Porsche e Penske desenvolverão protótipo LMDh

Parceria já rendeu vitórias e títulos na ALMS. (Foto: Porsche)

A Porsche e a Penske anunciaram nesta terça-feira, 04, uma parceria para o desenvolvimento do futuro protótipo LMDh do fabricante alemão. Com lançamento previsto para 2023, a Porsche e a Penske trabalharão juntas para poder participar do Campeonato Mundial de Endurance e a IMSA WeatherTech SportsCar

Com o nome de Porsche Penske Motorsport, dois dos espetaculares protótipos LMDh vão competir nos dois campeonatos de endurance. O contrato entre o fabricante de carros esportivos de Stuttgart e a equipe de corrida dos Estados Unidos, fundada em 1966, será válido por vários anos.

O acordo foi assinado por Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento e Roger Penske, Presidente da Equipe Penske. A partir de 2023, os protótipos LMDh representarão o que há de melhor em corridas de endurance com os Hypercars.

Os protótipos também serão inscritos por equipes de clientes da Porsche em ambos os campeonatos já em 2023. Os carros, pesam aproximadamente 1.000 quilos e são baseados em um chassi LMP2, são movidos por um sistema de transmissão híbrido de 500 kW (680 PS).

“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido que a equipe Penske formasse essa parceria”, disse Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. Pela primeira vez na história da Porsche Motorsport, nossa empresa terá uma equipe global competindo nas duas maiores séries de enduro do mundo. Para isso, iremos montar bases de equipes nos dois lados do Atlântico. Isso nos permitirá criar as estruturas ideais, precisaremos obter vitórias gerais em Le Mans, Daytona e Sebring, por exemplo. “

“A partir de 2023, a Porsche competirá na principal série de corridas de resistência. Nossa intenção é apoiar e moldar a nova era com nossos protótipos LMDh”, enfatiza Michael Steiner, Membro do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche.Não apenas manteremos nossos dedos cruzados para os quatro carros de fábrica que temos no total, mas também para nossas equipes de clientes. O novo veículo LMDh também será inscrito como um carro de cliente em ambas as séries já na temporada de 2023. Estas equipes parceiras receberão nosso total apoio. Quaisquer percepções que obtivermos de nosso esforço de fábrica também serão compartilhadas com eles”. 

“A Porsche e a Penske compartilham um histórico comprovado de sucesso. Esta parceria teve um impacto na ALMS de 2006 a 2008”, disse Fritz Enzinger, chefe da Porsche Motorsport. “O Team Penske conquistou fama com uma história de sucesso quase sem paralelo no automobilismo. Na longa lista de vitórias até agora, no entanto, o nome Le Mans está faltando. Espero que finalmente possamos registrar este sucesso em 2023 com a Porsche Penske Motorsport. Isso marcaria a 20ª vitória geral da Porsche em Sarthe – um sonho que se tornou realidade”.

Histórico de sucesso com a Penske

Com o Porsche RS Spyder, a Equipe Penske conquistou todos os títulos da classe LMP2 por três anos consecutivos entre 2006 e 2008, batendo os protótipos LMP1 mais rápidos várias vezes. Na década de 1970, a equipe sediada nos Estados Unidos já havia obtido muito sucesso com o lendário Porsche 917 da série Can-Am.

“Este é um dia de orgulho para toda a nossa organização. Há mais de seis décadas representamos a Porsche nas pistas ou em nossos negócios. A herança e o sucesso que desfrutamos juntos são incomparáveis ​​em nossa história”, comenta Roger Penske. “Mal posso esperar para começar enquanto construímos um programa de corrida global com a Porsche que irá competir por vitórias e campeonatos no futuro”. 

Published
2 semanas ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.