-Eric Vergne no carro #93 estabeleceram uma dobradinha para o fabricante francês logo no início, Vandoorne estabelecendo 1:41.260 e Vergne ficando em segundo com 1:41.622.
Porém, só depois da segunda de duas bandeiras vermelhas – ambas por limpeza de pista – é que os Peugeots se dividiram, com Kevin Estre a marcar 1:41:420 a 30 minutos do fim, antes de Makowiecki atingir o topo dos tempos por volta dos oito minutos depois.
O tempo de Estre permaneceu bom o suficiente para o terceiro lugar, enquanto a referência anterior de Vergne manteve o segundo dos Peugeots em quarto.
Cadillac surpreeende
O melhor dos restantes, atrás da Porsche e da Peugeot, foi o Cadillac V-Series.R #2, no qual Sebastien Bourdais estabeleceu o melhor tempo de 1:41.652.
Em seguida veio o melhor dos Toyota GR010 Hybrids, o #7 na qual Nyck de Vries registrou 1:41,789, enquanto o Porsche #12 JOTA foi o sétimo nesta ocasião com Ilott ao volante.
Além disso, a melhor Ferrari foi a #51 em oitavo lugar, por conta do tempo de James Calado, enquanto Yifei Ye colocou a Ferrari da AF Corse #83 em nono lugar.
Os demais competidores
Por fim, a BMW completou o top 10 com o melhor de seus M Hybrid V8s. O #20 carro cuja melhor volta foi feita por Sheldon van der Linde. O carro #35 da Alpine sofreu uma falha de motor um pouco depois da metade da sessão. Pouco antes da segunda bandeira vermelha, enquanto Charles Milesi estava a bordo do A424.
Tanto o Lamborghini SC63 Iron Lynx #63 quanto o Porsche Proton Competition #99 atrasaram o início da sessão após reconstruções noturnas. Mas nenhum dos carros encontrou problemas durante a sessão em si.
O melhor tempo ficou com o Aston Martin Vantage GT3 Evo #777 D’station Racing de Marco Sorensen, que estabeleceu o melhor tempo de 1:54.791.
Isso foi o suficiente para vencer Davide Rigon no #54 AF Corse por 0,153 segundos. Enquanto Daniel Juncadella foi o terceiro mais rápido no #82 da TF Sport. O McLaren 720S GT3 Evo #95 e o #27 Heart of Racing Aston completaram os cinco primeiros.