Os grandes carros de Le Mans 28/30 Simca Gordini 1949
Exímio motorista Amédée Gordini foi também um bom mecânico. Seus carros de construção simples sempre foram considerados confiáveis e honestos. Nos anos 30 sua empresa era subsidiária da FIAT na França e este começou a transformar um Fiat 1100 em Simca Oito que ficou pronto em 1938 e já disputou as 24 horas conquistando um nono lugar. Seis exemplares são inscritos na edição de 39, o carro que Amédée competia acabou em 10º. Dez anos depois com o fim da grande guerra ele volta com seu modelos acabando em 14º e 17º. A versão de rua do carro fez grande sucesso e foi fabricado té 1951. A partir de 1956fez uma forte parceria com a Renault.
Edição em que participou: 17º entre os dias 25 e 26 de Junho de 1949
Carros inscritos: 6
Informações técnicas: Motor 4 cilindros em linha 1.1 litros.
Pilotos.
Félix Lecerf-Robert Redge (n°46)
Norbert Jean Mahé-Roger Crovetto (n°47)
Just Emile Vernet-Claude Batault (n°48)
Robert Tocheport-Roger Caron (n°51)
André Guillard-Théodore Martin (n°52)
Viviane Elder-Victor Tamerano (n°54)
Resultados:
14º (Norbert Jean Mahé-Roger Crovetto)
17º (André Guillard-Théodore Martin)
Abandonos (Félix Lecerf-Robert Redge, Just Emile Vernet-Claude Batault, Robert Tocheport-Roger Caron, Viviane Elder-Victor Tamerano)