Team WRT vence em Red Bull Ring pelo ELMS

(Chuva marcou a prova. (Foto: Divulgação)

Louis Deletraz, Yifei Ye e Robert Kubica venceram neste domingo, 16, a etapa do European Le Mans Series, no circuito de Red Bull Ring. O trio chegou em primeiro com o Oreca #41 do Team WRT. Foi a segunda vitória consecutiva da equipe na competição. A chuva marcou a prova que viu um belo pega com o Aurus 01 #26 da equipe G-Drive de Franco Colapinto, Nyck de Vries e Roman Rusinov.

Deletraz ultrapassou Colapinto na saída da curva Remus com 17 minutos restantes da corrida de quatro horas para selar a segunda vitória da WRT. Enquanto a primeira metade da corrida ocorreu em condições secas, a segunda paete foi assolada por fortes chuvas.

O Aurus da G-Drive, manteve a vantagem de meio minuto sobre o WRT quando a equipe do #41 optou por trazer Kubica e utilizar pneus de chuva no meio da terceira hora. A G-Drive então escalou de Vries para correr com compostos intermediários, momentos antes de um período de safety car por conta da saída de pista de vários LMP2 na curva 7.

Resultado final da prova

A decisão do WRT foi contra as das outras equipes que foram para os boxes na busca de pneus intermediários. A chuva só aumentou, obrigando o retorno do carro de segurança. O Oreca #26 da G-Drive também perdeu tempo em uma segunda troca de pneus. 

A estratégia acertada deixou Kubica na liderança da prova, enquanto a G-Drive teve que trocar os pneus para compostos intermediários. Essa mudança na hora final foi correta para as condições, visto que o céu começava a abrir. Isso significava que Colapinto, que substituiu de Vries na primeira troca de pneus intermediária da G-Drive, precisaria de outra parada de combustível para chegar ao fim.

Kubica fez a última parada programada de WRT – uma troca para compostos para intermediários – com cerca de 44 minutos para o fim, colocando Colapinto na liderança, mas com um pit call extra a fazer. No entanto, G-Drive optou por colocar Colapinto no box no início de sua redução de combustível, dando ao jovem de 17 anos uma passagem mais curta na box, o que o liberou de forma crucial, marginalmente à frente de Deletraz.

Os dois pilotos começaram uma disputa que culminou com Colapinto se perdendo na curva  Remus, o que comprometeu sua direção e permitiu que Deletraz passasse. Colapinto tentou recuperar a posição, mas escorregou na Curva 1, entregando a vitória ao WRT, que acabou conquistando uma margem de 21 segundos.

Os dois carros G-Drive terminaram no pódio, com o #25 conquistando o terceiro lugar e a vitória da classe Pro-Am com Robert Merhi, Rui Andrade e John Falb.

Falb assumiu a liderança na primeira curva e liderou por cerca de 20 minutos antes de ser ultrapassado pelos carros da United Autosports. O americano recebeu então um drive-through por ultrapassar os limites da pista, voltando na 13º posição.

Merhi fez um bom recomeço na hora final ao passar Patrick Pilet do IDEC Sport, Matthieu Lahaye do Team Ultimate e Tom Gamble do United Autosports terminando em terceiro.

O quarto lugar foi para o Racing Team Turkey Oreca, de Logan Sargeant, Charlie Eastwood e Salih Yoluc, que terminou à frente do Oreca do Ultimate dividido pelos franceses Matthieu Lahaye, Jean-Baptiste Lahaye e François Heriau. Patrick Pilet, Paul-Loup Chatin e Paul Lafargue terminaram em sexto lugar com o Oreca da IDEC Sport.

Gamble, que se juntou a Hanson e Jonathan Aberdein, voltou a ocupar o sétimo lugar, à frente de Ferdinand Habsburg, do Algarve Pro Racing, Richard Bradley e Diego Menchaca. Duqueine Team e Cool Racing completaram os dez primeiros na classe Oreca.

Cool Racing vence LMP3 

A vitória na classe LMP3 ficou como o Ligier #19 da Cool Racing. Apesar de lutar contra a pista molhada, Matt Bell fechou a corrida 0.117 segundos à frente de Joey Alders com o #11 da Eurointernational. Bell dividiu o protótipo com Niklas Kruetten e Nicolas Maulini.

Bell estava a caminho de terminar em segundo depois de ser ultrapassado por David Droux de equipe Graff a oito minutos do fim, mas a equipe do #8 recebeu um drive-through por não respeitar o tempo obrigatório de pit stop, terminando em terceiro.

Alders dividiu o segundo lugar com Andrea Dromedari e Cem Bolukbasi, enquanto a dupla de Ligiers da Competition Inter Europol terminou em quarto e quinto.

Alessio Rovera, Emmanuel Collard e François Perrodo, venceram na classe GTE, com a Ferrari #88 da AF Corse. As equipes da Ferrari encheram o pódio com Matt Griffin, Duncan Cameron e David Perel  com o #55 da Spirit of Race. Ficaram à frente de Miguel Molina, Matteo Cressoni e Rino Mastronardi da equipe Iron Lynx.

Published
1 mês ago
Categories
ELMS
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.