bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Nova geração do Lexus GT3 chega em 2026

A nova geração do Lexus GR GT3 chegará em 2026. A notícia foi divulgada pelo presidente de desenvolvimento da Toyota Racing, David Wilson. 

Vale lembrar que a Toyota revelou pela primeira vez o GR GT3 Concept no Tokyo Auto Salon em janeiro de 2022 e, desde então, o desenvolvimento se intensificou. Ele já esteve em testes no circuito de Fuji Speedway e Motegi no ano passado.

Embora tenha havido poucos anúncios desde 2022, espera-se que o novo carro seja denominado Lexus e corra em séries como o IMSA WeatherTech SportsCar Championship, o WEC e o SUPER GT.

Cronograma em dia 

De acordo com informações do site Sportscar365, durante o final de semana das 24 Horas de Daytona,  Wilson disse estar “orgulhoso” da forma “sem precedentes” como a Lexus Racing na América do Norte foi convidada a contribuir para o desenvolvimento do novo carro de corrida GT3, que incluiu os pilotos de fábrica Jack Hawksworth e Ben Barnicoat para participar dos testes.

“O cronograma [para a introdução do novo carro] ainda é 2026 e o ​​desenvolvimento continua indo bem”, disse Wilson.

“A credibilidade que conquistamos correndo aqui na América do Norte, pilotando o RC F e ganhando o primeiro título GT3 para a Lexus, permitiu-nos participar indiretamente no desenvolvimento deste novo carro, fornecendo muito feedback e definindo metas de desempenho”. 

“Os testes de pista continuam a correr bem no Japão e a nossa esperança é que haja testes fora do Japão, uma vez que será um carro de corrida global e que as pistas na Europa, Ásia e América do Norte são todas diferentes”. 

Além disso, sobre o lançamento ocorrer mesmo em 2026, Wilson respondeu: “Digo isso simplesmente porque ainda não houve um anúncio formal. E esse é o objetivo prático para o qual estamos trabalhando”. 

“A homologação correrá aléwm de muitas etapas envolvidas. Tudo está indo conforme o planejado, mas vocês precisam ter um pouco de liberdade”. 

Novo Lexus em Daytona?

Ainda segundo o dirigente, o carro poderia fazer sua estreia nas 24 Horas de Daytona de 2026. Este seria a largada para todos os principais mercados – América do Norte, Europa e Japão – no mesmo ano. 

“É uma homologação global e há um cronograma para isso”, disse ele. “De uma perspectiva global, a primeira linha na areia está aqui mesmo em Daytona. Acho que globalmente é assim que veríamos as coisas”.