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Endurance tratado a sério!
Porsche apresenta 911 GT3 R Rennsport em Laguna Seca

A Porsche apresentou nesta sexta-feira, 29, o 911 GT3 R Rennsport, versão especial de 77 unidades alusiva ao encontro de entusiastas pela marca no circuito de Laguna Seca, nos Estados Unidos. 

Inicialmente, uma das características especiais deste item de colecionador único, limitado a 77 unidades, é o design diferenciado. O Porsche 911 GT3 R Rennsport combina a aparência poderosa de um carro de competição de alto desempenho com elementos de design moderno. Ao mesmo tempo, remonta à história do automobilismo, sem cair em um visual retrô.

Fatores elementares de desempenho do modelo GT3 original, como resistência do ar e força descendente aerodinâmica, permanecem praticamente inalterados. Como um carro de corrida puro-sangue, a forma do 911 GT3 R continua a seguir a função – mas faz isso de uma forma extremamente emocional e atraente.

“O novo Porsche 911 GT3 R Rennsport oferece a experiência de dirigir um carro de corrida baseado no 911 no que é provavelmente a forma mais primitiva”, enfatiza Thomas Laudenbach, vice-presidente de automobilismo. “Ele dá arrepios sempre que você olha para ele e combina a melhor tecnologia do automobilismo com uma linguagem de design típica da Porsche. Com seu desempenho excepcional, o 911 GT3 R Rennsport torna a história da nossa marca tangível e audível. É justo que o apresentemos à grande comunidade de fãs da Porsche no Rennsport Reunion 7 em Laguna Seca. Esta é uma oferta exclusiva para os nossos clientes que realmente conhecem apenas um limite: a edição limitada de 77 unidades”. 

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O carro tem o projeto assinado por Grant Larson e Thorsten Klein da equipe Style Porsche. “O 911 GT3 R Rennsport tomará o seu lugar como o sucessor lógico do moderno Porsche 935. Enquanto o 935 foi tecnicamente baseado no quase padrão 911 GT2 RS Clubsport, o 911 GT3 R Rennsport usa o atual 911 GT3 R da geração 992 como base.

“Por baixo do revestimento de carbono amplamente redesenhado está um carro de corrida puro-sangue”, enfatiza Larson. O americano foi Diretor de Projetos Especiais da Style Porsche por 14 anos. Juntamente com Thorsten Klein, ele é responsável pelos veículos individuais e únicos da Porsche Exclusive Manufaktur. Thorsten Klein acrescenta: “Demos um pouco mais de largura ao modelo de edição limitada e ampliamos visualmente o comprimento, ao mesmo tempo, fica muito baixo em rodas lindamente projetadas. Isso lhe dá proporções perfeitas e faz com que pareça ainda mais espetacular”, lembra.

Design distinto com carisma poderoso e traseira ampla

De modo geral, apenas o capô e o teto são do GT3 R padrão. Todos os outros elementos da carroceria foram alterados. Larson e sua equipe adotaram a maior parte da geometria aerodinamicamente otimizada do nariz do veículo, incluindo as entradas e dutos de ar de refrigeração. Os designers também definiram detalhes visuais na área ao redor das aletas laterais e dos flics. Eles agora são emoldurados por uma carenagem lateral e protegidos contra danos causados ​​por impactos externos. A forma radicalmente modificada dos painéis de entrada e saída de ar das rodas dianteiras sublinha a aparência mais autoconfiante. Os espelhos exteriores convencionais foram eliminados e substituídos por um equivalente digital. Um sistema composto por três câmeras integradas na parte externa do veículo e monitores na cabine agora realizam essa tarefa.

As modificações na traseira do carro de corrida têm um caráter particularmente distinto. A enorme asa traseira é o componente dominante voltado para o fluxo de ar. Seu design lembra o do lendário Brumos Porsche 935/77, com o qual o americano Peter Gregg, junto com o holandês Toine Hezemans e o alemão Rolf Stommelen, conquistou a sétima vitória geral de um Porsche nas 24 Horas de Daytona em 1978. 

Exclusividade na traseira

A interpretação arrojada na traseira desenvolve um impacto visual que também se reflete nos números de downforce: para garantir que a carga nos elementos horizontais permanece dentro dos limites definidos na norma, foram dotados de dois suportes verticais adicionais. Em termos de função, lembram o carro de corrida Porsche 962 Le Mans e, assim, preenchem a lacuna entre o passado e o presente. Uma barra de luz composta por finas faixas de LED, que agora incorporam letras iluminadas do letreiro Porsche, caracterizam a seção traseira mais larga. Um nível abaixo, o avental traseiro amplamente aberto dispensa tampas e painéis da grade por razões de peso. Isto proporciona uma visão clara dos componentes técnicos por trás dele e, portanto, também do sistema de escapamento com suas ponteiras de escape duplas posicionadas centralmente.

Seguindo os padrões

A origem do design do 911 GT3 R Rennsport também se reflete no interior ligeiramente modificado. Os monitores das duas câmeras externas montadas no para-lama misturam-se harmoniosamente com o interior de cada lado. Os gráficos especiais para a tela inicial do display central e o número da edição limitada no painel de instrumentos receberam as formas do carro de corrida, enquanto a iluminação ambiente adota o tema dos faróis principais ajustáveis ​​em cores para o interior.

Todos os recursos de segurança estão em conformidade com os padrões aplicáveis ​​da FIA. O design particularmente rígido da gaiola permite a instalação apenas do assento do motorista. Tal como acontece com o 911 GT3 R em uso em todo o mundo, o “rennsport” limitado é, portanto, um carro de corrida monolugar.

Com seu visual marcante, os aros de 18 polegadas da BBS em seu design exclusivo “racing” também chamam a atenção. Contudo, combinam todos os requisitos técnicos que uma roda de competição com fecho centralizado deve cumprir, incluindo um elevado padrão de design. A Porsche Motorsport os pinta em Dark Silver Metallic como padrão.

Novo conceito de cores com opções de personalização estendidas

Em termos de conceito de cores, o 911 GT3 R Rennsport abre novos caminhos. A Porsche oferece o novo item de colecionador de fábrica com carroceria pintada em Cinza Ágata Metálico e carroceria em carbono puro. O carro de corrida estará disponível de fábrica pela primeira vez em sete cores, incluindo Star Ruby e Signal Orange, por exemplo. Além disso, estão disponíveis três designs de pintura exclusivos que tornam possível uma maior personalização. Thorsten Klein, gerente de projetos da Style Porsche para o GT3 R Rennsport: “A Porsche foi moldada por sua rica história. Isso é especialmente verdadeiro nas corridas. Isso nos inspirou posteriormente, é claro, mas de forma alguma queríamos produzir uma cópia ou uma óbvia pintura retro.As três opções que selecionamos são novas interpretações realistas e não uma referência flagrante à história da marca.

O “Rennsport Reunion Design” é baseado nas cores tradicionais do automobilismo e lança uma onda nos contornos surpreendentes das superfícies externas da carroceria. Ele flui de uma forma que lembra a lendária combinação de curvas Corkscrew em Laguna Seca, local escolhido para a estreia mundial do 911 GT3 R Rennsport.

Esta homenagem sublinha as proporções do veículo e da sua asa traseira, que é ainda mais acentuada pelas superfícies de carbono ainda visíveis. Juntamente com uma escolha de esquemas de pintura opcionais, são geralmente cobertos com uma camada transparente semibrilhante.

Com o seu esquema de cores vermelho e branco, o “Flacht Design” apresenta as cores tradicionalmente utilizadas pela Porsche Motorsport. Ele brinca visualmente com os para-lamas alargados em particular. O termo “Flacht” é dedicado ao distrito do Porsche Development Center Weissach. A terceira opção é o “Design do ícone de velocidade”. Baseia-se em diferentes tons de azul, que se concentram principalmente na largura pronunciada do veículo.

Porsche com motor de corrida ainda mais potente

Em princípio, o 911 GT3 R Rennsport se baseia no atual carro de corrida GT3 da Porsche. Comparado com o 911 GT3 R da geração 992, no entanto, o modelo de edição limitada vai além dos rigorosos requisitos de homologação do automobilismo ou das restrições impostas por um “Balance of Performance” (BoP). A equipe de desenvolvimento que apoia a marca, Andreas Singer converteu estas liberdades adicionais num carro de circuito ainda mais emocional, com numerosos refinamentos técnicos.

Assim, ele combina mais potência do motor com peso reduzido e um design espetacular com um som incrível semelhante ao do 911 RSR. Assim, o resultado é provavelmente a ferramenta de pista mais moderna que a Porsche já disponibilizou como item de colecionador.

Motor boxer

Em outras palavras, o motor boxer de seis cilindros e 4,2 litros do 911 GT3 R, motor que atinge rotações até 9.400 rpm, beneficia em particular da eliminação das restrições impostas pela regulamentação: atinge um pico de potência de até 456 kW ( 620 CV). Isto corresponde a uma potência de até 148 cv por litro de cilindrada – muito provavelmente um recorde para um motor naturalmente aspirado de um carro de corrida GT. É, portanto, significativamente mais potente que a unidade de potência original, que pode desenvolver até 416 kW (565 CV) no 911 GT3 R, dependendo da classificação BoP.

O motor de quatro válvulas refrigerado a água e com injeção direta de gasolina funciona com combustíveis E25. Contudo, estes incluem combustíveis bioetanol e os chamados reFuel, além dos e-combustíveis produzidos de forma regenerativa, que tornam possível uma operação quase neutra em carbono. Com sua tendência de batida mais baixa, eles estão abrindo caminho para ângulos de ignição mais avançados e maior compressão nas seis câmaras de combustão.

Os pistões e árvores de cames desenvolvidos especificamente para o motor Rennsport GT3 R proporcionam maior desempenho, especialmente quando funciona com combustíveis E25. No entanto, o motor também pode funcionar com combustíveis convencionais.

Os detalhes do Porsche

A transmissão de potência para as rodas traseiras, incluindo a caixa sequencial de seis velocidades de malha constante, origina-se do 911 GT3 R com apenas pequenas modificações. As trocas de marcha ocorrem através do volante. A relação de transmissão da quarta, quinta e sexta marchas à frente corresponde à configuração Daytona do carro de corrida GT3.

Contudo, na sexta marcha, com rotação do motor de 9.000 rpm, proporciona ao carro uma velocidade máxima cerca de 20 km/h superior à relação de transmissão mais curta homologada pela FIA do GT3 R. Na versão sem silenciador, o sistema de escapamento de corrida com duplo posicionado

Além disso, os escapamentos centrais oferecem um som de motor autêntico e extremamente emocional. Duas versões mais silenciosas equipadas com silenciadores e conversores catalíticos estão disponíveis para circuitos de corrida com restrições de ruído.

Quase um GTD

O chassi também é basicamente idêntico ao do carro de corrida GT3. No eixo dianteiro, um layout de suspensão de duplo braço de última geração ainda é usado para guiar as rodas com uma suspensão multi-link incorporada na parte traseira. Os amortecedores de corrida ajustáveis ​​em cinco direções da KW têm uma função de sopro. A Porsche Motorsport entrega o 911 GT3 R Rennsport com uma configuração básica específica. A sua vantagem: permitem fazer ajustes finos sem a necessidade de medições demoradas da suspensão.

Outro ponto de venda exclusivo do carro são os pneus de corrida oferecidos pela Michelin exclusivamente para clientes do GT3 R Rennsport. Estes pneus beneficiam-se de uma nova construção associada a um novo piso composto que resulta num melhor aquecimento e dirigibilidade em comparação com o Michelin Pilot Sport M S9 (S9M). Além disso, o design especialmente desenvolvido do pneu na parede lateral combina perfeitamente com a aparência do veículo.

O sistema de freio de corrida monobloco de alumínio da AP recebeu pastilhas de freio com placas de apoio de titânio. Eles reduzem as massas não suspensas totais em aproximadamente um quilograma. O novo tanque de  FT3.5 com capacidade de 117 litros,  um quilograma mais leve que a versão anterior poderá ser utilizado no 911 GT3 R para eventos de corrida.

Sem luxos

Aliás, outra característica de redução de peso é a eliminação do sistema de ar condicionado. A ventilação ocorre através do conceito de refrigeração dos bancos do 911 GT3 R. No geral, os desenvolvedores pretendem atingir um peso bruto de 1.240 kg para o 911 GT3 R Rennsport. Isto seria equivalente a uma relação peso/potência de 2,0 kg/PS.

Por fim, a Porsche Motorsport está oferecendo a edição limitada do 911 GT3 R Rennsport de fábrica ao preço de 951.000 euros (1.046.000 USD) e (R$ 5.020.937,90) na cotação de sexta-feira, 29, de setembro.