Pipo Derani busca o tetra nas 12 Horas de Sebring

Três vezes vencedor das 12 Horas de Sebring (2016, 18 e 19), o brasileiro Pipo Derani participa neste sábado (19) da corrida pela sétima vez. Será a 70ª edição da prova, uma das mais tradicionais do endurance mundial.

A etapa será a segunda da temporada 2022 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, que teve sua corrida inicial em janeiro nas 24 Horas de Daytona. Na ocasião, Derani – que é o atual campeão da categoria – foi o quarto colocado com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, da equipe Action Express Racing. O brasileiro estará novamente ao lado dos companheiros Tristan Nunez (EUA) e Mike Conway (GB). Em fevereiro, Pipo participou dos testes em Sebring e ficou satisfeito com os resultados. O carro mostrou boa performance no traçado de 3,74 milhas e 17 curvas, ampliando a confiança da equipe.

Além da vitória com Derani em 2019 (ao lado de Felipe Nasr e Eric Curran), o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R também venceu uma das provas de curta duração no circuito em 2020. No ano passado, nas 12 Horas de Sebring, a equipe partiu da pole position, mas não conseguiu finalizar a prova, após a quebra da caixa de câmbio.

“Estou ansioso para voltar a Sebring. É uma das minhas corridas favoritas do calendário. Há muita história e uma atmosfera única, que fazem deste um grande evento”, comentou Derani. “Os fãs são incríveis e a pista é fantástica. Pessoalmente, já tive muito sucesso lá, vencendo as 12 Horas de Sebring três vezes e a corrida curta de 2020. Então, é uma pista onde gosto muito de andar e que se encaixa muito bem ao meu estilo de pilotagem”, continuou o brasileiro, antes de elogiar o Cadillac #31.

“Nosso carro é fantástico. Ele tem uma performance muito boa em pistas onduladas como a de Sebring. Temos um ótimo histórico nesta pista e, definitivamente, vamos lutar muito para conquistar outra vitória. Espero que possamos sair de lá com um resultado muito bom”, finalizou.

Aos 28 anos, Derani é o mais jovem tricampeão das 12 Horas de Sebring e o primeiro piloto a ganhar três vezes num período de quatro anos desde que o ex-campeão da F-1 Phil Hill conseguiu o mesmo feito, quase 60 anos atrás.

Além dos dois, Mario Andretti, Olivier Gendebien e Marco Werner também faturaram a lendária corrida em três oportunidades, mas num intervalo de tempo maior.

Os treinos em Sebring terão início nesta quinta-feira (17), com três sessões livres. Na sexta-feira (18), o classificatório da classe DPi está previsto para as 11h10 (de Brasília), mesmo horário da largada da prova no sábado (19). As atividades de pista poderão ser acompanhadas ao vivo pelo aplicativo do IMSA e https://www.imsa.com/tv/.

Published
5 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.