Hélio Castroneves, Filipe Albuquerque, Ricky Taylor e Alexander Rossi vencem as 24 Horas de Daytona

(Foto: Divulgação)

O Acura da equipe Wayne Taylor Racing dos pilotos Hélio Castroneves, Filipe Albuquerque, Ricky Taylor e  Alexander Ross venceu na tarde deste domingo, 31, a edição 59 das 24 Horas de Daytona. Com o resultado a equipe conquistou a prova pela terceira vez consecutiva.

Filipe Albuquerque fechou a prova com 4.704 segundos em cima do Cadillac #01 da Action Express Racing pilotado por  Renger van der Zande que teve um furo no pneu final da corrida quando estava se aproximando do líder.

Albuquerque assumiu o controle do Acura DPi de Ricky Taylor faltando 90 minutos para o fim da prova, estendendo a vantagem depois dos problemas #48. As equipes com protótipos Cadillac dominaram a primeira parte da corrida, o WTR começou a despontar na 12ª hora. Para ganhar tempo a equipe optou por trocar apenas os pneus do lado esquerdo na última parada.

Resultado da prova

Uma diferença de 6,4 segundos após a parada final de paradas foi reduzida para menos de um segundo nos 20 minutos finais, até que van der Zande foi para os boxes com um furo traseiro direito com oito minutos para o fim. Ele terminou na quinta posição da classe. Foi a quarta vitória da equipe nos últimos cinco anos e a primeira vitória geral do modelo Acura e o ARX-05.

O Mazda RT24-P #55 de Harry Tincknell, Jonathan Bomarito e Oliver Jarvis terminou em terceiro depois de perder três voltas devido a várias falhas no início da corrida.

A Meyer Shank Racing, também em sua primeira corrida com o Acura DPi, ficou em quarto lugar depois de lutar pela liderança no começo da prova, mas apresentou um problema elétrico que afetou o acelerador nas primeiras horas.

Era Motosports vence na classe LMP2. (Foto: Divulgação)

O Cadillac #31 do Action Express Racing, dos brasileiros Pipo Derani, Felipe Nasr, Chase Elliot e Mike Conway que estava na pole position, saiu da disputa com menos de seis horas para o fim, quando Nasr parou com problemas na terceira marcha. Isso foi agravado por um coletor de escape quebrado. O atual campeão da NASCAR Cup Series Chase Elliott, lutou durante a noite com o problema. 

Elliott levou o #31 para um  8º lugar no geral e sexto na classe, à frente do #5 da JDC-Miller Motorsports  que perdeu mais de 40 voltas após um acidente com o Porsche #16 da Wright Motorsports de Jan Heylen na 10ª hora. Na classe LMP2, Ryan Dalziel, Paul-Loup Chatin, Kyle Tilley e Dwight Merriman conquistaram a vitória com o Oreca #18 da Era Motorsport, se beneficiando de uma penalidade no final da corrida para o #8  da Tower Motorsport  de Gabriel Aubry.

Aubry foi forçado a fazer um drive-through por sair dos boxes rápido demais a 90 minutos do fim, dando o primeiro lugar ao carro #18, depois que o francês foi forçado a fazer um pit stop no final da corrida para completar o combustível. Aubry, acabou em segundo lugar com o #82 da Dragon Speed em terceiro. O Ligier JS P217 G da RWR-Eurasia terminou em quarto lugar, com Sven Mueller e o vencedor da Daytona 500 de 2018, Austin Dillon, ao volante.

O LMP3 #74 da Riley Motorsports com o Ligier JS P320 de Gar Robinson, Spencer Pigot, Oliver Askew e Scott Andrews conquistou a vitória na classe na estreia dos modelos LMP3 na série

Riley venceu na classe LMP3. (Foto: Divulgação)

Tendo liderado desde a quarta hora, o carro duelou com o pole-position #6 da  Muehlner Motorsports, que se recuperou após danos na suspensão devido a uma colisão com outro carro LMP3.

Problemas de freio também para o #54 da CORE Autosports. Ele perdeu várias voltas enquanto o carro irmão parou com um problema de pressão de combustível e água do piloto. d

O quarteto do #33 Sean Creech Motorsport formado por João Barbosa, Lance Willsey, Wayne Boyd e Yann Clairay terminou em segundo lugar na classe, três voltas atrás do vencedor da categoria, após perder tempo devido a várias penalidades e incidentes. O Duqueine de Muehlner completou o pódio da classe. 

A Corvette marcou uma dobradinha na classe GTLM com seu C8.R. Foi a primeira vitória do modelo na pista.

Jordan Taylor fez o movimento decisivo superando de seu companheiro de equipe Tommy Milner na curva 1 na hora final e se defendeu até o final com uma vitória por 3,519 segundos.

Dobradinha da Corvette na classe GTLM. Foto: (Divulgação)

Taylor e os pilotos Nicky Catsburg e Antonio Garcia superaram problemas no pit lane e uma penalidade de drive-through nas horas finais com o Corvette #3, enquanto #4 enfrentou um problema intermitente de seleção de marcha. 

Os Corvettes emergiram como os favoritos da classe na primeira hora e lideraram a cada intervalo de uma hora ao longo das 24 horas duas vezes.

Outros carros da classe enfrentaram problemas ainda no início. O BMW #25 de Bruno Spengler bateu em Kevin Estre no Porsche #79 WeatherTech Racing. O contato fez Estre girar causando sérios danos ao Porsche, dos quais ele não conseguiu se recuperar.

Spengler recebeu uma penalidade de drive-through por responsabilidade de incidente no encontro. A Ferrari #62 da Risi Competizione também se envolveu em um incidente na primeira volta, não tendo danos. 

Os  pilotos James Calado, Alessandro Pier Guidi, Jules Gounon e Davide Rigon chegaram a liderar com uma estratégia de combustível, mas não conseguiram por conta de uma bandeira amarela tardia. 

Eles ainda ganharam um drive through na terceira hora e lutaram para voltar à competição antes de terminar em quarto atrás do BMW #24. Augusto Farfus, John Edwards, Jesse Krohn e Marco Wittmann foram os campeões da BMW, e lutaram contra o domínio do Corvette, mas desapareceram na hora final para chegar a um distante terceiro lugar.

Enquanto isso, BMW #25 recuperou-se  de sua penalidade inicial para disputar o pódio, mas caiu na primeira volta no terço final da corrida. Spengler, Connor De Phillippi, Philipp Eng e Timo Glock terminaram em quinto, a duas voltas do líder da classe e à frente apenas do Porsche da WeatherTech Racing  de Estre, Cooper MacNeil, Gimmi Bruni e Richard Lietz.

Winward Racing vence na classe GTD. Foto: (Divulgação)

Na classe GTD a vitória ficou com o Mercedes-AMG. Eles terminaram em primeiro e segundo lugar, enquanto a Winward Motorsport conquistou a vitória em sua estreia na IMSA com Maro Engel, Indy Dontje, Philip Ellis e Russell Ward.

Engel trouxe o Mercedes-AMG GT3 Evo #53 com uma diferença de 16 segundos à frente do companheiro e piloto de fábrica Raffaele Marciello na Mercedes da SunEnergy1 que também foi pilotado por Luca Stolz, Mikael Grenier e chefe de equipe Kenny Habul.

O resultado marcou o triunfo inaugural da Winward na divisão GTD da IMSA, bem como a primeira vitória da Mercedes-AMG na em Daytona. O atual vencedor Paul Miller Racing completou o pódio com seu Lamborghini Huracan GT3 Evo dirigido por Andrea Caldarelli, Madison Snow, Bryan Sellers e Corey Lewis.

 

Classe GTD-Pro substituirá a classe GTLM na IMSA

Último ano da classe GTLM na IMSA. (Foto: IMSA)

Uma nova classe está surgindo na IMSA. A entidade divulgou nesta quinta-feira, 28, a criação da classe GTD-Pro que substitui a GTLM

A GTD-Pro incluirá carros de corrida construídos de acordo com os regulamentos técnicos da FIA GT3. A diferença para a GTD “padrão”, é a inclusão de times de fábrica com modelos GT3. A Michelin será o fornecedor exclusivo de pneus para a classe GTD-Pro e a GTD existente no Campeonato WeatherTech.Com poucos carros a GTLM (GTE),  disputará sua temporada final do Campeonato WeatherTech em 2021.

 “O Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar há muito é considerado como apresentando os maiores fabricantes, equipes e pilotos de GT do mundo e algumas das corridas de resistência GT profissionais mais emocionantes e competitivas do mundo através da classe GTLM”, disse o presidente da IMSA, John Doonan. “Acreditamos que a mudança para GTD-Pro oferece a melhor oportunidade para fabricantes e equipes continuarem com esse legado no futuro. Esperamos uma participação considerável dos fabricantes quando lançarmos a classe GTD-Pro daqui a um ano no 60º Rolex 24 em Daytona”, disse. 

Os novos regulamentos técnicos do FIA GT3 serão lançados em 2022. Novos carros serão construídos de acordo com essas especificações, bem como quaisquer carros existentes atualizados por meio de kits “Evo”, serão elegíveis para competir nas classes GT a partir do próximo ano. Existem nove fabricantes atualmente participando da IMSA com carros GT3 na classe GTD.

A mudança não afeta por enquanto o WEC e o ELMS, que apresenta uma quantidade considerável de modelos GTE.  A Corvette já demonstrou interesse em desenvolver uma versão GT3 do C8.R.

Pipo Derani disputará o WEC com o Hypercar da Scuderia Glickenhaus

(Photo by Brian Cleary/bcpix.com)

A Scuderia Cameron Glickenhaus divulgou nesta sexta-feira, 29, seu plantel de pilotos para a temporada 2021 do Mundial de Endurance.

Pipo Derani foi um dos escolhidos ao lado de Romain Dumas e Olivier Pla, Richard Westbrook, Frank Mailleux, Gustavo Menezes e Ryan Briscoe completam a lista. A equipe terá dois Hypercars não-híbridos. 

O vencedor das 12 Horas de Sebring, Derani, está pronto para sua estreia na classe de protótipos do WEC, tendo pilotado no passado para a Extreme Speed ​​Motorsports em LMP2.Os dois SGC 007 estarão no grid em Portugal. O primeiro chassi SCG 007 foi aprovado no teste de colisão nos últimos dias.  Agora a equipe trabalha no segundo carro. 

Equipado por um motor V8 turbo de 3,5 litros, desenvolvido pela francesa Pipo Moteurs, até o momento, o desenvolvimento está sofrendo atrasos por conta do COVID-19. O primeiro teste de pista está confirmado para o dia 15 de fevereiro. “Sonho em correr em Le Mans desde os 11 anos”, disse o fundador e proprietário da SCG, Jim Glickenhaus.

“Estamos orgulhosos de cada piloto que se juntou à nossa equipe. Somos um David internacional contra Golias, e nossa história mostra que batemos bem acima de nossa categoria de peso”. 

“Estamos correndo para vencer e curtindo a jornada”, finalizou.

“O CEO do WEC, Frederic Lequien, comentou: “É muito encorajador ver a Glickenhaus Racing fazendo progressos constantes com seu novo Hypercar”, disse.

“A formação de pilotos da equipa é impressionante e a sua experiência combinada em corridas de resistência irá trazer uma grande riqueza de conhecimentos para a operação”.

“Estamos ansiosos para receber a Glickenhaus Racing no grid em 2021”, completou.

Nielsen Racing divulga programa para a temporada 2021 do Asian Le Mans Series

(Foto: Divulgação)

A Nielsen Racing divulgou nesta quinta-feira, 28, seus pilotos para a temporada 2021 do Asian Le Mans Series e o esquema de pintura do dois Ligier JS P320, que irão disputar na classe LMP3. 

O Ligier #8 será pilotado por Rodrigo Sales e Matt Bell, Já o #9 terá Tony Wells e Colin Noble. As cores são comemorativas aos 10 anos de parceria com a Nielsen Chemicals

“A Nielsen não está voltando para fazer números, queremos defender nosso título no Asian LMS. O calendário condensado é certamente um novo conceito para muitos, passar por tantas corridas em um curto período de tempo será intenso para os pilotos e funcionários. Vencer no ano passado foi uma sensação incrível, mas 2020 sempre será lembrado pelo ano difícil. Para 2021, quero ver a equipe de volta ao pódio em todas as rodadas, pois sei que somos mais do que capazes disso, na Ásia e depois na Europa”, destacou Sven Thompson, diretor da equipe.

A Nielsen Racing também competirá no European Le Mans Series. O Calendário ainda não foi anunciado. A série Asiática terá quatro rodadas disputadas no circuito de Abu Dhabi, nos dias 13, 14, 19 e 20 de fevereiro. Cada prova terá quatro horas de duração. 

Pietro e Enzo Fittipaldi correm na F1 Virtual pela equipe Haas

Pietro e Enzo Fittipaldi. (Divulgação/ RF1)

Os irmãos Enzo e Pietro Fittipaldi correrão juntos na F1 Virtual, campeonato oficial da categoria, que terá sua primeira etapa sendo realizada neste domingo (31) no Red Bull Ring, na Áustria. Após disputarem algumas provas da temporada virtual da F1 no ano passado, que surgiu como alternativa para ocupar o calendário durante a pandemia, os irmãos agora correrão pela primeira vez como companheiros de equipe na Haas.

“A F1 Virtual teve muito sucesso no ano passado e eles resolveram voltar com o campeonato novamente. Foi muito legal correr virtualmente contra o Enzo, que fez algumas etapas pela Ferrari, e fico feliz de estar ao lado dele para essa primeira etapa de 2021. Vamos em busca de um bom resultado em família”, diz Pietro, que foi pole position na etapa da F1 Virtual em Mônaco no ano passado.

Após correr em duas etapas presenciais na F1 em 2020 com a Haas, substituindo Romain Grosjean, Pietro está confirmado para as três etapas do campeonato virtual da categoria, que acontecerão entre os dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro.

Integrante do Ferrari Driver Academy, Enzo conquistou o título da F4 Italiana em 2018, foi vice-campeão na F3 Regional Europeia em 2019 e também teve uma temporada de destaque no ano passado, na FIA F3, com a HWA Racelab. Confirmado para a etapa deste domingo, Enzo agradeceu à Haas pela oportunidade.

“Eu corro bastante no game da F1 e inclusive sempre transmitimos isso em nosso canal na Twitch, o Fittipaldi Brothers. Pude participar de algumas etapas do campeonato virtual da F1 em 2020 e foi uma experiência muito bacana. Ainda não sei se estarei nas outras duas etapas, mas fico muito feliz de correr junto com meu irmão”, diz Enzo.

Após esta primeira etapa na Áustria neste final de semana, o grid da F1 Virtual disputará a segunda corrida em 7 de fevereiro em Silverstone, na Inglaterra. A lendária pista de Interlagos, em São Paulo, fechará o calendário no dia 14 de fevereiro. A F1 transmitirá todas as etapas ao vivo no YouTube, Twitch e Facebook.

Phoenix Racing disputará o Asian Le Mans Series

(Foto: Divulgação)

A equipe Phoenix Racing divulgou nesta quarta-feira, 27, seu programa para a temporada 2021 do Asian Le Mans Series. O time liderado por Ernst Moser, tornou- se uma das equipes europeias de maior sucesso e está sediada no circuito de Nürburgring

Com vitórias no DTM, FIA GT1 World Championship, FIA GT3 European Championship, VLN, 24 Horas de Nürburgring, 24 Horas de Spa, ADAC GT Masters e 12 Horas de Bathurst.

Operar em todo o mundo a estrutura conta com a Phoenix Racing Ásia, baseada no circuito de Sepang. Para a temporada de 2021, a Phoenix Racing irá correr um protótipo pela primeira vez na classe LMP2 e um Ligier JSP3 20 na classe LMP3.

“Phoenix Racing é uma história de trabalho árduo que compensa pelo sucesso e pela paixão pelas corridas.” disse o gerente de equipe, Ron Moser. 

Os pilotos do Oreca 07 serão Matthias Kaiser, Nicki Thiim, Simon Trummer e Kevin Linde. Os nomes para o protótipo LMP3 serão anunciados em breve.

Sven Müller substitui Mathieu Jaminet na RWR Eurasia para as 24 Horas de Daytona

Equipe correrá com um Ligier na classe LMP2. (Foto: Divulgação)

Vencedor das 24 horas de Dubai no início deste mês, Mathieu Jaminet iria competir nas 24 Horas de Daytona pela equipe RWR Eurasia. Nesta terça-feira, 26,o piloto anunciou que não disputará a prova pois testou positivo para COVID-19. Embora assintomático e sentindo-se bem de saúde, ele não pôde viajar para os EUA.

Em seu lugar assume Sven Müller, piloto de fábrica da Porsche O piloto alemão se juntará ao #51 com Austin Dillon, Cody Ware e Salih Yoluç.

“Obviamente, estou muito desapontado por não correr em Daytona, mas estou com boa saúde e se alguém tivesse a oportunidade na minha ausência, o meu bom amigo e companheiro de equipe Sven seria a minha escolha número um,” afirmou Mathieu. “Estarei assistindo e tenho certeza de que RWR Eurasia fará uma boa corrida”, explicou

A equipe disputará a prova com um Ligier na classe LMP2.

André Negrão confirmado no Alpine LMP1

(Foto: Divulgação)

A Alpine Endurance Team confirmou os pilotos Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere e André Negrão para a temporada 2021 do Mundial de Endurance. Com o Alpine A480 Gibson LMP1 fabricado pela ORECA, está inscrito na categoria Hypercar. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 26.

O brasileiro é o único membro da equipe da Alpine que o contratado renovado. Lapierre retorna à equipe com a qual conquistou três de suas quatro vitórias na classe LMP2 nas 24 Horas de Le Mans. Lapierre também fará o seu retorno a principal classe do WEC, já que competiu pela Toyota entre 2012-2014 e também em 2017.

O protótipo utilizado foi utilizado pela equipe Rebellion Racing em 2020. O vice-campeão Negrão das 12 Horas de Sebring 2019 e Vaxiviere, competirão pela primeira vez na categoria principal do WEC. O Brasileiro fará sua quarta participação no WEC.

Acura confirma programa LMDh

(Foto: Divulgação)

A Acura confirmou nesta terça-feira, 26, que estará desenvolvendo um protótipo LMDh para disputar o Mundial de Endurance a partir de 2023.

A declaração dizia: “A Acura Motorsports confirmou hoje que continuará a competir na categoria principal do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em 2023 sob o novo formato Le Mans Daytona Hybrid (LMDh).”

A nova classe LMDh começa a valer em 2022. Porsche e Audi também anunciaram planos para entrar  em 2023 com intenções de inscrever os carros na competição. 

“Todos nós da IMSA estamos muito animados com a resposta ao conceito de LMDh e convergência global”, disse o presidente da IMSA, John Doonan.

“Dados os compromissos já anunciados e o número de fabricantes de automóveis que continuam a estudar o LMDh como uma plataforma de marketing e tecnologia, há um enorme impulso para o futuro do nosso esporte. Nossos fãs leais em todo o mundo terão um verdadeiro mimo”.

“A Acura tem um histórico notável de sucesso em corridas de protótipos, que experimentei como fã de corridas desde muito jovem e como competidor nos últimos anos”.

“Em nome da IMSA, estou orgulhoso de continuar trabalhando com a Acura enquanto trabalhamos coletivamente para continuar construindo nosso esporte”. 

A Acura não confirmou qual dos quatro chassis LMP2 disponíveis ela usará como base para seu protótipo LMDh híbrido de 500 kW. Não foi informado pilotos ou equipes parceiras.

Red Bull e Oreca irão desenvolver chassi para protótipo movido a hidrogênio

Primeira aparição do protótipo foi em SPA em 2018. (Foto: ACO)

A Red Bull Advanced Technologies e a ORECA foram escolhidas, após um concurso para desenvolver um chassi para a futura categoria de hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans.

O Automobile Club de l’Ouest anunciou na segunda-feira, 25, que a RBAT e a ORECA trabalharão juntas para desenvolver a base de um protótipo movido a hidrogênio que será elegível na futura classe de protótipos movidos a hidrogênio, que deve entrar na pista a partir de 2024.

O projeto reúne a experiência de resistência do construtor LMP ORECA e RBAT, que é conhecido por seu trabalho em design de carros de corrida, aerodinâmica, simulação e outras áreas de pesquisa. 

A primeira tarefa da parceria é conduzir um estudo de viabilidade para um conceito de carro a hidrogênio. RBAT e ORECA trabalharão junto com a Plastic Omnium, que está fornecendo o tanque de hidrogênio para a nova fórmula.

“Esta parceria confirma que o ACO tomou as decisões certas para o futuro do automobilismo e ressalta nossa ambição por corridas de carbono zero para as gerações futuras”, disse o presidente do ACO, Pierre Fillon.

“Estamos muito satisfeitos em receber a ORECA e a Red Bull Advanced Technologies ao lado da Plastic Omnium, fabricante do tanque de combustível da classe de hidrogênio”.

“Ter essas empresas automotivas de primeira linha a bordo provavelmente atrairão ainda mais interesse dos fabricantes de automóveis, especialmente daqueles que contribuem regularmente para nosso grupo de trabalho de hidrogênio”.

“Estamos vivendo em tempos difíceis, mas o ACO está buscando resolutamente sua rota em direção à corrida e mobilidade de zero-carbono”, finalizou. 

A RBAT já trabalhou em vários projetos de engenharia, incluindo o desenvolvimento dos carros de Fórmula 1 da Red Bull Racing, o do Aston Martin Valkyrie e a tela protetora para os carros da IndyCar Series.

“Estou muito satisfeito que a Red Bull Advanced Technologies tenha sido escolhida pela ACO junto com nossos parceiros ORECA para desenvolver o conceito de um carro de corrida de resistência movido a hidrogênio para Le Mans”, disse o CEO da empresa Christian Horner.

“A Red Bull Advanced Technologies está bem qualificada para enfrentar o desafio definido pelo ACO, tendo acesso a muitas das ferramentas usadas para projetar e desenvolver o carro de F1 da Red Bull Racing, junto com uma experiência significativa em outros programas de veículos de ponta”.

“A classe de Hidrogênio em Le Mans oferece uma visão empolgante do futuro do automobilismo sustentável e promete avançar no uso do hidrogênio no transporte e também proporcionará corridas emocionantes”.

O presidente da Oreca, Hugues de Chaunac, comemorou a escolha da sua empresa. “Estamos orgulhosos que o Automobile Club de l’Ouest nos escolheu para trabalhar ao lado da Red Bull Advanced Technologies neste projeto ambicioso e voltado para o futuro”,  disse.

“E estamos entusiasmados por trabalhar com os outros parceiros do projeto, entre eles Plastic Omnium e Green GT. A colaboração é vital se quisermos ter sucesso na introdução de uma classe de hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans de 2024”.

“A ORECA gosta de desafios e mudanças pioneiras e podemos expressar plenamente nossos talentos em uma empresa tão envolvente”.

“Com as classes LMH e LMDh, as corridas de resistência estão entrando em uma nova era fascinante. Do ponto de vista técnico e esportivo, isso nos deixará na berlinda”, finalizou.