Pipo Derani conquista terceiro lugar nas 12 Horas de Sebring

(Foto: Divulgação)

Pipo Derani, Tristan Nunez e Mike Conway (GB) completaram a 70ª edição das 12 Horas de Sebring, disputada neste sábado (19), no pódio. O trio do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, da equipe Action Express Racing, partiu da segunda posição do grid e até a metade da corrida esteve na liderança, mostrando força rumo à disputa pela vitória. Todavia, ainda havia muita corrida pela frente.

Porém, alguns problemas na segunda metade, no entanto, impediram os pilotos de chegarem mais à frente, finalizando na terceira posição num pódio totalmente formado pela Cadillac. A prova foi a segunda da temporada 2022 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, que teve início em janeiro com as 24 Horas de Daytona.

A corrida

Posteriormente, três vezes vencedor das 12 Horas de Sebring (2016, 18 e 19), Derani queria muito brigar por sua quarta vitória no evento. O atual campeão do IMSA esteve rápido durante todo o fim de semana. Na sexta-feira (18), ficou a apenas 0.026s da conquista da pole position.

Logo após a largada, o brasileiro assumiu a liderança, após o Cadillac #1 – que partiu na frente – apresentar problemas, e liderou seu duplo stint inicial, até entregar o carro para Nunez.

Nesse sentido, Nunez e Conway também lideraram seus duplos stints. Mas alguns pequenos erros, na segunda metade da prova, fez o trio cair para as últimas colocações entre os carros DPi, faltando três horas para o final. Os três pilotos tiveram de guiar sem cometer erros para conseguirem o pódio. E foi o que fizeram.

“Foi um dia difícil, mas marcamos bons pontos”, declarou Derani. “Infelizmente, não conseguimos vencer. Não tivemos uma bandeira amarela no final, então não foi possível alcançar os líderes”, lamentou.

“Tivemos três carros Cadillac no pódio, todos marcaram pontos e isso foi muito legal. Este é um campeonato longo e temos de seguir trabalhando forte. Claro que queria minha quarta vitória em Sebring, mas vamos ter de esperar um pouco mais”, completou o brasileiro.

Histórico de sucesso de Pipo Derani em Sebring

Entretanto, aos 28 anos, Pipo Derani é o mais jovem tricampeão das 12 Horas de Sebring e o primeiro piloto a ganhar três vezes num período de quatro anos desde que o ex-campeão da F-1 Phil Hill conseguiu o mesmo feito, quase 60 anos atrás.

Leia também: Chip Ganassi vence as 12 Horas de Sebring

Por outro lado, além dos dois, Mario Andretti, Olivier Gendebien e Marco Werner também faturaram a lendária corrida em três oportunidades, mas num intervalo de tempo maior. Por fim, A próxima etapa da temporada 2022 acontecerá entre os dias 8 e 10 de abril em Long Beach. Derani e os companheiros ocupam a quinta posição no campeonato, 40 pontos atrás dos líderes Loic Duval / Richard Westbrook / Tristan Vautier.

Os seis primeiros nas 12 Horas de Sebring:
1. E. Bamber / A. Lynn / N. Jani (Cadillac DPi) 351 voltas em 12h01min46s148
2. T. Vautier / R. Westbrook / L. Duval (Cadillac DPi) a 6.471
3. Pipo. Derani / T. Nunez / M. Conway (Cadillac DPi) a 14.616
4. R. Taylor / F. Albuquerque / W. Stevens (Acura DPi) a 26.958
5. O. Jarvis / T. Blomqvist / S. Vandorne (Acura DPi) a 27.621
6. M. Rockenfeller / K. KobayashiJ. Lopez (Cadillac DPi) a 5 voltas

Published
2 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.