bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Pascal Vasselon da Toyota após punição em Portimão: “Foi uma decisão dura”

Pascal Vasselon, diretor técnico da Toyota Gazoo Racing, argumentou que a punição do Toyota #7 durante as 6H de Portimão, realizadas no último domingo, 16, foram injustas. 

Inicialmente, o #7 fez um pitstop de 11 minutos. Após o sensor de torque exigido pela FIA e pelo Automobile Club de l’Ouest no o eixo traseiro esquerdo falhar. Nesse sentido, os sensores que medem a potência fornecida por cada eixo de transmissão são um componente-chave da categoria Hypercar, mas Vasselon apontou que existem padrões que permitiriam que os dados necessários fossem acumulados sem colocar o GR010 para substituir o eixo de transmissão.

Vasselon revelou que a Toyota perguntou ao controle da corrida se o carro #7  dos pilotos Mike Conway , Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez poderia continuar neste modo. Mas essa permissão não veio.

Leia também:

Porém, isso deixou a equipe sem opção a não ser substituir o eixo de transmissão no início da segunda hora. “Temos que encontrar soluções melhores para não forçar os carros a parar e consertar a falha de um sensor que não tem nada a ver com a equipe”. Disse ele, em entrevista ao site autosport.

“Foi uma decisão dura, eu diria, nos pedir para consertar pois seria possível continuar rodando. Existem outras maneiras de monitorar [o fornecimento de energia], mas elas foram negadas; existem sensores padrão que podem ser correlacionados”.

Além disso, Vasselon argumentou que o problema era “muito sério”. Porque mesmo com o que ele descreveu como um pit stop “notável” em que toda a parte traseira esquerda foi alterada em apenas 11 minutos.  Isso significava que “a corrida estava morta” para o # 7. O carro terminou sete voltas atrás na nona colocação.

Extremos na Toyota

A Toyota venceu a segunda rodada do WEC 2023 no domingo com o carro #8 pilotado por Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa , mas Vasselon enfatizou que “não poderia [ficar] feliz com o fim de semana quando um carro marca apenas dois pontos”.

Em outras palavras, ele admitiu que teve que “assumir parte da culpa” pelos procedimentos atualmente em vigor. Porque faz parte do grupo de trabalho técnico relevante, mas disse que pressionará por mudanças. “É algo para o qual temos que nos preparar melhor nos grupos de trabalho técnicos. Para poder manter os carros rodando mesmo quando houver falhas obrigatórias nos sensores”, disse ele.

O Peugeot 9X8 #94 que terminou em quinto lugar nas mãos de Loic Duval, Nico Muller e Gustavo Menezes também sofreu uma falha de um dos sensores. Nos momentos finais da corrida. Ele continuou funcionando. Mas com potência e ritmo reduzidos, para permanecer dentro da curva de torque prescrita estabelecida no Balance of Performance.

Até agora, nem a FIA nem o ACO comentaram sobre o assunto. Assim, entende-se que a decisão de recusar a permissão da Toyota para entrar em modo padrão dependia da quantidade de dados acumulados quando a falha ocorreu.

Por fim,  os carros têm sensores de torque do eixo de transmissão desde a introdução da classe Hypercar em 2021. Os problemas encontrados em Portimão são considerados as primeiras falhas.